PplWare Mobile

Aztech WL559E – Resolva problemas com cobertura wireless…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Audigy says:

    Preço completamente descabido para um simples repetidor com 300Mbps.

    Por menos de metade desse valor é possível comprar um TL-WA850RE.

    • Vítor M. says:

      Mas não é a mesma coisa… e a qualidade de sinal no TP-Link TL-WA850RE é substancialmente pior.

      Cuidado também com o que se mete nas tomadas.

      • Audigy says:

        Não sei em que se baseia para referir que a “qualidade de sinal é substancialmente pior”. Testes empíricos presumo? Poderia divulgar os resultados que obteve?

        Se está a obter essa conclusão através da análise das especificações dos chipsets, desde já informo que o Qualcomm Atheros AR9341 do TPLink é indubitavelmente superior ao Mediatek/Ralink RT3352 que equipa este aztech.

        • Vítor M. says:

          Empíricos? 😀 não por acaso no meu caso foram resultados que não satisfizeram minimamente, antes de escolher os que uso, a versão anterior a este, testei algumas soluções que se revelaram pouco eficazes, o TPLink foi um deles.

          Por isso, não por qualquer outra razão, não posso alegar que é bom, para mim não resultou.

          • Audigy says:

            Não deve descredibilizar a opinião dos outros com a sua própria, tendo esta sido criada a partir de classificações concretas como “pouco eficaz”.

            Para a próxima em vez de distribuir opiniões do foro da convicção pessoal ao invés de argumentos concretos, procure informar-se devidamente.

          • Vítor M. says:

            Reafirmo, é pouco eficaz. Pessoalmente não recomendo esse equipamento que refere.

            Não é descredibilizar, é um facto que eu testemunhei, não o generalizei ao mundo, disse-o sempre que era por experiência própria. Já agora caro Audigy, conhece ou testou o Aztech?

            Não pode falar se não conhece o produto em causa.

          • Audigy says:

            Desculpe estar a bater a mesma tecla, mas novamente, o que quer dizer com “pouco eficaz”?

            Não conseguiu configurar? Não foi compatível com o seu setup? Obteve falhas? Caso positivo, fez update ao firmware via website do fabricante?

            Se se está a referir à captação, esta deve ser analisada em valores absolutos de intensidade de sinal(dB) tendo em conta o mesmo canal e norma, sob pena de disparidades nos resultados finais. Não leve a mal mas medir a olho ou a contar “barrinhas” não lhe levará a concluir seja o que for.

            Reitero que tecnicamente este aztech é inferior ao tplink anteriormente citado(plataforma Qualcomm é superior à Mediatek, chipset/SoC com coprocessador a +100Mhz, possiblidade de correr firmware OpenWrt + updates regulares via fabricante), tendo este ultimo um custo na ordem de metade ou menos. Não há nada que justifique a opção contrária a não ser estratégia publicitária de quem o publique.

            Perante estes dados todos o único argumento que me continua a indicar é ser “pouco eficaz”…

          • Vítor M. says:

            Repare, como já lhe disse na experiência que tive, em vários aspectos não foi satisfatório, sendo mesmo “pouco eficaz”, desde o facto de não ser tão intuitivo como os da Aztech na configuração (entre outros), o facto de ter falhas no sinal com alguma frequência, o facto de aquecer em demasia e para o local onde era necessário não me agradou, o facto da captação não ser a desejada, contudo com o modelo anterior a este da Aztech continua a ser muito satisfatório. Mesmo algumas configurações sendo “melhores”, como refere, o desempenho não foi o que eu esperava e nada tem a ver com questões de publicação, como quer apontar para fugir ao assunto. Até porque também testamos outros de outros nossos parceiros, uns melhores outros piores.

            O seu argumento cai por terra portanto, já que não conhece este equipamento em causa, está a falar sem conhecimento de causa. Repito, a minha sugestão não vai ao encontro do TL-WA850RE por ineficiência, pelas razões apontadas.

