Intel disponibiliza Android 4.4 Kitkat para CPUs a 64 bits
Depois da Apple ter informado, em Setembro de 2013, que o iPhone 5S seria o primeiro smartphone a trazer um CPU a 64 bits, a “moda” da arquitectura a 64 bits parece ser a tendência no segmento dos dispositivos móveis (um caminho idêntico ao que aconteceu com os PCs).
Depois seguiu-se a Samsung e agora são os próprios fabricantes de CPU’s, como é o caso da Intel, que anunciou uma nova versão optimizada do Android Kitkat 4.4 para CPU’s de 64 bits.
A Intel anunciou recentemente uma nova build do Android 4.4.2 Kitkat que foi optimizada para correr em processadores Intel a 64 bits. A empresa tem como principal objectivo atrair novos fabricantes de smartphones, para que possa realizar novas parcerias.
Nesta fase inicial, é possível descarregar esta versão optimizada e correr apenas em dois equipamentos: Mini PC Intel NUC ou no Ultrabook Dell XPS 12 que trazem um CPU Celeron N2820 e um Intel Core “Haswell”, respectivamente.
No entanto, em poucas palavras, a Intel referiu discretamente que esta versão do Android poderá correr em qualquer CPU recente da empresa.
Para que se perceba melhor esta questão da arquitectura dos 64 bits, considere o seguinte exemplo:
Vamos considerar que vai a uma biblioteca e solicita todos os livros sobre bicicletas. O responsável pela biblioteca tem 32 assistentes disponíveis, que se encarregam de ir buscar um desses livros…no total o responsável pela biblioteca irá receber no máximo 32 livros.
Agora imagine que há um novo pedido para livros sobre o Pplware e que o responsável pela biblioteca tem na mesma 32 assistentes disponíveis. No total a biblioteca tem 65 livros o que implica 3 “viagens“ (consideremos o termo “ciclos” dos assistentes.
Agora imagine que o responsável pela biblioteca tem 64 assistentes disponíveis. Neste caso, sendo feito um pedido para livros sobre o Pplware, apenas serão necessárias 2 ciclos para trazer os 65 livros.
Resumo: Isto quer dizer que, com mais assistentes, a velocidade de entrega dos livros a quem solicita é ligeiramente mais rápido. Fazendo umas contas rápidas, se tivéssemos 256 livros e 32 assistentes, então seriam necessários 8 ciclos. No caso de termos 64 assistentes, apenas seriam necessário 4 ciclos.
No caso dos sistemas computacionais, o funcionamento é idêntico. Um iPhone a 32 bits apenas consegue obter 32 bits de dados por cada ciclo…já com 64 bits o sistema consegue num máximo 64 bits de dados, o que evita menos operações de transferência de dados entre disco/RAM. De referir que se um sistema de 64 bits necessitar de ir obter informação menor ou igual a 32 bits…então não haverá diferenças significativas em usar um sistema a 32 ou 64 bits.
Além do espaço de endereçamento, há outras questões importantíssimas como a precisão, inerente ao tamanho dos registos (inteiros e de vírgula flutuante), e endereços/caminhos de dados (não necessariamente na RAM, mas na ALU).
A Intel referiu ainda que está em desenvolvimento um trabalho adicional, como o objectivo de optimizar o código para que a plataforma suporte HTML 5, JavaScript, WebKit, V8, e Dalvik. Esta versão agora disponibilizada é “64-bit ready.” Como sabemos a Google ainda não disponibilizou qualquer versão oficial com suporte para 64 bits e nesse sentido podemos sempre testar esta versão optimizada para esta arquitectura.
A Intel tomou a iniciativa de acelerar o processo de transição do Android para 64bits, no entanto, a Google já trabalha nesta transição há alguns meses tendo, inclusive, aparecido alguns commits a confirmar.
A Google está a fazer a mudança de forma gradual em parte por causa dos principais fabricantes de SoCs ainda não terem lançado para o mercado um CPU 64bits, mas uma vez que a Intel tomou a iniciativa de fazer uma compilação em 64bits, é possível que a Google nos presenteie na próxima versão do Android os 64bits.
A par desta novidade, a Intel fez também saber, num evento que se realizou na Shenzhen - China, que irá lançar novos SoC Braswell (que serão os sucessores dos Bay Trail….passaremos assim dos 22nm para os 14nm e, segundo informações, esta família de SoC emitem menos calor).
