Poderá o carregador USB descarregar a bateria do carro?
Todos temos no carro um carregador USB de isqueiro que usamos para carregar o smartphone, o GPS, a câmara de interior, a consola dos filhos ou qualquer outro periférico que nos acompanha no dia-a-dia.
O carregador USB de isqueiro consome alguma energia sem que esteja a ser utilizado e alguns carros não controlam a energia dessa tomada quando estão desligados. Será que um carregador desses poderá drenar completamente a bateria do seu carro?
É uma pergunta pertinente e que muito poucos a terão feito. Na realidade, já alguém teve o trabalho de fazer medições e tirar as devidas conclusões.
Onde dantes era o sítio do isqueiro, é o local onde agora carregamos os mais diversos dispositivos e onde está quase, de forma cativa, a ligação USB de 5V. Há muitos modelos, também há muitos de fraca qualidade que até estoiram com os fusíveis dos carros, contudo, o que as pessoas desconhecem é se esse carregador, quando o carro está desligado e continua a receber energia, pode descarregar a bateria de um carro.
O site Big Mess O’ Wire decidiu, por sua conta e risco, fazer as contas:
Utilizando alguns dispositivos de medição (amperímetro outras ferramentas) descobriu-se quanto pode consumir o carregador USB de isqueiro com o carro desligado em modo standby. Depois, fazendo as conta, descobre-se o efeito que esse consumo tem na bateria propriamente dita.
Um carregador USB convencional pode consumir uma corrente constante de 14,2 mA.
Mas poderá o carregador USB de isqueiro descarregar a bateria do carro?
Provavelmente não, ou iria demorar meses. Considerando que uma bateria de um carro tenha pelo menos cerca de 40 ampere-hora, uma corrente de 14,2 mA (carga de 170 mW), iria demorar 2817 horas ou 117 dias a drenar completamente a bateria de um carro. Assumindo que todos os dias o carro é usado, não é de todo um problema ou algo com que as pessoas se devam preocupar.
Mesmo que o carro esteja estacionado na garagem uma ou duas semanas, mesmo assim... nada se passará de relevante. Mas se precisar de ter o carro guardado por alguns meses, este carregador de 14,2 mA poderá ajudar a acabar com a energia no carro.
Claro que o próprio carro tem sistemas que estão permanentemente a consumir energia e a própria bateria perde quando não recebe carregamento periódico. É sempre a última gota que faz o copo transbordar e essa gota pode de facto ser o carregar esquecido que está ali sempre a piscar... tal como está o alarme do carro ou o sistema de fecho, por exemplo.
Não sendo de todo um problema, mas consumindo alguma energia, se usar o carro periodicamente não há qualquer sintoma que note, pense que pelo menos tem 117 dias de margem (mais coisa menos coisa). Verifique se há um corte de energia quando retira a chave da ignição, pois se isso acontecer e a energia que alimenta o carregador for cortada, então não tem nada com que se preocupar.
Este artigo tem mais de um ano
O melhor é desligar o próprio carregador da respetiva tomada. Ligar só quando faz falta. Simples, e não falha !
Exacto. Ou se o carro fizer o corte… não há problema então.
Tirar, meter, tirar meter, tirar meter… , só consigo lembrar-me de uma coisa que não estraga.
Nao estraga? tanta velha que para ai anda…… às Armas, às Armas…!
Não percebi muito bem a tua frase… Mas acredita que não se estraga…
#iamasoldier
Na minha opinião, acho que todos os carros de gama media baixa desde 2000 para cima, desligam o respectivo carregador totalmente ao desligar o carro. Falo pelo menos no meu que saiu desde 2000 a 2002 e tenho carregador ligado ao isqueiro do carro, e sei que desliga na totalidade o respectivo carregador.
Sim descarrega.
Já me aconteceu deixar o carregador USB ligado ao isqueiro durante a noite, e como a bateria já não era nova, no dia seguinte o carro não pegou.
Não foste o único, já aconteceu a carregar 2h (com o descuido de deixar a luz de marcha atrás ligada)
Se a bateria estiver fraca, e não nas condições normais como é o exemplo do artigo, então, como dissemos, claro que sim, vai-se 😉
Deveriam ter cuidado com este tipo de artigos e conclusões que apresentam. O carro tem componentes que consomem em permanência (não seria só um carregador no isqueiro), e não se pode fazer as contas com o total de carga da bateria pois o + certo é carro não arrancar com uma bateria com pouca carga.
Por isso haverá muitos casos em que a bateria dura poucas semanas tendo um carregador ligado…
Se lesses, não dizias asneiras. Como é dito, o carro tem componentes, ora deixa-me ajudar-te:
“Claro que o próprio carro tem sistemas que estão permanentemente a consumir energia e a própria bateria perde quando não recebe carregamento periódico.”
