GeForce RTX 4090 está esgotada, mas também por culpa dos scalpers!
Quando um produto muito desejado chega finalmente ao mercado, infelizmente há um fenómeno cada vez mais recorrente que consiste na compra massiva desses equipamentos para depois os mesmos serem revendidos por preços (muito!) acima do valor de compra. E este mesmo fenómeno é designado de Scalping.
Tendo esta informação presente, sabemos agora que a nova e poderosa placa gráfica GeForce RTX 4090 da Nvidia já está esgotada, mas também por culpa dos scalpers que tentam agora fazer negócio num formato de revenda.
Revendedores fazem negócio com as RTX 4090 esgotadas
A Nvidia colocou oficialmente à venda a nova placa gráfica topo de gama GeForce RTX 4090 no passado dia 12 de outubro. E, como seria de esperar, tal originou uma louca corrida que foi ganha pelos clientes mais rápidos que optaram sobretudo pela compra física destas GPUs.
Dessa forma, na China, foram cerca de 60.000 as pessoas, entre compras físicas e online, que esperaram por conseguir um exemplar desta poderosa gráfica, o que rapidamente levou a que as 13.000 unidades disponíveis no país esgotassem.
Por outro lado, e sem grandes surpresas, a GeForce RTX 4090 está disponível, mas em formato de revenda, onde os valores são significativamente mais altos do que o preço original, chegando mesmo a apresentar números excêntricos. E esta é uma situação que se vem a repetir ao longo dos anos e é apelidada de scapling, sendo que a Nvidia tem definido algumas medidas para tentar evitar, ou pelo menos diminuir, este fenómeno.
E por haver já algumas vendas com preços acima dos 2.900 euros, a Nvidia criou um programa que apelidou de "Verified Priority Access". Este programa permite que os utilizadores comprem uma RTX 4090 sem a necessidade de procurar pela disponibilidade de stock da mesma. Os membros verificados terão depois acesso antecipado ao equipamento, assim que este esteja disponível.
O programa funciona somente para modelos Founders Edition e apenas para alguns países, como EUA, Reino Unido, Alemanha, Holanda, França, Itália e Estanha, pelo menos para já.
Este artigo tem mais de um ano
Em Portugal é denunciar cada caso a ASAE. E assunto resolvido.
Não resolve nada…
Tens aos exemplos das ps5, agora já está a acalmar.
Mas tens muitos outros exemplos, que nada é feito.
Deixa a crise que está aí aporta bater, que já vais ver o que acontece a esses negócios. É tudo a fechar as portas, e depois vem queixar se
Qual crise? Quem tem mais dinheiro sente menos a crise. Haverá sempre gente endinheirada a poder fazer estas compras excêntricas.
Desculpa, Quem???? Esses só resolvem o que lhes realmente interessa, o resto é paisagem, o que não falta em Portugal é exemplos desses e essa entidade nem sequer mexeu uma palha…
Here we go again!!… roubalheira e especulação continua já a seguir!
andam a anos a falar crise disto e de aquilo no final o que se esta a ver e povo sempre comprar e a gastar ate dizer basta contra factos nao a argumentos
Então mas afinal isto é moda!
É pá, vamos agora bater nos coitadinhos dos mineradores.
Tumba neles.
Agora ja não vamos falar dos mineradores, era só a brincar, pá!
Estes scalpers e o diabo a sete.
Porra, afinal isto tem a haver com uma coisa chamado de mercado.
A culpa não é dos scalpers. A culpa é de quem está disposto a pagar por algo em segunda mão, mais caro que novo.
Eu não me importo nada de vender algo mais caro do que aquilo que paguei.
Não está esgotada!
É natural que quando algo é escasso e nao dá para todos as pessoas fiquem chateados e tentem encontrar bodes expiatórios, antigamente eram os miners agora nao os scalpers que levam com as culpas de escasses de um produto.
Comprei a minha RTX 3080 logo no início do seu lançamento, tive sorte. Diziam-me para não comprar, porque já havia rumores de que iria sair uma versão com mais VRAM, mas avancei e ainda bem. Nem um mês depois já não era possível comprar em lado nenhum. E as poucas unidades que iam aparecendo, já custavam 400, 500, até 700€ mais!
Com excepção do Cyberpunk 2077, acho que ainda não está para breve sair algum jogo que beneficie realmente de um GPU mais potente. Para além de que teria de fazer upgrade à minha motherboard e CPU para tirar todo o partido da 4090 (tenho um i7 10700K).
Nunca comprei placas gráficas de uma geração para a outra (nos últimos anos foi GTX 780 -> GTX 1080 -> RTX 3080, sendo que neste último caso foi uma nova build de raiz e passei para um monitor de alta resolução, daí necessitar mais potência.
Mas os scalpers são cada vez um flagelo maior. Tudo o que acham que pode esgotar está sujeito a este fenómeno. Não é só no mundo da informática e consolas de videojogos. Até livros (edições especiais e assim).