PplWare Mobile

Canon entra na corrida das máquinas litográficas: será uma rival à altura das ASML?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Canon

Autor: Marisa Pinto


  1. Alpoim Calvao says:

    Uma correccao, acho que a esta maquina nao se deveria chamar “scanner de nanoimpressão” mas apenas maquina de nanoimpressao. Nem todas a maquinas sao scanners, a ASML as maquinas anteriores eram steppers. Hoje em dia sao scanners por causa do movimento que tem entre a reticle e a projeccao.

    O Japao ja tem muito a dizer em termos de lithografia, com a Nikon e a Cannon para lithografia, mas tambem para tracks (TEL), Pellicles entre outros para o ramo dos semi condutores.

    Em termos de tecnologia, e bom para vir agitar o mercado, mas como voces referem vai ser usado em diferentes ramos, como paineis para TV. Esta tecnologia de contacto, se tiverer contamincao, imprime isso em todos os dies. E tem menos controlo do que se tem com as lentes em termos do produto que expoes/imprimes. O canal Asianometry tem um optimo video sobre esta technologia.

  2. PorcoDoPunjab says:

    Ouvi dizer que a Huawei tb já tem máquinas destas.
    Por isso é que cancelaram todas as encomendas à Qualcomm e aquilo ficou a tremer por todos os lados.

    Se os Chineses conseguirem ( ou já conseguiram ) construir máquinas de litografia e decidem que todas as marcas Chinesas adoptem os processadores Kirin9000s e outros da Huawei, a quem é que a Qualcomm e demais fabricantes vão vender os seus processadores? Ao Totta, já se sabe.

    Segundo parece, a Sony decidiu deixar de fornecer à Huawei o CMOS para a parte de fotografia.
    Como se sabe foram os EUA que assim o exigiram e os Japoneses como bons capachos que são, assim o fizeram.
    Resultado, a Huawei já tem CMOS fabricado por eles próprios.
    Segundo li algures, 95% dos próximos telefones Huawei serão totalmente made in China.
    O objectivo é chegar aos 100%.
    Depois quero ver a quem a ASML, Sony, Qualcomm e outros vão vender os seus produtos…

    Isto promete.
    Estive a ver imagens do próximo P70.
    Brutal.

    • O impostor says:

      São os chineses, os russos… têm tudo, mas a maioria não vale para nada. E o que têm de jeito foi roubado e copiado de outros.

      • PorcoDoPunjab says:

        Impostor, isso não é bem assim.
        Se vai à loja do chinês e compra um martelo por dois euros e espera dele a mesma qualidade de um martelo de 50 euros de uma marca conhecida mundialmente, os preços aqui são inventados, não sei o preço de um martelo de marca mundial, então vc não bate bem da bola.
        Os Chineses podem fazer um martelo de qualidadeas aí vai ficar mais caro, claro.

        Quer qualidade então pague por ela!!
        Em relação ao copiado e roubado, vc nem sequer consegue imaginar, mas nem lhe passa pela cabeça, os segredos industriais roubados pelos EUA devido à espionagem.
        Todos roubam, todos copiam e todos inventam.

        • Grunho says:

          Para aquilo que eu faço um martelo de 2 euros chega e sobra, não vou pagar nunca 50 por um, só se fosse de ouro. Quero ver a quem vai o ocidente vender martelos a 50 euros.

  3. PorcoDoPunjab says:

    Grunho, fui ver os preços do raio do martelo no Leroy Merlin só por causa disto.
    Tem preços para tudo, desde 5 euros até 100.
    Isto falando de martelos.
    Duvido bastante que um martelo de 2 euros tenha as mesmas capacidade de um de 100.
    Mas pronto se for para espetar um prego até uma pedra serve.
    Agora se for para fazer isso o dia todo não tarda fica a bater os pregos com as mãos porque o pobre do martelo já se foi ..
    E vai comprar martelos de 30 em 30 minutos, claro…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.