Forte no mercado automóvel, como está a China em matéria de chips?
Paulatinamente, a China tem surpreendido o mundo em várias frentes, em especial no que aos carros elétricos diz respeito. Apesar de forte neste campo e noutros, nos quais tem investido e evoluído, como está o país asiático em matéria de chips?
Para Christophe Fouquet, diretor-executivo da ASML, uma empresa holandesa preponderante, a resposta é simples: "Está 10 a 15 anos atrasada relativamente ao ocidente".
De facto, Zeng Liaoyuan, professor associado de engenharia na Universidade Chengdu de Tecnologia e Eletrónica da China, prevê que serão necessárias pelo menos duas décadas para que a China desenvolva a capacidade de fabricar semicondutores avançados ao nível dos produzidos pelos seus rivais ocidentais e asiáticos.
As duas décadas mencionadas por Liaoyuan estão muito próximas do tempo de que a ASML precisou para desenvolver a sua máquina de fotolitografia UVE.
A Semiconductor Manufacturing International Corp (SMIC), a maior fabricante de semicondutores da China, é capaz de produzir circuitos integrados de 7 nm e possivelmente de 5 nm, utilizando o equipamento ultravioleta profundo da ASML e uma técnica conhecida como padronização múltipla.
A estratégia adotada pela gigante chinesa, contudo, tem um impacto ascendente no custo dos chips e um descendente na capacidade de produção.
Sanções contra a China estão a atrasá-la
A impossibilidade de aceder ao equipamento de litografia mais avançado da ASML representa um grande problema para a China, pois as sanções estão a privar o país de potencializar a sua capacidade de desenvolvimento de semicondutores avançados.
Numa entrevista ao jornal holandês NRC, Christophe Fouquet disse que "pela proibição da exportação de equipamento de litografia de ultravioletas extremos, a China ficou 10 a 15 anos atrás do ocidente".
Neste momento, a holandesa ASML está impedida de vender as suas melhores máquinas de fabrico de chips aos seus clientes chineses, devido a sanções dos Governos dos Estados Unidos e dos Países Baixos.
Alguém dizia não faz nem 5 anos que a China precisava de 10 a 15 anos para entrar no mercado europeu com carros competitivos pois estavam muito atrás do que se fazia na Europa. Hoje estão 10 anos a frente do que a Europa faz.
Infelizmente a Europa com a sua politica de ecologia barata bloqueou aquilo que se pode fazer na Europa é como tal tem de recorrer a China para o fazer e poder dizer que está a cumprir as metas das alterações climáticas mas alem de estar a poluir o planeta indiretamente também está a desviar a tecnologia para a China e a destruir a Europa.
Quando implementamos tecnologias amigas do ambiente na Europa mas essas tecnologias geraram pokuicao equivalente a 20 anos na sua construção na China estamos a ser amigos do ambiente? Ou estamos a ser hipócritas?
Ladrão é tão o que rouba como o que está a vigiar a ver se vem a polícia
Ainda vou ver este senhor tão certo das suas palavras a ser desmentido nos próximos 2 ou 3 anos .
Todos sabemos como está a maior empresa de chips do mundo…. tecnicamente te falida
Este Christophe Fouquet está tal como estava José Socrates quando era PM, ou seja sem contacto com a realidade. A 15 anos era 10nm, a China já tem 4nm portanto só está 3 anos atrás