Pplware

Os telemóveis que emitem menos radiação – Janeiro de 2019

Após termos dado a conhecer a lista dos telemóveis Android e iOS que mais radiação emitem, está na altura de olhar para o extremo oposto da escala. Por conseguinte, temos agora acesso aos dispositivos móveis que mais elogios merecem neste quesito.

Se estava preocupado com a utilização da radiofrequência (RF) pelo seu dispositivo móvel, então temos boas notícias para si. No decurso deste artigo encontrará o elenco dos telemóveis que emitem menos radiação.


Curiosamente, todos os telemóveis em seguida listados utilizam o sistema operativo Android. Uma mera coincidência, valendo ainda salientar que na lista de telefones que mais radiação emitem figuravam (apenas) dois iPhones.

 

Os telemóveis que emitem menos radiação

Em seguida, podemos ver o ranking elaborado pela agência Statista com base nos dados recolhidos pelo departamento federal alemão para a proteção de Radiação (BfS).

Esta mesma entidade tem uma vasta base de dados de smartphones, definindo o valor máximo de 0,60 W/Kg para que um terminal obtenha a sua certificação Blue Angel. Ainda assim, não existe um consenso absoluto sobre o “valor seguro” para a radiação emitida pelos telemóveis.

Incertezas à parte, vejamos agora a lista dos telemóveis que emitem menos radiação. Ranking com base no cruzamento de dados efetuado até ao dia 10 de dezembro de 2018 pelas fontes referidas.

A partir desta tabela ficamos a saber que o Samsung Galaxy Note8 é, atualmente, o telemóvel que menos radiação emite. Também com 0,17 W/Kg, em seguida temos o Axon Elite da chinesa ZTE, ocupando assim o segundo lugar.

No seu encalço temos o LG G7, seguindo-se o Samsung Galaxy A8 e, logo após, o Samsung Galaxy S8+. A lista apresenta um total de 16 telemóveis, sendo que 8 deles pertencem à Samsung, os demais dividindo-se entre a LG, HTC, Motorola e ZTE.

 

A lista acaba por ser dominada pelos smartphones Android

Os valores de SAR avaliam a taxa de absorção específica, em diferentes partes do corpo humano. Já a métrica apresentada, compara a potência (W) com a massa (KG). Entretanto, de ano para ano as fabricantes Android e iOS têm diminuído os valores de SAR dos seus telemóveis, de forma também a apaziguar os seus utilizadores.

Apesar de não constarem na lista dos 16 telemóveis que emitem menos radiação, os dispositivos iOS também não ocupam demasiados lugares na lista oposta que poderá aqui consultar.

O seu smartphone consta desta lista?

Exit mobile version