Análise: Xiaomi Mi 5s, a caminho da perfeição
O Xiaomi Mi 5s surgiu não só como uma actualização de especificações, face ao Mi 5, mas também como uma actualização de design, sendo agora mais refinado, com melhores materiais e também com algumas novidades.
Alguns dizem que se poderia chamar de Mi 6, outros dizem que piorou nalguns aspectos face ao Mi 5. Veja todos os detalhes na nossa análise ao Mi 5s.
1 - Características Gerais
Este novo smartphone topo de gama foi lançado no mês passado, em Outubro, e surge como uma actualização do Mi 5, lançado há cerca de 7 meses, em Abril.
O tamanho de ecrã é partilhado entre eles, um tamanho que considero como o mais adequado para o meu tipo de utilização: 5" é pouco, 5,5" é demais. As 5,15" de ecrã IPS FullHD, que se traduzem numa densidade de 428 ppp, oferecem um óptima nitidez mesmo nos conteúdos de menor dimensão, enquanto possíveis de ver a olho nu, e o tamanho do smartphone está no limite do que pode ser considerado para utilização com uma mão.
O SoC foi renovado, passando agora a ser o Qualcomm Snapdragon 821, com um CPU Quad-core Kyro com 2x2,15 GHz e 2x1,6 GHz, onde se mantém o GPU Adreno 530. O Mi 5s não é distribuído em 2 velocidades relógio diferentes, como acontecia com o Mi 5.
Existe em duas versões, com 3 GB de RAM e 64 GB de armazenamento ou com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, sem expansão para cartão externo. É Dual-SIM LTE, tem NFC e o sensor de impressões digitais é renovado, agora ultra-sónico, servindo também de botão Home. A interface de comunicação é USB Tipo-C e a bateria tem um pouco mais de capacidade, agora de 3200 mAh.
Também a câmara traseira sofreu algumas alterações. O sensor aumentou de tamanho, para 1/2,3", o que levou à redução da resolução para 12 MP. A abertura mantém-se em f/2.0 e já não tem estabilizador óptico de imagem, tendo sido substituído por estabilização electrónica (por software), o que para mim foi uma (má) surpresa. O LED infra-vermelhos, para servir de controlo remoto universal, também foi retirado, numa altura em que já é habitual nos smartphones Xiaomi de média/alta gama... uma decisão estranha também.
Devido à alteração de materiais, com a traseira totalmente em alumínio, e também ao ligeiro aumento de capacidade da bateria, o peso e a espessura aumentaram ligeiramente, agora com 145 g (aumento de 16 g) e 8,3 mm (aumento de 1 mm).
Na caixa vem o Mi 5s, um cabo USB/USB Tipo-C, um carregador rápido, o acessório para abrir o slot dos cartões SIM e os manuais de instruções rápidas.
Vídeo de unboxing
Especificações completas
-
Ecrã
- 5,15" de resolução 1080 x 1920 píxeis, 428 ppp
-
Processador
- CPU: Qualcomm Snapdragon 821, CPU Dual-core Kryo a 2,15 GHz + Dual-core Kryo 1,6 GHz
- GPU: Adreno 530
-
Rede
- LTE/HSPA+/GSM (dual stand-by)
-
Sistema Operativo
- Android 6.0 (Marshmallow)
- Interface: MIUI 8
-
Memória
- Memória RAM: 3/4 GB
- Memória interna: 64/128 GB
- Memória externa: não disponível
-
Câmara
- Principal (traseira): 12 MP, f/2.0 com estabilização electrónica de imagem, flash Dual-LED de dois tons e vídeo 4K
- Secundária (frontal): 4 MP, f/2.0, com gravação de vídeo a 1080p@30fps
-
Sensores
- Acelerómetro, giroscópio, bússola, proximidade, luminosidade, barómetro, impressões digitais ultra-sónico
-
Dimensões e peso
- 145,6 x 70,3 x 8,3 mm, 145 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct, DLNA, hotspot
- GPS, GLONASS e BDS
- Bluetooth 4.2, A2DP, LE
- USB Tipo-C
-
Bateria
- 3200 mAh Li-Po
-
Cores
- Cinza, prateado, dourado e rosa ouro
-
Preço
2 - Hardware e Design
O design do Mi 5s está em linha com o Mi 5, apenas 1 mm mais "gordo". O corpo é totalmente em alumínio e a capa traseira também faz parte dele, agora com faixas de plástico injectado para divisão das várias antenas de comunicação... que é a tendência na Xiaomi, desde a gama baixa até à alta.
