Saiba como proteger devidamente o ecrã do seu smartphone
Há estudos que apontam o smartphone como sendo o dispositivo pessoal que mais bactérias colecciona. Os dedos, a exposição ao meio ambiente, a gordura do rosto, bactérias que transportamos e o facto de estar nos bolsos ou bolsas, não ajudam em nada para a higiene e para o cuidado que estes gadgets deveriam ter.
Além disso, é também um dispositivo susceptível de sofrer danos pelo uso, pelos azares e pelo local onde é colocado. Assim, vamos deixar algumas dicas para o proteger.
Protecção física
Usar um protector de ecrã (película):
Os protectores de ecrã são sem dúvida uma das peças fundamentais no que toca à protecção do ecrã do nosso smartphone e também para podermos limpar o ecrã sem o "receio" de o riscar, podendo ser usado um pano suave ligeiramente húmido.
Estas películas existem em diversos materiais (desde uma simples folha de "plástico", vidro, compósitos que se auto-reparam de riscos, etc) e com variadas "funções" como espelho, privacidade, etc. Os preços variam desde os poucos cêntimos até dezenas de euros e são facilmente encontradas em lojas da especialidade até ao caso do eBay onde os preços são muito mais acessíveis e por norma em packs de variadas unidades. O problema destas películas é a sua dificuldade na colocação.
Para ajudar a colocá-las de forma correcta temos o vídeo abaixo e algumas dicas:
- Limpe bem o ecrã do smartphone com um pano que não deixe pelos, atenção que por norma os panos que vêm com as películas são de baixa qualidade.
- Esteja numa zona com pouco pó no ar;
- Utilize um "soprador" (tal como os utilizados para as objectivas fotográficas) para eliminar o pó residual ou então um filme ou tira para colar o pó e removê-lo;
- Retire o filme protector da película em último lugar e evite virá-lo para cima, desta maneira o pó ambiente não irá "cair" em cima da película na zona a aplicar
- Por fim, utilizar um cartão para remover as bolhas de ar que possam ficar.
Deixe o seu smartphone longe de certos objectos
Normalmente (no caso dos homens) é comum transportar o smartphone no bolso. Ora os bolsos por norma transportam moedas, chaves, cartões, etc, tais objectos são prejudiciais à boa saúde do ecrã do nosso gadget devido ao atrito que provoca riscos a desgaste do vidro (e plásticos existentes), portanto será boa a ideia de apenas ter o telefone nesse bolso, é uma questão de hábito.
Capas de protecção
Esta dica parece bastante óbvia, mas quantas pessoas conhecem que não as usa? Existem em milhares de formatos, cores e preços. São facilmente encontradas em qualquer loja e on-line também. Certamente irá encontrar alguma que goste!
Tenha contudo em atenção que tipo de capa compram. As muito rígidas e pouco flexíveis na colocação do smartphone, podem danificar os botões físicos das áreas laterais dos smartphones, principalmente ao colocar e remover o equipamento. Também é importante que de quando em vez retirem a capa para limpar as areias que se vão acumulando atrás do equipamento, se não o fizer mais dia menos dia tem o seu smartphone todo riscado.
Deixe-o sempre com o ecrã virado para cima
Outra dica que é óbvia, mas o seguro morreu de velho! Lembre-se, da próxima vez que o pousar numa mesa, deixe o seu telefone com o ecrã virado para cima. Se a sua preocupação é a privacidade, saiba que é possível em grande parte dos telefones (iOS e Android por exemplo) inibir o aparecimento do conteúdo de uma mensagem no ecrã de bloqueio.
Muitas pessoas também não têm o cuidado de ver onde colocam o smartphone. Humidade, temperaturas elevadas e quedas são as causas mais frequentes de avalias, tudo tem a ver com o sítio onde colocam o equipamento.
Limpeza do Ecrã
Outro processo "delicado" é a limpeza do ecrã e/ou da totalidade do smartphone. Além da necessidade de higienização, o aspecto do equipamento também é importante. Deixamos aqui algumas dicas sobre a limpeza.
