Duelo de Titãs – Uma perspectiva na óptica de um profissional
Por Rafael Lopes para o Pplware.com
A primeira impressão que temos dos smartphones, normalmente, tem a ver com as suas capacidades a nível de processador, RAM, megapíxels da câmara fotográfica, etc.. e uma série de pormenores como biometrias e sensores que lhes dão uma certa "publicidade ".
Mas, será que numa utilização diária, isso é o mais importante?
Vamos comparar mas noutra óptica, usando o Galaxy S4, que elevou o Android a um expoente máximo, e o Xperia Z1 que trouxe outros cenários de utilização aos dispositivos Android.
Fizemos um comparativo entre dois dos melhores smartphones Android do momento, o Samsung Galaxy S4 e o Sony Xperia Z1, ambos com potentes processadores, câmaras e funcionalidades apetecíveis. Cada um trouxe elegância, tecnologia e novas formas de utilizar um smartphone. Foram duas das mais importantes tendências deste ano no segmento Android.
Nota: Já foram feitas análises de ambos os smartphones aqui no site e como tal não é necessário salientar as capacidades de ambos.
Âmbito de utilização
Este comparativo foi desenvolvido na óptica de um designer profissional, onde, com serviços dedicados à minha empresa, se adapta e concilia as ferramentas à actividade. Actualmente sou utilizador Android, contudo foram o iPhone 3GS e iPhone 4 os meus primeiros smartphones. Para a minha actividade profissional utilizo máquinas com sistema operativo Windows e OS X. O meu tablet é um iPad.
O meu equipamento do dia a dia é um Samsung Galaxy S4, após ter feito a evolução do meu primeiro Android, o Galaxy S2.
Depois de várias semanas a utilizar o Sony Xperia Z1 há algumas conclusões interessantes. De realçar que ambos os smartphones tinham o Android 4.2.2 Jelly Bean.
Primeiras impressões:
- O Xperia Z1 possui um óptimo ecrã Triluminos Full HD de 5 polegadas, cores mais realistas e naturais, mas perde nos detalhes, onde o Galaxy S4 é mais pormenorizado, embora tenha cores mais saturadas graças ao seu Super AMOLED.
- O Xperia Z1 permite inserir o cartão SIM, sem ser necessário desligar e retirar a bateria, embora o dispositivo reinicie após o inserir, no S4 há necessidade de desmontar o equipamento.
- O Xperia tem um design mais moderno e materiais mais nobres que os do Galaxy S4, embora o vidro e o alumínio proporcionem um contacto mais "frio". A sua construção é de tal qualidade que até duvidamos que seja a prova de água.
- O S4 é mais leve e mais ergonómico.
- O Xperia Z1 é melhor performance nas acções do quotidiano que o Galaxy S4.
- O botão de suspensão do Xperia Z1 está no sítio errado, não é prático e com facilidade é desligado.
- O Xperia tem uma sincronização mais rápida em termos de contas Google e com serviço web.
- O modo de desbloqueio do ecrã no z1 é menos prático que o Galaxy S4. (Sem protecção)
Utilização:
- O auscultador do Z1 é demasiado pequeno e obriga a uma correta posição no ouvido.
- No Z1 a pesquisa dos contactos não é prática. No S4 a barra de cima torna a tarefa muito mais rápida.
- Faz falta um botão Home no Z1, tal como no S4 tem.
Porque faz falta o botão Home?
Existem algumas tarefas que se tornam um hábito e a sua forma de nos facilitar a vida justifica existirem. Quer seja pelo simples facto do telemóvel estar pousado numa mesa e clicarmos nele para vermos horas/notificações, como no final das chamadas, quando queremos terminar e o ecrã está desligado devido ao sensor de proximidade e temos que clicar no botão de suspensão (de lado) para ligar o ecrã e podermos desligar a chamada.
Em cerca de 20% das vezes em que foi necessário desligar uma chamada o ecrã ligou e não foi necessário carregar no botão de lado para a terminar, assim sendo não sei se o problema está no sensor ou na forma idealizada para esta função. Seja como for, para quem usa e abusa de chamadas, como no meu caso, esta situação é prejudicial.
