Baterias Li-Po: o que são e cuidados a ter
As baterias Li-Po vieram em muito modificar todos os modelos de rádio controlo devido não só à energia que conseguem armazenar mas também, principalmente, devido à sua capacidade de descarga de energia muito elevada.
Por este motivo, há alguns perigos associados a este tipo de baterias que podem ser evitados com alguns cuidados de utilização, alguns deles mesmo obrigatórios por uma questão de segurança. Conheça-os.
As baterias Li-Po - polímero de lítio - vieram alterar de forma substancial todos os modelos de rádio controlo devido à energia que conseguem armazenar e, principalmente, à sua capacidade de descarga de energia muito elevada. Desta forma, permitem assim grandes descargas de energia mas alguns utilizadores desconhecem (principalmente os novos utilizadores deste tipo de baterias) os seus perigos, se não forem utilizadas com o devido cuidado.
Neste artigo serão então expostos alguns cuidados que considero que são mais importantes para lidar com este tipo de baterias. Alguns dos cuidados são mesmo obrigatórios para manter a bateria em segurança, outros apenas para manter a bateria em óptimas condições.
O que são baterias Li-Po
Bateria Li-Po é uma bateria que contém sais de lítio retidos num polímero sólido como o óxido de polietileno (em vez de solventes), tornando-as adaptáveis a diferentes formatos e permitindo altas taxas de descarga.
Cada célula de uma Li-Po tem a tensãonominal de 3,7 V, sendo que, usando várias em série, se obtêm as baterias Li-Po 2s (7,4 V), 3s (11,1 V), 4s (14,8 V), etc.
A quantidade de energia que a bateria armazena é medida em mAh. Por exemplo, uma bateria de 1200 mAh pode fornecer 1200 mA (1,2 A) por 1h. A taxa de carga e descarga é medida em C rate, sendo que uma taxa de 1 C significa que a bateria descarrega a sua carga eléctrica numa 1 hora, 2 C em apenas 30 minutos. Apenas como exemplo, uma bateria de 2200 mAh a 20 C consegue fornecer 44 A.
Cuidados a ter
- Ao guardar a bateria por longos períodos de tempo, a bateria deve ter sempre mais ou menos meia carga (capacidade storage). Os carregadores minimamente bons permitem fazer este tipo de carga/descarga até o nível correspondente a storage.
- Quando as Li-Po não estão em utilização (ou em transporte) devem ser guardadas em sacos próprios que protegem do fogo, caso alguma bateria entre em combustão.
- Sempre que estiver a carregar as Li-Po use o modo balance (caso seja mais de uma célula) e nunca deixe a bateria a carregar sem vigilância (isto é um aspecto muito importante).
- Verificar sempre o estado das baterias antes de cada voo. Se verificar que estão a ficar inchadas esse é um mau sinal.
- Cada célula de uma bateria Li-Po nunca deve ir abaixo dos 3,0 V. Se tal acontecer, a célula pode morrer e a próxima carga vai ser bastante perigosa.
- Carregadores de boa qualidade fazem toda a diferença para manter as baterias em bom estado por mais tempo e até minimizar os riscos de perigo com Li-Po, por isso é importante investir num carregador de qualidade.
Algum outro esclarecimento podem sempre consultar o blog FPV Portugal, ou colocar a questão no fórum. Sugira também outros temas nos comentários.
Este artigo tem mais de um ano
Ou seja, so coisas nagativas e positivas nao ha?
Muito bacana. Tenho dois vídeos no YT sobre o tema. https://www.youtube.com/watch?v=ggTiq_mizDo
O positivo é a grande capacidade de descarga constante.
Ciclos de carga
Não ganha “memoria”
Não perde carga durante o armazenamento…
De referir que elas só rebentam se forem mal carregadas ou danificadas..
Todos nos temos baterias destas em casa:
Smartphones, portáteis, tablete, etc.
Desde que respeitamos as condições de utilização, elas não fazem kabumm
A bateria do meu OnePlus One é Li-Po e não me parece que tenha que ter cuidados especiais.
claro que nao,
o telefone, portatil, tablet, etc tem um circuito que protege de carga a mais, descarga demasiado rápida e calibra a bateria.
para alem do mais a bateria ter sido desenhada com maior protecção aos danos.
no R/C um dos problemas que se tem são exactamente os danos causados pelos acidentes ou ate mesmo curto circuito
com as baterias li-po convinha carregar de forma calibrada, dai termos carregadores indicados para isso, especialmente com baterias de 2 ou mais células em serie.
estes carregadores quando a voltagem da bareria ou célula chega aos 3.3v-3.7v para imediatamente de carregar. o “overcharging” para alem de reduzir os ciclos de carga faz com que ela estoire.
nao necessitamos de ter medo, essas baterias que estão a rebentar estão a ser muito, mas muito mal tratadas…
Ou seja, este tipo de baterias é muito mais difícil de ficarem “viciadas” como as baterias de antigamente, correcto?! E digam me, será que faz mal carregar a bateria mais que uma vez por dia sem a deixar descarregar totalmente?! Tipo, estar com 30%, carregar até aos 90% e voltar a usar… E depois voltar a carregar aos 20%… Ou o ideal era deixar acabar e ser carragada dos 0% aos 100%??
As baterias Li Po tambem sao mais leves imagino ke o meu powerbank de 10000 mah seria bem mais leve se tivesse Li Po em vez de Li Ion mas ao menos ele teem celulas LG