LG G Watch: Unboxing e impressões do primeiro Android Wear
Os smartwatchs começam agora a chegar e a ocupar um lugar que não é seu por direito. Não são um conceito estranho e se pensarmos bem é a evolução natural dos relógios, que agora se começam a integrar com os nossos smartphones e a trazer para o pulso toda a informação que precisamos.
Como é um conceito diferente e que merece ser detalhado e explorado, o Pplware resolveu trazer a si um destes novos dispositivos e analisá-lo.
O LG G Watch foi o escolhido e hoje vamos dá-lo a conhecer e transmitir as primeiras impressões do que é usar esta nova gama de produtos que está a chegar.
Desde que a Google apresentou o Android Wear que algumas marcas se apressaram a trazer para o mercado os seus primeiros equipamentos equipados com este novo sistema operativo.
A par com a LG, com o LG G Watch, a Samsung lançou também o Gear Live, seguindo este último a mesma linha estética dos restantes elementos da família Gear.
A nossa escolha recaiu sobre o LG G Watch por várias razões, sendo a principal a facilidade com o que o mesmo estaria na nossa posse. De notar que o LG G Watch está à venda em Portugal, mas apenas através das lojas online.
A estética e apresentação deste smartwatch
Por serem equipamentos "híbridos", os smartwatchs têm obrigatoriamente de manter a estética associada a um relógio, ao mesmo tempo que incorporam um ecrã, de dimensões reduzidas, onde toda a informação é apresentada.
O LG G Watch consegue manter-se fiel não só às linhas de um relógio, mas também às dimensões. Mesmo com a utilização de um ecrã "generoso" acaba por não ser demasiado grande e não ultrapassa as medidas de um pulso normal.
Apesar de ser construído em plástico, os materiais não se revelam fracos ou de qualidade inferior. A bracelete, mesmo sendo feita de borracha, mostra-se resistente e promete acompanhar o LG durante bastante tempo.
Algo que salta de imediato à vista quando se tem o primeiro contacto com o LG G é a total ausência de botões. Todas as interacções que necessitarem de ser feitas com este smartwatch têm de ser feitas no ecrã, recorrendo ao toque.
Curiosamente, e por ser este o ponto único de interacção, o LG reage muito bem a qualquer toque, não sendo demasiado sensível, mas sem necessitar de aplicar demasiada pressão para que o toque seja assumido.
Especificações
- Sistema Operativo: Android Wear
- Ecrã: 1.65" 280 x 280 IPS LCD
- Dimensões: 37,9 x 46,5 x 9,95 mm
- Peso 63 g
- Bateria 400 mAh
- Processador: CPU de 1,2 GHz
- Rede sem fio: Bluetooth 4.0 de baixa energia
- Memória: 4 GB de armazenamento interno com 512 MB de RAM
- Portas e conectores: USB (pino Pogo) no G Watch, micro USB na base de carregamento
- Sensores: Eixo 9 (acelerómetro/bússola/giroscópio)
A embalagem do LG G Watch, para além do relógio traz apenas os elementos estritamente necessários, para o seu funcionamento. Na verdade não havia muito mais para complementar este pacote. Presentes estão o carregador de viagem, o cabo USB e a doca para carregamento.
Um pormenor curioso e também importante é a forma como o LG G Watch é carregado. Para essa função foi desenhada uma pequena doca onde o relógio assenta e onde o contacto entre o relógio e o carregador é feito.
Apesar de ser muito pequena e funcional, esta doca tem de andar sempre perto do relógio quando estamos em viagem ou quando sabemos que vamos ficar sem bateria.
Aplicações que acompanham o Android Wear
Apesar de vir com o sistema operativo da Google, o LG G Watch vem com um número mínimo de aplicações instaladas, todas elas da própria Google.
A dependência de um smartphone Android é total e apenas algumas dessas aplicações consegue funcionar de forma isolada e sem ligação a este.
Claro que é possível instalar outras aplicações, mas a maioria está dependente de uma segunda aplicação instalada e que tem acesso às informações do próprio smartphone.
O que essas aplicações acabam por dar ao smartwatch são novas funcionalidades, tornando o Android Wear ainda mais útil e completo.
O novo sistema operativo da Google, o Android Wear
Assim que se inicia este smartwatch e se faz a primeira sincronização nota-se que estamos perante um sistema Android, mas com uma filosofia diferente.
