PplWare Mobile

AV1000 Gigabit – O kit Powerline da TP-Link


Autor: Pedro Pinto


  1. Joao says:

    Isto funciona com uma instalação “normal” da rede eléctrica? OU é preciso alguma coisa em específico?

    • vanadu says:

      O artigo parte do princípio que já se sabe alguma coisa sobre powerlines (e em verdade já foi “falado” várias vezes). Convém ter sempre noção que os powerlines só funcionam estando ligados ao mesmo “quadro elétrico”, o que acontece na grande maioria das casas; instrumentos elétricos que provoquem ruído ou retirem muita energia da instalação provocam quebras na ligação entre powerlines; devem ligar-se diretamente na tomada de parede para termos o melhor desempenho, não os usando em “triplas” e afins, mas ainda assim funcionam bem mesmo com cortes substanciais na velocidade disponível.
      Posto isto e tendo atenção a esses pormenores, são equipamentos fantásticos, que podem conviver pacificamente na rede elétrica em casa, usando inclusive com outros powerlines de outras velocidades e fabricantes.

    • Xinuo says:

      Existem algumas restrições, que tu deves ver na página do produto ou mesmo na caixa. Que eu me lembre existe uma restrição de distância entre os pontos, medida pelo cabos elétricos, mas creio que uma casa ou apartamento dificilmente excedam a medida. Por isso acho que a restrição mais grave seja a de usar a mesma fase: se a residência possuir diversas fases, os pontos a serem ligados devem estar na mesma fase.

    • PsicoPete says:

      Posso dizer que tenho um dos “primeiros” kits de PLC da Devolo que a Vodafone instalou em minha casa, há cerca de 7 ou 8 anos, com uma velocidade máxima de 200Mbps, e que funciona lindamente entre o 5 andar, onde moro, e o piso -2 (menos 2) onde tenho a garagem/oficina/escritório/mancave.
      A velocidade é bastante prejudicada pela distância e pela fraca qualidade da instalação da garagem, mas consigo ainda assim velocidades na ordem dos 10Mbps, o que chega perfeitamente para uma navegação “normal”.
      Acredito que com estes novos kits mais poderosos conseguisse velocidades bastante melhores.

  2. Ricardo Costa says:

    e para connectar as boxes das operadoras?? uhm?? o que aconselham? eu vou mudar aqui umas coisas e ou aboro rosso na parede ou vai de cabo…. sabem de algum equipamento porreiro wifi?

  3. Vasco says:

    Alguém me sabe dizer se estes equipamentos conseguem emitir sinal de rede para uma tomada da garagem vindo de um segundo andar?

    Queria instalar uma câmara de vigilância na minha garagem e seria a única maneira.
    É garagem fechada, com instalação eléctrica e tomadas ligadas ao quadro geral do meu apartamento.

    Obrigado pela ajuda.

    • JLP says:

      Deve conseguir, tem a ver com a distancia entre os dois pontos e com o facto de terem de estar os dois equipamentos ligados na mesma fase, no caso da instalação ser trifásica.

    • Xinuo says:

      Veja que a tecnologia limita a distância entre os pontos conectados, que é de 300 metros de cabo elétrico. Mas chuto que a distância não deve ser problema, mas quanto maior ela for, mas lenta será a comunicação.

      O ideal seria pegar emprestado um produto semelhante e testar.

      Podes tentar um vendedor conhecido de uma loja onde tu sejas cliente habitual. Também podes usar da política de devolução de produtos de alguma loja. Nesse último caso verifique se o teste falho pode ser usado como motivo de devolução, lembrando que tu vais abrir caixas/embalagens, desenrolar cabos, etc. etc.

    • Charles says:

      Boa tarde.
      Deve dar. No meu caso, consegui levar o sinal até à arrecadação (2 pisos de distância) e com disjuntor pelo meio… a marca que uso é DEVOLO.
      PS: Lá vou ficar a “aguardar moderação” 🙂

      • Vasco says:

        Muito obrigado pelas ajudas/respostas.

        Irei então experimentar a ver se funcionará.
        Também é só para ligar uma câmara de vigilância, não deve ser preciso grande velocidade/capacidade de rede, digo eu.

        Sendo um prédio relativamente recente (9 anos) a minha maior dúvida seria mesmo o ir do 2º andar para a cave.

