Análise: HP Pavillion dv2
Lançado há alguns meses, o Pavillion dv2 é a aposta da Hewlett-Packard para um novo mercado algures situado entre os netbooks e os elitistas ultra-portáteis. O Pplware traz-lhe hoje uma completa análise a este interessante computador.
O HP Pavillion dv2 foi o primeiro portátil equipado com o processador AMD Athlon Neo, a resposta da Advanced Micro Devices ao sucesso do Intel Atom nos pequenos portáteis. O Neo parece talhado para computadores ligeiramente maiores que os vulgares netbooks, com uma performance superior e ligeiramente mais caros. Mas como se sairá num teste da "vida real"?
O Portátil - Dentro da caixa Como é apanágio dos recentes modelos de computadores portáteis HP, o Pavillion dv2 apresenta-se com linhas discretas, um aspecto baço mas elegante e uma qualidade de construção de padrões elevados. Tudo no dv2 parece tão compacto que quase nos apetece atirá-lo ao chão e ver se se mantém no sítio. No aspecto, de resto, será um primo afastado do Dell Mini 12, mais vocacionado para a moda, é certo, com o bonito e distinto padrão prateado aplicado no interior. O que há por baixo do "capot"?
- AMD Athlon™ Neo MV-40 1,60GHz
- 2GB DDR2 RAM
- Disco Rígido de 500GB SATA (5400rpm)
- Leitor de cartões de memória (SD Card, Memory Stick Pro, MultiMedia Card e xD-Picture Card)
- Ecrã de 12,1" WXGA 1280x800
- ATI Mobility Radeon™ HD 3410 (512MB dedicados)
- 3 portas USB 2.0 e HDMI
- Wireless LAN 802.11b/g e Bluetooth
- Bateria de Iões de Lítio com 6 células
- Dimensões: 292 x 240 x 23,7~32,7 mm
- Peso: 1,7 Kg
Este é portanto, a nível de especificações técnicas, um portátil muito completo, capaz de correr sem problemas o Windows Vista Home Basic com que vem equipado por padrão.
Ergonomia Um pequeno parêntesis: A primeira vez que tirei o Pavillion dv2 da caixa, foi um caso sério para descobrir como ligar a máquina. Fiel aos meus padrões ultrapassados de que o botão de standby era sempre colocado acima do teclado, o discreto botão de deslizar na lateral direita passou-me totalmente despercebido. Uma ideia inovadora a que o utilizador rapidamente se habituará.
Ligado então o portátil, novo problema de usabilidade. O touchpad do Pavillion dv2, com o seu aspecto espelhado, não é tão suave nem tão deslizante quanto seria de esperar e as primeiras utilizações poderão ser de alguma forma frustrantes. Será que estou a fazer demasiada força? Terei as mãos gordurosas? Não adianta lavar as mãos mas, com o hábito, tornar-se-á menos cansativo levar o cursor ao destino.
Nem tudo é mau, é certo. Os botões do rato são largos e espaçosos e a HP lembrou-se de incluir um útil botão para bloquear o touchpad logo por cima deste. Também o teclado, com 92% das dimensões padrão e teclas ligeiramente côncavas, tem uma curva de aprendizagem hábito relativamente curta - embora não lhe recomende que tente escrever às escuras nos primeiros tempos.
Para terminar, nota positiva tanto para o generoso número de entradas e saídas do Pavillion dv2 (não é todos os dias que se vêem 3 portas USB, HDMI e VGA-out num pequeno portátil) como para a sua colocação, nas laterais, sem portas de difícil acesso na traseira.
Quase me esquecia! O que é que aquela coisa ao lado do portátil na imagem acima? É um gravador externo DVD±RW Double Layer com tecnologia LightScribe. Vem junto com o portátil mas tudo o que desperta em mim é precisamente... esquecimento. Sim, está bem, eles dizem que é compacta, prática (?), que se liga facilmente ao computador com um simples cabo USB e cabe facilmente numa bolsa de viagem. Mas, lembra-se da reacção do público em geral quando a Apple sugeriu a utilização da SuperDrive em conjunto com o MacBook Air?