Estes novos SoC têm como destino o segmento dos dispositivos móveis mas a Intel referiu também que podem ser usados em PC’s com Windows, Linux e Chrome OS. Os primeiros Braswell deverão chegar já em 2015.
Download: android-4.4.2_r1-ia0
Homepage: xda-developers
Este artigo tem mais de um ano
“Depois seguiu-se a Samsung”?? onde?
A Samsung já anunciou lançou vários smartphones de topo desde essa altura e nenhum é a 64bits, nem se vislumbra que venha a aparecer algum nos próximos meses! falar é sempre fácil, e o tempo já demonstrou que tal notícia não passava de conversa fiada
bem mais concreta tem sido a Intel há já vários meses, e até a Qualcomm!
A Samsung já anunciou que iria lançar CPU 64bits, até houve um ou dois rumores que apontavam que o S5 viria com um apesar do Android não ser ainda 64bits e sabe-se que está a trabalhar neles.
Tal como a Qualcomm também já anunciou e está a produzir, apesar de nenhuma ainda ter lançado comercialmente.
A Nvidia também está a trabalhar neles, o Tegra K1 que deverá ser lançado durante o segundo trimestre (entre Abril e Junho) deste ano e trata-se do produto final e comercial do projecto Nvidia Denver revelado em 2011. Será um Dual Core com 2.3Ghz com um GPU de 192 cores gráficos com a mais recente tecnologia conhecida como Kayla (a.k.a CUDA para ARM) com suporte para OpenGL 4.4 e DirectX11.
Tanto a Qualcomm como a Nvidia deverão lançar os seus SoCs ARM durante este ano, e a Samsung deverá lançar no seu próximo topo de gama, que tanto pode ser primeiro no S6 ou no Note 4.
Ou seja, não há nenhum equipamento 64 bits nem no mercado, nem na calha… Já que este é para CPU’s Intel, obviamente….
O problema não é só haverem soc’s, o problema é o software também…
Resumidamente não há necessidade de fazer as coisas à pressa, o android esteve numa fase de maturação logo esse era o ultima coisa com a google se preocupou. Como tal os produtores de chips também não se preocuparam.
Nada na calha mas está para breve, tenho a certeza que a próxima actualização já deve vir com suporte de 64bits.
Os produtores de chips estão neste momento a equiparem os novos telemóveis e tablets com processadores do ano passado… Com performance por mhz comparável ao do iPhone 5/iPad 4… Ok…
O Android deveria ir bem mais depressa do que está a andar, pois quanto mais tempo demorar mais complicada fica a transição – basta olhar para a fragmentação nas versões do sistema!
Por este andar só daqui a 2-3 anos é que o 64bits terá relevância significativa no Android para os programadores se preocuparem com isso!
As melhorias são tão insignificantes, que não estou a ver os programadores a mudar para 64 só porque sim… Um dia mais tarde acredito que se torne padrão, mas até lá existem outras coisas com que se devem preocupar…
@ laterpt
insignificantes? O 64bits tem imensa importância para aplicações que manipulem video e imagem, uma área cada vez mais relevante nos aparelhos móveis. Se a isso se aliar os outros benefícios que a nova arquitectura traz por evolução do ISA, não há nada de insignificante com o 64bits
Nunes, desculpa lá mas discordo contigo. Apesar de isso até ser verdade, para já os 32 bits chegam bem e ainda sobram. O único telemóvel 64 bits que existe é um Iphone, no entanto diz-me o que ele faz que a concorrência não faz? Alias existe vários smartphones a gravar vídeos em 4k, e não é por serem 32 bits que sofrem com falta de desempenho. Acredito que softwares de edição de video, codecs de video, etc beneficiem, mas para já não se justifica essa tecnologia. Daqui a 2 ou 3 anos quem sabe, mas por agora não vai ser os 64 bits que me vão fazer comprar um telemóvel.
@Nunes
estas a ser optimista! Daqui a 2-3 anos os 64 bits ainda serão irrelevantes só mesmo os top de gama da samsung,lg,htc, sonyericsson e pouco mais é que o vão ser! A transição para os 64 bits no android vai ser mt mais lenta e quase que aposto mais “penosa” do que no ios, dado a variedade/fragmentação do mercado! Daqui a 2-3 anos terá já os idevices com suporte transitados praticamente por completo para 64 bits!
