AMD lançou os primeiros GPUs de 7nm, mas ainda não são acessíveis a todos
Com os processadores de 7nm já bem implementados no mercado, em especial nos novos smartphones e nos seus SoCs, era hora desta tecnologia de construção ser alargada a outras áreas, em especial aos GPUs, onde o poder de processamento adicional era bem vindo.
Muitas marcas pareciam bem colocadas para apresentar os seus primeiros produtos com esta nova forma de construção, mas foi a AMD a primeira a consegui-lo. As Radeon Instinct MI60 e MI50 foram agora apresentadas, mas infelizmente ainda não são para todos.
Os novos GPUs Radeon Instinct MI60 e MI50 estreiam a chegada dos 7nm ao mercado. A AMD apresentou-os agora publicamente e revelou todas as suas características únicas e todas as suas capacidades.
Por agora, estes novos GPUs não são dedicados ao mercado dos consumidores e estão preparados para serem usados apenas em centros de dados, dedicados ao processamento necessário para tarefas associadas à IA, serviços cloud ou a cálculos científicos.
O GPU Radeon Instinct MI60, em especial, está marcado como o acelerador de dupla precisão mais rápido do seu tipo. É capaz de entregar 7.4 teraflops quando trata dados de v´rgula flutuante de 64-bits.
Esta nova placa vem equipada com memória HBM2 de banda larga (até 1TB/s) e pode trabalhar em grupos associados de até 4GPUs, graças aos seus links peer-to-peer de até 200GB/s.
O MI60 e a sua construção de 7nm vai chegar aos centros de dados e à computação avançada antes do final de 2018 e o mais acessível MI50 deverá chegar mais tarde, no primeiro trimestre de 2019.
Infelizmente este não é ainda o GPU de 7nm acessível a todos. É um marco por ser o primeiro GPU de 7nm a chegar. A concorrência ainda constrói os seus GPUs com tecnologia de 12nm e assim a AMD marca uma posição importante, estando preparada para a chegada massiva destes novos GPUs.
Este artigo tem mais de um ano
Quero ver post sobre o facto do fm 2019 ter sido crackeado em 4 dias xD com a mais recente proteção v5. 2 denuvo, sendo que fm 2018 demorou 250 dias a levar breach. Visualização garantida mundialmente
+1
lol
Faltou dizer o mais importante! Que estas novas GPUs usam a tecnologia Infinity Fabric, a mesma usada nos processadores Ryzen para se ter elevado número de cores.
Isso representa um grande salto de desempenho, trazendo competição ao mercado de GPUs de alto desempenho.
Podiam fazer uma review, ou pelo menos um anuncio, das novas nvidia RTX, assim como uma opinião sobre raytracing, e a sua aplicação para o futuro na computação grafica com a api DXR.