NVIDIA vai descontinuar a GeForce RTX 4090, a sua icónica e mais potente placa gráfica
Com os relatos das caraterísticas da GeForce RTX 5090 a circularem, alguns utilizadores começaram a especular o que acontecerá aos modelos atuais. A RTX 4090 é a placa gráfica mais potente da NVIDIA para jogos, no entanto, será esquecida dentro de alguns meses.
GeForce RTX 4090 será descontinuada...
De acordo com a Videocardz, a produção da GeForce RTX 4090 terminou em setembro e já não estão a ser fabricados novos componentes. Os fabricantes de placas receberão o último carregamento este mês, pelo que se presume que a placa gráfica venderá as suas últimas peças durante o mês de novembro. A GeForce RTX 4090 tem estado em falta nos pontos de venda há algumas semanas e estará completamente esgotada este ano.
A informação, proveniente de um fórum da China, indica que as placas RTX 4090 e 4090D já foram descontinuadas.
Durante o tempo restante, os fabricantes concentrar-se-ão em liquidar o inventário existente.
Afirmaram. O fórum é frequentemente uma fonte fiável de rumores e fugas de informação provenientes da cadeia de fornecimento asiática.
Curiosamente, a decisão de deixar de fabricar os seus chips não se refere apenas à RTX 4090. Outra que sofrerá o mesmo destino é a RTX 4080 Super, que terminará a produção este mês com vista a esgotar o stock em novembro. A GeForce RTX 4080 Super foi posicionada como uma alternativa para aqueles que não querem vender um rim para comprar uma 4090.
Ao contrário de outros produtos que estão prestes a ser descontinuados, a RTX 4090 e a 4080 Super não sofrerão uma redução de preço.
NVIDIA quer concentrar-se na 5090
A notícia de que a NVIDIA vai interromper a produção da RTX 4090 não é surpresa para ninguém. A empresa está a afinar os últimos detalhes antes da apresentação da sua sucessora no CES 2025. De acordo com os primeiros rumores, a próxima placa gráfica será uma verdadeira besta em termos de processamento gráfico e consumo de energia.
De acordo com leaks, a RTX 5090 chegará com uma GPU GB202-300 com 21.760 núcleos CUDA, 32 GB de VRAM (GDDR7) e um barramento de memória de 512 bits. Talvez a parte mais surpreendente deste relatório seja o facto de a RTX 5090 ter um consumo de energia de 600 watts.
A NVIDIA também irá revelar a RTX 5080, uma placa gráfica com 16 GB de VRAM (GDDR7), 10.752 núcleos CUDA, um barramento de memória de 256 bits e 400 watts de potência. Ambas serão baseadas em Blackwell, a arquitetura por detrás dos poderosos chips de IA da NVIDIA.
Não se conhecem pormenores sobre o preço e a disponibilidade, embora estejam longe de ser acessíveis. A RTX 5090 pode custar 1599 dólares ou mais, enquanto a RTX 4080 teria um preço base de 1199 dólares. A NVIDIA justificou o aumento de preço para esta geração e disse que as placas gráficas baratas são uma coisa do passado.
Leia também:
A NVIDIA justificou o aumento de preço para esta geração e disse que as placas gráficas baratas são uma coisa do passado.
A nvidia vai ser outra intel para breve! Cada vez oferecem menos e sobem mais os preços!
O jogador, aquele que antes comprava nvidia não consegue dinheiro para o aumento de preços que estes gajos inventam!!! Existe provas disso na net!!!
Quando as ações deles começaram a descer a pique vão se virar para os jogadores e vão se lixar por isso!
O que a nVIDIA viu é que consegue explorar os vícios das pessoas, e para vícios nunca há falta de dinheiro. Para a maioria dos portugueses o preço de uma 4090 é absurdo, mas para um americano ou alemão é bem acessível.
Tal e qual. De mim levam muito pouco. Acho um absurdo não só os preços atualemnte praticados sobretudo para, na maioria dos casos, queimar tempo que pode ser tão útil noutras coisas, além de que existem outras formas de passar o tempo com diversão e de graça ou com custos muito baixos! São escolhas pessoais e cada um faz as suas!
O Problema é esse mesmo, há muita gente em muito sitio que pagar 1000€ por uma placa gráfica não é nada de mais, provavelmente 1/5 do seu salário mensal…
Já para a maioria dos portugueses esse valor representa um mês inteiro de trabalho! O que é um absurdo para uma placa gráfica!
Já eu estava a ver se a 4080 super baixava para baixo dos 1000€ para ir buscar uma, mas suspeito que vai ser descontinuada a seguir á 4090!
Eles querem lá saber do utilizador comum. O dinheiro agora vem das placas gráficas para IA para as grandes empresas. Quem quiser compra quem não quiser não lhes faz mossa…
E os boatos dizem que a 5090 vai puxar uns obscenos 600W e a 5080 400W… absurdo.
Vai ser bom no inverno, já não é preciso aquecedor…