Certo, estará você a pensar, no caso do HP, a drive é "oferecida", já no MacBook Air, eu tenho que a comprar à parte! É verdade. No entanto, tendo em conta que o principal objectivo dos pequenos portáteis é precisamente a portabilidade, ninguém vai querer andar com uma drive externa que tem praticamente metade do tamanho do computador. Além disso, a maioria dos utilizadores compra um netbook para uso secundário, fora de casa, e muito provavelmente, já terá um computador com gravador de DVD's. Tudo isto para dizer que, se este "gravador externo DVD±RW Double Layer com tecnologia LightScribe" fosse opcional, e isso me permitisse retirar, digamos, 50 ou 75 euros ao preço final do computador, não seria de todo um mau negócio.
Performance O novo processador da AMD consegue, tal como anunciado, resultados bastante bons face a outros portáteis desta gama. Isto traduz-se numa utilização suave, sem percalços ou lentidões em tarefas mais simples e a possibilidade até de jogar alguns dos seus títulos favoritos no Pavillion dv2, algo que será absolutamente impensável para a maioria dos portáteis entre a panóplia de modelos que adoptaram o rival Atom, da Intel. Os generosos 2GB de RAM, expansíveis até 4GB, serão o suficiente para compensar o peso de tarefas mais exigentes. Mas os louros não vão todos para o Neo, já que a placa gráfica ATI e o brilhante ecrã de 12.1 polegadas (1280x800 pixels de resolução) são a melhor companhia caso pretenda enveredar pelos exigentes caminhos da renderização 3D e da reprodução de vídeo.
De facto, o Pavillion dv2 mostrou-se à altura na reprodução de clip's de vídeo com qualidade 720p, conseguindo manter uma leitura fiel, sem atrasos de maior na sincronia, ao mesmo tempo que o ecrã nos oferecia uma imagem de boa qualidade, com o contraste e saturação certos, visível de quase todos os ângulos. Também nos nossos testes de benchmarking, dos quais apresentamos no gráfico acima alguns dos resultados, este HP mostrou estar bem acima do "average Joe" dos netbooks actuais.
Para fechar este capítulo, há apenas a referir que o sobreaquecimento é, infelizmente, uma realidade no Pavillion dv2. Provavelmente consequência disso, este computador é também um pouco mais ruidoso do que seria desejável e do que é observável junto de outros modelos desta gama. Mesmo em repouso, sem estar a pedir muito do processador do dv2, as ventoinhas raramente têm descanso. Já a bateria de 6 células, portou-se bem, mas não extraordinariamente bem para o que seria de esperar de um portátil feito para o acompanhar de um lado para o outro (vide gráfico acima). Afinal, é sabido que ambientes quentes têm um efeito adverso na duração da bateria...
O Veredicto O HP Pavillion dv2 é um portátil em busca do seu próprio nicho. Se em termos de design e performance marca pontos acima da maioria dos netbooks, também não se inibe de o demonstrar no preço. Este será no entanto, e para já, uma das melhores opções para quem procura um meio termo entre os portáteis tradicionais e a recente onda de pequenos portáteis. O dv2 é capaz de conjugar, num portátil de 12 polegadas, a maioria das características que o utilizador comum procura num computador, o que inclui, obviamente, leveza e dimensões.
O bom: design inteligente e boa qualidade de construção; características técnicas e desempenho acima da média; capacidade do disco rígido para dar e vender (são 500GB num netbook!).
O mau: o aquecimento e ruído fora do desejável; duração da bateria pouco impressionante.