@ laterpt
a manipulação a que me refiro não é gravar ou codecs – isso são coisas já com hardware especializado! Estou a referir-me a edição, efeitos, reconhecimento de objectos e outras formas de análise de imagem, etc!
Coisas que já existem no iOS, e que já tiram partido dos 64bits!
http://www.algoriddim.com/press_releases/236-algoriddim-adds-64-bit-a7-processor-support-for-djay-2-and-vjay-for-iphone
http://evolver.fm/2013/09/20/iphone-5s-lets-you-sing-in-the-shower-acoustically-speaking/
A isso há a somar os cálculos complexos de física, usados em jogos (dependentes do CPU), e as novas formas dos aparelhos móveis usarem as câmeras para interpretar o mundo físico – uma evolução que se espera para breve, não daqui a 3 anos!
@ Francisco Pinto
pois… é bem possível! 2-3 anos pareceu-me ser um valor que dificilmente alguém poria em causa por ser demasiado longo!
Quanto ao iOS, eu diria que no próximo ano já todos os aparelhos serão a 64bits, e já neste ano a maioria das aplicações estarão adaptadas ao mundo de 64bits!
@Nunes
Para o anos todos os idevices novos serão 64Bits mas a Apple ainda ira dar suporte ao iph5 e 5c e idevices da mesma geração por mais 2-3 anos!Só quando acabar o suporte a estes é que a transição estará completa!
@ Francisco Pinto
Se formos por aí, então no Android só daqui a uns 8 anos! A transição a que me referia era na adaptação das aplicações ao 64bits, para as pessoas duma forma geral poderem tirar bom partido do processador com as aplicações!
Não é preciso fazer “truques” para se ver a vantagem dos 64 bits.
Basta continuar a fazer o mesmo… LOL!
O 5S faz o que os outros fazem, mas mais rápido, e se mais rápido não bastar, faz usando a potência máxima do processador durante metade do tempo de por exemplo um 5.
Ou seja, menor consumo de energia.
Tens aí a vantagem dos 64b: fazer coisas que puxem pelo CPU sem te preocupares com a bateria.
Quanto a filtros e transformações de imagens e de videos…
Isso é problema para Android.
Apple é um mundo há parte, e já há bastante tempo temos esta grande API da Apple:
http://developer.apple.com/library/mac/documentation/graphicsimaging/conceptual/CoreImaging/ci_intro/ci_intro.html
Paralelo ao que existe no OSX, com o excelente QuartzComposer a servir de “IDE”…
Isto permite a qualquer programador utilizar o CPU e o GPU no seu potencial máximo, e conseguir efeitos de video acelerados no iOS.
De facto, basta ver essa tecnologia a funcionar bem aqui: http://vfxwarrior.com/ultrakam/#!camera
@Nunes Qualquer pessoa minimamente com conhecimento na área de IT sabe que é irrelevante os 64 bits… Alias se acompanhas as noticias de informática verás que até o próprio Firefox deixou de suportar x64 em windows… Como já te disse onde notas diferença é em programas de grande envergadura!
Já agora mesmo que reconhecimento de objectos seja uma área que aproveite o 64 bits, por um nicho de mercado achas que todo o mundo precisa de um processador desses? Tu com um processador de 32 bits fazes isso também. O 64 bits é boa ideia o problema é haver aplicações que o justifiquem…
“Qualquer pessoa minimamente com conhecimento na área de IT” sabe que é commumente aceite que nos PCs a transição para 64bits trouxe em média um ganho de 10-15% em performance, sem ser por questões de espaço de endereçamento! Processadores a 64 bit trazem mudanças ao nível do registradores (óbvio), o que tem impacto na performance quando aproveitado pelo código!
No caso dos ARM é idêntico, para além de haver mudanças que tornaram a nova ISA mais eficiente! Os links que indiquei mostram como há aplicações já a tirarem proveito do 64bits no iOS e com ganhos enormes em performance.
Quanto ao firefox, não faço ideia dos problemas com o 64bits no Windows, mas posso te dizer que não têm qualquer problema em ter o Firefox a 64bits no Mac! Aliás no Mac quase todas as aplicações são lançadas a 64bits!
Fonte para essa afirmação?
É que é bem ao contrário… Mas se tu o dizes, é porque deve ser verdade…
“ganho de 10-15% em performance”…
Muito relevante, portanto…
Mais uma vez, onde foste buscar isso?
@ OMG
10-15% não é insignificante, para além disso é em média, o que significa que dependendo da aplicação consegues ganhos bem maiores do que isso!