- O Z1, tal como o S4, tem um ecrã de 5 polegadas, mas o facto do Sony ser mais rectilíneo torna-se desajustado e dá a sensação, ao contrário do S4, que é muito grande.
- O alta voz do Z1 não tem muita qualidade. Poderá dever-se à necessário impermeabilidade. Não faz jus ao que se espera de um Sony.
Porque é tão importante a alta voz?
É importante para a minha actividade. Por vezes, no carro, por falta do sistema integrado do veículo não estar emparelhado, podemos usar a alta voz dos smartphones para atender uma chamada. Isso evita conduzir e usar o telemóvel, um simples clique no ecrã permite ter uma conversa em alta voz sem desviar os olhos da estrada.
Se o som for bom, como actualmente se espera neste tipo de smartphones, não há necessidade a outros recursos. No Z1 esta opção fica condicionada pela necessidade de maior qualidade em alta voz.
- No Z1 a sincronização com o Bluetooth do carro não é a melhor, pelo menos no que toca ao meu cenário. No S4 aparece de imediato a opção Bluetooth no menu e a sincronização é bastante rápida e automática, ao contrário do Z1.
- A Barra de utilitários do Z1 é incompleta. Pode estar mais simples, mas no S4, para quem é um utilizador intensivo de muitas das funções disponíveis, o facto de haver uma barra super completa facilita.
Mas o que poderá faltar no Sony Xperia Z1?
Falta principalmente a opção dos dados móveis e GPS. No S4 a barra pode ser movida para o lado direito para mais opções. Quando se clica no item pretendido, fixamente, abre o menu referente a essa mesmo, no Z1 isso não acontece.
- O Multitasking do Sony Xperia Z1 é melhor que no Samsung Galaxy S4.
No Z1 as aplicações mantêm-se realmente onde as colocamos, enquanto no S4, dependendo da aplicação, esta reinicia.
- As aplicações do Smemo e Splanner da Samsung, são superiores às da Sony para apontamentos e planeamento.
- Ao nível de fotografia, a câmara é muito boa nos dois dispositivos. Não há um melhor ou pior, no conjunto das opções.
Em termos de resolução o Z1 faz 20.7 MP (5256x3944) enquanto o S4 faz 12.8 MP (4128x3096), portanto, no dia a dia não há uma grande vantagem no que precisamos, mesmo em detalhe, a vantagem de resolução do Z1 é diluída no espaço a mais que ocupam os megapíxels em armazenamento. A vantagem existe se formos imprimir as fotos tiradas. Aí sim... mas quem faz isso?
A aplicação de fotografia nativa do Z1, tem aspectos muitos interessantes como o efeito “Rã” que permite brincar com sobreposições nas fotos e o “info eye” que achei muito útil e que permite recolher informações directamente para o telemóvel, como por exemplo tirar uma foto a um cartão comercial criando automaticamente um contacto com todos os campos preenchidos como nome, morada, contactos, emails.
O efeito “panorama” no S4 revela-se melhor, como também a opção para fazer fotos nocturnas. Para quem gosta de fotografia, em questões de câmara de smartphone, na minha opinião não há melhor que o S4, mesmo contra os 20mp da câmara do Z1. Apenas por uma questão de equilíbrio.
Um aspecto curioso, mas que me incomodou, foi o facto do Sony Xperia Z1 prender os pêlos nas junções entre o vidro e o alumio... para mim era um martírio. Pode ser irrelevante mas para quem usa barba... é terrível.
Em resumo...
Se procuram um smartphone rápido na transição de menus, no abrir aplicações e no desempenho global, então o Sony Xperia Z1 é a opção que devem considerar. Os widgets funcionam melhor e a sincronização, como no widget de email, é muito boa... no S4 esta sincronização por vezes falha!
Quanto à utilidade, ao ser prático, o Sony deixa a desejar, quer seja pelos seus menus incompletos, face ao S4, quer seja pelo seu tamanho e peso.
Na minha opinião, o Z1 e um smartphone que surpreende inicialmente, pelas suas características, pelo facto de poder cair na água e não "morrer", por ser um duro com uma estrutura elegantem, mas com o tempo pode cansar, é "mais certinho e aborrecido", nalguns aspectos da sua utilização. Isso fez-me sentir saudades do S4.
