Duracell apresenta o Wireless Charging Ring
Uma das tecnologias que está fortemente a receber atenções e investimento é a do carregamentos sem fios. Mas esta tecnologia, embora sonhada há décadas, é ainda muito jovem. Contudo, nestes últimos meses, as marcas têm apresentado como produto final uma série de sistemas capazes de carregar os dispositivos com comodidade, conforto, segurança e rapidez... alguns querem mesmo integrar estes gadgets nos móveis.
A Duracell, uma das mais entusiastas investigadoras nesta área, apresentou oWireless Charging Ring. Mas será que a Duracell percebeu o conceito de "sem fios"?
É verdade que esta tecnologia ainda não está tão evoluída quanto isso. São ainda necessário vários componentes externos para fazer esta "magia" resultar. Claro que empresas como a IKEA ou a Starbucks, percebendo aqui a questão da falta de mobilidade neste processo, juntaram-se a este movimento lançando uma nova linha de mobiliário já preparada para utilizar o carregamento sem fios.
Aqui a questão principal é mesmo o equipamento que se liga de um e lado e de outros. Assim faz todo o sentido que se criem, para já, componentes que permitam levar a qualquer equipamento a possibilidade de se carregar as baterias por indução. É aqui que a Duracell abre espaço. A marca de produtos ligados às pilhas e baterias desenvolveu o Wireless Charging Ring.
O que é o Wireless Charging Ring afinal?
Este dispositivo é basicamente um complemento para dispositivos móveis que ainda não são portadores de funcionalidades de carregamento sem fios. Posto isto, este produto da Duracell consiste num anel que pode ser anexado a qualquer dispositivo móvel para que o mesmo possa ser carregado sem fios, passando a energia, por indução, da base para o anel que está ligado à porta de carregamento da unidade móvel em causa.
Não sabemos se será uma solução "usável", útil e até com futuro (mesmo que próximo), isto porque removendo o carregado tradicional acrescenta-se a base e o anel... não há propriamente menos fios quando queremos apenas carregar uma unidade, não há menos "coisas" ligadas e por ligar! Fica, contudo, a ideia do que se pode fazer neste "sonho" que é carregar os dispositivos em qualquer lugar, a qualquer hora e sem recorrer a qualquer tomada eléctrica.
Entretanto, este pequeno dispositivo já está disponível para o público e está a ser comercializado por cerca de 53,98 dólares.
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Este artigo tem mais de um ano
Essas coisas fritam neurónios, devem ter frequências eletromagnéticas significativamente energeticas
Não há nada como usar cabo
Pois devem ter fritado os teus neurónios sim tens razão
jovem Ze, estude a teoria das correntes fracas. E depois opine com legitimidade, sff. Obrigado e Boa Pascoa.
4.20 EHEHEH
Útil?…
So se for quando eu for o único com um dispositivo com carregamento tradicional com fios e tiver que usar a base de carregamento de alguém…
achei bastante útil como ponte migrando as tecnologias.
Coloco o dock na tomada e , próximo à cômoda, carrego vários aparelhos novos (já com a tecnologia) e os antigos (com o adaptador). Parece-me mais razoável do que abaixar e desligar o dock para pegar o “transformador/carregador” antigo para carregar o celular velho e, depois, colocar novamente o dock e, assim, carregar os novos (só de escrever cansa… imagina fazendo… kk)
Não estas habituado a ser produtivo pois não?
Ou és muito gordo ou vais ficar…
Ou será que engoliste um garfo?…
Tantos recursos desperdiçados num produto inútil.
Duracell apresenta: A mesma coisa que já tinha feito antes!
Agora com mais recursos desperdiçados em design.
Excelente ideia…..
Para fazer bolas de sabão!
Se carregamento wirless é isto, então eu consigo fazer ainda melhor: Corto o cabo do carregado perto da ficha usb e descarno os fios em ambos os lados, voilá! Carregamento wireless, é só pousar os fios em cima uns dos outros, com a vantagem de o adaptador do lado do telefone ser bem mais pequeno que este donut da Duracell…
Boa! Assim já não é preciso ligar um carregador.. só um anel..
Fritaram..
E eu a pensar que conceito do carregamento sem fios era não ter de ligar nada. Apenas descansar o aparelho em cima do carregador. Mas afinal qual é a diferença entre ligar o anel e ligar o carregador? O que isto vem simplificar aos utilizadores????
Não sou “expert” em electromagnetismo, mas pelo que eu sei para induzir a energia para um dispositivo, pelo ar, é necessário teres uma “parede” que não deixe a frequência electromagnética vaguear pelo ar, caso contrario vais ter um desperdicio muito grande de energia a ir para o meio do ar sem ter nenhum aparelho a capta-la.
Por isso, neste momento, mesmo que exista tecnologia para direccionar a energia para um certo ponto, sem perdas significativas, das duas uma, ou essa tecnologia é cara ou então ainda não existe…
A questão aqui é mais que o que a Duracell te está a apresentar:
A) Já o fez antes, tanto com capa/bateria para certos telemóveis, como um adaptador mais pequeno.
B) Não te dá comforto quase algum.
A ideia do sem fios em sistemas devidamente preparados (Vamos olhar para o S6 por exemplo) é que já foi desenhado com o carregamento sem fios em mente e então chegas a casa, pousas o aparelho na base, está a carregar.
Neste caso, e como já anteriormente, tens de ir agarrar no anelzito receptor que é para ligares ao teu dispositivo para depois pores em cima da base (onde entretanto nem cabe, porque tens é de por o anel sobre a base emissora). Quem pega no acessorio para ligar ao telemóvel, pega num cabo para ligar ao aparelho.
Vai a tecnologia a algum ponto ficar muito evoluída claro, tipo uma mesa inteira que pode fazer o carregamento de forma muito direcionada e controlada para evitar desperdício ou radiação em excesso, mas de momento o que é interessante tendo a tecnologia disponível é pelo menos ter um modo de transformar os dispositivos em equipamento que pode ser carregado por indução numa moda muito “plug & forget” — Certamente nunca vais conseguir fazer o “forget” num acessorio como o raio deste anel.
um verdadeiro conceito para Tecnoidiotas. Nao se liga o carregador…mas liga-se o anel. Ridiculo, mas tambem os relogios de carregar todos os dias o sao e…
se fosse uma abre caricas…ainda pensava duas vezes
Isto já existe há muito, ter o carregador num sítio acessível sempre ligado e chegar lá e pousar o telemóvel que ele carrega: dock station
Já usei esta tecnologia a 6 anos atrás na Alemanha num café =)
TBcom, empresa portuguesa, já comercializa este equipamento.