E que aplicações?
“aplicações que manipulem video e imagem”? São assim tão utilizadas em telemoveis? Não me parece…
@ OMG
mesmo…!?
uma boa parte das discussões sobre telemóveis são sobre video e imagem. Muitas das novidades nos telemóveis são relativas às câmeras…
Uma das grandes evoluções que se espera no próximo ano diz respeito a novas formas de usar as câmeras nos telemóveis!
E esta discussão não se limita a smartphones, abrange tb os tablets que usam hardware e SO idêntico! Os ganhos são mútuos!
Acredito que no futuro possa vir a ser util, no momento, como já disseram, tens gravação a 4k sem necessidade dos 64 bits. os ganhos de eficiencia são muito poucos, dadas as vezes em que é usado. Naquilo que as pessoas usam 99% do tempo, não serve para NADA, por isso, é só para dizer que tem, como diz o Nelson, é para a guerra de números… o teu tem 32? “O meu é maior” que tem, 64… Resultados práticos, mensuraveis, nada.
uau… mesmo…?
e se quiseres editar o video depois de gravado para enviar para amigos ou o youtube e afins, directamente do telemóvel que é o que milhões de pessoas fazem?
Ou as horas que tanta gente passa a jogar nos seus aparelhos, com jogos cada vez mais complexos e que tb dependem do CPU?
Ou o facto de o próprio sistema ser a 64bits, estar optimizado para 64bits, ter APIs a 64bits, usar sempre 64bits?
Pois… os resultados práticos em Android são realmente nada!
Isso é o que tu dizes…
“The iPhone 5S’ 64-bit processor is for marketing not performance benefits”
phonearena.com
E tens explicação para a Apple não ter aproveitado para aumentar a RAM?
não sou só eu que o digo
http://www.anandtech.com/show/7335/the-iphone-5s-review
http://www.anandtech.com/show/7910/apples-cyclone-microarchitecture-detailed
quanto ao tamanho da RAM, não sei se sabes mas o iOS é bem mais eficiente que o Android nesse departamento… e mais RAM significa mais consumo, de modo que não se deve andar a encher com RAM se o benefício não compensa!
Das tuas fontes:
“In the ARM world, the move to 64-bit is motivated primarily by the same factor: a desire for more memory… It’s pretty safe to assume that Apple will go to 2GB with the iPhone 6 (and perhaps iPad 5), and then either stay there for the 6s or double again to 4GB. The soonest Apple would need 64-bit from a memory addressability standpoint in an iOS device would be 2015, and the latest would be 2016. Moving to 64-bit now preempts Apple’s hardware needs by 2 full years.”
Está-se a preparar para o futuro e quem paga é quem compra estes iPhones de 64 bits e 1 gb de ram. Conseguem boa performance em benchmarks e tarefas mais pesadas, mas naquilo que é mais usado no dia-a-dia, as melhorias são residuais.
“Don’t swallow Apple’s marketing lines that 64-bit chips magically run software faster than 32-bit relics. What the A7 in the iPhone 5S does do, though, is pave the way for Apple’s long-term future.”
“just as we saw with 64-bit personal computers arriving over the last decade, 64-bit designs don’t automatically improve performance for most tasks. In fact, there can be drawbacks: it’s likely that 64-bit versions of programs will be bulkier than their 32-bit equivalents… Better 64-bit math is helpful for tasks like scientific simulations, but it’s not a big deal on mobile…. that performance improvement is likely to come more from the new graphics abilities in the A7 and from its support for the richer OpenGL ES 3.0 graphics-acceleration interface, not from its 64-bit design…. the full 64-bit transition will take years in mobile, just as it did in the PC market…. But it’ll be years before the whole software ecosystem makes the move. Old software likely will never make the change, which is why it’s good ARMv8 chips can run older 32-bit software seamlessly. And programmers will still need to build 32-bit versions of their software for older iPhones — as well as brand-new 32-bit models like the iPhone 5C…
We need not invent reasons for Schiller’s 64-bit A7 enthusiasm besides that it makes a good marketing line, something that sounds like progress and that’s easy to see missing from Android competition.
