As tendências tecnológicas para 2016
Numa era muito forte a nível tecnológico, as grandes novidades continuam a levar algum tempo para se afirmarem no mercado e se tornarem populares.
Como habitualmente, o ano começou com a feira internacional CES, na qual foram apresentadas as tendências para o novo ano. E quais serão as verdadeiras tendências para 2016?
Quando uma novidade tecnológica surge, quer seja um novo segmento ou um novo produto, está a tentar a "sua sorte" junto dos consumidores, com o objectivo de demonstrar alguma utilidade nas suas vidas.
Assim, o que é de facto relevante para o consumidor são os produtos que já existem nas lojas, que podem ser adquiridos e que estão realmente a revelar-se úteis.
Óculos de Realidade Virtual
Se uma boa TV pode dar uma imersão fantástica num ambiente de simulação, uns óculos de realidade virtual conseguem muito mais. Os óculos Samsung Gear VR, com recurso ao poder gráfico do Galaxy S6 ou S6 edge permitem uma envolvência de 360 graus, com qualidade de visualização cinematográfica.
Com um TouchPad simples e intuitivo, um botão para retroceder, dois de som e um de ajuste de foco, o Gear VR oferece um ajuste confortável ao ser utilizado durante períodos de tempo alargados. É uma experiência única, quer seja em jogos, cinema ou simulação a 360 graus.
Wearables
Já é relativamente normal ver alguém com um smartwatch ou uma pulseira inteligente no braço. Os preços estão cada vez mais acessíveis e a oferta é cada vez maior, com verdadeiras obras de arte tecnológicas. Exemplo disso é o Huawei Watch, o relógio que mais perto está do que se espera ser um smartwatch, com a aparência de um verdadeiro relógio.
O Huawei Watch destaca-se por ter uma forma tradicional, verdadeiramente circular, com um ecrã AMOLED de 42mm de diâmetro, de resolução 400x400 píxeis e densidade de 286ppp. Tem ligação Wi-Fi, sensor de pulsação cardíaca e está equipado com o sistema operativo Android Wear. 2016 deverá ser, muito provavelmente, o ano do "boom" nos smartwatches e wearables em geral.
Casas High-Tech
No futuro irá ter todos os electrodomésticos e gadgets ligados à rede, disso não há dúvidas. O controlo e monitorização remotos poderão ser realmente úteis e, enquanto isso não faz parte da construção da casa, é possível adaptá-la recorrendo a produtos como o Samsung SmartThings. Este Kit tem tudo o que necessita para começar a monitorizar, controlar e dar alguma segurança adicional à sua casa, a partir de qualquer local, tal como demonstra o vídeo abaixo.
O Kit inclui um Hub para ligação de dispositivos variados, como sensores inteligentes, luzes, fechaduras e câmaras, dois sensores de deslocamento, um sensor de movimento, uma tomada de controlo inteligente e, claro, a aplicação para os dispositivos móveis. O preço ronda os 230€ e, embora pareça elevado, está criada toda a base para aumentar a "inteligência da casa".
Por falar em inteligência, e se tiver algo que aspire a casa por si? O robô aspirador iRobot Roomba 876 consegue fazê-lo de forma completamente autónoma e poderá ser seu. Para isso, basta participar neste passatempo e revelar o equipamento tecnológico que não pode faltar em 2016 e que irá revolucionar o mundo da tecnologia. Aproveite para ver aqui alguns gadgets que fizeram parte do melhor de 2015 e outras tendências que deverão surgir em 2016.
Qual acha que vai ser a grande tendência tecnológica em 2016?
Este artigo tem mais de um ano
Podem sempre usar a aplicação Muzzley (www.muzzley.com) para ter uma casa High-Tech e não têm de gastar dinheiro num hub pois a app é free.
E aproveitam e apoiam uma empresa Tuga!
Ora ai está uma boa noticia a ser investigada pelo pplware.