Cuidado, as Smart TVs podem estar a espiar sem que saiba disso!
Cada vez mais estamos conectados à Internet e com acesso a conteúdos em todos os nossos dispositivos. Também as nossas televisões têm acesso à maior rede de informação mundial e dela tiramos proveito.
Claro que esta não é uma área isenta de perigos e também nas nossas Smart TVs existe possibilidade de sermos espiados. O alerta vem agora do FBI, que quer criar uma consciência para este potencial perigo para os utilizadores.
Cuidado, as Smart TVs podem estar a espiar
É cada vez mais normal termos nas nossas casas televisões ligadas à Internet. As vantagens são óbvias e imediatas, trazendo acesso a conteúdos que antes não tínhamos disponíveis. Há ainda a própria comunicação que estas permitem, quer por vídeo ou por áudio.
Todas estas novas funcionalidades são uma potencial porta de entrada para atacantes, que exploram vulnerabilidades nestes equipamentos. Quem veio agora alertar para este perigo foi o FBI, que lançou um alerta sobre as vulnerabilidades destes equipamentos e os possíveis riscos de ataques hackers.
O grande foco desta agência de segurança norte-americana foi para as Smart TVs com câmara e com microfone incorporado. Estas podem ter vulnerabilidades que são exploradas e que assim permitem espiar os utilizadores, sem que estes tenham sequer conhecimento.
FBI deu dicas importantes para os utilizadores se protegerem
Para além de alertar para este problema, o FBI apresentou sobretudo algumas medidas simples de segurança a ter em conta. Sempre que não estiver a uso, a câmara presente deve ser tapada, impedindo assim a captura de vídeo. Também é igualmente recomendado que sejam revistas as definições de segurança.
Se para a maioria dos utilizadores mais experientes estas podem ser medidas lógicas e óbvias, para os demais escapam. Nem todos têm principalmente presente a possibilidade de serem comprometidos estes equipamentos.
Não sendo um campo habitual de falhas, estas existem também nas Smart TVs. Há ainda o problema das pouco frequentes atualizações de software, que torna difícil corrigir problemas. Nesta altura em que as Smart TVs são cada vez mais uma compra, importa estar atento a esta possibilidade de problemas, antecipando-os.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: FBI
Neste artigo: espiar, fbi, smart TVs, utilizadores
“Cuidado, as Smart TVs podem estar a espiar” . Não podem estão !
Mas não é pela camera , mas sim pela identificação dos conteúdos que estão a ser visto e a recolhas de informação de dados de quem as utiliza sendo estes posteriormente vendidos. Como é que acham que o preço baixa ?
Abc
Esta notícia é velha, no mercado que eu saiba já praticamente nem existem TV com câmara (há uns 3 anos sim haviam modelos a potenciar o Skype via TV).
Como dizes pelos conteúdos as marcas “espiam” e vendem essa informação mas ANÔNIMA, tal como outros serviços. Com isso se uma TV de 4000€ fica a 2000€ eu não me importo já que nunca me apareceu nenhum marketing de conteúdos que vi pela TV e o único que se ajusta (E bem e em meu benefício) é o Netflix. Ora, se o Netflix me “espia” e me dá conteúdos que podem ser do meu agrado, fico mais tempo e disfruto mais; se a mina Samsung diz à Amazon Prime que quase não uso a App deles é isso netflix, então a Amazon vê que o modelo de negócio deles na Amazon vídeo é uma porcaria e têm que melhorar. No final a minha TV fica mais barata, o netflix sugere -me melhores conteúdos e a Amazon mexe as pernas para melhorar. Só vejo vantagens. O resto é psicose.
Se fosse usado só para isso que descreve, realmente era um win win… Mas se acredita que é só isso, então está totalmente enganado.
o problema dos conteúdos personalizados é a drástica redução da diversidade e do conhecimento . se à partida pode parecer uma vantagem, conhecer apenas uma pequena parte do “mundo” é altamente limitativo fomentando a ignorância.
é o mesmo que olhar para a realidade com umas palas.
um exemplo fácil de perceber são os resultados direcionados nos motores de busca. quando faço uma pesquisa num motor de busca não quero que o mesmo me dê resultados em função do que eu pesquisei antes, em função do que li, vi, ouvi, etc.
quero que me dê os resultados em função das minhas palavras chave. caso contrário vou estar sempre a ser direcionado para o que já conheço ou para o que mais se aproxima do que conheço quando o que de facto quero é conhecer coisas novas e diferentes. mais, estou a ser direcionado/guiado em função não só dos meus interesses passados mas também em função dos interesses comerciais de quem dispõe de mais dinheiro para pagar os anúncios direcionados e implementar estratégias para que o seus conteúdos apareçam nas posiçõe cimeiras dos resultados dos motores de busca.
Excelente comentário. Completamente de acordo. R
Engraçado que uma agencia governamental está a alertar agora para este “novo” vector de ataque. Vector esse, que é explorado pela NSA faz anos. Estava tudo nos documentos que vieram a publico faz uns 3 ou 4 anos.
O problema é quando começam a ter de lidar com todos os outros concorrentes criminosos, com os quais o FBI tem de lidar no dia a dia… já devem ser tantos e de tal forma recorrentes que o FBI se sentiu na necessidade de emitir o aviso público.
Para mim não é novidade nenhuma, a SMARTTV cá de casa não está ligada directamente à Internet, só indirectamente através da box do operador que está ligado por cabo HDMI.
Isto porque já sabia que os fabricantes de SMARTTV’s não eram lá muito espertos e nem sequer metiam firewall’s nas mesmas… ou seja as televisões não são assim tão inteligentes para nem sequer utilizar algo tão simples!
E claro, se não tinham firewall’s que mais não teriam? Daí a cá de casa não ser ligada. Mas a cá de casa deve ser a excepção, e só não foi ligada porque fiz questão disso, porque queriam ligá-la à força à Internet para ver as funcionalidades… mas como já sabia dos perigos (já na altura as televisões eram infectadas com software criador de moedas virtuais, software para lançar ataques de negação de serviço e outros) disse não e ponto final.
Falta regulamentação europeia para garantir níveis de segurança elevados a todos estes equipamentos.
1984
va la… eu nao tenho nada a esconder… hehehe
Curioso q a minha Smart TV não tem câmera