Depois não sabes fazer contas, até porque não sabes quanto precisa o carro de energia (porque depende do carro) e mais, como é dito, um carro a andar periodicamente este problema não se coloca, a não ser em vários dias (diz lá um valor conforme a bateria, pode mudar de bateria para bateria, mas está lá o exemplo, consumo amperes/hora) e depende de carro para carro e de bateria para bateria e por isso diz:
“Considerando que uma bateria de um carro tenha pelo menos cerca de 40 amperes/hora,”
Lá está, não leste e falaste à toa. Lê antes de dizeres disparates. 😉
Por acaso Sr. Vitor M. o senhor tambem não terá lido o artigo …. pois a Pplware está a assumir que todos os Carros tem uma Bateria Nova e que fazem sempre viagens que permitem Carregar o que é Descarregado ao ligar o carro (o que na maior parte dos casos nada disto é verdade ….) Alem disso temos os Carros com Start / Stop que passam a vida a Desligar / Ligar o carro se andarem em cidade…. por tudo os 117 dias de margem é pura tanga (mas de 50% dos carros do parque automóvel nacional iam ter problemas desde que ficassem desligados (com o Carregador USB a gastar os tais 14,2 mA….. Logo este artigo não passa de ficção pura!!!!!!!
Joaquim, quem está a assumir algo é o Joaquim, não misture as coisa!
O pplware está a assumir o cenário que explicou, as normais derivações sofrem um processo de recalculo que parte do valor apresentado como “normal”. Leia caro Joaquim, leia sff.
Não é ficção nenhuma, é um cálculo que está assente nos dados do cenário, depois pode usar os cálculos para fazer as suas contas com outros valores.
“50% dos carros do parque automóvel nacional iam ter problemas desde que ficassem desligados”
Onde tem esses dados? Aaa inventados 😀 ok ok
talvez devesses reler o que escreveste pois mesmo mencionando a existência de componentes não lhes atribuis qualquer peso para a conclusão que depois dás que apenas tem em conta o consumo do carregador (isso sim é não saber fazer contas):
“pense que pelo menos tem 117 dias de margem”
Os componentes do carro é óbvio que consomem + do que um carregador em standby, especialmente nos carros novos com alarmes, autorádios digitais, etc. E tal como disse uma bateria com pouca carga dificilmente arranca um carro; não se pode por isso usar a carga total para fazer um cálculo destes.
Lá está, lê bem sff. Lá diz “pelo menos 117 dias de margem”. E como é natural, o exemplo fala numa bateria saudável, com uma vida normal. Depois, como também é natural, estes dias vão decrescendo, conforme a saúde da bateria. Se for uma bateria fraca, como já há exemplos nos comentários destes artigos, o cenário é o esperado 😉
O peso está lá, nos cálculos. Não são exactos os resultados, são estimativas “pelo menos…” não diz “exactamente x dias”.
Se dizes pelo menos 117 dias então estás a dizer que pode ser ainda + dias (e não menos do que 117), logo não está a assumir que há + alguma coisa a consumir, já que isso reduziria o tempo da bateria, não aumentava, e 117 dias é o que se obtém assumindo só o consumo do carregador. Também não estás a ter em conta que não se deve levar a bateria a ZERO se se quiser arrancar o carro.
Ser uma estimativa não é desculpa para usar pressupostos errados que levam a uma grande discrepância com a realidade, podendo levar quem lê ao engano
Não, quem lê errado pode levar a enganos. Quem tem pressupostos para lá do que está escrito, sim pode errar. Mas lá está escrito o essencial.
“Essencial” que ignora o essencial se se não quiser arrancar o carro com outra bateria. E não tem em conta os conselhos que se dá para carros parados durante + do que 1 mês
“consumo amperes/hora”… disparates? para uma corrente “constante de 14,2 mA” quantas mais horas… menos consumo! é disto que preciso!
“40 ampere-hora”
isso dos amperes hora é muito bonito, mas abaixo dos 12 volts o carro ja não pega, o normal com o carro ligado é á volta dos 14.2 volts, desligado fica nos 13.5
Certo, mas sabendo dos princípios que estão no artigo, é mais simples perceber que numa bateria “doente” os valores são menores. Tal como referes depois há vários cenários.
Uma bateria nova chega abaixo dos 12 V a cerca de 25% de carga.
até podes ter os 14.2 V e o carro não pega porque não tens ampere-hora…
Para não falar que quem fez o artigo esqueceu-se que o carro ainda precisa de muita energia para ligar-lo. Podemos chegar ao carro e estar tudo aparentemente bem e ficarmos apeados.
Quem fez o teste e como foi explicado, usou como base uma bateria saudável e com aquelas características. Depois, também como foi explicado e só quem não quer ver é que passa ao lado, tudo o que for daí para baixo tem de dar o devido desconto com base nos cálculos efectuados.
Se for para complicar, então porque não falas nos carros que não têm bateria… hein???
Quem fez o teste foi criticado exactamente por fazer os cálculos esquecendo-se do resto – mesmo que a bateria seja nova.
No meu caso, o carregador do telemovel no carro deu-me cabo do telemóvel.
