Raspberry Pi revela o Raspberry Pi 500 e o Raspberry Pi Monitor para um PC de secretária
A Raspberry Pi Foundation acaba de revelar grandes novidades para os seus utilizadores. Falamos do lançamento do computador Raspberry Pi 500, alimentado pelo Raspberry Pi 5, com o Raspberry Pi Monitor a estar também na lista de novidades agora apresentadas. Vamos conhecer estas novas propostas.
O Raspberry Pi 500 é o sucessor do modelo Raspberry Pi 400 lançado há quatro anos, em Novembro de 2020. O novo modelo é baseado no mais recente Raspberry Pi 5 SBC com 8 GB de RAM.
Como tal, obtém as mesmas especificações do Raspberry Pi 5, incluindo o processador Arm Cortex-A76 quad-core de 2,4 GHz e 64 bits, o GPU VideoCore VII com suporte para OpenGL ES 3.1 e Vulkan 1.3, saída de vídeo HDMI dupla 4Kp60, dual- banda 802.11ac Wi-Fi e Bluetooth 5.0.
Em termos de conectividade, o Raspberry Pi 500 possui um conector Raspberry Pi GPIO horizontal de 40 pinos, uma porta Gigabit Ethernet, duas portas USB 3.0 que suportam o funcionamento simultâneo de 5 Gbps, bem como uma única porta USB 2.0.
Comparado com o modelo Raspberry Pi 400, o Raspberry Pi 500 vem com características para uma experiência de computação pronta a utilizar. Isto inclui um cartão SD da marca Raspberry Pi de 32 GB, um rato Raspberry Pi, uma fonte de alimentação Raspberry Pi 27W USB-C, um cabo micro HDMI para HDMI e um monitor Raspberry Pi oficial.
Aqui fica outra novidade, com a Raspberry Pi Foundation a ter desenvolvido o seu próprio monitor, concebido para combinar perfeitamente com o Raspberry Pi 500 ou um Raspberry Pi 5. O Raspberry Pi Monitor possui um painel Full HD IPS de 15,6 polegadas com uma gama de cores de 45%, um Ângulo de visão de 80 graus e altifalantes estéreo integrados de 1,2 W.
O Raspberry Pi Monitor pode ser alimentado diretamente a partir do computador Raspberry Pi através do cabo USB-A para USB-C incluído, mas o brilho do ecrã será limitado a 60 por cento. Para gamas completas de brilho e volume, pode ser utilizada a fonte de alimentação oficial Raspberry Pi 15W USB-C.
O computador Raspberry Pi 500 está disponível para compra no revendedor local por 90 dólares, que inclui o computador e o cartão SD de 32 GB da marca Raspberry Pi. Ou pode adquirir o Desktop Kit por 120 dólares, que também inclui rato, fonte de alimentação e cabo HDMI. O Raspberry Pi Monitor é vendido por 100 dólares.
Ao mesmo tempo que revelou estes novos produtos, a Raspberry Pi está também a reduzir os preços do modelo anterior, o Raspberry Pi 400. Este passa a ter um preços de 60 dólares, com o kit completo a custar agora 80 dólares (74€) trazendo também já um cartão SD incluído.
Acho que uma (ou 2) saida USB-C para dados não perdia nada……..
É lamentável que não tenham previsto na parte traseira uma slot M.2 para usufruir da mesma capacidade de um RPi5 com pciexpress.
+1 só rendia com nvme gen 3
Grande porcaria. Até lhe tiraram a slot que podia permitir ligar uma fita de espansão para uma placa m.2. Já não se fazem placas como antigamente. Abrem completamente as portas para a concorrencia.
Porcaria, porcaria, porcaria. Não comprem como oferta de natal.
https://www.youtube.com/watch?v=omYWRb1dLA4
Maior porcaria ainda foi a tentativa frustrada do youtuber.
Em vez de uma porta USB-A 2.0 tinham colocado uma USB-C e não se perdia nada se tivessem colocado uma tampa na parte inferior, do teclado, para se poder encaixar, um disco SSD M.2.
Era preferível fazerem logo uma versão tipo portátil, onde está tudo integrado.