O Galaxy S4 é um smartphones leve, prático, rápido, com um ecrã espectacular (mesmo tendo mais saturação que a realidade aos nossos olhos), com apps nativas muito boas, com sensores inovadores (embora sejam alguns pouco úteis) mas dão aquele carisma de cool, de ter algo que os outros não têm e num cenário específico... estão lá.
Embora um dos grande trunfos do Xperia seja a sua impermeabilidade, não houve necessidade de o meter debaixo de água, o que também não é propriamente uma necessidade que tenha para a utilização de um smartphone. Na minha opinião é um argumento irrelevante.
A escolha de um smartphone prende-se pela funcionalidade em tudo: tem de ser rápido a abrir os menus, as apps, tem de ser rápido a navegar, tem de ter uma boa câmara, tem de ser robusto, um bom ecrã, tecnologias que desafiem a considerar outros cenários de utilização, tem de ter um aspecto moderno e uma excelente bateria. Ambos têm uma excelente bateria, a bateria do Sony Xperia Z1 é de 3000(mAh) e o do Samsung Galaxy S4 é de 2600(mAh), há uma diferença mas na utilização diária, com vantagem para o Sony, mas quase não se nota.
O Galaxy S4 ganha noutro campo, o software nativo. É de excelente qualidade e é prático, mais prático que o existente no Z1. Foram várias semanas a utilizar intensivamente o Z1 e, depois de meses a utilizar o S4, nota-se que há uma atitude mais pratica e flexível no Samsung.
Como a vida não é só trabalho, estes smartphones empataram no que toca a jogos. Se um é ligeiramente mais rápido a abrir os jogos, pois o Z1 vem equipado com um 2.2 GHz, ARM Krait 400, já o outro tem uma atitude mais dinâmica nas cores graças ao fantástico Super AMOLED. O S4 mostra também no vídeo uma vantagem interessante principalmente nos pretos mais profundos.
Nota-se que o S4 tem mais bugs que o Z1, pequenos lags, que o KitKat resolverá certamente esse ponto, mas notou-se uma estabilidade maior no Sony... embora nada de deslumbrante!
Há outras funcionalidades que pendem para o Galaxy, assim como argumentos menos importantes que pendem para o Sony, mas ambos são excelente. No meu caso, usar Android é importante, deixei o iOS por alguma falta de funcionalidades, do tipo widgets e as opções de partilha. Além disso, a criatividade de terceiros sobre o Android é para mim importante e, embora use o iPad, estou seriamente a equacionar no futuro a aquisição de um Galaxy tab 3.
Existem vantagens em qualquer plataforma, contudo, para a minha utilização profissional, encontrei no Android a resposta que procurava, sendo mais adequada para as minhas necessidades.
Para finalizar, se hoje tivesse que escolher o Galaxy S4 seria a minha opção. Os smartphones são como o Homem, não se medem aos palmos nem pelos seus atributos, mas sim por aquilo que são capazes de fazer. E caros amigos, o S4 faz tudo!
Este artigo tem mais de um ano
Acho-os muito grandes. Especialmente ao Sony, já que o S4 encaixa bem na mão. De qualquer forma, para mim, 5” parece-me demais. Até aos 4.5”, quando muito.
Ah, já agora, desculpem lá chatear, mas estou a participar no App Me Up e davam-me jeito uns downloads nas apps…
http://apps.microsoft.com/windows/pt-pt/app/acerta-na-cor/50be4fda-ed9f-408f-86ba-22e6156d9679
http://apps.microsoft.com/windows/pt-pt/app/bolinhos-da-sorte/6fa3be09-c418-4eaa-9c00-e1175217bf9e
http://apps.microsoft.com/windows/pt-pt/app/sites-inuteis/cb862280-0df6-43c7-a134-fcd22f5233c2
Não concordo minimamente.
Sou utilizador intensivo de um S3 e acho o tamanho perfeito. O S4 consegue ser uns milimetros mais pequeno e fino e consegue ter um ecran de 5′ contra os 4,7′ do S3
Não nos podemos basear apenas no tamanho do ecran, mas sim nas dimensões do próprio telemóvel como referi a cima.