Mais Informações: HP Pavillion dv2
Este artigo tem mais de um ano
O link final esta a apontar para o modelo incorrecto. Aqui vai o correcto (mais 100 euros do que o indicado):
http://h10010.www1.hp.com/wwpc/pt/pt/ho/WF06b/321957-321957-3329744-64354-64354-3873767-3932438.html
Obrigado.
Eu tenho um DV2000 de 14.1″ já com 3 anos e continua a sofrer de sobre-aquecimento, parece que o problema continua.. o que é uma pena, pois limita imenso a duração da bateria.
Mas é bom ver uma nova geração deste portátil
tens uma opção na bios dos hp e compaq’s que te permite alterar isso.
No meu tenho uma opção “fan always on”. Podes tentar desligâ-la (meter a off) e ver se não tens problemas de estabilidade no equipamento. Penso que a opção a off o próprio portátil faz a gestão da temperatura e apenas ta liga quando é necessário.
Este HP analisado também deve ter essa opção.
Se não tiveres problemas é uma opção que podes manter.
boa análise, muito sucinta e objectiva, só faltava (mas nada que o google provávelmente não resolva) uns gráficos de referência de um ou dois modelos de gama semelhante para termos melhor percepção das reais mais-valias deste portátil/netbook da HP; mas isto será provávelmente uma coisa pessoal, visto que não tenho experiência suficiente com benchmarks para conseguir situar, em termos de performance, o referido “bicho”
cumprimentos a malta do pplware
Seria de facto uma excelente ideia, extremamente enriquecedora para qualquer análise. Infelizmente, o Pplware ainda não dispõe de dados próprios que permitam comparar este com outros modelos da mesma gama. No entanto, pretendemos trazer mais análises aos nossos visitantes em breve. Fiquem atentos!
Simplesmente lindo!
Tenho um HP da série dv6100 e estou em tudo satisfeito com a marca e o modelo.
HP sempre a dar cartas.
Adorei =)
Parece que não é só a mim que o problema acontece. O meu portátil também sobre-aquece (e bem), tal como o de um amigo meu.
O Touchpad, posso garantir que é de ser novo. Com o tempo, ele vai ficando mais polido com o uso, sendo que o meu já esta completamente deslizante. (Uma dica: se se passar apenas com a ponta da pele é mais facil, não é preciso “tocar” mesmo no touchpad, basta passar ao de leve e com os dedos na vertical, nada de tocar com as almofadas dos dedos).
Fica também um aviso: Atenção às “migalhas” que entram para dentro do teclado, o teclado fica mesmo “perro”, já tive que andar com um compressor a limpar o meu.
E quanto custa?
segundo o que pude constatar seguindo o link fornecido mais acima pelo viperbruno, custa cerca de 800 euros
Tenho um HP Pavilion, com processador AMD Turion X2, e o único problema do meu notebook é o super aquecimento. Chega ser desproporcional comparado aos da Intel.
É o único mal da HP com processadores AMD, infelizmente.
Já somos dois! Pra meu alivio não me acontece só a mim! Tenho um processador igualzinho a esse, quer dizer, foi renovado à cerca de 1 semana pois o que tinha queimou (não me admirou, e já estava a espera)…
Eu teNhO Um Dv6 1120ep E e UM EXPECTACULO nao tenho nada a dizer de mall……5 estrelas mesmo ..Agora o preco e puxado penso que ate esta mal o meu custou 680e e e mil vezes melhor k esse .. acho k estas enganado,,,,AbrACOS
Eu comprei ontem um… até agora estou satisfeito mas ainda nao testei a 100%
Está muito caro… para tão pouco:
# AMD Athlon™ Neo MV-40 1,60GHz
# 2GB DDR2 RAM
# Ecrã de 12,1″ WXGA 1280×800
# ATI Mobility Radeon™ HD 3410 (512MB dedicados)
Por esse preço arranjava bem melhor. :S
Não sei quanto aos outros, mas as ventoinhas são minha maior decepção frente a alta tecnologia dos computadores atuais.
Comparo-os aos radiadores dos carros antigos.
