PplWare Mobile

Estudo mostra que os discos SSD podem não ser tão eficientes como os HDD

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. David Guerreiro says:

    É preciso ver que o SSD Micron 6500 é um SSD empresarial para data centers, logo esse estudo não se aplica a consumidores domésticos. Diria que nos SSD domésticos, o cenário será bem diferente.

  2. eu says:

    Os consumos do HDD num equipamento sempre ligado e o SSD num equipamento que quando ligado se quer mais performance.
    Diria que este estudo mostra que os HDD são bons para NAS e os SSD para desktop’s/laptop’s.

  3. PiatoGamaku says:

    Que ridiculo, podemos ver isto de outra forma. O ssd tem read speeds de 9000mbps e o hdd de 150…..o ssd faz o servico em muito menos tempo logo enquanto descansa gasta muito menos energia que o hdd que precisa de teabalhar muito mais tempo. E esta?

    • RPG says:

      Alguém com capacidade de pensar LOL.. Nem mais, facilmente se vê qual consome mais a escrever por exemplo um ficheiro de 500MB, bem como a ler. E nem vamos meter IOPS ao barulho, bem como diversos utilizadores a ler/escrever em simultâneo. Isto parece claramente um estudo encomendado, a comparar duas coisas em ligas completamente diferentes, e no qual mostram de forma propositada, apenas parte dos factos de forma a distorcer a realidade. Se há coisa que um HDD não é, é ser eficiente.

    • Ever says:

      Bem chegou o gajo que não pesca nada do assunto, o mais caricato disto é que nem leu o artigo, enfim…

    • ChicoEsperto2021 says:

      A medida é Watt por Densidade e nao Watt por tempo

  4. Castro says:

    Isto tem logo à partida um grande erro já que estão a tentar comparar eficiências num trabalho específico usando valores de Watts quando o que deveriam usar seria energia (joule).
    Os tempos que cada um demora a realizar as tarefas são muito diferentes, já que as tarefas dependem da quantidade de dados a escrever ou a ler. Um SSD até poderá usar mais watts para escrever ou ler, mas para a mesma quantidade de dados faz isso em 1/10 do tempo que um disco HDD (por exemplo).
    Ou seja, como exemplo, enquanto um HDD fica 10 segundos a escrever e gastar 6,6W até que possa voltar a um estado com menor consumo (que não é Idle) [energia consumida 66 Joules], um SSD fica apenas 1 segundo a escrever e a gastar 18 W + 9 segundos em Idle [total nos 10 segundos seria 63 Joules]. Por outras palavras, a conclusão que retiram quanto a eficiência está completamente errada.

    • Ever says:

      Portanto aqui falou-se em potência e o senhor vem falar em carga termica, está certo…

      • Castro says:

        aqui falou-se em eficiência energética! E para falar em eficiência energética tem que se comparar consumo de energia realizando o mesmo trabalho, coisa que eles não fazem. O que eles fazem é confundir picos de potência com um medida de eficiência, ignorando em que moldes é que o mesmo trabalho é realizado por dois aparelhos diferentes.
        Já agora falar em energia não é falar em carga térmica, é falar em consumo. Só uma parte do consumo é que é convertida no fim em energia térmica.

  5. mikado says:

    Estudo sem qualquer valor pois os discos não têm os mesmo Terabytes.

    • Marisa Pinto says:

      Há aqui muitas questões que até a empresa reconnhece, mas no geral a ideia deles é façar mesmo apenas nessa comparação.

      • Charles says:

        Já dizia o Michael Jackson:
        “Bem ou mal, mas falem”
        Diria que o que esta empresa pretende é mesmo ser falada, dado que o “estudo”, até para um leigo na matéria, parece um queijo suíço com tantas lacunas.

  6. David Jorge Pedroso Bernardes says:

    Bastava mais uma ou duas horas e faziam um estudo decente com tempos e consumo/tempo, mas não bota fazer coisas às 3 pancadas

  7. Traumatologiaeortopedia says:

    Pode ser válido, mas tem outras questões, como espaço.

  8. js says:

    estudo sem qualquer interesse para o mercado da informática domestica.. quero la eu saber se o meu novo SSD consome mais energia que o antigo HDD— para mim tem muito mais impacto a rapidez que o SSD proporciona aos meus sistemas.. o resto é treta técnica que não me acrescenta nada de útil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.