Caminha demais diariamente? Opte por uma trotinete eléctrica
Um dos problemas da sociedade actual é o sedentarismo, passamos demasiado tempo sentados em frente aos computadores e o tempo para a actividade física ainda não é tanto quanto deveria. Mas existem excepções. Existem trabalhos ou mesmo deslocações obrigatórias que exigem caminhadas diárias desgastantes onde, cada vez mais, a tecnologia consegue dar a sua ajuda.
Todos nós na infância já tivemos um skate ou uma trotinete. Ambos evoluíram e adaptaram-se às necessidades dos adultos, os hoverbords ou as trotinetes eléctricas são hoje um meio de transporte ideal para quem, durante o dia, tem que fazer longas caminhadas, ou para se deslocar até ao local de trabalho ou no próprio posto de trabalho.
Já aqui falámos um pouco sobre a tecnologia dos Hoverboards e, desta vez, iremos debruçar-nos nas trotinetes eléctricas.
A tecnologia
À primeira vista, uma destas trotinetes eléctricas em pouco se distingue daquelas que normalmente são associadas a brincadeiras de criança ou às dedicadas a desportos mais radicais. A grande diferença é que incluem o tal motor eléctrico que faz delas um verdadeiro meio de transporte. Existem modelos que já incluem monitor com uma série de indicações, junto aos punhos têm o acelerador e um travão e junto à roda traseira, o típico travão. Por norma, são também muito fáceis de dobrar e arrumar.
A imagem seguinte mostra os vários componentes de um exemplo de uma trotinete eléctrica.
Velocidade e autonomia
Com uma destas trotinetes é possível atingir até 30km/h, obviamente, um valor que irá depender do peso do utilizador, do piso e da própria potência da trotinete.
A sua bateria poderá demorar entre 3 a 5 horas a carregar e a autonomia, em muitos casos, poderá ir até aos 30 km.
E o preço?
O preço é muito variável, porque a oferta também é muito vasta. Em lojas físicas em Portugal ou lojas online por essa Europa fora, existem inúmeras opções.
Damos como exemplo de uma à venda numa loja online, que já incluiu ecrã LCD, tem LEDs frontais para uma utilização nocturna e incluiu uma bateria de 8Ah, para uma autonomia de 30 km, e um motor de 250w. Neste caso o preço situa-se a pouco mais de 400€, já com custos de envio.
Este artigo tem mais de um ano
Na fila do Mac diariamente? Opte pelo MacDrive.
Se fosse só o Mac.
lol. a inês apagou o comentário.
Nunca é demais caminhar demais diariamente!
Todavia se estes gadgets substituírem transportes públicos como é o caso dos Hoverboards, conheço casos que faça chuva ou sol usam-nos, sem nunca mais se preocuparem com transportes que teimam em não cumprir com os tempos de espera!!!
Já fiz umas centenas de quilómetros numa coisa destas, para cidade é óptimo mas esqueçam um modelo sem suspensão.
os médicos a recomendarem para as pessoas fazerem caminhas. depois quem não faz, sabe o que acontece…
caminhas não. caminhadas. corrigem aí sff. XD
Conhecem alguma mini bicicleta do género, ou seja, que dê para sentar? (As e-bikes por norma são muito grandes)
Lembro-me de ter tido uma trotinete eléctrica, há coisa de +15anos, quando foi para aí uma febre delas.. até nas grandes superfícies havia tabancas a vende-las.. tinham tudo o que esta tinha, menos o LCD todo bonitinho, uma boa autonomia.. e lá na rua éramos os maiores mesmo há noite com as luzes.. parecia o 2F2F mas em modo trotinete!! ahaha.. mas o preço também era metade desta…. A inflação nesta ultima década subir bem!!
Ahh e já agora.. a minha tinha um assento tipo bicicleta e punha os dois pés lado a lado. Muito mais confortável!
Ia responder exatamente no sentido do ultimo comentário.
Trotinetes é prático para andar pouca distância em espaços apertados, corredores de empresas/armazéns, hospitais…
Para fazer casa/trabalho mais que 5kms de distância mais vale uma biciclete elétrica, muito mais autonomia, velocidade. e conforto.
As bicicletes eleétricas têm exatamente o mesmo tamanho que uma biciclete comum, apenas levam um motor numa das rodas e uma bateria que aumenta o peso da biciclete em 5 a 6kgs… o preço de um kit para uma bike ronda os 500eur! Há bicicletes elétricas já de origem, mas por norma os preços são um bocado inflacionados por ainda ser novidade e estar no início.
Também existem as scooter elétricas a sério!! e as pseudo scooters (scooters a pedais, exemplo vortex, montagem nacional, preço semelhante ao das bicicletes normais sem serem elétricas e mais baratas que as bicicletes elétricas…
As trotinetes têm todas muito pequenas para conseguirem boa eficiência em termos de distância e andar muito tempo é pé, de esguelha é desconfortável, pouco prático, circular no passeio com isso esqueçam até devia ser proíbido porque vai causar acidentes, e na estrada vai ser igual, e acabam atropelados pelos carros.
Há mais baratas.
Como se carrega a trotinete em casa?
Dobras e metes dentro do forno!