Quantcast
PplWare Mobile

Omega2 IoT: Servidor Linux por $5 do tamanho de uma cereja

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Lumia 630 DS says:

    Vamos la ver, estou a sonhar ou o máximo desta placa são 128MB RAM? Isto “anda” com 128RAM?

    • Pedro Pinto says:

      Isso mesmo, 128 MB de RAM :). O iPhone também não rola com “~1GB”? É tudo uma questão de optimização 🙂

      • Bruno Costa says:

        128MB chegam perfeitamente para fazer grande parte das tarefas que toda a gente faz no dia-a-dia. (Isto era o que eu tinha à 8 anos atrás). Só é necessário garantir que o sistema operativo faz o minimo trabalho possivel sem descuidar da sua utilidade.

        Pedro, não vais comparar 1Gb com 128MB, pois não? Estamos a falar de uma razão 8 : 1…

  2. Nimboos says:

    O C.H.I.P. parece-me mais interessante e com um preço bem atractivo.
    https://getchip.com/pages/chip

    • Luis says:

      De facto parece mais atractivo, contudo a forma de programação do ómega e incrível para usuários sem conhecimentos em programação , sabemos que se torna limitado, contudo aborda a programação na forma de módulos como se fazia a algum atras tempo com os autómatos , que a siemens penso eu criou um autómato programado por módulos que qualquer pessoa conseguia programar e fazer coisas incríveis para a altura o ómega proporciona isso ao nível de microcontroladores dando um 5 a zero ao popular Arduino, contudo ficarei sempre com os meus velhinhos Pic.

    • RDastr says:

      Ha pouca informação sobre esse CHIP, é preciso de um “carregador” para dar energia ao CHIP? genero o arduino? ou pelos $9 ja vem com ele?

      • Nimboos says:

        Sim, é necessário um carregador (tipo dos smartphones) para alimentar o CHIP. E não vem incluído nos 9$. Saliento o facto do CHIP ser um mini computador. Ou seja, o CHIP vem com ambiente de trabalho Linux pré instalado. E pode-se trabalhar diretamente no CHIP como um convencional computador pessoal – sendo necessário um rato e teclado, e ligar o mesmo a um ecrã (ou televisão). Pelo que percebi, no caso do Omega é apenas possível aceder ao mesmo de forma remota via linha de comandos ou interface web (até porque este não tem hardware para mais).

  3. Bruno Martins says:

    Parece-me que o concorrente mais directo deste omega2 é raspberrypi Zero que tem um baixo consumo e os pinos GPIO para a malta brincar, se calhar o wifi integrado tanto num como no outro era uma mais valia para a malta interligar varios rpi_zero/omega2.

  4. ja la foste says:

    Alguem chegou a mandar vir um?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.