Em termos de forma, tudo se mantém: a traseira é ovalizada, tal como se pode ver na imagem abaixo. Isso traduz-se num conforto adicional na sua utilização, sendo ainda mais confortável que o seu antecessor, não só pelo material em que é feito mas também pela continuidade do material na traseira, onde no Mi 5 se notava uma saliência entre a capa e a moldura metálica.
Mais uma vez, um pormenor que pode parecer irrelevante mas que para mim faz toda a diferença, é a facilidade com que se consegue agarrar o smartphone quando está sobre uma mesa. Por ter a parte traseira ovalizada e, consequentemente, as arestas da parte da frente mais salientes, faz com que não escorregue da mão ao pegar, agarrando apenas dos lados. Por exemplo, nos smartphones iPhone 7, Galaxy S7 ou Huawei P8, que são mais arredondados nas laterais, é mais difícil agarrá-los numa superfície plana e há maior probabilidade de escorregarem das mãos no momento de agarrar.
A moldura em volta do ecrã é bastante fina, onde o ecrã ocupa 71,4% do espaço de toda a área frontal, e agora as arestas já não são tão vincadas, onde o vidro do ecrã tem acabamento 2.5D, portanto, um rebordo boleado.
Na frente, acima do ecrã de 5,15", encontra-se o LED de notificações, os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante para chamadas e a câmara de 4 MP. Em baixo encontram-se os botões capacitivos de Menu ou troca de aplicações e Retroceder, com retroiluminação em formato de ponto, e ao meio o novo botão capacitivo Home, com sensor de impressões digitais ultra-sónico e agora totalmente estático, sem qualquer parte móvel.
Em termos estéticos, este novo botão veio melhorar muito o aspecto, tornando o smartphone mais moderno e trazendo uma novidade, ao nível do funcionamento do sensor... bem, na verdade é utilizado de forma praticamente igual, mas infelizmente perdeu alguma precisão. Mais à frente falaremos disto.
Na lateral, em baixo, está colocada a porta USB Tipo-C, o microfone e o altifalante. Na lateral direita estão os botões de volume e power que, desta vez, têm uma folga exageradamente elevada, fazendo até algum ruído, algo raro nos smartphones Xiaomi e que me surpreendeu pela negativa. Do lado esquerdo existe apenas o encaixe para os dois cartões nanoSIM. Em cima está colocada apenas a ligação áudio para ficha, onde já não existe o LED de infra-vermelhos para controlo remoto... o que é uma pena.
Na traseira, bem no canto superior esquerdo, encontra-se a câmara de 12 MP com flash Dual LED de dois tons, e ao centro, sobre a faixa de plástico, encontra-se o microfone secundário para gravação de som em stereo. Em baixo tem apenas a inscrição da marca MI. A capa traseira e a bateria não são removíveis.
No que diz respeito às banda de plástico injectado na traseira, tal como se passou com alguns modelos mais recentes do iPhone, também no Mi 5s surge alguma cor azulada proveniente da fricção nas calças de ganga.
3 - O que distingue o Xiaomi Mi 5s face ao Mi 5?
A comparação ao Mi 5 é inevitável e pode quantificar as melhoria existentes numa versão intermédia, cujo objectivo, normalmente, é de corrigir alguns pontos menos bons na primeira versão e actualizar as especificações.
Em resposta à questão, o que mais distingue o Mi 5s é, essencialmente, o design. A traseira totalmente em alumínio, ovalizada, com as faixas de plástico injectado e com o vidro frontal boleado, dão um ar mais moderno ao smartphone. O novo botão Home também não deixa ninguém indiferente e desperta curiosidade, principalmente a quem não conhece.
De seguida destaca-se o ecrã. O brancos estão mais brancos e de tonalidade mais natural, quando visto lado a lado com o Mi 5, e o brilho máximo é ligeiramente superior. Em termos de equilíbrio de cores mantém-se muito bom, tal como o Mi 5 já o era. Quanto ao vidro 2.5D face ao completamente plano, o primeiro torna-se mais agradável ao toque, mas não há uma verdadeira vantagem nisso.