Use um pano adequando
O melhor é adquirir um pano micro-fibras de limpeza de monitores/lcd. Estes são feitos a pensar na superfície que vão limpar e não arranham nem deixam pelos. Caso não consiga comprar um, os panos que acompanham os óculos são também adequados. Tenha a certeza que está limpo sem poeiras ou areias.
Tenha atenção aquando do uso de produtos de limpeza
Existem diversos tipos de produtos de limpeza disponíveis no mercado especializados em limpeza de superfícies, mas evite utilizar esses produtos no ecrã do smartphone (por exemplo limpa-vidros, pois contêm vinagre e outros agentes que podem reagir mal com os plásticos do smartphone). Os amoníacos muito menos, são um componentes existente nos "lava-tudo" e que muitas pessoas alargam o "lavar tudo" aos ecrãs dos smartphones!
O nosso conselho é que caso precise mesmo de utilizar um produto de limpeza, invista um pouco mais num que seja desenhado para a limpeza de ecrãs LCD (ou telemóveis). Este são formulados a pensar nos plásticos e demais materiais do telefone, agora se justificam o preço, isso cabe-lhe a si decidir. Caso esteja mesmo a necessitar de um limpeza mais "a sério" pode humedecer ligeiramente o pano com o líquido que lhe foi oferecido na óptica, para limpar os óculos. Não é abrasivo.
Evite provocar arranhões no ecrã
Esta é a dica final, claro que envolve tudo o que já dissemos, mas tenha um especial cuidado com o ecrã, tenha cuidado com o sol directo, com os líquidos derramados, com as areias nos bolsos ou as poeiras que podem estar na sua bolsa. Se alguém o usar, poderá ter saliva dessa pessoa, que passará para as suas mãos a seguir. Limpe o smartphone, é também uma forma de higiene pessoal.
Quais as vossas preocupações com o vosso smartphone?
Este artigo tem mais de um ano
Aconselho a limpeza do smartphone (ou outro dispositivo electrónico) com álcool isopropílico.
isso é bastante desaconselhado para muitos smartphones!
Muitos ecrãs tem uma fina película de um material oleofóbico para que seja mais fácil limpar e evitar “dedadas”. Ao usar álcool, e outros solventes, essa película pode desaparecer!
E para esses ecrãs há películas especificas. Lá está, tudo tem a ver com a qualidade do que se usa.
? há películas especificas?
não percebi! não me estou a referir às películas que se compram e colam. Estou a falar duma fina película/camada de um material que é aplicado na fábrica.
+1
Alcoól Isopropilico?!?! Isso éra muito utilizado para limpar fibra óptica e éra tão agressivo que danificava a fibra que por sinal éra de vidro, imagino o que faz aos plásticos..pelo menos a longo prazo.
Não aconselho…
o álcool isopropílico não danifica o vidro, e até não é agressivo para muitos tipos de plásticos, sendo um solvente para produtos de limpeza de teclados e portáteis. No entanto, pode danificar certos materiais ou certas películas aplicadas a plásticos e vidros!!
Ainda bem que alguém sabe o que é álcool isopropílico.
Para mim, este é a melhor solução de limpeza para produtos electrónicos, a alternativa é limpar a seco ou comprar películas de proteção hidrofóbicas.
Vidro?
Nunca vi FO de vidro, toda a que vi, era de sílica ou mais comum, acrílico.
E sim, o Nunes tem razão, o álcool isop. não danifica o vidro.
Fibra de silica é um tipo de vidro. Aquilo que normalmente se chama de vidro é na maior parte sílica.
SiO2, sílica, é a maior parte vidro, mas não é bem…
Há várias composições para vidros! Os vidros que normalmente encontramos variam na percentagem de sílica e outros compostos. Mas há muitos tipos de vidros, alguns até em que a sílica é substituída por outros compostos, pois são as propriedades físicas do material que o classificam como vidro.
O nome que se dá ao material da fibra óptica é vidro de sílica, embora tb possam ser outros vidros, ou outros materiais como o plástico!
