Coleciona as caixas dos seus smartphones e outros gadgets? Se ainda não, devia!
Hoje em dia, as caixas são quase uma extensão dos próprios gadgets, havendo quem gosta de as manter e colecionar... para uma eventualidade. Já faz parte dessa comunidade?
Se é utilizador da Apple, provavelmente, tem, por casa, alguma caixa da marca. Seja desta, ou de outra, saiba que não é o único e que, aparentemente, existem até comunidades de pessoas que se orgulham de as colecionar.
Uma das mais relevantes (se relevante for a palavra, para este contexto) é o subreddit r/Appleboxes, onde mais de 5000 utilizadores publicam imagens de todos os tipos, a mostrar caixas de vários produtos da Apple.
The tower of expensive mistakes by u/DevonReddit1538 in Appleboxes
De facto, esta tendência motivou as fabricantes a esforçarem-se na hora de pensar na caixa do produto que, assim, se tornou uma parte consideravelmente valiosa. Se antes as caixas tinham o lixo como destino, agora, as empresas prestam-lhes mais atenção e são mais cuidadosas na sua conceção, nomeadamente, na escolha dos materiais.
Além da Apple, também a OnePlus, por exemplo, já demonstrou que valoriza a caixa dos seus produtos.
Mas não são só as caixas de smartphones que servem os colecionadores:
Hi, I want to share my GameCube collection here. I got every pal console box, some nice looking Japanese consoles, full game set, almost every cover variation and limited edition games. And offcourse a GameCube kiosk! 😊 by u/Nintendo4Life87 in gamecollecting
Se chegou até aqui e se está a perguntar sobre o motivo pelo qual as pessoas decidem acumular, ou colecionar, as caixas dos seus produtos tecnológicos, então, saiba que existem várias razões.
Primeiro, a possibilidade de revender o produto, no futuro, incluindo a caixa original - o que muitas vezes agrega valor e justifica um aumento do preço final. Depois, na mesma linha de pensamento, a possibilidade de vender as caixas, sem vender o produto. Afinal, hoje, há quem as procure vazias, por forma a agregar valor e aumentar o preço pelo qual está a vender um determinado artigo.
Am I the only weirdo that can’t throw away the boxes of the devices they buy? pic.twitter.com/3UHNnqSx4r
— Catalin (@catalinmpit) August 10, 2023
Terceiro, não deixam de fazer parte da história da tecnologia, pois foram concebidas e vendidas a par dos próprios gadgets e há quem lhes veja importância nesse sentido.
Por fim, o facto de o unboxing de produtos tecnológicos ser, como deve saber, um negócio em crescimento, entre os criadores de conteúdo. Ora, caixas visualmente agradáveis ajudam à construção positiva da perceção do produto como um todo.
Coleciona as caixas dos seus produtos tecnológicos? Se sim, por alguma razão?
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Reddit | jalaube
Neste artigo: caixas, smartphones
Vai tudo para o lixo
Lixo não, ecoponto! Então para que andam as marcas todas a eliminar o carregador do pacote em nome do ambiente?
O ecoponto é apartheid do lixo.
Às vezes é igual. Porque depois na triagem muita coisa segue para o lixo comum. As pessoas pensam que ao separar o lixo milagrosamente é tudo reciclado. No vidro e papel é uma grande porção, mas no plástico é menos de 10%, o resto vai para o aterro ou é queimado.
Normalmente vai tudo para o lixo logo depois de tirar o material da caixa. Mas também é verdade que raramente vendo gadgets usados.
E sinceramente não ligo nadinha ao unboxing, desde que os produtos venham em condições, por mim está tudo.
Consumismo desenfreado.
Não admira a Terra estar tão poluída.
Só pela devolução/reparação é que guardo as cx, depois vai esquecendo e chegam a estar 5 anos ou mais guardadas.
Não faço colecção das caixas mas guardo-as até final do tempo de garantia. Se tiver de enviar para RMA à empresa que me vendeu o artigo, vai melhor acondicionado. Ainda hoje saiu uma RMA para Espanha, de um Mibro Watch T1, na embalagem original e adquirido há menos de 3 meses e que deixou de carregar. Não há dúvida que os fabricantes estão a esmerar-se na aparência das caixas, algumas delas verdadeiras obras de arte, nomeadamente em equipamentos Android, em comparação com as que nos chegavam há uns anos atrás.
Depende do produto. Nomralmente guardo até a garantia expirar… Se a garantia expirou ainda considero se vou vendê-lo no mercado de usados.
Agora por exemplo, caixa de um teclado… descarto no momento que verifico que funciona perfeitamente e veio sem defeitos…
Se tivesse espaço para isso pq nao? agr, num t2 de 100m2, n da para guardar caixas
Sim, guardo as caixas todas.
Guardo só as caixas dos produtos mais caros, numa perspetiva de ser mais fácil poder revender mais tarde se quiser, tudo o resto vai para o lixo.
Guardo as caixas de produtos que eventualmente vou vender depois, porque é sempre mais fácil de vender se tiver a caixa original
Só agora é que reparei que realmente guardo as caixas e nem sei bem para quê ….
Tenho da trabalha toda que tenho da Apple, mas não faço coleção.
Mas há quem venda no eBay caixas vazia…
Quis dizer “ tralha “ e não “ trabalha “.
Eu tenho de um Nexus S,com o telemóvel e tudo.Guardei mas se houver alguém que queira entre em contato.
Vai tudo para o lixo assim que acaba os 15 dias e não sirva para guardar coisas dentro. Não dou aso a criadores de conteúdos aka parasitas da sociedade. A não ser que criem conteúdo com alguma utilidade, mas esses contam se pelos dedos da mão.