Em termos de desempenho, o Snapdragon 821 elimina as raríssimas quebras na troca de aplicações e acções mais pesadas, sendo evidente que se trata de um SoC mais potente que o antecessor 820.
Quanto às câmaras, com o maior sensor há vantagem na captação de imagens em ambientes de baixa luminosidade, já que a imagem é criada a partir de uma maior quantidade de luz que incide no sensor. A cereja no topo do bolo poderia existir, se tivesse sido mantido o estabilizador óptico de imagem de 4 eixos, que enalteceu em muito a prestação fotográfica do Mi 5... mas não, em vez disso foi adicionada uma opção de estabilização electrónica no Mi 5s, cujo resultado em nada se aproxima ao conseguido no Mi 5.
Em termos de software, existem novidades apenas na câmara, descritas na respectiva secção mais abaixo.
Deixo um agradecimento ao Eurico Santos pelo empréstimo do Mi 5 para comparação.
4 - Interface e desempenho
A interface MIUI 8 sobre o Android 6.0 Marshmallow
A interface MIUI é produzida pela Xiaomi e suportada também por uma enorme comunidade, pronta a colaborar no seu desenvolvimento. Actualmente, a versão mais recente é a MIUI 8, uma interface rica, desenhada ao pormenor, leve e muito bem optimizada.
Uma das particularidades desta interface é ser igual entre todos os diferentes dispositivos com MIUI 8, independentemente se a versão base do Android é a 4.4, a 5.1 ou a 6.0. Isso permite uma uniformização de utilização entre todos os dispositivos Xiaomi, o que leva a que os novos modelos não tenham qualquer diferença ao nível da interface e não causem problemas de adaptação para quem já é utilizador de um smartphone com MIUI.
Quanto à utilização da interface, tudo é rápido, prático e simples, sem nada a apontar.
O problema dos idiomas
Um dos problemas mais frequentes com smartphones Xiaomi prende-se com o idioma. Devido a não haver suporte oficial para Portugal, o idioma Português de Portugal não está incluído nas ROMs fornecidas pela Xiaomi nos smartphones recentes, trazendo apenas os idiomas chinês e inglês.
No entanto, para smartphones já com a versão Global disponível, espera-se que o idioma PT-PT seja disponibilizado oficialmente em breve, permitindo assim que acabem as restrições de idioma e os constrangimentos de ter de alterar a ROM.
Enquanto isso não acontece, poderá ser instalada a ROM multi-idiomas, já disponível na comunidade Xiaomi.eu.
Desempenho
O Mi 5s demonstra o verdadeiro poder do Snapdragon 821, apresentando um sistema operativo muito fluido e bem optimizado, sem um único problema de instabilidade ou crash durante cerca de 4 semanas de utilização diária e contínua, como smartphone principal.
Dado que o modelo em análise tem 3 GB de RAM, no modelo com 4 GB de RAM espera-se uma maior quantidade de aplicações prontas a surgir, mas não senti problemas a alternar em aplicações, entre dezenas delas, algumas utilizadas pela última vez há vários dias atrás. Quanto a temperaturas, o Mi 5s aquece apenas ligeiramente, em longos períodos de utilização da câmara ou de um jogo mais pesado, mantendo-se mais fresco que o Mi 5.
No que diz respeito a testes de benchmark, foram obtidos os seguintes resultados:
Quanto ao sensor de impressões digitais, neste novo modelo ultra-sónico foi perdida alguma precisão, havendo agora mais dificuldade no reconhecimento da impressão digital, embora seja igualmente rápido quando correctamente reconhecido. Embora considere que do ponto de vista do utilizador tenha havido uma pioria, não tem uma relevância muito significativa, pois funciona na maioria das vezes. Simplesmente "erra" mais que o sensor presente no Mi 5.
De notar ainda que, relativamente ao alcance Wi-Fi, o Mi 5s tem um desempenho acima da média, conseguindo uma força de sinal semelhante à de um computador portátil, que geralmente é sempre superior a qualquer smartphone.
