Sony regista patente de leitor de disco externo para a nova PS5 modular
Já existem vários rumores sobre a possibilidade de a Sony criar uma nova consola PlayStation 5 com algumas características diferentes, nomeadamente o facto de ser mais fina e com um disco mpdular. E para reforçar essa possibilidade, a empresa japonesa registou uma patente de um leitor de disco externo para a eventual nova PS5 modular.
Sony regista patente de leitor de disco externo para PS5 modular
A PlayStation 5 já se encontra no mercado há mais de 2 anos e tem vendido como pãezinhos quentes, especialmente depois que o stock disponível de unidades aumentou. No entanto várias informações recentes indicam que a Sony poderá estar a preparar um novo formato desta consola, nomeadamente um modelo mais fino e com um drive de disco modular.
De acordo com as mais recentes informações, a Sony registou uma patente destinada à criação de uma nova PlayStation 5 com um leitor de disco modular, o qual o utilizador poderá montar e desmontar sempre que entenda e que seja necessário.
Através das imagens reveladas na patente, verificamos o formato característico deste leitor externo que será então acoplado à consola da marca japonesa, podendo ser retirado do equipamento. O resto do design manterá o mesmo aspeto da PlayStation 5 tal como a conhecemos atualmente.
De acordo com o que se sabe, esta consola modular foi projetada para usar uma menor quantidade de componentes internos. Outras melhorias possíveis é a integração de um sistema que impede que a vibração do disco passe para a caixa externa.
Para já ainda são desconhecidos outros pormenores como as dimensões, o peso e a maneira como os dois equipamentos serão integrados. A patente indica que a unidade ótica pode ser usada em PCs, consolas ou equipamentos audiovisuais.
Outros dados indicam que o projeto teve início em 2020 e o seu lançamento está previsto para setembro de 2023. Por outro lado, há também a indicação de que a PlayStation 5 Pro pode chegar no final de 2024.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: TechPowerUp
Neste artigo: Jogos, patente, PlayStation 5, PlayStation 5 modular, PS5, Sony
Isso é uma patente de modificações do leitor da ps5 atual.
Não há nada a mencionar que seja modular
PS5 Pro?!? Para quê?
A versão “Slim modular” é bem vinda, trás novas opções…
Mas versão pro?!? Eu ainda acho que a PS5 não está a ser bem aproveitada…
São poucos os casos de jogos da geração passada com suporte a 60fps na PS5! Porquê?
Falta de empenho? Falta de interesse? Falta de dinheiro?…
E mesmo os jogos de “nova geração”, ainda há deles que saiem a 30fps…
A PS5 Pro vai ser pra enfeitar? Pra dizer que tem 20 TFLOPS? Pra markting?
E resultados práticos? 4K Nativo, RayTracing e 120fps? Só se for…
Já para não falar na suposta handheld Streaming que vão lançar também, que devia pelo menos reproduzir nativamente e offline jogos de ps1, psp e ps vita. Pelo menos! Com as devidas lojas digitais ativas desses jogos.
Se vai ser full online….vai ser mais um tiro no pé.
Hoje em dia gira tudo no online, os pc’s já o são há duas décadas e ninguém se chateou, as consolas com o tempo estão quase lá, a malta hoje já não quer saber de ir há procura, se tem logo ali disponível para fazer download.
Certo! Mas fazer download é diferente de streaming. Era precisamente a parte do download que eu falo que faz falta: ter jogos, conteúdos na memoria interna para jogar offline, quando simplesmente não tens rede…ou rede fraca.
Qual foi a parte que não percebeste, o single player hoje já não interessa para jogar offline, é tudo online para multiplayer…
Qual foi a parte que não percebeste que ainda há muito jogo bom singleplayer? Alguns até só singleplayer? Last of us, god of war, ratchet…. e se formos pros classicos de ps1 e psp como referi, aí tens muitos mais!
Nem toda a gente passa a vida no fortnite 🙂
Eles na verdade patentearam foi a carcaça, o leitor é algo banal que há muito que ai anda.
Mas isto só mostra que a drive vai passar definitivamente a ser um opcional para recompatibilidade a quem tenha ainda discos físicos, a futura PS6 já deve vir totalmente full digital, basta ver as tendencias neste momento, eles estão a investir no online e a deslargar o físico pois já começa a ser limitado em questões de espaço entre outras coisas…
O mais certo é algum dia a consola ser um mero um dispositivo de acesso e ser tudo num servidor online.