Quantcast
PplWare Mobile

Saiba como proteger devidamente o ecrã do seu smartphone

                                    
                                

Autor: Daniel Pinto


  1. FOAD says:

    Aconselho a limpeza do smartphone (ou outro dispositivo electrónico) com álcool isopropílico.

    • Nunes says:

      isso é bastante desaconselhado para muitos smartphones!
      Muitos ecrãs tem uma fina película de um material oleofóbico para que seja mais fácil limpar e evitar “dedadas”. Ao usar álcool, e outros solventes, essa película pode desaparecer!

    • Sabichão says:

      Alcoól Isopropilico?!?! Isso éra muito utilizado para limpar fibra óptica e éra tão agressivo que danificava a fibra que por sinal éra de vidro, imagino o que faz aos plásticos..pelo menos a longo prazo.

      Não aconselho…

      • Nunes says:

        o álcool isopropílico não danifica o vidro, e até não é agressivo para muitos tipos de plásticos, sendo um solvente para produtos de limpeza de teclados e portáteis. No entanto, pode danificar certos materiais ou certas películas aplicadas a plásticos e vidros!!

        • FOAD says:

          Ainda bem que alguém sabe o que é álcool isopropílico.
          Para mim, este é a melhor solução de limpeza para produtos electrónicos, a alternativa é limpar a seco ou comprar películas de proteção hidrofóbicas.

      • Nelson says:

        Vidro?

        Nunca vi FO de vidro, toda a que vi, era de sílica ou mais comum, acrílico.

        E sim, o Nunes tem razão, o álcool isop. não danifica o vidro.

        • Nunes says:

          Fibra de silica é um tipo de vidro. Aquilo que normalmente se chama de vidro é na maior parte sílica.

          • Nelson says:

            SiO2, sílica, é a maior parte vidro, mas não é bem…

          • Nunes says:

            Há várias composições para vidros! Os vidros que normalmente encontramos variam na percentagem de sílica e outros compostos. Mas há muitos tipos de vidros, alguns até em que a sílica é substituída por outros compostos, pois são as propriedades físicas do material que o classificam como vidro.
            O nome que se dá ao material da fibra óptica é vidro de sílica, embora tb possam ser outros vidros, ou outros materiais como o plástico!

          • Brit_Box says:

            (Este agora também é quimico… o rapaz dos 7 oficios… ou então… “thank you Google Search!”)

          • Nelson says:

            Eu não sou químico. Sei que vidro é “óxido de sílicio” SiO2, porque faz parte da fabricação atual dos circuitos integrados (chips). LOL

  2. antunesfilipee says:

    “Deixe-o sempre com o ecrã virado para cima”

    Não concordo com essa. Isso depende do telemóvel e capa.
    A maior parte das vezes (desde que seja uma superfície lisa) deixo o meu virado para baixo. A capa faz com que o ecrã não fique em contacto com a superfície e evito riscar a câmara que está mais saída. Isto porque a capa não fica mas alta que a câmara. Mesmo que ficasse mais alta, fica muito melhor apoiado com ecrã para baixo.

    Mas isto sou eu! 🙂

  3. JorgeC says:

    Mandei vir dos “states” isto (deste site): http://bit.ly/1gw3It5
    Mas para aqueles que não gostam de capas “volumosas” bastava colocar a GLAS.t Slim Screen Protector, incluida, que evitaria esses riscos todos.

  4. Tiago says:

    Eu nunca uso capa, nem película, acho que o que o ecrã fico horrível com pelicula, e visto que tenho um Galaxy s4 o Full HD Super AMOLED trata do assunto, tenho desde junho do ano passado e não tem nem um risquinho! acho uma parvoice usar pelicula, uma capa tudo bem (para quando cair amortecer a queda), mas película nem pensar!
    Quanto a mim, não uso nem nunca usarei!
    Cumps

    • Silva says:

      hahahha
      Rapaz, ao menos pesquisavas antes de dizer baboseiras.
      E sendo que tens um Galaxy convem teres capa contra quedas ou seguro.

