Kirin 980: Evolução do processador da Huawei surpreendeu todos
Foi na IFA, há poucos momentos, que a Huawei revelou várias das novidades que tinha desenvolvido para apresentar nesta feira. Era mais que sabido que iria chegar um novo processador, até porque a marca fez questão de nos preparar, mas o que não se sabia era o que estava a ser preparado.
O Kirin 980 é já uma realidade e este processador não veio sozinho. A Huawei abre novos caminhos, em novas áreas e reforça também algumas das suas propostas. Vamos conhecer em detalhe o que Richard Yu acaba de apresentar.
O novo processador da Huawei não era segredo para ninguém. A marca tem vindo a dar pequenas, mas concretas, pistas do que esta sua nova proposta iria trazer, mas mesmo assim conseguiu surpreender toda a gente.
A fasquia de base estava alta e isso prometia muito, até porque esta seria a evolução natural do Kirin 970 e que teria de ter também muita inovação. A marca não desiludiu e conseguiu criar um processador que aumenta ainda mais a Inteligência Artificial, ao mesmo tempo que consegue ter mais desempenho e um menor consumo de energia.
O Kirin 980 é um processador inovador em várias áreas
A nova proposta da Huawei consegue ser uma novidade em várias áreas, todas elas dedicadas a dar ao utilizador o melhor desempenho e ao mesmo tempo fazer uma gestão muito eficiente de todos os recursos.
Este será o primeiro processador que a Huawei terá com a tecnologia de 7nm, sendo também o primeiro que a TSMC irá produzir com estas especificações. Esta inovação coloca a Huawei num patamar de desenvolvimento elevado, antecipando-se a muitos dos seus concorrentes.
A esperada melhoria do Kirin 980 vai a vários níveis
Este é, como não podia deixar de ser, um processador mais rápido, mais eficiente, com menores consumos de energia e com melhores velocidades no que toca ao acesso à Internet.
Ao construir o seu processador com tecnologia de 7nm, a Huawei consegue colocar 6,9 mil milhões de transistores por cm2, o que resulta num aumento de 20% na performance e 40% na sua eficiência energética, quando comparado com o processo de 10nm.
Este é também o primeiro processador a usar os novos núcleos Cortex-A76, que são 75% mais poderoso e 58% mais eficientes no consumo energético, face à geração anterior. O Kirin 980 conta com 2+2+4 núcleos – 2 Big (cortex A76), 2 midlle (cortex A76) e 4 small (cortex A55), que vão ser chamados para processamento consoante as necessidades de performance.
Para otimizar toda a capacidade de processamento, a Huawei tem presente um sistema próprio que gere e antecipa as necessidades de processamento, tendo sempre disponível no Kirin 980 todas a suas capacidades nos momentos de pico e baixando as potências sempre que estas não são necessárias.
No campo do processamento gráfico, também há novidades no Kirin 980. Este processador conta com uma Mali-G676. Também esta é uma novidade e consegue ter 46% mais poder gráfico e 178% mais eficiência na gestão energética.
A nova cara da Inteligência Artificial no Kirin 980
Com este novo processador a Huawei resolveu voltar a subir a fasquia e distanciar-se ainda mais da concorrência. Para isso o Kirin 980 conta não com 1, mas sim com 2 NPUs (Unidades de processamento Neuronal), que conseguem aumentar ainda mais o processamento dedicado à IA.
Na prática isto resulta numa melhoria de 135% no poder associado à Inteligência Artificial, conseguindo reconhecer mais imagens, valor que a Huawei agora coloca em 4500 por minuto, um valor mais elevado do que o Kirin 970 já consegue. A marca aponta para uma melhoria de 120% face ao seu processador anterior.
Um processador que torna mais rápido o acesso à Internet
Claro que o Kirin 980 não é apenas poder de processamento em várias áreas. Também no acesso à Internet este tem novidades, sendo mais uma vez mais rápido e mais eficiente. Este novo processador inaugura o primeiro modem com suporte para LTE Cat.21. Este novo modem consegue dar acessos à Internet de 1.4Gbps.
Algo de fantástico e que foi anunciado também hoje é que o Kirin 980 tem já presente um modem 5G, o que dará suporte a esta tecnologia aos próximos smartphones da Huawei.
A melhor fotografia vem do melhor processador
Com o foco da Huawei na fotografia, é essencial que este novo processador tenha também as melhores capacidades para ajudar na captação de imagens. Para isso o Kirin 980 integra a 4ª geração do seu ISP proprietário. Este garante melhores imagens e com melhor qualidade. Também no campo do vídeo as melhorias estão presentes, sendo mais rápido a capturar o vídeo.
Este artigo tem mais de um ano
Como é que “Este será o primeiro processador com a tecnologia de 7nm da TSMC “,
se já anda há que tempos a fabricar os processadores para os novos iPhones, a pôr à venda no final de Setembro?
O A12 não foi ainda anunciado, portanto, se está já está anunciado, é o primeiro. Agora sabemos que o iPhone será o primeiro a estar no mercado.
Vamos ver se consegue destronar a Qualcomm em termos de performance no Android.
O problema deles nem é o SoC, que é bom. O problema deles é a falta de optimização do sistema operativo, e as porcarias que metem, fica tudo uma macacada. Aquilo com Android One, é que era um mimo. Além disso, não são nada amigos da comunidade. A Qualcomm é muito boa no lançamento de drivers, SDK, etc.
Concordo. O sistema operativo está muito mal optimizado e engasga. Tenho um Honor 10 e agora comprei pela primeira vez um Xiaomi mi 8, e estou parvo com a fluidez e desempenho da MIUI. Muito bom mesmo.
humilhou a concorrência. kkkkkkkkkk
É preciso ver o que ele irá conseguir fazer.
Até lá nada de ficar surpreendido.
3 Anos depois… o “Kirin 980” e a ser verdade o que dizem é um verdadeiro Top, Como os Chineses fizeram isso em tão pouco tempo? Incrível.
Xiaomi mi 8, este telemovel vale a pena?
O que recomendam?