1 TB que cabe na palma da mão: este disco externo pode ir para todo o lado, sem atrapalhar
Apesar de vivermos num momento tecnológico dominado pela nuvem, o armazenamento externo está longe de ser coisa do passado. Se é daqueles utilizadores que gosta de salvaguardar documentos ou memórias, temos uma sugestão de disco super compacto que poderá agradar-lhe.
A nuvem é a forma mais prática de guardar tudo e mais alguma coisa. Contudo, é falível e convém, pela segurança dos seus ficheiros, armazená-los em vários locais.
É neste sentido que o armazenamento externo encontra, ainda hoje, utilidade. Em particular os discos, continuam a oferecer vantagens que as soluções digitais nem sempre conseguem igualar, desde a fiabilidade, a rapidez no acesso a ficheiros e a independência da Internet.
Ainda hoje, são uma opção segura e prática para aqueles utilizadores que lidam com grandes volumes de dados ou para aqueles que querem simplesmente uma cópia de segurança física.
Além de o custo poder compensar em relação a subscrições de serviços de nuvem, há discos cada vez mais compactos e leves, que facilitam a portabilidade e permitem transportar todos os ficheiros sem pesar nem ocupar muito espaço.
Vantagens de um disco externo, mesmo hoje em dia
- Cópias de segurança (ou backups), pois permitem fazer uma cópia dos ficheiros importantes, protegendo-os contra falhas do computador, ataques de ransomware ou perdas acidentais de dados;
- Grande capacidade de armazenamento, uma vez que oferecem muito espaço por um custo mais baixo do que a maioria dos serviços de nuvem, o que é ideal para guardar vídeos, fotografias em alta resolução ou projetos pesados.
- Acesso rápido e sem Internet, porque funcionam sem depender de ligação à rede, e são, por isso, úteis para locais onde a Internet é lenta, cara ou inexistente.
- Transporte e partilha de dados, pois são práticos para levar grandes quantidades de ficheiros de um lugar para outro.
- Privacidade e controlo total, uma vez que os dados ficam sob o controlo do utilizador, sem depender de servidores externos ou políticas de empresas de armazenamento em nuvem.
- Compatibilidade com vários dispositivos, tendo em conta que podem ser usados em computadores, televisores, consolas e até alguns smartphones, bastando uma ligação USB ou adaptador.
Este disco externo é uma alternativa de bolso
Além de um dispositivo com grande capacidade de armazenamento, os utilizadores procuram alternativas compactas e o mais portáteis possível.
Mais do que a facilidade de transporte, por caber em qualquer bolso, um disco externo pequeno e leve é mais conveniente para utilizações diárias, é mais discreto, e é mais cómodo e seguro de transportar, mesmo nas mãos.
Por reconhecermos estas vantagens, trazemos-lhe uma sugestão de disco externo que reúne estas características: compacto, leve e uma capacidade armazenamento significativamente larga.
O SSD NVME portátil SSK oferece velocidade de transmissão de até 1050 MB/s e funciona com vários dispositivos.
Com caixa de alumínio sólido, a marca promete maior resistência a choques, permitindo suportar quedas de um metro de altura, além de portabilidade, através de um anel de suspensão de borracha resistente.
- Interface: USB 3.2 Gen 2 NVME 10 Gbps
- 1 cabo USB C para USB C Gen2 de 10 Gbps (150 mm)
- 1 cabo USB A para USB C Gen 2 de 10 Gbps (200 mm)






















Eu comprei uma caixa externa nvme com usb-c, coloquei um ssd que tinha da samsung de 2Tb aquilo é uma maravilha.
É o melhor. Primeiro porque sabe que disco lá mete, e segundo porque se o controlador da caixa avaria, troca e pronto. Na maioria desses SSD portáteis é uma placa única com tudo integrado.
Media markt alemanha, sandisk 1TB microSD a rondar os 50 euros. Logo 1TB num tamanho de um dedo
Mas em termos de velocidade é bastante inferior a um SSD.
Discos externos é para serem mais lentos… 100%, da utilização é para arquivar dados, de forma 500000000000% mais segura, do que na cloud.
Depende, qual a tecnologia e o tipo de disco externo, se for um nvme externo e com bom usbA rápido ou mesmo usb-c fica bem rápido, então se ligares numa porta thunderbolt ai é ver voar mesmo.
Eu sei o que digo pois o mesmo disco externo que tenho com nvme que já tinha quando tinha um portátil asus rog de 2019, era um pouco lento, agora no meu novo victus já consigo transferência de 5gbps.
Mais segura do que na cloud. O dia que o disco avariar depois chora, recuperação de dados 1000€ pra cima. A cloud é muito mais segura que qualquer disco externo. Está num datacenter, com redundância, sistemas de monitorização, etc. Se tem medo dos hackers, Proton Drive com chave de encriptação sua, se conseguirem roubar os dados, boa sorte conseguir desencriptar.
A questão da segurança depende de imensas coisas, como o utilizador não perder o disco.
Velocidade e endurance. Um cartão microSD suporta muito menos escritas.
Im bocado jeitoso mais barato que o meu Sandisk com o dobro do espaço, que comprei há algum tempo atrás numa loja física em Lisboa.