Samsung regista uma queda de 95% no seu lucro do segundo trimestre de 2023
A indústria tecnológica está repleta de grandes empresas que faturam anualmente vários milhões devido à sua presença significativa no mercado. Mas essas mesmas empresas também têm altos e baixos, como todas as outras. Como tal, a Samsung anunciou agora que registou uma queda de 95% no seu lucro do segundo trimestre de 2023, mas espera recuperar até ao final do ano.
Samsung em queda no segundo trimestre
A Samsung divulgou nesta quinta-feira (27) que obteve uma queda de 95% nos seus lucros do segundo trimestre de 2023, sendo que tal resultado deve-se sobretudo à fraca procura por chips de memória, ramo em que a empresa é a maior fabricante mundial, encontrando-se os seus produtos em dispositivos de consumo, tal como smartphones e computadores.
Em termos concretos, a Samsung registou uma receita de 60,01 biliões de wons coreanos (algo como 43 mil milhões de euros), enquanto que os analistas previam 60,8 biliões de wons coreanos, segundo as estimativas da Refinitiv. Já em relação ao lucro operacional, este foi de 0,67 biliões de wons coreanos, sendo que a empresa estimava obter 0,6 biliões de wons coreanos.
Segundo a empresa, as vendas caíram 22% comparativamente ao ano anterior, mas o destaque vai mesmo para o lucro operacional que teve uma queda de 95%. Por outro lado, na manhã de quinta-feira, as ações da empresa subiram 2,29%.
Contudo, a gigante sul-coreana está esperançosa de que a situação irá melhorar até ao final do ano. Na publicação, a Samsung refere que "espera-se que a procura global recupere gradualmente na segunda metade do ano, o que deve levar a uma melhoria nos ganhos impulsionado pelo negócio de componentes. Olhando para a segunda metade do ano, espera-se que o mercado caminhe gradualmente em direção à estabilidade, considerando os crescentes cortes de produção no setor, enquanto os ajustes de stock pelos clientes provavelmente diminuirão".
Mas nem tudo está agreste, pois a empresa sublinhou ainda que a procura pela IA levou a mais encomendas de DRAM do que o esperado no segundo trimestre, em comparação com o primeiro.
Este artigo tem mais de um ano
Queda de 95% nos lucros ?? Mesmo para a Samsung é muito prejuízo. 😐
Grande admiração. Samsung é smartphone para velhos.
Na Coreia do Sul, nos jovens dos 19 aos 29 anos, 65% usam iPhone, o dobro dos que usam Samsung (32%).
https://www.koreaherald.com/view.php?ud=20230720000592
Smartphone pare velhos? O que andas tu a fumar? Se não fosse a Samsung, iria haver muito menos inovação nos androids que temos no mercado. More like, iPhone é utilizados nos putos da modinha. Ou de pessoas “normais” que gosta do ecossistema e do aparalho, que nada contra tenho, mas a maior dos putinho só quer iPhone e não sabe de mais nada, senão na escola vai ser gozado
Sul coreanos, entre os 18 e os 30 anos, compram iPhones para não serem gozados na escola? 😉
“A pesquisa creditou o apelo do iPhone entre os jovens à marca premium da Apple – para o mesmo tamanho de armazenamento, um iPhone 14 (128 GB) custa 1.250.000 won (US$ 989) em comparação com os 1.150.000 won do Galaxy S23. A introdução do Apple Pay, o serviço de pagamento móvel da Apple, na Coreia no início deste ano foi citada como outro fator que contribuiu”. São argumentos bem racionais.
E entre os 30 e os 40, o iPhone tem uma quota de 41%. A partir dos 40 anos é que é baixa.
Esperavam que o s23 ultra por 1600 e e 2000 mocas fosse vender que nem pães quentes?
Até as tvs estão a ser um fracasso.
É o que dá aumentarem os preços só porque sim, utilizando a desculpa da inflação quando continuam a fazer as coisas por “meia dúzia de trocos” nas suas fábricas
Isso, estou mais de acordo contigo, os aparelhos ficaram mais caros, mas o que recebes, é só o aparelho e um cabo, e papel, o resto tens que comprar separadamente, se não tiveres carregador, fones etc. Eles pensam que as pessoas são parvas, tipo os tonis da Apple, que compra e não interessa o que recebe. Se a Apple disse que é um passo positivo para o ambiente, então deve ser verdade.
Isso é bem verdade. Dos Tonis do Android pode-se dizer: “A inteligência chegou aí e parou” 😉