        • Pedro Pinto says:

          Boas Audigy

          Eu já tive o prazer de testar os dois equipamentos e apontaria como principal diferença a estabilidade. Os equipamentos têm de facto características idênticas, até são muitos semelhantes em termos de design…mas a estabilidade dos equipamentos é de facto o ponto forte da Aztech. Não sei se entretanto com o novo firmware houve melhorias.

          Não nos devemos esquecer que este é um equipamento para operar 24/sobre 24h, que não deve sofrer de aquecimento e deve ter a capacidade de gerir bem todas as normas (b/g/n). Ainda ha pouco tempo a ZON escolheu o Aztech como produto de eleição para as suas instalações.

      • Pedro A. says:

        “Cuidado também com o que se mete nas tomadas.”
        O que queres dizer com isso?

        • Vítor M. says:

          Há uns tempos um “conhecido” comprou um repetidor (de outra marca também conhecida) e colocou-o numa tomada que não era usada pelo local onde se situava. Estava atrás de um móvel, era difícil o seu acesso e foi escolhida para receber o repetidor.

          Uns tempos depois um cheio desagradável espalhou-se pela casa e quando deu conta do que era, já a tomada estava derretida e por pouco não houve “azar”.

          Devem sempre ter atenção a isso, ir verificando as condições dos equipamentos, se aquecem demasiado, se aquecem a tomada onde estão ligados…. é importante e mais importante quando são equipamentos que parecem pechincha…

    • JB says:

      Não tenho razão de queixa de funcionamento do TL mas a configuração foi um tormento e só terminou depois de um update ao firmware…

    • Gilberto Pereira says:

      Eu já tive um TL e não foi grande experiência, demora a configurar, tens uns apagoes estranhos, parecia mais sensível a intrefegencias.

      Abandonei o TL e optei por outra solução.

      Este novo da Aztech é um pouco puxado, mas…

      • mário says:

        Boas ja testei vários equipamentos sendo este TP link referido o único que me resolveu o problema, foi so entrar via cabo de rede e escolher a rede que queria e colocar a palavra pass, posso dizer que já tinha testado as power lines que com saida de sinal wireless que as saida de sinal com cabo de rede e apenas a “TP-Link TL-WA850RE” não me deu dores de cabeça até ao dia de hoje.
        Está às semanas ligada e muito raramente se não apenas uma ou dias vezes foi reiniciada, e isto porque a levei para outro local e tanbme aí funcionou sem problemas e com um tempo de configuração de uns 2 a 3 minutos.

    • Estimado Audigy,

      A comparação de preços é justa e compreensível, no entanto neste tipo de equipamentos não basta comparar MHzs e Chipsets.

      Não é nossa política falar negativamente dos nossos concorrentes para deste modo tentar enaltecer as nossas qualidade, no entanto permita-nos facultar um Link de uma reconhecida loja on-line, onde o produto referido tanto tem 594 reviews de 5 estrelas, como 237 de 1 Estrela: http://www.amazon.co.uk/product-reviews/B00AHXXJVW

      Navegando e lendo as reviews de 1 Estrela, poderá ser um bom método do consumidor analisar a qualidade de um produto. No entanto, caberá a cada um a sua decisão e ponderação de importância das mesmas.

      Quanto ao valor de mercado de um produto, o mesmo tem que ser comparado em relação ao PVP, e não em função de promoções ou liquidações de stock que podem ocorrer em alguns revendedores. Uma vez que no website oficial e distribuidores não conseguimos obter o PVP Recomendado, poderá verificar no mesmo Link anterior que o PVP deste produto é de 39,90 GBP, cerca de 49 Euros, numa loja onde o IVA é de 18%. A diferença de PVP para o WL559E não é assim tão discrepante, tendo ainda em conta diferença do mercado comercial dos Países em questão. Na mesma loja online, também encontra o WL559E a 29,95 GBP. Claro que se encontrar o mesmo produto a um preço final inferior ao recomendado, e esse for o critério principal de escolha, não conseguiremos ser competitivos. O nosso PVP para Portugal é de 59,90€ para o WL559E.

