Há um novo Raspberry Pi 4 que acaba de vez com os problema dos cabos USB-C
O Raspberry Pi é um dos mais simples e úteis micros computadores que podemos encontrar. Com uma simples board, este micro PC dá aos utilizadores uma plataforma importante para criarem os seus projetos.
Depois do conhecido problema que assolou a versão 4 do Raspberry Pi, a fundação que o suporta resolveu tratar desta questão. Para isso lançou, silenciosamente, uma nova versão deste seu computador.
O problema do Raspberry Pi 4 foi resolvido
São muitos os projetos e as situações em que o Raspberry Pi é útil. Este micro PC tem a capacidade de processamento necessária para manter um qualquer servidor a funcionar, abrindo certamente as portas a um mundo de utilizações.
Claro que o problema que o assolou, que impedia a utilização de qualquer cabo USB-C de carregamento, deixou muitos utilizadores descontentes e até a questionar se compensava a sua compra. Ao comprar o Raspberry Pi, estavam obrigados a ter de usar os carregadores oficiais.
Já se pode usar qualquer cabo USB-C
Agora, e para resolver de vez este problema, surgiu uma nova versão deste micro PC, que traz uma alteração de hardware. Esta tem finalmente o suporte necessário para funcionar com qualquer carregador ou cabo USB-C.
Curiosamente, nem a Fundação Raspberry Pi nem a Upton fizeram qualquer anúncio desta mudança subtil, ainda que essencial e necessária. Provavelmente queriam evitar ter de ficar com stocks elevados da versão anterior, que não iam vender.
A Fundação Raspberry já confirmou a mudança
Para quem avalia esta plataforma, as duas versões são exatamente iguais a olho nu. A diferença está no hardware, mas longe do que pode ser visto pelos utilizadores. Para detetar a nova versão, deve ser dado o comando 'cat /proc/cpuinfo' e a versão da nova versão é c03112.
Está assim resolvida de vez esta questão e este problema que assolava o Raspberry 4. Ambas as entidades que tratam deste micro PC já confirmaram a mudança, revelando que finalmente esta é decerto uma questão tratada.
Este artigo tem mais de um ano
E para quem compra como sabe se é a velha ou nova versão?
E que tal recolherem todas as placas no qual ouve um erro de construção?
Ou até darem um desconto na compra de uma nova?
Enfim o Manel é que se lixa sempre.
O Manel e o Miguel
looooooooooool
TOP!
A fiabilidade do hardware passa obrigatoriamente pela estabilidade da fonte de alimentação.
A fonte de alimentação aconselhada para a Raspberry Pi é o ideal.
Os cabos de alimentação estão bem dimensionados e a fonte é super estável e potente.
Vale a pena o investimento. (+-10€)
Não pode nem deve ser comparada com a alimentação a partir de um qualquer cabo USB-C e uma qualquer fonte de smartphone.
Os cabos USB-C disponíveis normalmente apresentam uma secção dos fios muito inferior às necessidades deste hardware e comprometem o seu bom funcionamento pela queda de tensão que podem eventualmente provocar (resistência interna nas linhas de alimentação).
Em alternativa podemos também adaptar a alimentação a partir dos pinos da tomada GPIO (5v / GND) .
Uma questão exagerada. O problema prende se mais com smartchargers. Nunca obrigou o uso da fonte oficial (nem a tenho). Precisou sim de fonte e cabos capazes, mas isso é universal a qualquer equipamento. A única questão prendia-se com o facto de não possuir a resistência entre os pinos de comunicação que “informam” a um smartcharger que tensão deve enviar. Se o ppl não inventar e usar um transformador de 5V fixos não tem problema nenhum.
comprei uma raspberry pi 4 de 4gb, que veio com uma fonte de 5v e 3a, nela mas não era a oficial, e não funcionava o USB, comprei depois uma fonte oficial e nada também. Oque faço agora?
Teria alguma atualização de software que corrigisse isso?