Intel volta a ser afetada por novas falhas Spectre nos seus processadores
Os problemas que afetaram os processadores da Intel, e de muitas outras marcas, deixaram uma certeza incómoda em todos os utilizadores. A segurança nunca pode ser um dado adquirido e as falhas surgem em locais que não se esperava estarem vulneráveis.
Ainda a recuperar do problema, e com algumas das falhas a serem resolvidas, surgem agora novas informações. A análise realizada para eliminar problemas acabou por revelar novas falhas associadas ao Spectre.
Ao todo são 8 as novas falhas que uma equipa de investigadores descobriu nos processadores Intel. Na sua base estão os mesmos problemas de desenho que eram a causa das falhas Spectre descobertas antes.
Cada uma destas falhas está registada com um código específico, mostrando que são distintas e que podem ser usadas para realizar ataques de forma isolada. Obrigará também que a correção seja feita de forma separada.
A Intel está já ao corrente da situação e estará já a trabalhar no sentido de resolver os novos problemas que afetam os seus processadores. As correções devem ser lançadas em 2 momentos: o primeiro em maio e o segundo em agosto.
Do lado dos criadores de sistemas operativos espera-se também para breve as necessárias correções. Tanto a Apple como a Microsoft devem estar já a preparar as atualizações que corrigem os problemas nos seus sistemas.
Não se sabe ao certo se este será um problema localizado apenas nos processadores da Intel ou se, tal como antes, estará espalhado a outros fabricantes. A AMD ainda não se manifestou e provavelmente só o fará depois de ter certezas sobre os seus processadores.
Está aberta mais uma frente no tão extenso processo de falhas e problemas que afetaram os processadores Intel. Não foi um processo conduzido da forma correta, mas no final a empresa terá aprendido a lidar com estas situações.
Este artigo tem mais de um ano
“Não foi um processo conduzido da forma correta, mas no final a empresa terá aprendido a lidar com estas situações.”
Permite-me discordar, a empresa não fez nada do que lhe competia que seria indemnizar os clientes!
Várias fontes atestam que as empresas em especial a Intel já sabem destes problemas há anos, no entanto como não era público e a solução baixaria a performance, optaram por não abrir bico. Os remendos por software diminuem a performance (em alguns casos em 2 dígitos) e a este ritmo teremos quebras de pelo menos 1/4 da performance em que a Intel bati terá repercussões: o cliente leva com o prejuízo, usa um produto com defeitos e uma parte deles pelo CPU mais lento ainda compra um CPU novo da Intel. Mais, TODOS os CPU atuais continuam com os problemas e só a arquitetura de 2019 terá parte destes problemas corrigidos (= farão publicidade para vender mais)
Moral da história: para a Intel é só “win-win”. Pena a AMD ainda não conseguir competir em performance e consumos…
Ryzen, não te diz nada?
+1
tb tem vulnerabilidades!
https://www.google.pt/search?hl=pt&q=ryzen+vulnerabilities&gws_rd=ssl
Nesta geração a AMD está a ganhar com folga.
Felizmente, ainda nem todos sofrem desse problema!
Todos os processadores tem falhas, algumas mais criticas que outras. está tudo descrito nos termos de garantia. Volto a dizer, não existe no mercado nenhum processador 100% livre de falhas
A questão, NÃO são as falhas…a questão É…se essas mesmas falhas se encontram à data colmatadas ou NÃO, via kernel patches e de segurança nos SOs.
Por isso, uns utilizadores conseguem provar que de momento se encontram IMUNES e outros…
Será que estou a ver bem?
cada vez vejo mais info da Intel a meter as canetas na lama… Será que estou perante o grande acontecimento histórico em que a AMD vencerá a guerra contra a Intel e se tornará a marca n°1?