But even if it’s mostly just an iPhone marketing line for now, Apple’s change to 64-bit ARMv8 designs does make sense in the long run.”
http://www.cnet.com/uk/news/the-real-reasons-apples-64-bit-a7-chip-makes-sense/
A CNEt deve ser mesmo tapadinha.. eu aposto que as app vão fazer a transição completa para 64 bits em 2 a 3 anos..!Os idevices novos/ a venda apartir de set de 2014 vão passar a ser todos de 64 bits e apartir dessa altura a Apple vai “obrigar” os develupers a ter uma versão em 64 bits; alias não me admirava que essa “obrigação” comesse antes de Setembro.
A cnet é tapada, tu é que és expert… nem sei como não te contratam… haja ego! 😀
@omg
Não sou nenhum expert mas parece-me que conheço melhor que a cnet ou melhor dizendo do que o fanboy android que escreveu o artigo de opinião de como funciona o mundo Apple, no mundo android a transição até pode demorar uma década. Mas no mundo Apple dificilmente isso vai acontecer. E sabes porque?? Porque 1° a Apple fornece ferramentas que tornam relativamente simples compilar para ambas bem como converter de 32 para 64, 2° apartir no momento que todos os idevice sejam 64 bits e isso vai ser já este ano vai tornar isso obrigatório para aprovar seja novas App como actualizações. Abraço.
@ OMG
@ OMG
uau
apenas um desses parágrafos é das minhas referências, e nem sequer põe em causa o que eu digo! E queres comparar um artigo de opinião da CNET (que nessa altura nem tinha posto as mãos num iPhone) com uma análise profunda da Anandtech? CNET vs Anandtech? nem estão na mesma liga em termos de análises técnicas que fazem!
A memória naturalmente irá aumentar com o tempo, acompanhando os avanços no hardware e software! A futura geração de RAM (LPDDR4) vai consumir bastante menos, será mais rápida e ocupará menos espaço , os processadores vão ser ainda mais rápidos, e o software cada vez mais complexo e com mais funções – aumentam os benefícios e diminuem os sacrifícios de ter mais RAM! Isso em nada mitiga as vantagens que se podem retirar do 64bits agora, apenas te diz que no futuro haverá outras vantagens a retirar! Em nada contraria o que eu disse.
“the full 64-bit transition will take years in mobile, just as it did in the PC market”…”Old software likely will never make the change”…”And programmers will still need to build 32-bit versions of their software for older iPhones”
São alguns dos exemplos de total desconhecimento do mundo da Apple! Ao contrário do mundo Windows, muitas das aplicações no Mac já há muito que fizeram a transição para 64bits – é complicado encontrar versões novas de software que não corram em 64bits em vez de 32bits! E o formato de distribuição permite ter as aplicações adaptadas para qualquer arquitectura num só pacote sem ter que ir atrás de outra versão – até há pouco tempo ainda se encontravam aplicações adaptadas para 4 arquitecturas: 32 e 64bits quer Intel, quer PowerPC! As ferramentas de programação da Apple facilitam a vida aos programadores para compilar o código para 64bits, aliás não é complicado encontrar comentários de programadores a dizer isso mesmo! Ou o exemplo do Infinity Blade 3 que só demorou algumas horas para converter para 64bits. Por isso a transição não vai demorar anos…
“Better 64-bit math is helpful for tasks like scientific simulations, but it’s not a big deal on mobile”
jogos são simulações matemáticas, manipulação de video e imagem são cálculos matemáticos, etc
“We need not invent reasons for Schiller’s 64-bit A7 enthusiasm besides that it makes a good marketing line”
Anandtech:
“Apple didn’t build a Krait/Silvermont competitor, it built something much closer to Intel’s big cores. At the launch of the iPhone 5s, Apple referred to the A7 as being “desktop class” – it turns out that wasn’t an exaggeration.”
“The conclusion? There are definitely reasons outside of needing more memory to go 64-bit.”
Só um é das tuas referencias? Está a brincar comigo?! -.-
A Apple entrou na guerra dos numeros, se não justifica os preços pela inovação, justifica pelos numeros, como a Samsung (p.ex.).
Os ganhos reais ainda quero ver um estudo que os mostre, não de benchmarks ou de “deve vir a ser”…
Jogos? Com aquele ecrã?? Muito util de facto! 😀
@ OMG
brincar contigo? mas estás a ver-te ao espelho ou quê? Só o primeiro parágrafo é que é do artigo da Anandtech, tudo o resto tiraste da CNET!
ganhos reais já te dei exemplos, mas teimas em não querer engolir
jogos sim! é o que mais vende e onde muito tempo é gasto por quem usa estes aparelhos, quer seja Android, WP, iOS! Com a tua reacção fica-se bem a ver o teu género de argumentação!