5 - Câmaras
O Mi 5s traz uma câmara principal com um novo sensor, Sony IMX378 de 12 MP com uma dimensão de 1/2.3", tipicamente utilizado em câmaras digitais compactas de entrada de gama. Com um sensor de maior dimensão, há mais espaço para captar luz, daí a Xiaomi referir que se trata de "Ultra Light Sensitive Camera".
Infelizmente não tem estabilizador óptico de imagem, algo que não faz qualquer sentido tendo em conta a excelente prestação desse mecanismo no Mi 5. Em vez disso, existe uma estabilização electrónica feita por software, apenas disponível para vídeo 1080p ou 720p, onde não há qualquer estabilização para vídeo 4K.
Foi notada alguma dificuladade no foco automático, principalmente em pontos muito afastados (acima de 50 metros), onde o foco fica quase sempre afastado do ponto de foco óptimo, utilizando a focagem com toque no ecrã.
Em vídeo, a estabilização electrónica de imagem funciona razoavelmente, mas pode por vezes não fazer o efeito esperado. Também o som captado é de baixa qualidade, com quase total ausência de graves. No final desta secção pode encontrar um botão para download de vários exemplos se fotos e vídeos, onde é possível observar alguns dos casos referidos.
Quanto à aplicação nativa da câmara, é igual à já existente na generalidade dos dispositivos Xiaomi, mas traz algumas funcionalidades novas. Além das funcionalidades habituais como HDR, modo panorama, modo áudio (disparo desencadeado por ruído), modo manual (com ajuste de brancos, foco, tempo de exposição e ISO), modo gradiente (para capturar fotos sempre direitas), ajuste de tom de pele, modo olho de peixe e detecção de rostom, traz ainda o modo foto de grupo (GroupShot) para a câmara traseira e frontal, e o modo Magic Mirror para a câmara frontal, que ajuda a perceber o nível óptimo de "beleza" necessário a adicionar à selfie.
Outro ponto negativo é a grande proximidade que a câmara tem da lateral. Mesmo tendo algum cuidado, facilmente se estraga uma fotografia com um "dedo intruso" colocado inadvertidamente ao alcance da câmara, como se pode ver no exemplo abaixo.
De seguida estão alguns exemplos de fotos.
Download fotos originais Xiaomi Mi 5s
6 - Autonomia
Os 200 mAh a mais existentes no Mi 5s, face ao Mi 5, não se traduzem em nada relevante. A autonomia é muito semelhante, de 2 dias para uma utilização moderada e de 1 dia para uma utilização intensiva. O SoC 821 é mais potente que o 820, com a mesma arquitectura de 14 nm, portanto, o consumo deverá ser ligeiramente superior no Snapdragon 821, onde a capacidade extra da bateria irá compensar essa diferença.
No que diz respeito à velocidade de carregamento, é praticamente igual ao Mi 5. É assim possível fazer uma carga de 10% até 65% em 30 minutos e até 90% em apenas 50 minutos.
7 - Veredicto
Há alguns pontos que criam alguma confusão quanto ao verdadeiro objectivo da Xiaomi no lançamento deste smartphone "intermédio", na gama alta. Se por um lado estamos perante a normal actualização de processador e bateria, com um "refresh" no design, por outro há algum retrocesso em funcionalidades como o estabilizador óptico de imagem (que já não existe), no LED de infravermelhos para servir de controlo remoto universal (que já não existe), e no sensor de impressões digitais que, embora renovado, não melhorou do ponto de vista do utilizador. A reunião de todas estas especificações e atributos num smartphone poderá estar a ser guardada para a próxima versão, que deverá ser o Mi 6, e poderá ser esta a estratégia da Xiaomi.
Em todo o caso, não é possível dizer que o Mi 5s é melhor que o Mi 5 em tudo, porque não o é. O design é igualmente bonito, o ecrã é deslumbrante, a câmara satisfaz e o desempenho é o melhor que poderia ter. A autonomia está alinhada com a concorrência e, em velocidade de carregamento, mais rápido é difícil de encontrar.
Se quer adquirir um smartphone topo de gama Xiaomi, o Mi 5s é sem dúvida a opção a considerar. Por outro lado, se já tem o Mi 5 e está a ponderar a troca pelo Mi 5s, na minha opinião não vale a pena o investimento.