Ainda vai correr muita tinta…
https://www.amd.com/en/corporate/security-updates
O Problema não é do processador intel ou do computador, mas sim do utilizador do computador, quem quiser que tenha cuidado ao abrir Certos E-mails, saites, links, etc.. eu nao tenho medo disso nem dessas falhas há que ter muito cuidado ao utilizar a Internet ou ate uma pen eu ao conduzir o carro afinal tenho que parar no STOP se nao tiver cuidado levo uma cacetada ou perco pontos na carta
Já agora e por gentileza, importa-se de desenvolver melhor a sua ideia?
Kjv
Eu concordo… Mas há uma diferença: as empresas automobilistas vêm-te como maior e vacinado, as empresas de tecnologia vêm-te como uma criança de 2 anos…
Um bug como o do whatsapp e do SMS que bloqueia a app é um autêntico kraken de 2 cabeças feito para dizimar a raça do teu smartphone e converte lo numa borboleta zombie…
o pior é que as empresas pensam assim por causa dos utilizadores.. Bugs não são inofensivos mas não são nenhum kraken… O problema é que as pessoas vêm um bug e tem de ser logo corrigido porque é perigoso e tal…
Mas reclamar que têm de mudar a correia de distribuição do carro porque faz uma barulheira descumunal similar a uma cadela esganiçada a gemer… Isso já não fazem, sai do bolso deles…
é a diferença… Quando és tu a fazer as coisas toda a gente te aponta o dedo e reclama, nem que seja porque não gostam do layout… Quando são eles fazem um layout parecido com uma retrete do século 10 que para eles está perfeito.
Ok, do ponto de vista do utilizador final é meia verdade, meltdown bastava um site com JavaScript alterado que é muito fácil.
Agora esqueceste que toda a cloud está em sevidores, esses servidores usam virtualização e essas falhas podem ser exploradas para conseguir dados de outras aplicações. Em suma há gente que pagou mais de 5000€ por processadores xeon que não oferece segurança de dados de qualquer email ou bases de dados alojadas nos servidores. sentes te seguro no teu PC mas onde os teus dados na NET não estão, isso inclui bancos, hospitais, etc…
Agora percebes o problema?
+1
Ora aí é que está o problema. O risco maior não está nos computadores pessoais… está sim nos servidores (Virtualizados ou não) que se encontram vulneráveis.
Por acaso achas mesmo que o comum utilizador (99,9999999% de todos eles) são super hiper mega profissionais de IT na área de segurança?
Deves ser dos que acha que tudo na vida deve ser à vontadinha, fica depois ao critério de cada um fazer menos ou mais cagada.
Os gajos que querem aprovar a legalização das drogas têm o mesmo pensamento que tu, elas existem e a malta já as consome, melhor é legalizar, depois fica para cada um decidir se é parvo e vai andar “mocado” todo o dia ou se se comporta como uma pessoa “normal”.
Para ti é igual, compras um computador, com zero medidas de segurança, depois tu que te desenrasques com o resto, se correr mal, problema teu.
Obviamente tu não trabalhas nesta área, senão não dirias tamanho disparate.
@Costa…não gastes o teu latim…deixa andar em roda livre!
Claro que não foi conduzido de forma correcta e aprendeu a lidar sem levar com muitas consequências. a desculpa do “work has design” funcionou tão bem que Cpu’s de trabalho da Intel parecem duas gerações atrás de performance…
Isto foi a maior fraude em hardware alguma vista.
É altura da AMD marcar pontos.
A INTEL está há anos a viver á sombra da bananeira. Quando perder a Apple vai xuxar no dedo.
Nem por isso, a mioria do mercado Enterprise é Intel e estamos a falar de processadores bem mais caros e rentáveis.
O que não pode acontecer é o consumidor ficar prejudicado pela incompetência do fabricante.
A Intel deviar ter um incentivo para troca de processadores para os clientes lesados.
Tal como a VW este gajos da Intel têm de sentir na pele o que significa «virar a cara para o lado e assobiar para o alto», ou seja, VW agora nem dado e Intel idem! Só assim é que eles aprendem e os outros que pensem em fazer o mesmo também! Está na mão do consumidor ensina-los a comportarem-se como deve ser!
AMD também teve falhas! Não aches que AMD é a solução mágica para todos os seus problemas pois não é!