Robôs Atlas da Boston Dynamics dominam o Parkour e é perturbador [vídeo]
A evolução dos robôs humanoides tem sido feita de forma impressionante pela Boston Dynamics e ao longo dos últimos anos temos vistos façanhas impressionantes para uma máquina. E até onde pode ir esta evolução?
Um novo vídeo mostra como é que estas máquinas dominam movimentos como o parkour e não deixa de ser perturbador. Veja o vídeo.
Os robôs humanoides
Esta não foi a primeira vez que a Boston Dynamics, empresa do grupo da Hyundai, colocou o seus robôs humanoides a saltar obstáculos. O parkour parece que é uma atividade "apreciada" pelos Atlas.
No entanto, a evolução tem vindo a acontecer e é cada vez mais perturbador ver o movimento sincronizado destas máquinas e a forma como os seus movimentos se confundem com os movimentos de qualquer um de nós.
O vídeo de dois robôs a saltar plataformas, caixas e vigas, foi partilhado hoje pela empresa e pode ser visto abaixo.
Apesar de parecer apenas uma brincadeira, a Boston Dynamics tem como objetivo tornar os robôs capazes de lidar com uma ampla variedade de tarefas com destreza humana. Esperando nós, humanos, que se mantenham do nosso lado.
Quem é (o que é) o Atlas?
Atlas é o robô humanoide mais dinâmico que existe. O sistema de controlo avançado do Atlas e o seu hardware de última geração dão ao robô a força e o equilíbrio para demonstrar agilidade de nível humano.
Trata-se, na verdade, de uma plataforma de investigação da Boston Dynamics projetada para ultrapassar mesmo os limites da mobilidade de todo o corpo.
Já viu o Atlas a dançar ao lado do Spot e do Stretch?
Este artigo tem mais de um ano
Bem vindo ao era dos dataísmo
Tem algo errado nas sombras dos robôs! E a câmera anda em locais estranhos. No mínimo alguma edição ou melhoramentos de efeitos especiais aconteceu nesses vídeos.
A Terra também é plana e o 5G dá covid… Mais tabaco nisso.
concordo! ha aqui montagem!
Pois há, foi gravado um vídeo. Há sempre uma montagem a ser feita antes de ser exportado.
😀 bem visto.
Não há montagem, só ceticismo. Mas uma coisa é clara, todas as manobras foram pre programadas e isto não passa de uma demonstração de agilidade
É verdade. No entanto, não deixa de ser uma demonstração impressionante do que fisicamente os robôs já são capazes de fazer.
Se juntarem inteligência artificial suficientemente avançada, aí é que a porca torce o rabo…
Certo. É um facto, apesar desta máquina controlar com precisão as ordens dadas e adaptar-se a situações novas. Há um um novo mundo robótico a despertar.
Tens toda a razão, Vítor. Embora ainda só tenhamos Inteligência Artificial fraca, a evolução tecnológica está a avançar numa linha exponencial, não linear: https://singularityhub.com/2016/03/22/technology-feels-like-its-accelerating-because-it-actually-is/
Desta forma, mesmo os peritos não conseguem garantir quando iremos ter Inteligência Artificial forte…mas tudo indica que está mais próximo que muitos pensam (mesmo os próprios especialistas que indicam que ainda está longe de acontecer).
Mulheres preparem-se, vão ter um escravo para passar a roupa a ferro.
Ja temos robos Joao Silva e você ainda está no século passado!??
Luís, está enganado. As manobras não foram “pré programadas” no sentido que está a pensar. Estes robôs tem um algoritmo de IA, e depois de lhes darem o percurso, levaram um mês a cair muito até se auto programarem para fazer o percurso bem, sem caírem.
Há montes de vídeos das quedas….
As steadycams foram inventadas nos anos 70, e agora há uma dispositivos chamados drones…
São tipos que estão dentro dos robôs
Da mesma família dos que estão dentro das ATMs! Fico sempre espantado como conseguem contar notas tão rápido
São anões treinados desde pequeninos. Uma coisa impressionante, digo-te!
Os mortais, no fim, é que são impressionantes
Chineses a copiar isso tudo em 5… 4… 3… 2… 1…
A policia politica do futuro.
Não me surpreende até porque a tecnologia é já uma realidade.
Em breve teremos exércitos de robots a fazerem as guerras connosco e contra nós.
Assusta a complexidade por de trás de um bicho destes…
Parabens a Boston Dynamics.
Isto é algo estrondoso.
Sem dúvida alguma. É só pesquisar no youtube alguns vídeos que mostram a evolução dos robôs humanoides e a sua capacidade de locomoção e uma pessoa fica incrédula ao verificar a velocidade a que estão a melhorar…
Sem saber o numero de tentativas com insucesso o filme tem pouco valor
Percebo o que dizes. Se fossem pessoas a realizar estas manobras dar-te-ia toda a razão. No entanto, tendo em conta que são robôs, o número de tentativas falhadas deve ter sido bem menor (comparando com um humano).
Não. A polícia política ou outras mais ou menos políticas são do homens… Mesmo com letra pequena
Podes ver aqui um exemplo do que aconteceu nas que falharam: https://gfycat.com/easytamegrouse
OK . Obrigado
Obrigado pelo vídeo.
Este vídeo é garantidamente 75% edição.
75% não digo mas 74%.. é garantidamente..
Não gosto muito
Interessante!
Mas o mais legal é quando erram LoL
https://thumbs.gfycat.com/EasyTameGrouse-mobile.mp4
Eu gostava mesmo de ver o atlas dar um salto mortal à retaguarda mas depois de dar uma refeição a um idoso ou outra pessoa doente que não se passa alimentar sozinho. Este exemplo ou outro que de fato traga alguma maior valia para a humanidade.
Isto é uma demonstração. Para bom entendedor meia palavra basta.
Ainda ontem estava a ver o blade runner e pensei:
2045 já pouco falta pouco, que falta de noção cronológica ahmmm como o “2001 odisseia no espaço”, bem que podiam apontar para 2100 para não parecer ficção e bla bla
(falo das nossas projecções no tempo que ficam sempre aquém do que acontece no real, nada contra o “blade runner”)
Hoje digo que 2045 até poderá ser parcialmente real…
Autonomia do meio mecanico com integração de AI ao nível que ja conhecemos uuiiiiii (perturbador)
Nem vou falar da superação da criação com inteligência superior Vs criador parasitário, ou do papel do homem no futuro sendo o a segunda espécie predominante (ou sua extinção)
Pronto ok, sou só eu que acho que o video é fake. Principalmente no mortal para trás parece-me muito lento o movimento. Mas posso estar redondamente enganado!
Há 25 anos já existiam cães a pilhas a dar mortais à retaguarda, não percebo o espanto 🙂
Por favor dêem AI a esses bichinhos……….
Para quem não percebeu estava a ser sarcástico.
Não sou engenheiro nem vidente mas não prevejo um bom fim nisto.
Alguns humanos sempre tiveram medo do desconhecido e da novidade. É natural. Mas não tem sido com os velhos do Restelo que a espécie evolui. Vamos ter robos a efectuar tarefas humanas muito rapidamente. Vamos ter viaturas com condução automática (robos com uma forma diferente) e espero que ninguém pense que de repente eles queiram atropelar multidões. Os robos virem a tornar-se maus, penso ser uma projeção dos piores sentimentos humanos.
Mas sim, vamos ter que aprender a viver com os robos, primeiro aqueles que desempenham tarefas, depois os que poderão vir a ser um parceiro intelectual ou sentimental. Tudo será possível, provavelmente dentro de 20 a 40 anos.