      Mas o que realmente na AZTECH defendemos é a real obsessão pela satisfação dos clientes e qualidade dos produtos, em perfeita harmonia e concorrência saudável com os nossos concorrentes.

      E nesse aspecto, a AZTECH rege-se por vários vectores que têm feito a diferença. Permita-me apresentar alguns, que no entanto poderão não ser exclusivos da AZTECH, nem tão pouco queremos indicar que outros concorrentes também não o garantam:

      – Todos os produtos AZTECH são desenvolvidos para uma utilização intensiva e ininterrupta. Para tal, conta a qualidade das placas de circuito impresso, dos condutores, dos condensadores, dos plásticos envolventes, do transformador, entre outros. Um produto AZTECH está feito para funcionar 24h sobre 24h, sem interrupção ou quebras.

      – Por muito bom que um Chipset seja, estará sempre dependente do Firmeware para gerir várias ligações concorrentes, com milhões de pacotes por segundo, em várias cenários possíveis. Por exemplo, grande parte dos Repetidores do mercado falha após algumas horas a funcionar com vários clientes b, g e n ligados em simultâneo. O Firmeware da AZTECH tem-se revelado estável e funcional. Simplesmente funciona.

      – A AZTECH é marca mais escolhida pelos Operadores de Telecomunicações de todo o mundo fora. Aliás, a AZTECH durante muito tempo apenas operou no mercado Profissional e Empresarial, onde lhe podemos garantir que as exigências são muito elevadas.

      – Em Portugal, o operador ZON escolheu o Repetidor WL556E para abastecer as suas equipas técnicas e clientes, quando deparados com situações complexas de falha de sinal Wireless. Foram precisos quase 12 meses e centenas de testes para tomarem esta decisão.

      – O suporte telefónico e por e-mail é feito a partir de Portugal, em português. Está ainda incluído todo o suporte necessário à configuração da rede de computadores do cliente, sem qualquer custo adicional. Ao comprar um AZTECH, terá sempre um técnico disponível para colocar a sua rede a funcionar. O serviço de reparações está ainda a cargo do distribuidor nacional, a Novabase.

      – Fazemos entregas em 24 horas úteis, em todo o país, sem qualquer custo adicional. Damos 15 dia de Garantia de Satisfação, onde devolvemos o total do valor pago sem qualquer restrição ou dificuldade.

      Com certeza que os nossos concorrentes terão também os seus argumentos, mas no final será sempre o consumidor a decidir. Infelizmente para a credibilidade neste tipo de produto, chega-nos muitos clientes insatisfeitos com a marca que refere, e que vêm os seus problemas resolvidos com os nossos produtos.

      A nossa posição de transparência e comunicação pública permite-nos acompanhar as referências que se são feitas à marca e quando necessário dar o nosso parecer. Foi o caso com esta publicação.

      Cientes da facilidade com que as palavras são mal interpretadas e intencionadas nestes meios, voltamos a referir que não é nossa intenção desvirtuar a qualidade de um concorrente em virtude da nossa marca, nem tão pouco criar aqui uma discussão de comparação de preços, chipsets ou qualidade. Esta é a nossa humilde visão que temos da nossa própria marca e produtos, independentemente dos interesses que temos.

      No final apenas desejamos que o consumidor fique satisfeito, seja qual a marca ou produto escolhido. Será bom para todos.

  2. Luis Zenha Tavares says:

    É possível ligar 2 equipamentos destes em que o 1º está ligado como repetidor ao router e o 2º ligado como repetidor do 1º repetidor? Ou seja, para a zona que preciso de fazer chegar sinal wi-fi um só repetidor não chega, perde-se o sinal.

  3. Prodify says:

    Blá blá blá mais do mesmo …
    e incrivel o preço é sempre o mesmo …
    os antigos de 100 mbps e com ligação ethernet eram o mesmo preço … acho que está na altura de deixarem de meter fasquias de venda nos equipamentos…

  4. Manuel Pereira says:

    Tenho um equipamento destes e não o consigo usar correctamente.

    Tenho o modem ligado directamente a um computador fixo e depois o router a enviar o sinal por wireless. Quando ligo este equipamento noutra divisão da casa o computador fixo fica sempre com problemas de conflito de ip! Alguma ideia para contornar isto?

