Memória G.Skill Trident Z5 DDR5 consegue atingir 4779.7 MHz com nitrogénio líquido
Já aqui falámos dos poderosos chips G.Skill Trident Z5, consideradas como as memórias DDR5 mais rápidas do mundo. Rapidamente estes equipamentos conquistaram a atenção dos utilizadores, devido às suas características interessantes. Como tal, diversos testes têm sido feitos pelos utilizadores e alguns recordes já foram também batidos.
Mas há agora novas informações reveladas que indicam que um overclocker bateu um novo recorde, uma vez que conseguiu que estas memórias atingissem 4779.7 MHz, recorrendo ao arrefecimento por nitrogénio líquido.
G.Skill Trident Z5 DDR5 atinge 4779.7 MHz com nitrogénio líquido
O overclocker chinês de Hong Kong denominado "lupin_no_musume" divulgou online o seu mais recente feito. O utilizador conseguiu estabelecer um novo recorde mundial nas frequências alcançadas pelos módulos de memória RAM DDR5.
Assim, foi com a ajuda de arrefecimento por nitrogénio líquido e de uma motherboard ASUS ROG Maximus Z690 APEX que o overclocker foi capaz de fazer com que o chip de memória G.Skill Trident Z5 de 16GB de capacidade atingisse velocidades não inferiores a espantosos 4779.7 MHz (DDR5-9560). Este resultado contou com latências CL127-120-120-120-127-2 (tCAS-tRCD-tRP-tRAS-tRC-tCR). A máquina trazia também consigo um potente processador Intel Core i9-12900K Alder Lake-S.
O anterior record havia sido batido também por "lupin_no_musume", onde este conseguiu uma frequência de 8888 Mbps. Este recorde aconteceu apenas três semanas depois que a XPG anunciou ter conseguido levar as suas memórias a alcançar 8118 Mbps.
ASUS and G.skill have manage to get DDR5 to run 9559Mbps: https://t.co/RI7cGkkUi8
Single channel and on LN2 of course.
— Buildzoid (@Buildzoid1) February 7, 2022
Os valores foram divulgados pelo overclocker através da plataforma HWBOT, onde pode ver todos os detalhes obtidos, bem como as especificações completas dos equipamentos usados neste processo.
Por outro lado, com estes resultados, tudo indica que certamente já não faltará muito para que estejamos perto de algum utilizador conseguir alcançar o recorde DDR5-10000.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: VideoCardz
Neste artigo: DDR5, G.Skill, Trident Z5
Já existem a venda kits de 5200mhz não estou a perceber o que é tão surpreendente
E também já há a 6000 a CL 36 (latências espectaculares sem dúvida :P, e na melhor das hipóteses se o IMC dos Ryzen deixar). As de 6600 e 7000 também já vêm a caminho :P. O que mais me chama a atenção no título é mesmo o ‘nitrogénio líquido’. Peço desculpa mas não resisto. 🙂
Respondendo aos colegas do comentário, se trata de 9570MHz… é que o cara que fez a matéria pelo visto não sabe que o data transfer de uma DRAM se faz em 2T. No caso 4779.7MHz é o clock aparente, com 9560MHz em clock efetivo…
Nico o que é que queres dizer com 2T? Dual Rank? É que o meu kit de memória 2×16 é dual Rank, ou seja 2T, no entanto eu tenho configurado
na BIOS em modo 1T, ou seja, em single rank. Só para saber… 🙂
Não, Rank é outra coisa. Dual rank significa que há chips em ambos os lados da memória (e single, em apenas um), há até quad-rank, onde cada lado tem o dobro da densidade (dual rank x2) num único módulo. 1T e 2T se diz respeito ao command rate da DRAM, onde desde o padrão DDR temos um data rate o dobro de um bus clock (aparente), por exemplo uma RAM 2666MHz na verdade seria 1333MHz em clock, mas opera na realidade em 2666 em largura de banda, e mudar isso mexe nas latências e potencial de overclock. O correto na matéria seria o recorde de 9560MHz (9559.4 pra ser exato), tanto é que existem a venda memórias de 6400MHz e 7000MHz hoje em dia totalmente estáveis sem precisar de nitrogênio funcionando em placas mãe Z690 (G.SKILL, Adata, Corsair).
Certo! 🙂
No caso a matéria estaria correta se estivesse falando de RAM Low Power, que realmente nesse caso por exemplo as LPDDR5-6400 são 3200MHz, o clock efetivo é de fato a metade do data rate, mas estamos falando de memórias DDR5, onde o clock operante é de fato igual ao data rate, o dobro do bus clock.
Correcto, assim já percebo onde querias chegar com. Certo…o clock da memória. E depois ainda há a outra questão relativo ao single ou dual channel que se traduz em ter uma ou duas vias até ao memory controller. Ok, certo mas já percebi onde querias chegar.