(Este agora também é quimico… o rapaz dos 7 oficios… ou então… “thank you Google Search!”)
Eu não sou químico. Sei que vidro é “óxido de sílicio” SiO2, porque faz parte da fabricação atual dos circuitos integrados (chips). LOL
“Deixe-o sempre com o ecrã virado para cima”
Não concordo com essa. Isso depende do telemóvel e capa.
A maior parte das vezes (desde que seja uma superfície lisa) deixo o meu virado para baixo. A capa faz com que o ecrã não fique em contacto com a superfície e evito riscar a câmara que está mais saída. Isto porque a capa não fica mas alta que a câmara. Mesmo que ficasse mais alta, fica muito melhor apoiado com ecrã para baixo.
Mas isto sou eu! 🙂
Pois, isso és tu 🙂
Eu também tenho uma capa que fica 1mm acima do ecrã. Também usualmente viro para baixo.
Mas é fácil perceber o porquê da sugestão.
Não te esqueças que hoje em dia a maior parte das camaras de telemóveis são protegidos com vidros de safira que quase não riscam… na escala de mohs mais duro só o diamante… Por isso, sem sombra de dúvidas que é melhor deixar o telemóvel virado para cima…
Muito bem.
Concordo contigo. Mas para além disso, em médio o smartphone dá meia volta antes de cair. Obviamente isto depende de muitos outros factores, como a forma como cai, a altura de queda, …
Se estiver com o ecrã virado para cima, cai (a maior parte das vezes, repito!) voltado para baixo, o que pode danificar o ecrã. O meu conselho é fazerem precisamente o oposto.
A melhor maneira de cair com o ecrã para cima é por manteiga na parte de trás do telefone.
Ahhahahaha #Win
Mandei vir dos “states” isto (deste site): http://bit.ly/1gw3It5
Mas para aqueles que não gostam de capas “volumosas” bastava colocar a GLAS.t Slim Screen Protector, incluida, que evitaria esses riscos todos.
Eu nunca uso capa, nem película, acho que o que o ecrã fico horrível com pelicula, e visto que tenho um Galaxy s4 o Full HD Super AMOLED trata do assunto, tenho desde junho do ano passado e não tem nem um risquinho! acho uma parvoice usar pelicula, uma capa tudo bem (para quando cair amortecer a queda), mas película nem pensar!
Quanto a mim, não uso nem nunca usarei!
Cumps
hahahha
Rapaz, ao menos pesquisavas antes de dizer baboseiras.
E sendo que tens um Galaxy convem teres capa contra quedas ou seguro.
É daquelas coisas de “até ao dia”, eu tenho uma pelicula no meu S4 juntamente com um bumper de aluminio. E embora não vejas necessidade a pelicula (que era uma boa pelicula e até depois do sucedido voltei a usar a mesma marca) salvou-me o S4 de um risco de profundidade, o bumper já não é tao bonita a história, comprei depois de lascar um bocado do rebordo “cromado” com uma pancadita. Esta é a minha formula, bumper + pelicula
como assim um risco de profundidade?
Porque nem com chaves o ecrã risca…
Era o que queria dizer com o nunca acontecer ou ser necessário ate realmente acontecer, todos são nuke proof mas pegas em muitos iPhones e samsungs que ou por andar com chaves ou similar estão todos riscados.
+10000
Então ecrãs tão lindos, 300dpi, gorilla glass e tratamento oleófóbico, vai-se pôr por cima essas películas!
Eu usei sempre o meu GNEX sem pelicula, mais de 1 ano, não tem riscos visíveis, apenas pequenos riscos muito mais finos que um cabelo, que não fazem diferença nenhuma e em condições normais, não se vêm.
Aliás, usar película, é pior, pois a resina vai tentar sempre “puxar” o tratamento oleófóbico que muitos telemóveis têm, que é muito bom, e que deixa o ecrã desengordurado dos dedos, que é bem pior que riscos para ver (apesar de não ser permanente)
Ao contrário do que diz o artigo, o níquel, o acço e etc’s não arranham o telemóvel, muito menos nas chaves e nas moedas, que têm cantos desgastados e mais redondos!