O que a Samsung fez no S4 foi excelente por conseguir por um ecran maior num telemovel mais pequeno!
Só tenho um comentário a fazer 😉 LG G2, vejam bem este equipamento…
Esse equipamento… tem o pior software e piores atualizações de sempre -.-
A LG não gosta de fazer upadtes dos seus smartphones.
lol, a samsung é mesmo boa nesse aspeto!
Tive o 4.3 da Samsung ainda em Novembro. Em Janeiro já há launch oficial do 4.4
Nao estou a ter razao de queixa no S4 🙂
Eu também não +1, mas em relação ao material de construção sim, alias o meu tem um problema na colagem do ecrã ao corpo… e se mandar à samsung eles não fazem nada, só dizem para ir a um local de assistência certificado para averiguar, mas arranjo ou troca, não garantem nada…
Porque estão a comparar a performance de dois smartphones com processadores diferentes? ou melhor, um(z1) com o processador snapdragon 800 e o s4 com o snapdragon 600? claro que o z1 vai ser mais rapido O.o
O âmbito deste post não foi para comparar performances. Como se concluiu, o ser mais rápido não quer dizer que seja sempre melhor.
Nexus 5 bate os 2 com facilidade.
Melhor hardware que o S4, encaixa melhor na mao que o Z1 e android puro (que o S4 tbm se pode instalar, mas..).
Só falta mesmo são os butões fisicos no nexus (acho uma coisa mal que eles fizeram tirar os butoes, gosto dos butoes menu, home, back como a samsung tem)
De resto o Nexus 5 da cartas a esses, sem sequer falar no preço.
botões botões botões botões
Nokia Lumia 1020. Enough said.
Lumia 1520
Para se “bater de frente” com qualquer dos dois em análise nem é necessário os Lumias 1020 ou 1520…basta um 920 para dar “tareia” em termos de fluídez e desempenho.rsrs
+1
+1
Parabéns pelo artigo e a minha opinião é exactamente a mesma…prefiro o Galaxy S4!
Eu a querer mudar do meu S2 para o Z1.
O smartwatch da sony já tenho, não consigo é vender o S2 =(
Boas
Quanto keres pelo S2?
O Z1 não compensa comprar, eu tb o queria mas ja mudei de ideias. Aquece muito em uso normal, fora sem jogar ou ver videos. basta 10 a 15 min de uso normal que fica muito quente.
Aquece?? O z1?
Tenho um, e só noto que aquece quando está com tranferência de dados activa e ou a carregar!
Cpts
Excelente, como sempre!
Tudo dito na comparação.
Boa comparação! Mesmo que numa optica e ambito profissionais, acho que cobre muita da informação util para quem esteja a pensar adquirir um smartphone android recente. Nas ultimas semanas tambem me deparei com este dilema, Xperia Z1 ou S4, sendo que o S4 era o smartphone que ja tinha, e o Xperia Z1 o que foi “oferecido” na compra de uma PS4. Ao fim de duas semanas pedi o S4 de volta á minha mulher e dei-lhe o Xperia Z1! 🙂
Belo comparativo Rafael,
Mas penso que isso, depende de cada utilizador. No meu caso que ja utilizei os dois smartphones, penso que o Z1, ė na realidade o melhor android do momento.
Na questão do menus rápidos, o Z1 tambem tem um leque vasto, onde podemos colocar, GPS, dados moveis, bluetooth, wireless,Nfc, 4G, volume, stamina…etc.
Mas sim, são os dois belissimos smartphones!
Grande post Rafael.
Cumps
“O Xperia Z1 permite inserir o cartão SIM…”
Inserir e tirar o SIM com o phone em funcionamento? Isso nunca se deve fazer. Nunca, jamais.
O MicroSD pode-se tirar e inserir porque a Rom tem as funções para proteger isso.
Mas o cartão SIM sem alguma proteção na Rom?
.
Sou completamente contra…
Nos primórdios, tirar o sim com o telefone em funcionamento era altamente aconselhado. Resultava em chamadas de borla lol.