Quanto à rede de dados LTE, tal como acontece na maioria dos smartphones Xiaomi, não é suportada a banda 20 (800 MHz) em utilização em Portugal (fora dos grandes centros). Isso não é de todo um problema, pois na maioria dos casos uma ligação 3G é suficiente. Já quando há 4G, o resultado deverá ser semelhante a este.
Preço e Disponibilidade
O Xiaomi Mi 5s pode ser adquirido na HonorBuy por cerca de 315€ para a versão de 3/64GB e por cerca de 392€ para a versão de 4/128GB. Poderá utilizar o voucher PPLWARE para usufruir de um desconto de 5€.
Agradecemos à HonorBuy a cedência do Xiaomi Mi 5s para análise.
Este artigo tem mais de um ano
Não sei se compensa face ao mi5, eu prefiro o design do mi5, o preto, o resto são incrementos muito pequenos.
A verdadeira novidade seria se, a xiaomi lança-se as sources dos seus kernels e apoia-se a comunidade, para não sermos obrigados a usar aquela coisa que eles chamam de miui, e podermos disfrutar do hardware das suas máquinas.
Por outro lado eu compreendo que eles precisem dos dados recolhidos na miui para fazer dinheiro e poderem continuar a vender o hardware a preços relativamente mais baixos.
Concordo em quase tudo,o mi5 é muito mais agradável esteticamente,e as diferenças penso que não compensa um novo investimento em tão pouco tempo.
Em relação ao miui,sim poderia ser melhor mas não penso que seja assim tão mau como querem fazer crer,já a uns bons anos que tenho Xiaomi´s e nunca tive qualquer problema de crash lentidão e afins,ao contrario da experiência com outras marcas..
Enquanto não tiverem loja oficial física na Europa, com o direito à garantia de 2 Anos da UE, não compro!
Está bem 🙂
Existem várias lojas na Europa onde tens garantia de 2 anos,não são lojas oficiais é um facto mas faz o mesmo efeito.
Em que cobram um valor absurdo.. eu percebo que o valor seja diferente, no entanto essas lojas abusão e não é pouco. Cá em Portugal há lojas que vendem Xiaomi, mas a preços que mais vale ir comprar outro…
Cá em Portugal na sua maioria sim,mas tal como eu disse, na Europa existem várias lojas que não cobram assim valores tão inflacionados em relação ao mercado chinês e algumas são já aqui ao lado em Espanha.
Agora o teu problema tendo em conta os teus comentários é que nem sequer deves gostar nem ter algum interesse na marca,sendo que este tipo de comentários é mais do mesmo,tentar arranjar um defeito em produtos que tem qualidade.
Btw,os artigos da Xiaomi são feitos para o mercado Chinês e pouco mais,sendo que quem compra tem de ter isso em mente,quem não entende isso não faz ideia do que está a comprar.
Who cares? Só tu perdes 😀
Btw, boa análise.
Eu não perco nada… lool tu é que podes perder 300/400/500 € se o telemóvel avariar… mas sim depois recorre a essas “garantias” de 1 ano desses sites.. mas aí who cares? 😉
Ninguém te manda comprar nesses sites.
Há quem invista esse dinheiro, como eu, em telemóveis dos “chinocas” com specs superiores aos que estão na loja a preços a rondar os 100€.
Se avariar ao fim de 1 ano ou 2 compras outro specs superiores na altura…
Ao fim de 4 anos compras telemóveis no valor de 400€, mas pelo menos não te fartas….
É o mesmo que comprares um topo de gama tipo Galaxy S7 nos dias de hoje, mas com vantagem de teres sempre uma versão de android sempre atualizada e com specs medianas para o teu dia a dia.
Who cares about your options?
Sabes que as lojas em Portugal pagam impostos de Portugal… Deduzo.. daí os valores absurdos.
A xiaomi quando vier, se vier, para Portugal vai ter preços em nada parecidos aos das lojas na China.
E já agora “abusam”, não “abusão”
Comprei o mi4c no natal passado ”sem garantia”, nunca tive problemas e duvido que tão cedo venha a ter. Sem duvida o melhor telemovel qualidade preço que ja tive. O meu proximo tlm vai ser sem duvida outro xiaomi.