O que realmente arranha o telemóvel, são areias!
Estão por todo o lado, especialmente nos bolsos, dificeis de ver, mas existem areias mesmo muito finas, que podem realmente danificar o telemóvel, mas primeiro que se note, já devem ter comprado um telemóvel novo.
PS: ouçam esta menina, que ela sabe o que fala: https://www.youtube.com/watch?v=TfgKLwGnOZs
Idem aspas. Nenhum risco, e quando o ecrã está sujo passa-se com um pano e um producto apropriado.
Quer dizer, idem aspas para a película, sinceramente nem me sinto bem a usá-lo sem capa.
Tudo isto vai mudar com o iSafiri xD
Eu so vejo no topico as vantagens das peliculas e as desvantagens?
Deixar de sentir um vidro topo de gama para passar a sentir um plastico dos chineses? Ter uma pelicula que tem 99% de transparencia nos melhores dos casos e sem dados a comprovar??
Ter algo colado no ecra durante anos nao deixa o ecra em bom estado quando a retiramos. ( Fica aspero, por experiencia ).
Desde que comprei um telemovel com Gorilla Glass 2 e agora com um Gorilla Glass 3 nunca mais vi um risco no telefone.
Apenas devem ter cuidado com minerais que abundam na costa portuguesa ( areia ). Um bolso com areia pode fazer micro-riscos no ecra. Se sao cuidadosos com isso, usem a abusem do smartphone que pagaram.
Eu nao aconselho peliculas no ecra a ninguem. Uma capa ainda posso recomendar apenas pelo facto de se quisermos atirar o smartphone para cima de uma mesa ou assim temos sempre a back cover protegida.
Uma boa película não sanifica o ecrã. Mas por isso é que tem de ser uma boa película.
Atenção que o Gorilla Glass risca, não fiar 😉
A partir do momento que se colar a película, já não se consegue voltar a ter o ecrã com as mesmas propriedades originais! A camada oleofóbica que vem em muitos ecrãs vai à vida ao descolar… É película para o resto da vida do aparelho…
Uma boa película não altera as características do ecrã, o mal são as “imitações”.
estou a falar do que acontece se alguém quiser deixar de usar película. O ecrã não fica no mesmo estado original, pois o adesivo da película que foi colada leva o produto que tinha sido aplicado ao ecrã.
Não altera, mas nunca é tão bom, reflecte muito mais a luz, e depois ainda tens a cena de normalmente as películas não terem tratamento oleofóbico…
Meh… não é para mim…
Em vez da pelicula, a melhor opção seria uma protecçao de vidro temperado, do genero do Spigen Glass. É caro, mas nao tem nenhuma das desvantagens da pelicula, mas adiciona meio milimetro ao perfil mas nao se nota perca de sensibilidade.
Só conheço a perca do nilo! 🙂
Ahahahah muito bom !!
Ah,ah,ah,ah,esta da perca do Nilo foi a maior!!Ah,ah,ah,boa Luís Braz!! 🙂 🙂 🙂
E isso o que adianta para a discussão?…
Isto. Falar do toque de plástico dos chineses em vez de vidro de alta qualidade perde o sentido com este tipo de proteção.
looks nice http://www.spigen.com/galaxy-s4-screen-protector-glas-tr-slim-premium-tempered-glass.html
Já tive uma num 4S e adorei! Só houve um problema, quando caiu partiu-se toda 😀 ainda me cortei
Pensa assim: É para isso que ela lá esta. Ao partir-se a protecçao de vidro, nao se partiu o vidro do smartphone, que é muito mais caro de reparar.
Na minha experiencia, tenho no S4 desde que comprei em Junho e ando sempre com o telefone no bolso das calças, do casado ou dentro da mochila com chaves, moeadas e afins.
Nem um unico risco na protecçao, e como é logico, o vidro do S4 está imaculado.
Boas Ricardo, onde arranjas te essa tal proteção?