Entendo porque é que é má ideia, mas concretamente (pergunta genuína), o que é achas que de tão mau pode acontecer? Já vi tanta gente a fazer isso quase diariamente e nunca vi nada de pior a acontecer do que ter que reiniciar o telefone…
“Inserir e tirar o SIM com o phone em funcionamento? Isso nunca se deve fazer. Nunca, jamais.”
O Asus Padfone Infinity 2 (A86) permite trocar o cartão SIM e MicroSD sem necessidade de reiniciar o equipamento. Android (quase) clean.
Nada contra, muito pelo contrário. Agiliza bastante o processo de troca de SIMs. Era algo que já devia ter sido sido implementado há muito tempo, principalmente para os DUAL SIM. Há equipamentos que são extremamente lentos a reiniciar.
Nunca estive com um Z1 na mão, mas com a utilização que dou ao meu S4 e pelas opiniões que leio, não duvido nada que o S4 foi o melhor presente que me deram até hoje.
É de espantar um smartphone que saiu em Maio e ainda “bate” ou está ao mesmo nível que muitos recentes.
bem melhor que estes dois é LG G2. …….
e ainda melhor que eles todos é o Note 3 😀
“A Barra de utilitários do Z1 é incompleta. Pode estar mais simples, mas no S4, para quem é um utilizador intensivo de muitas das funções disponíveis, o facto de haver uma barra super completa facilita.”
No Sony, se aceder a Definições->Visualização->Definições Rápidas, poderá acrescentar elementos a barra, e até ordenar a posição dos mesmos.
Ia comentar isso mas o amigo já o fez 🙂
eu também ia dizer isso! Torna.se ainda mais completo do que o s4
o que achei ridiculo foi dizer que a impermeabilidade nao tem uso… lololol
mas se por azar lhe cair liquido em cima cima do s4 bye bye… e la se vai 600 €… a impermeabilidade deveria ser obrigatório para telemoveis acima dos 500€…
E realmente não tem… ou é hábito cair água em cima dos smartphones ao ponto de estes poderem funcionar dentro dela?
Actualmente mesmo que um smartphone caia dentro de água, deixa de funcionar até secar, depois volta ao normal, a não ser que fique muito tempo com a água a correr os componentes.
Até concordo que aches a função de impermeabilidade inútil, é a tua opinião, tudo bem mas não generalizes essa segunda parte. Se um telefone não impermeável cair na água e continuar a funcionar depois de seco, é uma sorte, não uma prática comum 🙂
Por acaso fiz uns part times, numa loja que fazia reparações (embora não fosse eu a fazer as reparações concretamente), a maioria dos telemóveis que apareciam por humidade estavam mesmo avariados e peças tinham que ser substituídas (quando compensava). Em alguns casos também bastava só secar e limpar com cuidado, mas o primeiro caso era mais frequente.
Estes casos eram fixes porque quando era perguntado “casualmente” ao cliente se tinha sido na casa de banho, a maioria ficava vermelho e começava a rir-se. Pelos vistos é frequente o telefone cair na retrete :p
Não a acho inútil, mas não é aquela função que levará alguém a escolher entre um e outro… de certeza 😉 até porque se este foi um smartphone “de embate”, para podermos levar quando fazemos desporto e tal… mas não, os seus materiais nem são muito dedicados a essa destreza.
Por isso é que desvalorizo esse argumento na compra. Mas se o tem, óptimo.
Actualmente um equipamento cair na água e deixar de funcionar permanentemente não acontece facilmente.
Isso era no passado, deixas secar sem o ligar de imediato e verás que não se perde.
😀 isso de cair na sanita hahaha ainda pega moda para quem compra o XPeria (Se o seu smartphone é daqueles que salta para a Sanita… compre um anfíbio… Xperia Z1 😀
nao é preciso ser habito… basta uma vez… acidentes acontecem
Mas pode sempre existir a possibilidade de activar o selo de humidade, caso aconteça pode-se dizer adeus a garantia.
Além de verter accidentalmente liquidos no aparelho, existem outras situações em que ser a prova de água é útil, estar a sair do carro numa chamada e estar a chover, sair do banho e receber uma chamada e atender ainda com o cabelo molhado, são situações que pode provocar a activação do selo de humidade, como me aconteceu e tive que dizer adeus a garantia.
