Lexar antecipa-se à SanDisk e apresenta cartão SDXC de 1TB
Aproveitando o palco da CES 2019 em Las Vegas, Nevada, a Lexar acaba de nos apresentar um cartão de memória muito peculiar. Trata-se, nada mais nada menos do que o primeiro cartão SDXC com 1TB de capacidade.
O novo produto da Lexar pode impressionar pela sua capacidade mas, para os profissionais mais exigentes, deixará algo a desejar. Ainda assim, a sua velocidade máxima de escrita é de 95MB/s (classe 10).
Mais concretamente, o novo cartão de Lexar utiliza o padrão Ultra High Speed de grau 1 (UHS-I). Infelizmente não temos aqui o padrão UHS-II, notoriamente mais veloz. Ainda assim, este novo cartão SDXC será vendido ao público geral.
Ainda assim poderá utilizar o novo cartão para gravar vídeo em 4K (Ultra-HD) ou 1080p (Full-HD) a 60fps por via da regra. É igualmente capaz de suportar a captura rápida de arquivos em RAW para maior flexibilidade na edição posterior.
A Lexar já tem um cartão SDXC de 1TB
Entretanto podemos ainda recordar que foi a SanDisk a primeira a apresentar um cartão SDXC de 1TB. A efeméride teve lugar em 2016 na convenção PhotoKina mas o produto nunca chegou a ser comercializado.
Assim sendo, a Lexar será a primeira fabricante a colocar o seu produto nas prateleiras. Será o culminar de vários anos de progressos neste setor em rápida evolução.
É uma das maiores rivais da SanDisk
Aliás, recordamos ainda que o primeiro cartão SD de 1GB foi anunciado há cerca de 15 anos atrás. Agora, celebramos a chegada deste produto da Lexar cujo preço ainda não foi revelado.
Numa última nota e em conformidade com as declarações de um dos executivos da Lexar - “Caso continuemos a evoluir a este ritmo, em 2034 teremos na mão 1PT”.
Em suma, resta-nos agora aguardar pela disponibilização deste produto do mercado. E claro o mais importante, a divulgação do seu preço de venda ao público.
Via|Fonte
Este artigo tem mais de um ano
Que legal, eu quelo complar esse caltão de memólia pala meu smaltphone.
É meu sonho tê-lo, ai ai.
O que me intriga é o grande sucesso dos cartões SD que são tão lentos, em comparação com os velhinhos compactflash que são muito mais rápidos que os SD!!!!!
A título de exemplo, se eu usar esse cartão (lentinho) na minha Canon EOS 5D MarkIII de 2013!!!!!!!!, com raw + jpeg ligado (como de costumo), só consigo tirar no máximo 3 fotos por segundo!!!!!!! (passa os 30Mb por foto, raw + jpeg)!!!!!
Em alternativa, os compactflash baratinhos usam velocidades normais de 120 a 180Mb/s e os compactflash 2 passam os 500Mb/s, que é só 5 vezes mais rápido que este SD!!!!!!
os compactflash não eram assim tão baratinhos, para além do form factor ser bastante maior.
Os cartões SD têm classes de velocidade (assim como os compactflash também tinham algo semelhante) Se forem da mesma classe a velocidade vai ser idêntica, aliás os SD permitem velocidades mais rápidas que os compactflash, principalmente com capacidades elevadas, daí terem deixado de os utilizar
Não é verdade Rui. Os meus compactflash de 1ª geração (alguns com 10 anos e mais), são mais rápidos do que estes 95Mb/s deste cartão SD!!!!!!!
E só tenho pena da minha Canon não ser compactivel com os compactflash II que fazem mais de 500Mb/s.
Todos os cartões SD que vejo, são demasiado lentos em comparação com os compact…… por isso os profissionais preferem estes 2º para filmar ou fotografar!!!!!!
Um compactflash de 120Mb/s com 16Gb e 30€ chegam para arrumar o SD.
Gostava de ver uma máquina com 50Mb por foto ou mais a gravar fotos num cartão SD tão lento como esse 🙂
Rui só podes estar enganado, então os mais recentes compact flash fazem 160M de leitura e aprox 100 M de escrita e são recentes.
É que nem têm nada a ver com os SD, pesquisa um bocadinho antes de colocares aqui informação dessa anda…
Rui,pelo que vi neste website(https://www.newsshooter.com/2019/01/11/lexar-announces-huge-1tb-v30-633x-sdxc-uhs-i-card/),o preço deste cartão é de 499,99 dólares.Isso deve querer dizer que quando chegar a Portugal deve estar num preço proibitivo,de certeza absoluta.