Ecrãs da LG dão informações das viagens nas janelas dos comboios
Há anos que se fala nos ecrãs transparentes, flexíveis e que irão estar disponíveis em todos os suportes com acesso ao utilizador. A tecnologia que um dia se projetou como futurista está disponível e a LG já a tinha mostrado como a sua visão para ecrãs dos aviões do futuro. Para provar que funciona, a empresa sul-coreana instalou agora estes ecrãs OLED nas janelas de um comboio com informações das viagens.
A aposta é num ecrã que, sendo transparente, poderá adaptar-se a praticamente todas as estruturas que usamos. Do espelho de casa, à janela do carro, tudo poderá ser um ecrã com informação e não só!
LG apresenta painel OLED transparente para várias superfícies
Pese o facto de termos já visto as Tvs com ecrã transparente, a ideia para esta tecnologia é ser mais que "um mostrador" lá de casa. No início deste ano, a LG Display apresentou a sua visão para a cabine do avião do futuro, que incluía divisórias OLED transparentes. Estas divisórias mostravam informação aos passageiros.
De acordo com a consultora Prescient & Strategic Intelligence, espera-se que o mercado de ecrãs transparentes cresça fortemente, a uma taxa de 46% todos os anos. Assim, este novo negócio poderá atingir um valor estimado em 4,93 mil milhões de dólares em 2024. A LG Display diz ter recebido manifestações de interesse na sua tecnologia de fabricantes de automóveis, de aviões, construtores de edifícios inteligentes e empresas de metro.
A aplicação de ecrãs transparentes tornar-se-á mais diversificada. A LG Display tem como objetivo fornecer produtos a uma vasta gama de indústrias, de acordo com a sua visão como fornecedor líder de soluções de ecrãs.
Referiu o analista Chang-ho Oh.
Ecrã OLED de 55 polegadas... que é uma janela também
Para o projeto da janela do metro, que se diz ser uma novidade mundial, os expositores OLED transparentes de 55 polegadas foram instalados em comboios na Linha 6, em Pequim, e na Linha 10, em Shenzhen. Assim, estes ecrãs fornecerão aos passageiros dos pendulares, informações em tempo real sobre horários do metro, atualizações de viagens e informações sobre o estilo de vida, tais como tempo e notícias.
Portanto, para quem tem a oportunidade de viajar atualmente pela China, esta tecnologia poderá já desafiar a imaginação. Contudo, dada a projeção da penetração no mercado desta tecnologia, em breve, esta será comum nos nossos meios de transporte e não só.
Este artigo tem mais de um ano
É à prova de grafitagens que tudo sujam?
Sendo este ecrã colocado pela parte de entro, poderá a “grafitagem” não ser problemática. Se a “grafitagem” passar para o interior, esse tipo de vandalismo não pode parar a aplicação de tecnologia. De facto nalguns transportes público é uma vergonha.
A aplicação da tecnologia tem sempre implícito o custo associados ao longo do PVU. É muito mau quando este é prejudicado por factores externos o que terá de se ter em conta na aquisição para aplicação.
Vergonha é a permissividade dos governantes que nada fazem na legislação ficando-se pela coima de 25 euros caso sejam apanhado em flagrante, isso sim é vergonhoso…
Pois… é o que temos realmente.
Gostava de ver um ecrã destes na Linha de Sintra ou de Cascais… 1 hora ou nem tanto, ficava lá um buraco. Agora a sério, os países desenvolvidos vêem-se pela qualidade dos serviços de transportes públicos e Portugal, está a um nível da Roménia ou Bulgária… Das poucas medidas boas que se fizerem por cá foram os descontos dos passes sociais.
Sim. O desconto é bom e agora é o pessoal com pés em cima, cortar bancos ou escrever neles, escrever com canetas nos plásticos e com canivete nos vidros. etc. É pena, os transportes são bons demais para muitos dos utilizadores p.o.r.c.o.s. que neles andam.
Até tirei uma foto de uma casca de banana e um iogurte em cima dos bancos. É pena os utilizadores serem o espelho da sociedade.
Sim infelizmente este país está cheio de xungas. Diz muito bem quando afirma que os transportes até são bons de mais. Certa gente é mesmo escória e só em contentores de ferro e mesmo assim ainda os grafitariam…
Deixou-se de ensinar o civismo e o povo tem aquilo que merece mas se uma pessoa tem uma atitude menos “agradável” é logo rotulado de ist oe aquilo. É a sociedade em que vivemos. Aguentem-se…