Será desta? Intel tenta novamente corrigir falha ZombieLoad nos seus processadores
O mercado dos processadores tem sido afetado por falhas recorrentes nos últimos anos. A Intel foi de todos os fabricantes o mais afetado, com os bem conhecidos problemas Spectre e Meltdown.
Uma outra falha surgiu em 2018 e a Intel vai novamente tentar resolvê-la. É a terceira atualização que surge para o ZombieLoad, que até agora ainda não foi corrigido de forma completa. Será desta que a Intel consegue eliminar este problema?
Intel vai corrigir mais uma falha
As falhas Spectre e Meltdown assolaram o mundo tecnológico em 2018. Afetavam os principais processadores de quase todos os fabricantes e abriam as portas a ataques que roubavam os dados dos utilizadores sem estes darem por isso. A celeuma foi grande até porque as soluções passavam por perda de desempenho dos processadores.
Com base nessas vulnerabilidades outras foram sendo descobertas, estando entre elas o ZombieLoad. Tal como as demais, também esta permite aceder a informações sensíveis dos utilizadores, nomeadamente as palavras passe de acesso a sites e certamente muito mais informação sensível.
ZombieLoad vai desaparecer dos processadores
O A Intel tentou já antes resolver o ZombieLoad, mas aparentemente sem conseguir o sucesso esperado. Foram lançadas 2 atualizações em 2019, que não foram suficientes para eliminar este problema. A gigante dos processadores vai agora tentar resolver este problema uma terceira vez.
Esta nova correção pretende resolver o problema eliminando um método chamado L1DES (ou CacheOut) e que pode ser usado para obter dados confidenciais do processador, explorando assim a falha ZombieLoad. Este problema sabe-se que afeta vários modelos de processadores da Intel.
Problemas similares aos Spectre e Meltdown
Aparentemente esta falha MDS (Microarchitectural Data Sampling) são mais complexas de explorar e não podem ser usadas ferramentas como um simples browser. Para além disso, não pode ser explorada nos processadores mais recentes da marca.
Depois de 18 meses de espera, a Intel resolveu finalmente tomar ações. Lançou no ano passado duas correções que aparentemente não trataram do ZombieLoad. Espera-se que esta, que será lançada nas próximas semanas, trate deste problema de forma definitiva.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Intel
Resultado; mais perda de performance para quase todos.
Resultado 2: pessoal a correr trocar de cpu ou notebook
Resultado 3: ao “resolver” os bugs vão indiretamente aumentar as vendas
Resultado 4: porque não deixar uns bugs para serem descobertos mais tarde? No final não têm multas, não compensam ninguém e ainda aumentam os lucros…
Resultado para mim: 3 PC com Intel, os próximos 3 serão AMD Ryzen.
a continuar assim a intel caminha pró fim!
Para quem já tem um processador Intel percebo que não faça sentido trocar. Contudo, a comprar um processador novo, os Ryzen são a solução óbvia.
Os atuais CPUs da Intel têm mais buracos do que o Titanic. Ests semana foi mais uma dose com a nova exploit “cacheout”.
Eu que comprei um Skylake na época achei que estava fazendo uma boa aquisição… hoje é só decepção e ladeira a baixo o desempenho kkkkk
Próximo Upgrade vou para AMD de olhos fechados…
CPU Intel -> Zombie CPU -> mais mortos que vivos!
Finalmente vou poder ver a AMD a dar porrada nesses malandros da Intel.
Tenho lido muitas vezes que os novos CPU da AMD estão melhor do que os da Intel, no entanto vi numa review que a Intel continua a ser melhor para gaming (apesar de mais caro), alguém tem mais info sobre isso?
Os AMD sao bastante melhores em multi core, agora em single estao um pco atras. Mas a diferenca nao e mto significativa… descula estou sem acentos
Por acaso, se fores bem a ver, na maoria das aplicações a AMD já está à frente da Intel em IPC.
A excepão são os jogos, pois dependem muito da latência da memória. Os Ryzen como um sistema de chiplets, causa latência extra no sistema de memória. Felizmente que com o aumento de cache L3, esta situaão foi em muito reduzida. Por isso, mesmo em jogos, a Intel agora ganha, mas por muito pouco.
O CPU mais rápido para gamming continua a ser o 9900K/KS. Mas a diferença é pequena. Pelo mesmo preço conseguesse comprar o 950X que fica a uns 7% do 9900KS em média. Mas se afinares a memoria em ambos os CPUs, a diferença passa a ser de apenas 4%.
Podes ver o comparativo aqui: https://www.techspot.com/review/1955-ryzen-3950x-vs-core-i9-9900ks-gaming/
No entanto, se fores para as gamas abaixo destes, consegues ter mais desempenho pelo mesmo preço, com um Ryzen 3000.
Obrigado pela dica.
Imagina comprares um 3950X para gaming, mais vale comprares um 3700X/3800X e fazer esses mesmos tweaks de memória
*oops, não li a última frase do teu comentário, acabaste por dizer o mesmo, my bad :/
Tão gira Intel que tu és! Todos os meus PC’s são Intel. Os mais recentes um i7-4700MQ no portátil que vai ficar até morrer ou não conseguir fazer o seu trabalho decentemente e um i7-6700 que irá fazer 4 anos. Se tudo correr bem para o final do ano irei comprar um AMD Ryzen 7 e até ver a Intel para mim esta morta. Não percebo todas estas falhas e se a empresa se descuida vai desta para melhor… O meu lado conspirador até faz pensar tolices como se, por exemplo, estas falhas fossem propositadas para facilitar o trabalho da NSA por exemplo LOL