Podem afirmar que a Samsung usa componentes “baratos”, no entanto tanto a forma como o toque fazem com que o S4 seja extremamente natural nas maos. É leve e equilibrado, as linhas curvas ajudam a assentar e a segurar.
É verdade que o aluminio e as linhas retas dao outro look, mas depois é pouco pratico.
No entanto acho metade dos sensores que veem no S4 “gimmicks”. Raramente os uso e a maior parte do tempo estao desligados.
No artigo é dito que compararam as versoes 4.2.2, mas a versao 4.3 do S4 está muito superior. Nada de lags, freezes e bugs. Muito fluido, tao fluido que nem sinto necessidade de tirar a Touch Wiz.
Acho ridículo os dois parágrafos seguintes, principalmente seguidos…então, por um lado o S4 tem sensores que não interessam para nada, mas “estão lá”.
E o Sony, que é à prova de água, coisa que o S4 não é, isso é irrelevante. Duas observações completamente incoerentes.
“O Galaxy S4 é um smartphones leve, prático, rápido, com um ecrã espectacular (mesmo tendo mais saturação que a realidade aos nossos olhos), com apps nativas muito boas, com sensores inovadores (embora sejam alguns pouco úteis) mas dão aquele carisma de cool, de ter algo que os outros não têm e num cenário específico… estão lá.”
“Embora um dos grande trunfos do Xperia seja a sua impermeabilidade, não houve necessidade de o meter debaixo de água, o que também não é propriamente uma necessidade que tenha para a utilização de um smartphone. Na minha opinião é um argumento irrelevante.”
Na minha opinião, ser à prova de água é uma mais valia muito grande. Já que no meu trabalho preciso de utilizar bastante o telemóvel em condições que nem sempre lhe são favoráveis, como pó, chuva, humidade, etc…
Xis, não acho que estejam erradas, até porque quem escreveu, baseou na sua actividade e não na do tua ou na minha, por exemplo.
A impermeabilidade é mais irrelevante que os sensores que o S4 traz. Estes podem ser necessários em qualquer cenários, o facto de ser impermeável… só em cenários onde é improvável que 99% das pessoas usem um smartphone de 500 euros… dentro de água!!!!
Portanto, tendo em conta quem estava a comparar, baseado certamente em 99% dos que usam estes dois smartphones, é bastante coerente.
Independentemente disso, o autor do comparativo valorizou o facto deste equipamento ser inovador ao ponto de trazer também esse argumento de venda.
acho que é redutor olhar para impermeabilidade apenas como útil quando se coloca o aparelho debaixo de água. além de que aliada à resistência à impermeabilidade está também associada a resistência a poeiras. e existem mais cenários onde isso pode ter significado. construção civil por exemplo. é uma característica que possivelmente vai contribuir para a durabilidade do equipamento e tendo em conta o valor dos mesmos, acho que deve ser um facto a não menosprezar.
Antes de mais quero só dizer que gostei do comparativo, deu-me para conhecer melhor os equipamentos. E não pretendo com isto desmoralizar o autor. Mas acho que admitir algo só nos faz melhorar. Por outro lado, achar que fazemos sempre tudo bem, só nos faz piorar (algo que acontece bastante por aqui).
Em relação ao meu comentário, eu não disse que um aspecto é mais importante do que outro. Eu apenas disse que, sendo os dois irrelevantes, como diz o post, não podes dizer que num é bom estar lá e no outro não interessa para nada. Ou é bom estar lá, ou completamente irrelevante, para os dois.
Por outro lado, o facto do Sony ser impermeável, não quer dizer que o uses dento de água.
Por exemplo, há uns anos atrás, enquanto assistia ao “Porto x Lázio” nas Antas, apanhei uma chuvada enorme, e o meu telemóvel da altura, que estava no bolso, pifou…acho que isto diz tudo…
Loool. Que é isto!?