Mas olha, continua a comprar Samsungs e LGs com as mesmas specs mas a pagares o dobro do preço, os burros somos nós 🙂
mais fica ;D
Hugo há uma coisa que me faz confusão no mi5/mi5s que é o rebordo preto à volta do ecrã. Sei que é normal haver sempre, por mínimo que seja, mas não te fez confusão? Comparando com o mi4 é para ai o triplo do tamanho.
obrigado pela análise.
Já tenho este Mi5s há duas semanas e estou bastante satisfeito com ele.
Existem alguns pontos que não estão a 100% ou que ainda devem ser melhorados.
Ainda não existe a Global Rom oficial pelo que a que vem é a chinesa traduzida para Inglês. Existem montes de aplicações chinesas que nem sei o que fazem.
Em relação ao sensor de impressões digitais também me parece que lhe falta precisão e falha mais do que eu esperava. Diria que em média falha uns 20% a 30% das vezes.
Sobre a câmara não poderia estar mais satisfeito. Acho-a mesmo brutal! Mas isso tem a ver com o facto de vir de um telemóvel com câmara bastante inferior (Nexus 5) e esse ser o meu ponto de comparação. Não faço ideia como se compara com outros topos de gama.
A bateria para mim é o ponto mais positivo. Passo muitas horas com ele ligado e aguenta á vontade mais que um dia. Em utilização normal dura dois dias á vontade.
Existe sim global ROM… 😉
http://en.miui.com/thread-413986-1-1.html
Aproveito para uma pergunta. Há alguma rom para o Mi5/Mi5S em pt-pt e que depois faça update OTA?
Cumps
Existe a ROM da xiaomi.eu, acho que suporta pt-pt, e penso que permite OTA, mas não tenho a certeza.
Não é no entanto uma ROM oficial.
Updates global creio que so as stable releases é que estao a receber OTA por causa do trafego gigantesco que eles levam com cada update.
Mas tambem stables estao a sair prai de 2 em 2 meses, n custa nada sacar manualmente e correr o update do miui… OTA é so para ingles ver…
eu ja ando a fazer weeklys ha uns meses valentes e nunca me deu problemas, faco updates ao meu Mi4c todas as semanas. lol
a que está no link acima actualiza todas as semanas.
Olá Danny, ja vi que esse post é de hoje. Boas noticias! 🙂
Ainda assim mais a baixo diz que “Updates for Mi 5 / Mi 5s suspended.”
É seguro instalar?
creio que esse update para alguns modelos foi suspendido esta semana por alguma razao, mas eles voltam a carga pra semana com outra. la descobriram um bug qq que nao conseguiram resolver ate ao dia do lancamento.
cuidado com os updates do Mi5/Mi5s que acho que tem o bootloader blokeado, se assim for têm de pedir à xiaomi o desblokeio do mesmo antes de tentar as global PT…
Eu gosto bastante do Nexus 5, até pelo Android puro.
Não estranhou muito a mudança? Se bem que se podem utilizar quase todas as apps que se usam no Nexus 5…
Cumps
Confesso que senti uma ligeira falta do Android puro, mas por outro lado existem também funcionalidades na MIUI que compensam o resto. Eu estou satisfeito.
Obrigado pelo feedback.
mostra me as apps em chines q digo te pra que e que servem (se servem)
Um terminal muito bom, com um preço a condizer, mas a situação das ROMs faz-me não arriscar neste caso!
que situacao com as roms? o suporte do miui EU é do melhor que ha para a europa, podem nao se considerar rom ditas oficiais (oficiais so as chinesas) mas os updates estao taco a taco com as originais.
faço updates semanalmente ao meu Mi4c seja com melhorias ao software ou acrescentos de funcionalidades…
O que escolheriam entre um Mi5s plus 6+128gb e um Oneplus 3T 6+128gb?
Eu apostaria no op3t, so mesmo por causa da skin. De resto sao bastante equilibrados…
Acabei de receber o MI 5s plus e é muito bom! A qualidade de construção é topo! E adoro o software!!
Mandas-te vir da Gearbest?