Acabei de partir o meu vidro original do meu s4….onde posso arranjar outro original ou identico de maneira a trocar e não perder qualidade a nivel de cores e sensibilidade?
Podes sempre responder para o meu email se não te importares.
Tiagoleiras@hotmail.com
Obrigado
Deixar o smartphone com o ecrã virado para cima é que não costumo fazer… sobretudo se tiver outros objectos por perto que possam cair em cima deste.
E a situação de misturar nos bolsos smartphones com chaves, etc, nunca…
Só uso capa traseira, que é mais que suficiente. Há 4 anos com o mesmo smartphone (iPhone 3GS), continuo sem riscos no ecrã… apenas alguns na parte traseira, que é super-sensível e risca, mesmo estando na capa (de borracha).
Excelente. Boas práticas, isso mantém sem dúvida a qualidade do equipamento e um iPhone 3GS limpinho é uma máquina muito bonita.
Capa traseira sempre, coloco sempre o smartphone dentro de uma bolsa (tipo meia) que há venda em qualquer loja de electrodomésticos e limpo o ecrã das dedadas com um pano de pó macio ligeiramente humedecido com limpa vidros normais… Smartphone (iphone) sem riscos quer no ecrân quer na parte traseira…
As típicas películas são uma asneira. nada como temperado. não perdemos sensibilidade a as vezes até desliza melhor o dedo. Existe diversas marcas no mercado (spigen, Mimeusa, M-glass, etc) e se fizermos bem as contas nem é assim tão caro.
Com todo o respeito mas não uso nem nunca usei protecção no telemóvel, e nunca ficou riscado. Vai todos os dias na mochila junto com as chaves de casa, está farto de cair ao chão, já caiu à linha do comboio, enfim… mas compreendo a paranóia de algumas pessoas, especialmente quem gasta uns estúpidos 500 ou 600 euros por um smartphone. Se tivesse um desses até uma camisinha de lã lhe fazia…
Tá feito!
http://www.macgasm.net/wp-content/uploads/2011/12/apple_ipod_socks.png
Também deve dar no iPhone 🙂
Já tive vários telemóveis (já pareço o Nelson) e nunca usei protecção nenhuma. Por uma razão ou outra, com película o ecrã perde sempre qualidades, e não é eficiente andar toda a vida do telemóvel com um ecrã pior pela possibilidade de um dia este se poder danificar (e ficar talvez tão mau como com a película). Também não uso capas pelas mesmas razões, mas cada um sabe o trato que lhes dá… não ando com eles numa redoma, mas também não ando com eles “à trolha”.
Tenho um nokia 920 e não uso qualquer proteção. já tenho há quase 2 anos e está impecável. para limpar basta um pano ligeiramente humido e fica impecável.
apos ter partido 3 ecras no ultimo, e ver a comecar a aparecer uns risquitos, decidi, pela primeira vez comprar uma cover http://www.twelvesouth.com/product/surfacepad-for-iphone
o telefone fica so um pouco mais grosso, nada comparado com muitas capas para este telefone0, mas o material e muito bom, e este tipo de couro da uma boa aparecencia.
nao protege os lados, e penso que e muito facil cair com a capa aberta, tem que se abrir para por o telefone em mute, mas sem duvida a capa mais bonita
Tem uma dica muito boa também!
Nunca comprem o Sony Xperia ZQ (ou ZL), é uma porcaria de tela, mesmo contendo hardware top de gama a tela é uma porcaria que risca com qualquer poeira, o meu com TODOS os cuidados do mundo ficou todo cheio de pontos de risco pela tela inteira por 1 mês de uso apenas.
usar capas protectoras? =]
nao aconselho muito o uso de capas para qualquer tipo de equipamento,o bichinho percisa de respirar e com uma capa que nao o deixe respirar(o tlm aquece e com o frio que tem estado upaupa)chama-se isto choque de temperatura,(quente para o frio ou vice versa),vai criar uma humidadezita que vai ser logo a trave se tiverem problemas com o tlm e tiver que ser enviado para garantia 🙂