Como são afetados o cérebro e corpo pela luz azul do smartphone?
Frequentemente deixamos alertas para as consequências nefastas da utilização do smartphone antes de adormecer, com as luzes apagadas mas, ainda assim, os números revelam que 60% das pessoas adormece com o smartphone na mão.
Hoje mostramos de que forma são o nosso cérebro e corpo afectados pela luz emitida por equipamentos deste género, sejam eles smartphones, tablets ou computadores.
Os ecrãs dos smartphones são desenvolvidos de forma a que seja possível utilizá-los em qualquer situação, mesmo em condições de luz muito intensa. Para que tal seja possível é emitida luz azul brilhante e é esta a responsável por alguns problemas que tendem a afetar o nosso corpo e cérebro.
Estes problemas advêm principalmente da sua utilização durante a noite, muitas vezes antes de adormecer, já que o cérebro pára de produzir melatonina, a hormona que indica ao corpo que está na hora de dormir.
Mas como é que isso funciona?
Ao estar sujeito à luz azul durante a noite, o cérebro confunde-se e prejudica a memória para o dia seguinte.
O sono vai ficar prejudicado e isso irá prejudicar o desenvolvimento do cérebro, a capacidade de raciocínio e de aprendizagem.
A não produção de melatonina pelo cérebro tende a aumentar os problemas relacionados com depressões, que se agravam com a exposição à luz azul durante as horas que deveriam ser de descanso. Ainda associado a este problema, está o descontrolo da fome que poderá potenciar o risco de obesidade.
O risco de cancro da mama e da próstata são nestes casos mais elevados uma vez que o corpo não descansa convenientemente devido à perturbação do sono. A luz azul é também responsável por problemas como cataratas ou descolamento da retina.
Fonte: Tech Insider
Leia também: Pare de utilizar o smartphone antes de dormir!
Este artigo tem mais de um ano
Com as televisões led, passa-se o mesmo?
claro.
Televisões LED, lâmpadas LED, etc.
E o problema é que não há aplicações para bloquear essa luz azul como há para telemóveis e computadores.
Esta explicada a miséria de notas na faculdade!!
Este é um problema muito mais grave do que as pessoas se apercebem. Recomendaria pesquisar um pouco mais sobre o assunto.
Vou ter de ir buscar a Sony Triniton à arrecadação para ver televisão à noite?
É muito pesada…
Os cidadãos mais antigos se lembrarão da máxima popular que era com regularidade lembrada “DEITAR CEDO E CEDO ERGUER DÁ SAÚDE E FAZ CRESCER”.
É evidente que, como há muito está estudado e confirmado, o ritmo circadiano é comandado pela relação luz/escuridão (ausência de luz) e é no escuro que se a Epífise dá início a produção da Serotonina que se vai decompor e produzir a Melatonina, a indutora do sono proporcionador do repouso e recuperação dos vários sistema do corpo humano. Logo, se tal não acontecer necessàriamente ao acordar não haverá a energia necessária ao normal funcionamento dos vários sistema orgânicos. Sabendo isto que cada um cuide de si mesmo para ter o melhor desempenho possível.
para android – Twilight
para windows e mac – f.lux
Linux redshift 🙂
Lol luz azul, então a malta que trabalha nas ambulâncias e hospitais constantemente durante a noite com luz “azul” estavam cegos.
Ya é um esquema dos iluminati, por isso é que as luzes da policia são azuis, é para o pessoal perder a memoria … #iluminati
Para o computador recomendo o f.lux: https://justgetflux.com/
Uso à bastante tempo, é bom para regularizar automaticamente as cores à noite
E não ficar com aquela potencia de luz de espectro tão azulado, principalmente nos monitores led
Seria porreiro fazerem um artigo sobre Computer Vision Syndrome.
É algo sério, para levar muito em conta e muita gente que sofre dele nem sabe o que é, nem sequer que é mesmo um síndroma.
As ROMs Cyanogen 12.1 já tem uma opção integrada para combater este problema, o LiveDisplay, dispensando o uso de apps.
Bom dia. Olá.
Ter lâmpadas de candeeiro de mesa de cabeceira de luz azul provoca problemas de saúde ?
Peço deferimento.
Cordial.
Nelson Roberto Belo Pires
uso o f.lux aqui recomendado anteriormente pelo pplware e os que o acompanham.
Desde que instalei não consigo deixar de usar.
Recomendo vivamente.
Estou com problemas em utiliza-lo no segundo monitor. Alguma solução?