Alguem que diz:
“A escolha de um smartphone prende-se pela funcionalidade em tudo: tem de ser rápido a abrir os menus, as apps, tem de ser rápido a navegar, tem de ter uma boa câmara, tem de ser robusto, um bom ecrã, tecnologias que desafiem a considerar outros cenários de utilização, tem de ter um aspecto moderno e uma excelente bateria.” (Acho que na comparação o Z1 ganhou em quase tudo…)
…e depois diz: “…a bateria do Sony Xperia Z1 é de 3000(mAh) e o do Samsung Galaxy S4 é de 2600(mAh), há uma diferença mas na utilização diária, com vantagem para o Sony, mas quase não se nota.”
“O Xperia Z1 é melhor performance nas acções do quotidiano que o Galaxy S4.”
“Se procuram um smartphone rápido na transição de menus, no abrir aplicações e no desempenho global, então o Sony Xperia Z1 é a opção que devem considerar. Os widgets funcionam melhor e a sincronização, como no widget de email, é muito boa… no S4 esta sincronização por vezes falha!”
???
“Em termos de resolução o Z1 faz 20.7 MP (5256×3944) enquanto o S4 faz 12.8 MP (4128×3096), portanto, no dia a dia não há uma grande vantagem no que precisamos, mesmo em detalhe, a vantagem de resolução do Z1 é diluída no espaço a mais que ocupam os megapixels em armazenamento.”
…e depois diz que o S4 é a melhor opção!
Já tive oportunidade de utilizar os 2 equipamentos, concordo com alguns pontos de vista, mas não todos.
O facto de ser á prova de água… não significa que tenha que andar a nadar com ele, basta um copo derramado numa mesa… atender uma chamada á chuva… etc…
E é normal que com essas características “especias” que fazem parte do dia-a-dia de muita gente… o orifício do auscultador seja mais pequeno do que o do S4, que tenham abdicado do botão home para tornarem o equipamento o mais compacto possível, já agora, pouse o s4, coloque o temporizador e pose para a foto, o design ergonomico nem sempre é funcional para a utilização de varias funções a que o equipamento se destina. Para fotos HDR convém ter o equipamento estável… os cantos arrendondados do S4 não permitem isso…
Este duelo de titãs… não teve o melhor anfitrião.
Cumprimentos
Márcio Pêgo
Loool. Que é isto!?
Alguem que diz:
“A escolha de um smartphone prende-se pela funcionalidade em tudo: tem de ser rápido a abrir os menus, as apps, tem de ser rápido a navegar, tem de ter uma boa câmara, tem de ser robusto, um bom ecrã, tecnologias que desafiem a considerar outros cenários de utilização, tem de ter um aspecto moderno e uma excelente bateria.” (Acho que na comparação o Z1 ganhou em quase tudo…)
…e depois diz: “…a bateria do Sony Xperia Z1 é de 3000(mAh) e o do Samsung Galaxy S4 é de 2600(mAh), há uma diferença mas na utilização diária, com vantagem para o Sony, mas quase não se nota.”
“O Xperia Z1 é melhor performance nas acções do quotidiano que o Galaxy S4.”
“Se procuram um smartphone rápido na transição de menus, no abrir aplicações e no desempenho global, então o Sony Xperia Z1 é a opção que devem considerar. Os widgets funcionam melhor e a sincronização, como no widget de email, é muito boa… no S4 esta sincronização por vezes falha!”
???
“Em termos de resolução o Z1 faz 20.7 MP (5256×3944) enquanto o S4 faz 12.8 MP (4128×3096), portanto, no dia a dia não há uma grande vantagem no que precisamos, mesmo em detalhe, a vantagem de resolução do Z1 é diluída no espaço a mais que ocupam os megapixels em armazenamento.”
…e depois diz que o S4 é a melhor opção!
Já tive oportunidade de utilizar os 2 equipamentos, concordo com alguns pontos de vista, mas não todos.
O facto de ser á prova de água… não significa que tenha que andar a nadar com ele, basta um copo derramado numa mesa… atender uma chamada á chuva… etc…
E é normal que com essas características “especias” que fazem parte do dia-a-dia de muita gente… o orifício do auscultador seja mais pequeno do que o do S4, que tenham abdicado do botão home para tornarem o equipamento o mais compacto possível, já agora, pouse o s4, coloque o temporizador e pose para a foto, o design ergonomico nem sempre é funcional para a utilização de varias funções a que o equipamento se destina. Para fotos HDR convém ter o equipamento estável… os cantos arrendondados do S4 não permitem isso…
Este duelo de titãs… não teve o melhor anfitrião.