    • João Pinho says:

      É daquelas coisas de “até ao dia”, eu tenho uma pelicula no meu S4 juntamente com um bumper de aluminio. E embora não vejas necessidade a pelicula (que era uma boa pelicula e até depois do sucedido voltei a usar a mesma marca) salvou-me o S4 de um risco de profundidade, o bumper já não é tao bonita a história, comprei depois de lascar um bocado do rebordo “cromado” com uma pancadita. Esta é a minha formula, bumper + pelicula

    • Nelson says:

      +10000

      Então ecrãs tão lindos, 300dpi, gorilla glass e tratamento oleófóbico, vai-se pôr por cima essas películas!

      Eu usei sempre o meu GNEX sem pelicula, mais de 1 ano, não tem riscos visíveis, apenas pequenos riscos muito mais finos que um cabelo, que não fazem diferença nenhuma e em condições normais, não se vêm.

      Aliás, usar película, é pior, pois a resina vai tentar sempre “puxar” o tratamento oleófóbico que muitos telemóveis têm, que é muito bom, e que deixa o ecrã desengordurado dos dedos, que é bem pior que riscos para ver (apesar de não ser permanente)

      Ao contrário do que diz o artigo, o níquel, o acço e etc’s não arranham o telemóvel, muito menos nas chaves e nas moedas, que têm cantos desgastados e mais redondos!

      O que realmente arranha o telemóvel, são areias!

      Estão por todo o lado, especialmente nos bolsos, dificeis de ver, mas existem areias mesmo muito finas, que podem realmente danificar o telemóvel, mas primeiro que se note, já devem ter comprado um telemóvel novo.

    • Joao Campos says:

      Idem aspas. Nenhum risco, e quando o ecrã está sujo passa-se com um pano e um producto apropriado.

  5. Diogo says:

    Tudo isto vai mudar com o iSafiri xD

  6. Helder says:

    Eu so vejo no topico as vantagens das peliculas e as desvantagens?

    Deixar de sentir um vidro topo de gama para passar a sentir um plastico dos chineses? Ter uma pelicula que tem 99% de transparencia nos melhores dos casos e sem dados a comprovar??

    Ter algo colado no ecra durante anos nao deixa o ecra em bom estado quando a retiramos. ( Fica aspero, por experiencia ).

    Desde que comprei um telemovel com Gorilla Glass 2 e agora com um Gorilla Glass 3 nunca mais vi um risco no telefone.
    Apenas devem ter cuidado com minerais que abundam na costa portuguesa ( areia ). Um bolso com areia pode fazer micro-riscos no ecra. Se sao cuidadosos com isso, usem a abusem do smartphone que pagaram.

    Eu nao aconselho peliculas no ecra a ninguem. Uma capa ainda posso recomendar apenas pelo facto de se quisermos atirar o smartphone para cima de uma mesa ou assim temos sempre a back cover protegida.

    • Vítor M. says:

      Uma boa película não sanifica o ecrã. Mas por isso é que tem de ser uma boa película.

      Atenção que o Gorilla Glass risca, não fiar 😉

      • Nunes says:

        A partir do momento que se colar a película, já não se consegue voltar a ter o ecrã com as mesmas propriedades originais! A camada oleofóbica que vem em muitos ecrãs vai à vida ao descolar… É película para o resto da vida do aparelho…

        • Vítor M. says:

          Uma boa película não altera as características do ecrã, o mal são as “imitações”.

          • Nunes says:

            estou a falar do que acontece se alguém quiser deixar de usar película. O ecrã não fica no mesmo estado original, pois o adesivo da película que foi colada leva o produto que tinha sido aplicado ao ecrã.

          • Nelson says:

            Não altera, mas nunca é tão bom, reflecte muito mais a luz, e depois ainda tens a cena de normalmente as películas não terem tratamento oleofóbico…

            Meh… não é para mim…

  7. Ricardo says:

    Em vez da pelicula, a melhor opção seria uma protecçao de vidro temperado, do genero do Spigen Glass. É caro, mas nao tem nenhuma das desvantagens da pelicula, mas adiciona meio milimetro ao perfil mas nao se nota perca de sensibilidade.