  5. Nulo says:

    Também há as soluções PLC que permitem maiores distancias e até maior diversidade quer só wireless localizado ou misto com ligações em rede local por cabo.

  6. Luis Braz says:

    Tenho um modem-router meo (adb a4000n) e queria utilizar o antigo Pirelli A223G como repetidor. Já esfolei os dedos de tantas tentativas de configuração e não consigo. Alguém me pode iluminar?

  7. Carlos Araújo says:

    Bom dia,
    alguns destes repetidores, criam conflitos com os Routers, por exemplo usados pelo MEO, onde a imagem fica bloqueada.
    Será que ocorre aqui o mesmo? Mesmo alterando as gamas de IP e criando novas sub-redes.
    Obrigado

  8. Nuno Santos says:

    Atenção que nem tudo é bom nestes equipamentos. Os repetidores não têm a mesma velocidade de download que o router da operadora. Tipicamente ficam-se por 1/3 ou menos. A menos que seja utilizado como AP e mesmo assim….

    • Pedro Pinto says:

      Boas Nuno,

      Tenho de discordar da tua opinião. Repara que o equipamento oferece 300 Mbps, largura de banda mais que suficiente para acompanhar as velocidades do router do operador…que normalmente apenas oferece 54 Mbps na interface wireless e 100 Mbps na interface wired. Assim sendo, aí o 1/3 tem de ser invertido 🙂 pois este equipamento oferece 3x mais largura de banda.

      • Nuno Santos says:

        Viva,

        Sim é verdade, um equipamento que esteja ligado ao repetidor tem uma largura de banda teórica de 300 Mbps. A questão não é essa. Como certamente sabes, melhor que eu, a razão pela qual o repetidor perde largura de banda é porque o utilizador do repetidor tem que fazer dois saltos (hop) wireless para atingir o router wireless:
        [router][repetidor][cliente]

        Todas as estações sem fios transmitem na mesma frequência, mas apenas duas podem transmitir num dado momento. Assim quando o cliente faz um pedido ao repetidor, este não pode estar a “falar” com o router e vice-versa. Todas as comunicações são em série, nunca acontecem em paralelo (como no caso das rede cabeadas. Como resultado, a banda efetiva é reduzida pela metade para o cliente. Se adicionarmos mais repetidores e é reduzida pela metade novamente e novamente e novamente….
        Eu disse que era da ordem 1/3 porque se supõe que há perda de sinal (senão para que serve um repeater)?

        Experimenta fazer um netspeed ligado ao router e depois ligado ao repetidor… posta aqui os resultados… se calhar estou enganado nunca se sabe…

  9. Manuel Gamelas says:

    Bom dia,

    tenho dois AZTECH HL115EP e um HL110EW.
    Não tenho razão de queixa o HL110EW tem uma excelente qualidade de sinal.
    E até foram fáceis de configurar.

  10. João Carlos says:

    Boa tarde 😀

    Para poupar uns trocos liguei outro aparelho por rede ao meu router da MEO. Resultado bem conseguido na cobertura na minha casa. 😛

    Só tenho duas questões:

    1 – O router da MEO (Thomson TG784) dá para activar só a banda G na opção Wireless, em vez de B/G? Se sim como o fazer?

    2 – No meu outro aparelho consigo ter só o método de encriptação WPA2(AES) – WPK e não tenho nenhum problema, mas no router da MEO, se activo só WPA2(AES) – WPK, depois de este reiniciar não me consigo ligar. Não sei se é BUG, pois tenho que colocar WPA-PKS + WPA2-PKS para funcionar, mas queria só a WPA2-PKS. O estranho é que consigo com outro aparelho sem qualquer problema.

    Obrigado a este grande fórum 😀

  11. Luis says:

    TP-LINK TL-WR841ND + OpenWrt

  12. Filipe Viola says:

    já testei e de facto é facil de instalar, mas prefiro a cobertura que oferece o modelo da tp-link, se eu procurar bem na net consigo comprar 2 pelo preço deste aztech.