        Depois dou feedback de como correu a experiência 🙂

        Obrigado

      • Xinuo says:

        Disjuntor não é problema, filtros de linha, transformadores, no-breaks, estabilizadores são problemas, além do medidor de energia da concessionária.

    • PsicoPete says:

      Vê o meu comentário acima.

  4. Ricardo Pereira says:

    Caso tenha um terreno com 2 casas, com uma distância de 35 metros entre as mesmas, não consigo apanhar o sinal do wi-fi da casa principal, com esta tecnologia será possível resolver esta questão? tendo em conta que a 2ª casa tem um quadro próprio, no entanto recebe a electricidade da casa principal.

    Acham que seria a escolha certa? Ou uma antena externa de wi-fi de longo alcance?

    Com isto passaria a utilizar o MEO GO para ver TV, em vez da box TDT que estou a usar atualmente.

    • Xinuo says:

      Esse equipamento têm uma limitação de distância, mas é entre os pontos elétricos (medida pelo cabo elétrico). Creio que seja difícil atingir isso dentro de uma residência, mas ao incluir outra residência já fica mais fácil. De qualquer forma seu problema principal deve ser o quadro de energia, possivelmente o sinal de rede não passe pelo quadro. O ideal seria pegar um equipamento emprestado e testar.

      Eu trabalho com informática há tempos e gosto dessa tecnologia, daí comprei um kit só para testar, mas acabei me forçando a usar no meu apartamento, mas não era muito necessário. Infelizmente moro no Brasil e fica muito longe para emprestar qualquer coisa 🙁

    • Alberto Caeiro says:

      Ricardo Pereira o “Xinuo” já tinha explicado o que procuras saber !!!!!!!

  5. Maria Cunha says:

    Preço?

  6. Tripeiro says:

    Qual a diferença entre AV1000 e AV1200? Qual a melhor?

    • Xinuo says:

      A TP-Link coloca isso como velocidade, AV1000 significa 1 Gb/s e AV1200 é 1,2 Gb/s, mas se procurares melhor verás que ela têm AV2000, ou seja, 2 Gb/s.

      Creio que quanto maior a velocidade melhor, visto que esses equipamentos não costumam entregar essa velocidade máxima teórica que os fabricantes anunciam.

  7. Marco Fontes says:

    Boas malta,

    Desculpem ocupar este tópico com questões e não esperar por sábado. Tenho um kit constituido por TP-Link WPA 271 e outro TP link TL-PA 211 (já velhinhos mas cumpria, a função) que com as mudanças de casa não consigo fazer com que funcionem. Também porque não encontro o CD original com o programa do controlador!! Alguém me pode dar um ajuda com este problema. Será que preciso mesmo do CD? Alguém sabe onde o posso arranjar. Já procurei no site da TP-Link. Obrigado.

  8. Isaac Fernandes says:

    Boa tarde,
    Alguem sabe-me dizer o que fazer para colocar um router da Nos a emitir wi-fi com maior sinal?

  9. Xinuo says:

    Tanto a TP-Link, quanto a D-Link possuem equipamentos PLC com a velocidade máxima teórica de 2 Gb/s. Para quem têm muita necessidade, talvez seja melhor esses equipamentos que frequentemente recebem a tarja de AV2000, infelizmente não vi nenhum desses que tenham Wi-Fi integrado, de modo que não vai ser possível usar como extensor/repetidor Wi-Fi, a menos que se conecte um roteador Wi-Fi ao equipamento.

    Entretanto com velocidades mais baixas, como no presente artigo, vários fabricantes possuem modelos com Wi-Fi integrado.

    Eu possuo um AV500 da TP-Link e atualmente me atende, entretanto moro só, talvez com mais pessoas a utilizar pesadamente, já não seja interessante uma velocidade tão baixa. E considerem que essas velocidades que os fabricantes divulgam devem ser aferidas em condições ideais e que dificilmente alguém consiga tirar num caso real é melhor comprar algo mais veloz. Na Internet há diversas reclamações com relação as velocidades divulgadas pelos fabricantes de equipamento PLC.

  10. Beto says:

    Moro numa casa de dois andares a internet fica na parte de cima e lá embaixo é muito fraco de sinal . Esse aparelho pode melhorar meu sinal da internet que é wifi

  11. luis queiros says:

    Quantos plcs posso instalar por residencia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.