É importante não esquecer que um smartwatch é acima de tudo uma montra das notificações de um smartphone e nesse ponto o Wear cumpre a sua função de forma perfeita. Toda a informação é apresentada em cartões, arrumada e organizada de forma muito interessante.
Mas há depois os extras, e estes são o ponto de viragem face a outros sistemas que podem também encontrar noutros smartwatches... E aqui o Wear começa a sobressair e a impor-se.
O Wear não se limita a apresentar informação e dá aos utilizadores a possibilidade de reagirem e responderem a cada notificação.
E como é então feita essa interacção se o LG G Watch não tem botões? Simples, com o recurso ao Now e à voz do utilizador.
Mesmo não sendo um sistema perfeito no nosso idioma, o Now consegue já entender a maioria dos comandos padrão que tem para o Português e assim realizar não apenas as funções "básicas", tais como registar lembretes ou iniciar a navegação para um local, mas também criar mensagens de resposta, quer para SMSs ou para mensagens de hangout.
É um sistema que se revela bastante fluído depois de o utilizador compreender a forma como funciona.
Conclusão final
As poucas horas que passámos com o LG G Watch permitiram ver que este smartwatch representa o caminho que vai ser seguido e que será o futuro.
Tem algumas condicionantes que se vão revelar no futuro, provavelmente associadas à sua possível reduzida capacidade de bateria, mas que apenas o tempo as mostrará.
É no entanto um sistema extremamente simples de usar e bastante intuitivo, bastando ser colocado no pulso para poder ser usado de imediato.
A curiosidade natural em explorar este novo sistema levará o utilizador a descobrir rapidamente todas as suas funcionalidades e a interagir com ele da forma natural que se espera.
Vamos passar as próximas semanas com o LG G Watch no pulso e numa utilização diária para depois vos trazermos a realidade que se encontra na sua utilização.
Se tiverem algum ponto em concreto que queiram ver explorado mais a fundo indiquem nos comentários e estes vão ser avaliados.
Homepage: LG G Watch
Este artigo tem mais de um ano
Bem, penso que todas as empresas já tem um smartwatch, menos a apple.
Espera mais dois meses :p
e que falta faz o dito cujo smartwatch ?
Não tiveste acesso a ele, estou a ver…
continuo a espera do moto 360 que quase que aposto trará um upgrade do Android wear xD
Com os SmartWatches e os automóveis autónomos, o futuro vai ser interessante…
KITT, amigão!
(ler com sotaque brasuca)
Sim? Michael!
É impressionante. Em todos os tópicos que se fale em algo relacionado com android tem que vir alguém falar ou defender a Apple. É tudo ciúmes? Nossa…
Entretanto, estou bastante reticente em comprar um smartwatch. Já li diversas reviews, comparo especificações mas, na minha opinião, ainda não saiu o “verdadeiro” smartwatch.
Já agora, referiram que a principal razão para a escolha do LG foi a sua obtenção. Quais foram as razões secundárias? A sua bateria mais fraca que o Gear 2 Neo? Já agora, e por referir o Gear 2 Neo, foi o que mais me agradou visualmente e em termos de bateria. Apenas fico receoso com o Tizen. Para quando uma review deste equipamento?
Voltando ao tópico do LG, funciona com qualquer smartphone, ao contrário dos Gear? Isto para mim não é problema pois tenho um Samsung. Mas há algum aspecto em que o LG só funcione com smartphones LG? Em termos de bateria teremos que esperar para ver.
Cumprimentos.
Tens o Pebble o meu dá quase para 1 semana inteira sem carregar 🙂
Vitor, comentários mais inflamados à parte…
A escolha do LG G Watch recaiu também na parte estética e na sua disponibilidade.
Por outro lado a nossa ideia era avaliar não apenas o smartwatch mas também o Android Wear. Por ser “filho” do Android deverá dar uma integração plena e mais alargada.
Os Gear, com excepção do Live, vêm com Tizen e por isso ficaram de lado.
Quanto aos dispositivos que o LG G Watch suporta é simples. Qualquer um desde que tenha Android 4.3. O testes está a ser feito com um P7 mas conseguimos emparelhar e usar com um Nexus.
Smartwatch é completamente um desperdício de dinheiro, uma das coisas que não irei gastar nem 1 cêntimo!