Honorbuy 2 dias úteis de entrega
Alex a honorbuy é loja europeia ? Necessitava saber por causa da dedução do IVA. Pagaste portes? Na gearbest está por 319€ e demora 15d se calhar a diferença de preço para a honorbuy que demora 2d compensa . Obrigada
Só faço uma crítica a esta review e a praticamente todas as que vi no peopleware. Vocês nunca mencionam as bandas de LTE. Eu digo isto porque em Portugal não ter a banda 20 (800 Mhz) significa que fora dos centros urbanos é quase a mesma coisa que não ter Internet no telemóvel. E saber se um smartphone tem ou não está banda é bastante importante para mim e aposto que mais gente gostaria de saber esta informação adicional. Obrigado.
Essa informação está descrita e bem explicada no final da análise.
“Infelizmente não tem estabilizador óptico de imagem, algo que não faz qualquer sentido tendo em conta a excelente prestação desse mecanismo no Mi 5. Em vez disso, existe uma estabilização electrónica feita por software, apenas disponível para vídeo 1080p ou 720p, onde não há qualquer estabilização para vídeo 4K.”
Não custa nada pesquisar antes de escrever. Tanto a Google como a Xiaomi já referiram que não é ainda possível colocar OIS num sensor tão grande.
De nada.
Não está nada de errado no que afirmo. Do partido que a Xiaomi conseguiu tirar deste novo sensor (que foi pouco, pois não é o mesmo que o Google Pixel consegue), não se compreende a decisão de abdicar do excelente sistema de estabilização do Mi 5 para um sensor maior. Do que foi testado, houve mais a perder que a ganhar.
Havia uma opção a tomar: ou sensor 1/2.3, ou OIS. De acordo com os resultados, a escolha não foi a mais acertada.
Nice try.
Contudo concordas que a câmara tem melhor qualidade? Noutras reviews que vi dizem de efetivamente a câmara tira melhor fotos apesar de não ter OIS. Já o video não fica tão smooth mas é bem melhor do que não ter nada.
Em condições de luz escassa, sim, os resultados são melhores mas não são significativamente melhores. Em condições de boa luminosidade não noto diferenças, mesmo o HDR também é muito bom no Mi 5.
Na minha opinião, não se justifica a escolha do maior sensor em detrito da OIS… Mas claro, só depende das preferências de cada utilizador.
Já tinha lido uma review deste Mi5s, E só fiquei com pena de a Xiaomi não ter dado mais ênfase á câmara. Estamos perante o mesmo sensor do HTC Google Pixel, e no entanto o desempenho é apenas satisfatório. Eu só gostava que a Oneplus tivesse pegado neste sensor para o OPO3T… 🙁
*OP3T
Tendo em conta que a compra tem de ser feita online sem grandes garantias, não vejo uma única razão em arriscar por este equipamento quando se pode comprar um one plus na loja oficial da marca. Para não falar da qualidade de construção do op3 tal como o facto de vir em Android quase puro com alguns pormenores que o tornam ainda melhor…. E tem Português.. sem confusões e sem complicações de forma oficial.
Uma questão a honorbuy também tem algum método de envio para evitar a alfândega e em caso afirmativo qual?
Obrigado
Desde que o produto tenha stock no armazém europeu e seja utilizado o método de envio “EU Warehouse Express”, não haverá qualquer problema com a alfândega. Os produtos são enviados a partir de Itália via DHL, com entrega de 1 a 3 dias úteis.
Conclusão: entre um e outro comprem o que estiver mais barato e em promoção
Olá a todos, desculpem ser assim um bocadinho off topic mas tenho uma questão que gostava de colocar a quem já tem mi5, tenho visto muitas review e reparo que nos videos feitos pelo smartphone existe este problema de focagem em que o foco se perde e depois volta mas isto constantemente sem razão aparente para tal, sabem me dizer se este problema já foi corrigido com alguma atualização??
Obrigado
Não há nada como ver outras analises pois cada cual tem a sua idéia.
Em outras que vi falam super bem do sensor táctil que é super rapido, a bateria que é mais eficiente e duradora devido ao CPU 821, enfim o melhor será testar e retirar as nossas proprias conclusões.
De qualquer forma obrigado pela análise.
http://forum.xda-developers.com/mi-5s/help/fingerprint-sensor-t3481878
Boas,
Alguem sabe se já vem com o idioma em portugues?? Em relação à rede para fazer chamadas à inconvenientes?