Cumprimentos
Márcio Pêgo
Raios… eras tu.:D Tu é que não apareceste… ora porra. Nunca apanhamos o tipo mais fino… há sempre um que é o mais fino… ora bolas!!!
Tu truncaste as frases a teu belo prazer, assim de facto não fazem sentido 😀 assim é fácil!
Limitei-me a fazer copy/past do que li, achei alguns aspectos contraditórios, só isso.
É claro que nem todos têm a mesma opinião… nem as mesmas necessidades, o que é mais relevante para uns pode não ser para outros… agora, existe uma discordância dentro do comparativo.
Não existe nada, até porque cada uma das citações que deixaste estão enquadradas num cenário de trabalho específico.
Como dizes e bem, nem todos têm a mesmas opinião, mas isso depende de cada um e não de ter escolhido mal o anfitrião como disseste. A razão está em que cada um tem as suas necessidades e utilizações específicas, por alguma razão o Rafael fez um introdução que é para ser lida.
Abraço e bom Natal.
Sempre fui um fã do galaxys, tive o S1, S2 e S3, mas este ano decidi optar pelo Z1 e sinceramente não me arrependo.
Na minha opinião, a Samsung inovou pouco em relação ao S3, e faz-me lembrar um pouco o histerismo à volta dos iphones. O que não quer dizer que não seja um bom telemóvel, pelo contrário.
Muitos dos defeitos apontados ao Z1 são ultrapassados através de patch existentes – som, barras de atalhos, desbloquear pelo botão da camara… Mas sim, deveria vir de origem, e não obrigar a root.
Resumindo, estou muito satisfeito com o meu Z1, excelente construção, muito fluido, não encrava, boas fotos…
O galaxy S4 tem é muito mais desenvolvimentos, desde kernels a roms, e para quem gosta de experimentar e ir trocando, isso é algo positivo.
Melhor, melhor é o meu antigo Nokia 3330, isso sim, durou-me 5 anos… Agora para trabalhar entre esse é o S4, sem duvida, apesar do Z1 possuir melhor Hardware (menos o ecrã, devido a não ser IPS, e não ter os pretos “puros”), não tem qualquer hipotese no âmbito profissional… então o note 3 para produtividade, trabalho, bla, bla, bla, nem chegam lá perto
Realmente o Z1 não tem o botão home, que conforme o usuário pode fazer muita falta. Mas em compensação o Z1 tem um botão físico para tirar fotos, que na minha opinião é algo bastante prático e relevante para quem tira muitas fotos.
Será que vale a pena comprar o sony Z1 desbloqueado por 475 oiros depois de ter estado a 799 oiros ??? É que neste momento tenho um tijolo do Nokia 5800 xpressMusic que para entrar no site das apostas de desporto tem sido um caso sério e aos fins de semana uso bastante a internet por causa das apostas on line e queria saber e se era uma boa aposta o Sony Z1 ??? E será que baixam um pouco mais o preço do Sony Z1 ???
Não vale apena..mais vale te escolheres o S4.
O Z1 aquece muito e torna-s insoportavel te-lo na mao..
o S4 pode ter um processador mais baixo mas ficas mais bem servido..
ou se quiseres melhor tens o NEXUS 5 que é muito bom e tem o android v4.4 KitKat
Micael, isso é mentira.
eu troquei meu S4 GT9500 pelo Z1 e posso te garantir que o S4 aquece +.
+ Não vou negar que sinto muita falta dos sensores, tecla HOME e a barra de ferramentas completa.
+ de resto o Z1 é escelente…
Eu estive para adquirir um Z1 e não comprei por causa disso.
Pelo menos foi o que li. Se não tinha comprado um novo por 380€.
Parece que fiz mal em nao comprar :S
Mas como dizes o botão home faz muita falta.
Se a sony tivesse esse botão era excelente 🙂
Colega não sei onde a barra de ferramentas do z1 é má.
É configurável! E permite colocar quase tudo lá.!!!
O botão home, concordo.
Aquecer, nunca notei isso.
Abraços