Barulho então, nem se fala. Não existe algo pior que um notebook barulhento…quanto à isso, fico muito deapontado com a HP.
Bem, em grandes superficies como na Wo*ten encontras o dv2-1010 a 599€ e o dv2-1000 a 499€.
Existe variantes aos modelos que referes, talvez seja isso. Se tiveres um link para confirmar agradecia.
Eu axo k n posso meter aki links. Peço-te que vás ao site da loja e procures pelas referencias. O DV2 tem várias referencias, as que eu meti eram os modelos 1010 e o 1000. Se procurares por isso encontras sem problemas. http://www.wor*en.pt
Vem aí a gama Pavillion DM (DM2 – 12″ e DM3 – 13″) com novo design, processadores de baixo consumo (SU e SP) e autonomia de 10 horas. Já estão disponíveis para comercialização na loja HP americana. Vejam aqui: http://h30429.www3.hp.com/?fr_story=45d3694fefad9d86e7a1ef574a409c1315efa333&rf=sitemap
Nao dava o dinheiro que ele custa…
O DV2 analisada custa 499€
Eu tenho o hp dv-9684ep ha 2 anos e pra mim nao existe melhor portatil e ja experimentei acer,toshiba,lg,etc… e varios modelos da hp e é incrivel o portatil que tenho sem problemas
Comprei um a algumas semanas e uma das primeiras coisas que fiz foi diminuir a voltagem do processador seguindo este tutorial http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=379050
Não sei se é por isso que não tive problemas de aquecimento e o cooler só faz barulho quando mando descompactar algo ou rodar algo realmente pesado, fora que para utilizar na cama e tals estou usando um mousepad duro que tenho aqui (segue a foto http://www.flickr.com/photos/500g/4025034060/sizes/l/) que não atrapalha em nada e não fecha a ventilação.!!
Com o undervolt do tutorial + Plano de energia equilibrado do Windows 7 eu estou passando das 4 horas de uso com Wi-Fi ligado… mas realmente o mousepad foi algo triste, aqui depois de modificar todas as configurações eu percebi que desligando a opção “Aprimorar precisão do ponteiro” ele ficou bem mais suave (vai entender) para os lags que as vezes dava e de resto ele está ótimo.
Tem que lembrar que tem também o HP 3D DriveGuard que trava o HD em caso de queda do notebook ligado pra evitar perder arquivos (espero nunca usa-lo)
Ótimo review, só faltou colocar no gráfico os processadores ATOM pra ter uma idéia real do ganho, ou não, de desempenho.
OBS.: Para adicionar suporte a internet 3G é só comprar a placa (ví pra vender no ebay por 150 obamas) e espetar já que ele já vem com antena e a entrada pro cartão GSM no slot da bateria.
Só corrigindo meu comentário anterior, o segundo mousepad era pra ser touch pad
eu comprei um na semana passada, na Box por 599€ por ser o ultimo da loja! (k sorte!) =D
e venho verificar que a anaise é bem verdadeira! tanto no bom como no mau!
acho que a hp devia trabalhar mais na cena do sobreaquecimento, porque sobreaquece mesmo! em relaçao ao ruido, é verdade que a ventoiha ta semre a trabalhar e faz barulho, mas tambem nao é nada de muito extraordinario… na minha opiniao, nao me incomoda assim tanto.
ah, uma cena que considero importate, a saida do “ar” esta mt bem situada, de lado! tenho um hp do ano passado que a saida estava por baixo, e pa tar na cama com ele se tornava desconfortavel! mas com este nao, problema resolvido! =D
EI PESSOAL DESCULPE DESCORDAR MAIS NO PARAGUAY ESTA CUSTANDO 620.00 U$ DOLARES
Adquiri este PC em setembro e estou totalmente satisfeito. Por ser um HP e o tamanho que não fica entre os grandes e nem é pequeno.
Excelente máquina
recomendo