Já faltava o belo do ataque pessoal… haja integridade!
Se não reparaste a minha primeira citação é um conjunto de citações das tuas fontes. As restantes, pus lá a fonte, parece-me claro.
Se benchmarks e aplicações que raras pessoas usam são exemplos reais, i.e., de “utilização normal” do iPhone, estamos conversados. Quanto aos jogos, com aquele ecrã também acho que está tudo dito, e o Nelson não concorda contigo que sejam muito usados no iPhone, em Android sim, que são telemoveis de brincar, mas o iPhone é uma ferramenta de trabalho, e acredito mais nele, senão era só iSheeps míopes…
ataque pessoal? só porque alguém te devolve uma acusação que fazes e aponta para o teu tipo de argumentação, já é ataque pessoal?
E o que é que eu disse? Só o primeiro parágrafo – lê bem, parágrafo – nesse teu extenso comentário é que é duma referência que dei. Referência essa que conclui uma análise que faz dizendo que há razões para ir para 64bits, para além de possibilitar o aumento da memória! Por isso não suporta a tua opinião, diz até o contrário, nem contraria o que eu digo! Em vez de se limitar a fazer um pseudo paralelismo com o que se passou no Windows, um mundo diferente, o artigo analisa tecnicamente o novo processador!
Jogos com aquele ecrã sim! É olhar para o que mais aparece nos tops de vendas de aplicações. Os exemplos que eu dei são isso mesmo exemplos, demonstram algo dum conjunto muito maior de aplicações. Mas enfim parece que tens dificuldade em engolir isto…
Desculpa mas nem parece que te apercebes do que tu próprio dizes! Estás misturar anúncios concretos de empresas como a Intel e a Qualcomm, que descreveram os seus produtos, com um mero comentário de alguém da Samsung que nem chega a ser vaporware… Já passaram meses e meses e nada de concreto disseram, nem mostraram!
Preocupados com CPU de 64bits no telemóveis e eu ainda tenho um touch resistivo xD
Há é tal é inútil e não sei que é só para mostrar e vender…
Pumba vão todos atrás!
Evolução natural das coisas. Nada a ver com ir a trás de ninguém loool
Olha preferia ver a “evolução natural das coisas” aplicadas em baterias, memorias flash mais rápidas, touch melhorado… são detalhes que fazem toda a diferença e pouca gente pensa nesses pormenores.
Olha, a Apple já registou há pouco tempo uma patente para melhorar o touch.
É o primeiro touch sensível á pressão para dedos, e que seja possível (em termos económicos, energéticos e mecânicos) em tablets…
Lá está… evolução natural das coisas…
Memórias mais rápidas? De certeza que não vai ser num cartão (micro)SD (a memória flash mais lenta do planeta) 😀
Se reparares eu falo da memoria interna, não de micro sd… O micro SD é um extra, que para gravar musicas e filmes, para isso serve muito bem e como eu disse é um extra e é bem vindo. 🙂
Já agora em Dezembro se não me engano a Samsung lançou memorias flash de 10 nm com velocidades superiores as actuais, isso vai ser algo que vai fazer diferença na utilização do dia a dia, se não estou em erro vai passar para 260 MB/s leitura e 50 MB/s escrita. Provavelmente os próximos smartphones já devem usar isso.
Quanto ao touch acho muito bem que a Apple finalmente corra atrás do tempo perdido. Em alguma coisa tem que inovar não é?!
Algo que eu gostava de ver era baterias com mais capacidade e maior autonomia, se Apple conseguir evoluir nesse sentido dou-lhe os meus parabéns, porque eu sei reconhecer o mérito de quem faz algo que realmente é inovador 😉
O que é que a Apple tem perdido no touch? Ainda é a melhor e mais rápida… sempre foi…
Quanto a essa dos NAND de 10nm… eles não fazem isso em massa, não há… estão em testes para passar a produzir em massa, agora o anúncio, parece que já andam á frente… muito paleio…
Lembra-te que a Samsung nem nos 20nm está, quanto mais 10nm! A única que já tem 14nm é a Intel… que neste momento já deve andar a testar os 10 ou menos…
http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=2706200
Tens o tempo de reacção dos touch, podes ver que evoluíram, só uma curiosidade o HTC M8 é o mais rápido de todos a responder ao toque.