  8. paranoiasnfm says:

    Deixar o smartphone com o ecrã virado para cima é que não costumo fazer… sobretudo se tiver outros objectos por perto que possam cair em cima deste.
    E a situação de misturar nos bolsos smartphones com chaves, etc, nunca…
    Só uso capa traseira, que é mais que suficiente. Há 4 anos com o mesmo smartphone (iPhone 3GS), continuo sem riscos no ecrã… apenas alguns na parte traseira, que é super-sensível e risca, mesmo estando na capa (de borracha).

    • Vítor M. says:

      Excelente. Boas práticas, isso mantém sem dúvida a qualidade do equipamento e um iPhone 3GS limpinho é uma máquina muito bonita.

    • RUI ALVES says:

      Capa traseira sempre, coloco sempre o smartphone dentro de uma bolsa (tipo meia) que há venda em qualquer loja de electrodomésticos e limpo o ecrã das dedadas com um pano de pó macio ligeiramente humedecido com limpa vidros normais… Smartphone (iphone) sem riscos quer no ecrân quer na parte traseira…

  9. Edgar Alves says:

    As típicas películas são uma asneira. nada como temperado. não perdemos sensibilidade a as vezes até desliza melhor o dedo. Existe diversas marcas no mercado (spigen, Mimeusa, M-glass, etc) e se fizermos bem as contas nem é assim tão caro.

  10. Assapador says:

    Com todo o respeito mas não uso nem nunca usei protecção no telemóvel, e nunca ficou riscado. Vai todos os dias na mochila junto com as chaves de casa, está farto de cair ao chão, já caiu à linha do comboio, enfim… mas compreendo a paranóia de algumas pessoas, especialmente quem gasta uns estúpidos 500 ou 600 euros por um smartphone. Se tivesse um desses até uma camisinha de lã lhe fazia…

  11. Brit_Box says:

    Já tive vários telemóveis (já pareço o Nelson) e nunca usei protecção nenhuma. Por uma razão ou outra, com película o ecrã perde sempre qualidades, e não é eficiente andar toda a vida do telemóvel com um ecrã pior pela possibilidade de um dia este se poder danificar (e ficar talvez tão mau como com a película). Também não uso capas pelas mesmas razões, mas cada um sabe o trato que lhes dá… não ando com eles numa redoma, mas também não ando com eles “à trolha”.

  12. oi says:

    Tenho um nokia 920 e não uso qualquer proteção. já tenho há quase 2 anos e está impecável. para limpar basta um pano ligeiramente humido e fica impecável.

  13. br says:

    apos ter partido 3 ecras no ultimo, e ver a comecar a aparecer uns risquitos, decidi, pela primeira vez comprar uma cover http://www.twelvesouth.com/product/surfacepad-for-iphone
    o telefone fica so um pouco mais grosso, nada comparado com muitas capas para este telefone0, mas o material e muito bom, e este tipo de couro da uma boa aparecencia.
    nao protege os lados, e penso que e muito facil cair com a capa aberta, tem que se abrir para por o telefone em mute, mas sem duvida a capa mais bonita

  14. Raí says:

    Tem uma dica muito boa também!
    Nunca comprem o Sony Xperia ZQ (ou ZL), é uma porcaria de tela, mesmo contendo hardware top de gama a tela é uma porcaria que risca com qualquer poeira, o meu com TODOS os cuidados do mundo ficou todo cheio de pontos de risco pela tela inteira por 1 mês de uso apenas.

  15. Bruno says:

    usar capas protectoras? =]
    nao aconselho muito o uso de capas para qualquer tipo de equipamento,o bichinho percisa de respirar e com uma capa que nao o deixe respirar(o tlm aquece e com o frio que tem estado upaupa)chama-se isto choque de temperatura,(quente para o frio ou vice versa),vai criar uma humidadezita que vai ser logo a trave se tiverem problemas com o tlm e tiver que ser enviado para garantia 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.