Criador da arquitetura Zen diz que o CPU AMD Zen 5 será um verdadeiro monstro
Embora o segmento dos processadores ainda seja largamente dominado pela Intel, a AMD tem conseguido conquistar uma parte importante deste terreno. E parece que o futuro da empresa de Lisa Su promete grandes surpresas, pois o criador da aquitetura Zen, Jim Keller, disse o próximo CPU da AMD baseado em Zen 5 será um monstro.
AMD Zen 5 será uma arquitetura muito poderosa
A próxima arquitetura da AMD, Zen 5, deverá chegar nos futuros processadores da marca no ano de 2024. Mas os rumores e as expetativas já se fazem sentir e tudo parece indicar bons ventos para a empresa dos Ryzen.
De acordo com as informações recentes, o criador da arquitetura Zen, Jim Keller, considera que a Zen 5 será um monstro absoluto no espaço x86. E esta opinião também é corroborada pelos últimos leaks do canal RedGamingTech (RGT). Keller adianta que a AMD Zen 5 será mais rápida do que o Sapphire Rapids da Intel e também mais rápida do que a Zen anterior, como seria de esperar.
Há alguns dias, o canal PCWorld partilhou (via Wccftech) um diapositivo de uma apresentação realizada por Jim Keller onde podemos ver, em termos de gráfico, o poder que se pode esperar da tecnologia Zen 5 da AMD. No entanto, ainda não está claro se o criador da arquitetura Zen participou diretamente na criação da Zen 5.
Através da imagem, os dados mostram que o Zen 5 terá um desempenho SPECINT mais alto do que o Sapphire Rapids e que as Zen mais antigas e espera-se que a nova arquitetura também tenha uma frequência base mais alta do que o CPU Sapphire Rapids e um TDP semelhante.
Os resultados de benchmarks à Zen 5 revelados pelo RGT sugerem que este será o primeiro processador de 16 núcleos a atingir um espantoso valor de 50.000 pontos no teste Cinebench R23.
Certamente que ainda haverá mais detalhes divulgados antes da chegada da Zen 5, mas a ansiedade já começa a surgir para saber o impacto que esta nova tecnologia terá no mercado dos CPUs e na liderança da Intel.
Este artigo tem mais de um ano
Verdadeiro monstro em quê? Em gasto de energia?
Os processadores da Intel, certo? Basta ver os reviews do Tom’s Hardware e Techpowerup que os processadores AMD geralmente consomem menos energia que os da Intel para o mesmo desempenho.
Os Zen4 aumentaram o consumo mas mesmo assim não chega aos valores absurdos da Intel.
Mas fazendo undervolt consegues reduzir o consumo=calor em cerca de 30% perdendo apenas 5% de performance.
Não adianta ser monstro, se o monstro não estiver bem calibrado.
Um dos problemas da AMD é claramente a demora nos patchs de vulnerabilidades… De que adianta boa performance e aparecer vulnerabilidades que demoram a ser corrigidas ou mitigadas? Outras até sem soluções rápidas…
É aqui que a Intel ganha espaço e terreno…
Sejam mais precedentes e cautelosos. Que venha esse monstro mas bem calibrado e reforçado no que toca a possiveis vulnerabilidades.
Ah e que sejam mais rápidos e céleres a tentar pelo menos remediar os problemas.
Posto isto não sou pro-intel. Ambos têm qualidade. Porem a AMD se quer continuar a ganhar terreno tem de olhar para a segurança dos seus equipamentos 😉
Tanto os processadores da AMD como os da Intel têm vulnerabilidades, no que a AMD devia apostar mais é na qualidade dos patches, algo que a Intel ainda é melhor.
O problema está em quem usa o PC.
A intel também demora bastante a corrigir os problemas relacionados com vulnerabilidades, ainda recentemente tiveram mais de 1 ano para corrigir uma vulnerabilidade por isso…
Vai ser um monstro em que?
Quantidade de vulnerabilidades?
Perda de desempenho com a correção das vulnerabilidades?
Ou simplesmente vai chegar torrando junto com a placa mãe?
Esperemos que não, já tiveram tempo para aprender com os erros, mas também deve ser mencionado que os processadores Intel também têm problemas, processadores socket LGA1700 deformam no socket, problema que a Intel demorou a reconhecer, é difícil arrefecer os processadores mais poderosos e manter o desempenho, e também têm vulnerabilidades e perda de desempenho com os patches.
Todas as plataformas podem ter problemas, mas a forma como são tratadas pelas marcas é que define a seriedade e integridade das mesmas.
Marketing da AMD…
Só espertos nos comentários. Não sei qual é a razão de Portugal não produzir processadores. Só aqui na secção de comentários tinham alguns especialistas.