Estava sempre a aparecer a mensagem de energia a pedir para desligar o telemovel. Enquanto o telemovel esteve ligado fixe, ao fim de uns dias desligou-se e nunca mais voltou a vida. A reparação teve que substituir todos os componente internos. Só a capa é a mesma. É preciso ter cuidado com a qualidade desses carregadores e dos cabos usb que se compra pra usar nos carregadores.
os 14mA era provavelmente consumidos 95% pelo LED, como tal, transformadores sem LED ou com LED que so liga quando existe consumo, estes valores deixam de fazer sentido, e em vez de 117 tinha… decadas
Não, pode nem ter LED e depende do LED, por isso, os cálculos estão certos, pela experiência feita e não em suposições meu caro 😉
Ora mostra lá um carregador com LED e faz as medições para tirarmos isto a limpo.
o apresentado é têm LED…
Fazendo as contas e assumindo pela fotografia que é um LED de 5mm (normalmente de 2.2v e 20mA) isso são 44mW ou seja ~24% dos 170mW das contas, sim, nao é os 95% do que falei, mas podemos também mencionar que o transformador não é super eficiente, e anda nos 80%, logo aumenta o consumo para uns 53mW, já é quase um 1/3 do consumo medido, e esses 80% de eficiencia é o pico (quando o conversor esta a carregar algo) a eficiencia para apenas 44mW deve ser uns 60% +/-
Moral da historia, um transformador moderno usa conversores DC-DC com uma eficiencia >92%, e se nao tiver LED, consome perto de menos de 10mA, que provavelmente se desliga para nao se danificar (a maioria dos conversores DC-DC nao devem operar a menos de 10% da carga máxima)
E já agora, o proprio autor do artigo diz
“It doesn’t help that the charger has an LED that’s continuously illuminated whenever it’s powered.”
Mas isso é o que está no artigo, ou melhor, para além disso há o que está no artigo e é referido. O que diz nesse seu comentário não acrescenta nada de útil. Está o essencial, o padrão, no artigo. Depois, cada um à medida dos vários transformadores existentes, marcas de veículos, capacidade das baterias, anos da bateria, acessórios elétricos ligados ao sistema do carro, condições meteorológicas, qualidade dos condutores, e mais dezenas de variantes, podem desembarcar em dezenas de novas conclusões e cálculos. E daí?
O que está no artigo está correcto e é suficiente para se ter uma ideia e depois partir dessa ideia.
isso o que? as minhas contas? não não estão, e depois de apagarem metade dos meus comentários, também nao intereça…
não é a 1ª vez…
claro que sim… mas se isto acontece deve de haver problema ou alteração no sistema eléctrico do carro.
normalmente os carros do “desligar” a chave desligam os acessórios do habitáculo precisamente para evitar estas situações, que até podem levar a incêndios parvos.
se o isqueiro fica com corrente alguma coisa foi alterada no sistema.
Vocês são todos burros ou só acordaram com os pés de fora e vontade de implicar?
O que está descrito no artigo é que deixar o “transformador usb” enfiado no isqueiro não faz diferença NENHUMA na duração da bateria de um veículo. Por uma razão muito simples, porque todos os factores somados (descarga da bateria, consumo do carro desligado, etc etc ) consome muito mais energia que esse mísero transformador. Um alarme de um carro é capaz de gastar até 5x ou mais que isso.. Claro que se o dono se esquecer de algo ligado que não era suposto, é obvio que vai descarregar em muito menos tempo. E a maioria dos carros têm corte ao isqueiro quando se desliga a chave…
O consumo disso é residual.
Mas não é essa a conclusão que é dada ou explicada.
No meu carro, a própria tomada deixa de funcionar se o motor não estiver a trabalhar. Se estiver parado, tenho que meter a chave, carregar no start (sem carregar na embreagem), para ligar os faróis e a tomada, e mesmo assim, só fica alguns minutos, depois desliga tudo.
Pois nos meus também e recentemente descobri que quando deixo o carregador inserido no isqueiro
de manha custam a pegar
E um pen ligada ao sistema de media in do carro? A minha fica sempre com a luz ligada mesmo com o carro desligado.
Ah… trata mal os leitores, mas não aceita a crítica? Alguma coisa terá de ser feita quanto a isso.
A grande maioria dos carros atualmente tem corte de energia dos acessórios á chave (ligação isqueiro/usb built-in incluído).
Por causa do GPS e de carregar um pda tenho uma ligação usb ( com saída 2x5v 2A) a partir de um ponto de corrente permanente, e nunca fez qualquer diferença na bateria do carro, mesmo parado em férias, etc..
Penso poder a haver corte de. Energia aos acessórios sem ser pela chave porque estava sem GPS falta de bateria julgando estar avariad0 fui buscar o iphone e em casa o gps da tom tom carregou passou num taxi pensei que ao carro foi cortada a energia aos acessórios par prevenção de eventual descarga da bateria e o carro não pegar e destas e de outras veio as plataformas e muito bem