O mais engraçado, é quando gigantes empresariais fazem figuras tristes destas:
https://www.youtube.com/watch?v=R3C6OW8eMGk
LOL!
Então tás a dizer que a Apple foi atrás da AMD, primeira empresa com processamento de 64 bits?
Evolução das coisas como já foi dito.
A AMD foi a primeira empresa com processamento 64 bits?????
LOOOOOOOOL!
Primeiro, não é CISC, mas essa da AMDA sera primeira com processamento 64 bit foi mesmo á “Zé da loja dos computadores”…
Estás a referir-te a que coisa da AMD?
esta-se a referir a arquitectura x86 da intel.
Mas em relação á x86 tem razão sendo que a Intel não tem tecnologia própria 64 bits e usa a AMD64.
Já existiam processadores 64 bits.. tenho ideia que talvez desde os anos 80 ou ainda antes…no entanto eram coisas astronómicamente caras…não eram para o mercado de consumo…
pois, nada que tenha a ver com aparelhos móveis, nem sequer se pode dizer que seja verdade!
Na década de 90, antes da AMD, já tinha aparecido um PowerPC a 64bits feito para workstations. Esteve quase a ser usado pela Apple, mas devido a atrasos acabou por ser preterido por um de 32bits com melhor performance
tenho muita pena de não ver os powerpc’s nas maquinas de hoje…são uns canhões esses processadores…
http://en.wikipedia.org/wiki/R4000
Já existiam microprocessadores de 64 bit’s desde o século passado!
Aliás, esse é o paizinho da famosa Nintendo 64…
A AMD foi quem criou o x86-64, a versão de 64 bits da arquitectura x86. Mas não foi a primeira a produzir processadores de 64 bits.
Até agora ainda não percebi quais as aplicações para sistemas operativos moveis justifiquem os 64 bits, esta febre apega-se!
video, imagem, aplicações que envolvam cálculos matemáticos “intensivos” – vários jogos, certos tipos de manipulação de som, etc!
Software esse, que ainda não existe no mundo dos sistemas operativo moveis… Mesmo em pc, que é uma verdadeira maquina de trabalho e tem programas muitos mais exigente a nível de processamento de gpu ou cpu, são poucos os programas que tirem total partido dos 64 bits, e mesmo alguns que tiram é pelo facto de usar mais de 4gb de ram. Quando existir editores de video robustos como no pc ou software para gestão de base de dados ou até mesmo ferramentas para desenvolvimento software, aí sim podes vir aqui me contradizer.
pode até não existir no Android, mas existe no iOS!
Por exemplo?
@ OMG
já dei 3 exemplos noutro comentário! Mas posso adicionar algumas das aplicações da Apple, como o iMovie e o GarageBand!
Edição de video e musica num iPhone? -.-
Num tablet ainda vá, mas num iPhone, com aquele ecrã?
Muito util de facto…
@ OMG
a discussão não se limita aos smartphones, e quanto ao uso no iPhone, considerando que há tanta a gente a usar a câmera para filmar, acho que deverias reconsiderar essa tua teoria!
O ganho em performance está lá, quer seja para fazer algumas coisas que antes dificilmente eram possíveis, quer para reduzir o consumo por realizar mais depressa as tarefas!
@ OMG
e para além desses exemplos, há tb os jogos!
Puro marketing! Se fosse mesmo para implementar uma coisa em condições, o iPhone vinha com mais de 1gb.
@ OMG
puro marketing? mas claro… só pode… se não há no Android só pode ser marketing. Deus nos livre de tamanha maquinação e manipulação, é uma blasfémia! As aplicações que existem a 64bits, afinal são a 32bits, os programadores terem uma ferramenta de programação que facilita a transição para 64bits é uma miragem, poder ganhar em performance com o 64bits idem!
E realmente 64bits é só por causa da memória. Não altera os registradores nem nada, não reduz a necessidade de ir buscar dados à memória RAM, com a respectiva penalização…
Puro marketing
Deve ser por isso que quanto mais se descobre sobre o processador da Apple mas os especialistas ficam impressionados!
Por exemplo, todo o tráfego comprimido e ser cifrado.