  13. João Fontinha says:

    Confirmo o que o pedro pinto fala. ja testei todo tipo de repetidores da tp-link num apartamento que em que a distancia entre o router e o repetidor são cerca de 20 metros de corredor e somente 1 parede entre ambos e o sinal vacila bastante, inclusive o repetidor por diversas vezes bloqueia sendo necessário desliga lo da tomada e voltar a ligar quando não e necessário fazer reset a configuração (situação que em 3 semanas ja aconteceu umas 4 vezes). Desaconselho a TP link para repetidores..

  14. Fernando says:

    Tenho zon cabo, zon hub, não iris com net 12megas. Um desktop ligado por cabo ao zon hub e vários aparelhos por wi fi.
    Comprei o tp link já aqui falado, instalei de todas as formas, mudei de tomadas… conclusão: em 10 dias fartei me e vou devolver porque a net ora dá ora não dá, é muito instável. Mesmo tendo sinal maximo e sem qualquer erro a net nao funciona nem nos android, nem smart tv, ps3, portátil.
    Ainda estou a estudar uma opção…

  15. Rui says:

    O meu chegou hoje e os resultados são os seguintes:

    1 – Tenho um rooter da Meo.

    2 – A instalação foi muito simples, menos de 5 minutos.

    3 – O Aztech WL559E apenas consegue as 2 luzes acesas recomendadas a cerca de 3 metros ou menos do rooter da Meo, senão tem apenas 1 e o sinal que emite vai a 4 ou 5 metros de distância, no máximo, porque se tiver 1 parede interior pelo meio nem isso faz.

    4 – Para o Aztech WL559E me servir para alguma coisa – ou seja para me expandir efectivamente a rede Wifi que tenho – só posso contar com 1 luz acesa no repetidor.

    5 – Nessas condições o sinal expandido é instável e tanto está no máximo como no mínimo – num tablet que uso.

    6 – A confirmarem-se estas primeiras impressões, o Aztech WL559E é uma real treta e vou ver-me livre disto o mais rápido possível.

  16. João Lopes says:

    Olá a todos , já agora o que pensam do modelo Asus RP-N53 N600 , ou o adaptador Asus Wireless N900 EA-N66. Aconselham? Acham que são eficientes?
    Obrigado .

  17. David says:

    Boa tarde,
    Mandei vir este equipamento e estou com uma duvida, será que funciona com o meu router da ZON HUB 3.0 ( visto que esse router não ser muito bom ), com alguns comentários referidos em cima estou agora um pouco ressentido em comprar o produto. tenho um amigo meu que comprou o TP-LINK TL-WA830RE e noto que ele as vezes tem que reiniciar o seu repetidor porque ele perde conexão, será que vou ter o mesmo problema com esse ou não?

    Cumprimentsos

  18. David says:

    Boa Tarde , depois de ter visto isso desisti de comprar.

    Aconcelho vivamente http://www.devolo.com/en/Products/dLAN-500-AV-Wireless+ 😛 fiz um bom negocio e comprei por 30€

    • AmmC says:

      Caro David,
      Ser-lhe-ia possível indicar onde adquiriu o equipamento do link que forneceu (Devolo dLAN 500 AV Wireless+), ao preço que indicou (30€)?!
      Obrigado.
      Cumprimentos.

      • David says:

        Bom dia
        Comprei no OLX um equipamento desses, e até agora estou muito satisfeito com a aquisição. em termos de rede tive a comparar não perco nada tenho 80/90Mbits por cado de rede e 45mbits por wireless fiz testes tanto com o router da zon e do devolo por cabo de rede mantém mas por wireless por incrível que pareça tenho melhor sinal pelo o devolo.

        NOTA 10 recomendo.

  19. luisanaoliveira says:

    Aztech WL559E

    Onde posso adquirir? e qual o preço?

  20. Francisco says:

    Boas,

    Gostaria de saber se posso utilizar equipamento mas com o router a transmitir o sinal para o repetidor através de um cabo rj-45.

    Cumprimentos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.