Cheira-lhe a Costeletas Assadas? Então recebeu um SMS
Pois é, a ideia não é nova, já se fala que ao nível sensorial o cheio é o que está ainda arredado do mundo dos smartphones, tudo o resto já existe. Contudo, e pela especificidade deste nosso sentido, levar os cheiros, aromas e perfumes a cada nariz como forma de notificação... é algo arrojado!
No país do sol nascente os limites são para ser derrubados e assim nasceu a ideia de ligar um acessório aos smartphones que produzisse uma fragrância como notificação.
Hmmm cheira-me a rosas, tenho um sms no smartphone. Agora sinto um perfume intenso... há mail na caixa!
É esta a ideia da empresa Scentee. Levar ao utilizador cheiros sempre que receba um mail, uma notificação do Facebook ou quando recebe uma SMS. Hmmm cheira-me a pizza, alguém no Gtalk de certeza!!!!
Mas este acessório tem uma app que o complementa e que permite escolher o cheiro desejado. Para isso a empresa desenhou uma app para as plataformas iOS e Android. O dispositivo liga-se ao smartphone pelo jack de som 3,5, onde normalmente liga os auscultadores e é daqui que tudo é pulverizado a cada notificação.
Pergunta: haverá casos práticos que possam demonstrar a utilidade deste dispositivo e da app?
Claro que sim, no Japão nada é deixado ao acaso!
O dispositivo já está à venda na Amazon pelo preço de 27 euros. Também existem kits de fragrâncias disponíveis como Morango, Menta, Café, Manga, algo mais suave como Rosas, Jasmim, Maças, ou até odores que mexem com o estômago, como o cheiro a um bom assado, caril, etc... Há já uma empresa que se está a dedicar a produzir e distribuir cheiros típicos da cozinha, tipo essências a costeletas, língua salteada e batatas amanteigadas. Tudo para atrair a sua atenção quando recebe uma notificação.
Claro que quando lhe cheirar a esturro... é um SMS da esposa a dizer que a sua sogra vem passar o fim-de-semana consigo!
Este artigo tem mais de um ano
Excelente! Mas primeiro que chegue a Portugal…
Quando eu vejo falar nessa tecnologia eu fico pensando…
Imagina a pessoa receber o famoso video “two girls one cup”.
* Quem não conhece, pergunte ao GOOGLE. *
Tá engraçado, mas eu acho que devia ser no caminho oposto.
Tinha um sensor de odor no telemóvel, e se ele se apercebesse que estava perto do dono, deixava de tocar, e só vibrava, se o dono estivesse longe, tocava mais alto.
isso era porreiro mas muito difícil de implementar…
aqui esta uma boa ideia, mas o dispositivo e grande demais para ter sucesso…
se encaixa se nos phones sem se dar por ele, tinha sucesso garantido…
Tb acho que haverá melhores aplicações…
Isto é capaz de dar para fazer com o tasker mas claro, não por cheiro 🙂
Por exemplo, fazer com que quando receber uma notificação/chamada/etc, a câmara (ou outro sensor) verifique a pela presença de luz e pela hora. Caso não haja luz (no bolso), vibre. Caso haja luz (fone “longe” do dono), toque. Mais condições poderiam ser adicionadas como hora do dia, etc.
Para ser sincero, nunca trabalhei com o tasker (nunca me dediquei a aprender) mas já vi gente a fazer coisas MUITO mais trabalhadas, fazer algo deste género não deve ser muito complicado.
“É esta a ideia da empresa Scentee. Levar ao utilizador cheios sempre que receba um mail”
cheiros* 🙂
Acho bastante parvo e inútil, mas quem sou eu!? 🙂
Perfeitamente de acordo. O telemóvel apareceu para se comunicar e hoje em dia faz tudo e mais alguma coisa (e até faz chamadas), agora produzir cheiros!!!
Não para defender, mas se calhar dá jeito para os surdos 😀
Penso que o inverso teria uma maior aplicabilidade. Imaginem um acessório, que lê os níveis de oxigénio, dióxido carbono, concentração de gases, etc… Creio que seria mais útil.
Isso existe sim, mas não no mercado (possivelmente ainda só existem protótipos), vi numa conferência sobre sensores. Uma pequena placa que se liga ao telemóvel com dezenas de sensores do tipo que falas-te, infelizmente não estou a encontrar na internet
Verdade, mas os japoneses pensam mais à frente… ou não! Mas é um conceito curioso, pode ser um sinal que o odor poderá estar presente também nos smartphones, até para o que dizes e bem, ser o útil.
Até que pode ser uma ideia engraçada e inovadora, mas o dispositivo é um pouco grande para o consumidor andar com aquilo “atrelado” a um telemóvel.
Metam o link da amazon para comprar!
Os títulos no pplware estão cada vez piores…
Deves ser um daqueles homens das cavernas sem qualquer sentido de humor. O título está bastante engraçado e é de fácil percepção do conteúdo do post.
Desculpa, não possuo sentido de humor brejeiro.
Corrijo-te
“Desculpa, não possuo sentido de humor”
Assim sim 😉
Eu parti-me a rir! Está excelente!! 😀
Eu adorei o título 😉
Agora sim: finalmente as milhares de…digamos…”fart apps” do Android fazem sentido….
E quando se recebe um SMS/email de cariz erótico da nossa amada cheirará a quê? Bacalhau? 🙂
Que tal… rosas vermelhas? 😉 Mas cada um é que sabe com quem anda metido 😛
lol, OK, ganhaste! 🙂
🙂 hehehehe vai lá com um bacalhau num embrulho esperar por ela que vais ver o que recebes 😀
“já se fala que ao nível sensorial o cheio é o que está ainda arredado do mundo dos smartphones, tudo o resto já existe.”
Se assim é, digam-me como é que meto o meu Galaxy a saber a frango assado…