Nunca digas nunca. Sim os produtos que cá estão são uma bosta e pouco ou nada acrescentam de utilidade mas no futuro com nova tech ou até com novas funções ou diferente visão do que realmente fazem sentido ter no pulso (espero que a apple tenha pensado “out of box”) mudes de ideias.
Estou à espera do Moto 360.
Só podem dizer que um smartwach é um desperdício depois de utilizarem e constatar todas as vantagens e utilidades que proporciona no dia a dia.
Nem mais, tenho um Pebble e o jeitão que ele me dã 🙂
Por aquele preço diz-me uma? E por favor não venhas dizer que é o facto aspecto (joalharia) porque até agora todos os relógios parecem aberrações. Até os antigos casios eram mais bonitos.
Estou interessado em saber se este smartwatch também mede os nossos passos e/ou pulsações para poder ser usado com uma HealthApp, nomeadamente a que vem com o LG G3?
O smartwatch não faz nada, o telemóvel é mede os teus passos, e tem as app’s.
Por acaso é mesmo o relógio, o que tá mesmo mal. Imagina que estás a comer e ele a contar o movimento do braço como passos xDD
O relógio? Não me pareceu que fosse essa a ideia do android wear.
Eu não sei, mas o meu 5S conta bem o pedometro, pode-se abanar para lhe confundir que está a dar passos, e ele não conta, nem conta se fores no carro, ele sabe que tu não consegues correr a 120 à hora lol 😉
Ivo, apenas mede os passos. Tens isso numa imagem do artigo.
Um smartwatch e um desperdício de dinheiro para as pessoas que gastam 600e em telemóveis e depois só o usam para chamadas e nem os utilizam.
Para mim seria interessante o smartwatch xD…..estou mesmo a espera do moto 360.
também é um desperdício dar 400e num relógio da police e eu dou com prazer
A tendência é substituir o smartphone por smartwatch. Já há acessórios que prendem o smartphone ao braço.
Muito mais cedo do que se espera pode acontecer essa mudança.
A Samsung está já a tratar disso:
https://pplware.sapo.pt/informacao/samsung-vai-lancar-um-smartwatch-que-dispensa-o-telefone/
Primeiro “Smartwatch”?
E este (www.sonymobile.com/global-en/products/accessories/liveview/) não conta? 🙂
Parabéns pelo artigo, andava com vontade de comprar um mas após a leitura da analise fiquei a perceber que este tipo de equipamentos ainda esta muito limitado, pelo facto de tambem ser algo novo.
Esperava que este equipamento já tivesse uma maior autonomia através de comandos de vós e de aplicações proprias. Mas não, ainda está muito limitado e ligado ao smartphone.. E o design tambem não é impressionante.
Vou esperar mais um anito,pois parece haver ainda um grande caminho a percorrer para que este equipamento faça valer o dinheiro que custa.
Será a minha proxima compra, mas adivinhem onde é que ele ainda não está a venda… Exactamente, na Playstore portuguesa. Lá para o natal é capaz de estar disponivel… Sempre os últimos….
Há umas dúvidas que tenho sobre os smartwatches (Estou de olho no moto360, que acho que é o único que não parece feito para geeks):
Se o dispositivo só consegue aceder à net através de bluetooth, então posso presumir que é impossível ter situações como estar num canto da casa e receber notificações de SMS, controlar o Google Music ou o Pocketcasts, etc, porque o alcance do Bluetooth é relativamente curto – então com paredes no meio pior ainda.
2- Tenho que estar sempre com o bluetooth ligado no meu smartphone para fazer a conexão. Eu até tenho a “sorte” de ter um Nexus 5 que, se não me engano, tem um chip bluetooth de baixo consumo. Mas, quem não tem, é mais uma razão para gastar bateria à toa, não é?
3- Eu não posso ir correr apenas com o smartwatch e depois chegar a casa e fazer o pairing e passar os dados entre um e o outro, correcto?
Onde realmente se pode comprar em portugal?
exactamente para que serve? para pessoas que não podem tirar o telemovel do bolso? para quem gosta de gastar dinheiro sem necessidade? para quem gosta de ter um relogio que mostra o que o telemovel tambem mostra mas de maneira mais incompleta? Total fracasso… e então por esses preços LOL