Por exemplo, ontem eu mandei um video de 10 segundos por e-mail… o video era FULL HD, mas para enviar por e-mail, ele comprime para uma resolução/bit-rate mais apropriada, a conversão foi quase instantânea no 5S…
Por exemplo, no android, tem aqueles “breaks”, porque tem de correr o garbage collector. E quanto maior é a RAM, maior é esforço do CPU, com mais de 2GB de RAM, pede ainda mais CPU que os atuais… (a questão de endereçamento, é tudo menos importante, pode-se ter mais de 4GB em 32 bits, ou menos, só não se podia nos CPU’s da Intel…)
Por exemplo, através da captura de video 2D, transformar as imagens imediatamente em 3D.
Por exemplo, continuar a fazer as mesmas coisas, só que mais rápidas, e a utilizar menos bateria.
Por exemplo, permitir utilizar os tablets e smartphones como estações de trabalho, como utilizamos hoje em dia PC’s.
Enfim, conseguir mais camadas de abstracção, conseguir fazer mais coisas com o computador/dispositivo móvel.
Quanto maior a quantidade de RAM, maior o esforço no CPU? Esta passou-me ao lado…
Não se podia ter mais de 4GB nos processadores Intel? Já ouviste falar no PAE, uma funcionalidade presente em todos os CPUs da Intel desde o Pentium Pro? Desde que o chipset suportasse endereçamentos de 36 bits os CPUs da Intel podiam endereçar até 64GB de RAM.
Não.
http://en.wikipedia.org/wiki/Garbage_collection_(computer_science)
Quanto mais RAM uma aplicação usa, maior é o peso computacional desta “faceta” do Java/Android.
“Não se podia ter mais de 4GB nos processadores Intel?”
O PAE era um endereçamento indereto muito bonito, mas só funcionava para paginar a memória física, a memória virtual continuava a ser de 4GB, ou 3 e qualquer coisa na maioria dos PC’s. Portanto, cada processo estava limitado a 3, tal GB’s…
Quê que têm a ver a memoria que um programa usa com a memória do dispositivo? O Garbage Collection não é só usado em Java/Android. É usado em grande parte das línguas. Existem algumas excepções como o C e C++ que a gestão é manual, outro caso é o Objective-C da Apple que usa o ARC.
Memória virtual? Acho que estás a confundir com o espaço de endereçamento.
3, tal? Mais uma vez estás a confundir entre a memória total disponível ao SO sem PAE com o espaço de endereçamento máximo. No caso do Windows, por defeito existe uma limitação de 2GB por processo. É possível aumentar esse limite para 3GB, mas apenas tiram partido as aplicações que estão marcadas como largeaddressaware. Todas as outras continuam limitadas a 2GB.
@ Nelson
As limitações que apontas com a memória nos processadores de 32bits da Intel é idêntica a outros processadores de 32 bits. De modo que o que disseste no primeiro comentário não faz sentido
Tanto erro de consultas rápidas da Wikipédia que nem vale a pena responder a vocês os dois.
Pensam que sabem… Enfim…
@ Nelson
indica exemplos de processadores 32bits que não sofram das mesmas limitações!
Se é assim tanto erro responde. Pois… Como é hábito ou desvias a conversa ou insultas. Que vai ser desta vez?
Tudo coisas muito frequentes portanto… isto é só pessoal a mandar videos HD por e-mail através do telemovel…
Desperdicio… Como alguém costuma dizer, “é só para dizer que tem”…
Só para dizer que tema.
Então para que é que tens um telemóvel com câmera de vídeo. É para enviar vídeos, ou só para dizer que tens?
Agora fiquei muito confuso
Eu elucido:
os 64 bits são utilizados… em coisas que ninguém utiliza…
@ OMG
email?
há muita gente a colocar videos na Web directamente do telemóvel!
Em coisas que ninguém utiliza?
Opa, estás muito distante da realidade… Lol…
De facto, gravar videos FULL HD e enviar por e-mail no deve ser uma coisa que quase toda a gente faz diariamente no telemovel, ou várias vezes por dia até, na realidade… na “tua realidade”… proponho uma poll ao pplware 😀
Deixemo-nos de tretas, os 64 bits foram um (bom) golpe de marketing e em ultima instancia deixa os dispositivos preparados para o futuro, oq ue também não é mau, mas dizer que é util no presente, é forçar as coisas.
Essa história dos assistentes não se adapta à verdadeira questão dos 64 bits uma vez que os dados são trazidos da memória em rajadas. Tem muito mais a ver com a capacidade de endereçamento que com a largura do barramento. Nesse caso as memórias teriam necessariamente de ser diferentes para cada caso.