Obrigado
Sim, geralmente traz o idioma em PT-PT. Não há qualquer inconveniente em termos de chamadas, funciona sem problemas.
E como funciona a garantia, ou a assistência técnica?
Demora muito tempo em caso de avaria?
A garantia é de 1 ano e deve ser tratada com a loja. Se for necessária intervenção técnica, terá de ser enviado para o local indicado para reparação (que, dependendo da loja, pode ou não ser a China).
Na honorbuy, temos de pagar portes?
Sim. O envio é feito por DHL e demora entre 1 a 4 dias úteis, dependendo da zona de entrega.
Boa noite,
Preciso de uma ajuda, estou indeciso em comprar o Mi5s.
– Do Honorbuy está disponível sem custos de alfandega?
– O software eles colocam em PT-PT?
– Mais tarde poderei actualizar para a versão equivalente a Nougat 7?
– A versão agora disponível é a chinesa, que contras tem? Será melhor comprar a versão Mi 5 ou estes problemas também vão surgir?
Obrigado.
– Sim.
– Sim.
– Sim, manualmente.
– Não tem updates automáticos a funcionar e podem haver algumas apps chinesas (há sempre a possibilidade de instalar a ROM Global, com PT-BR, e a ROM da comunidade Xiaomi.eu, com tradução excelente e sem apps chinesas). No Mi 5 será igual.
Boa tarde! Recebi hoje da HonorBuy o Mi5 s (comprei no domigo e chegou hoje!!!!) e trás instalado a ROM MIUI 8.0.10.0.0 (stable). Não sei se esta versão é a mais recente mas li que a versão V8.0.3.0.MAGMIDI é a mais indicada. Será? Na verdade não consigo encontrar “Portugal” como localização (nem França, nem Inglaterra, etc….). Isso deve-se à ROM, certo? A pergunta que faço é: como é que posso contornar este problema? Faço o download aqui: http://en.miui.com/download-314.html e depois??? Se puderem ajudar agradeço!
Encomendei um Mi5s da Gearbest e quando chegou a casa, a caixa do telefone vinha sem telefone pois foi roubado provavelmente no armazém chinês. Já reclamei com o suporte, mas como é inicio de ano novo chinês estão em serviços minimos e ainda não responderam.
Já lhes enviei o IMEI para ser bloqueado.
Alguém já passou por isto com encomendas da gearbest?
Estou receoso que não me devolvam o dinheiro 🙁
Realmente é preciso boas provas para justificar essa ocorrência.
Em todo o caso, supondo que o pagamento foi feito via Paypal, é sempre possível abrir um disputa.
Eu mandei vir 2 Xiaomi Mi5s, um cinza e outro dourado. O cinza está tudo ok, o dourado tem os botões de volume a fazer barulho e parecem estar soltos, verifico porque tive possibilidade de comparar. Comprei na Geekbuying, já mandei mail para eles me mandarem um novo, mas não há maneira e já lá vai quase um mês. Agora ainda querem que mande o telemóvel e não sei quanto tempo mais terei que esperar, quando de Espanha demorou dois dias.. Já pedi a devolução do dinheiro mas só me dizem para devolver o telemóvel avariado. E agora quem terá de pagar os custos para a china? É melhor mandar à cobrança? Que chatice..
Por isso é que na China só compro por PayPal 😀
Daniel, parece-me que isso não é um motivo para devolução, que possa ser visto como um defeito de fabrico.
Na análise até refiro o seguinte:
“Na lateral direita estão os botões de volume e power que, desta vez, têm uma folga exageradamente elevada, fazendo até algum ruído, algo raro nos smartphones Xiaomi e que me surpreendeu pela negativa. ”
Há deles com mais folga, outros com menos. De facto, o Mi 5s foi dos que trouxe mais… mas não exigiria uma troca por esse motivo, até porque duvido que a justificação seja aceite.
Preciso da vossa ajuda para me iniciar no mundo Xiaomi (vou migrar de um iPhone). Estou indeciso entre o mi5s e o mi5s plus. Na loja que vos cedeu o mi5s dizem-me que o mi5s plus vem com a “official global rom” e o mi5s com a “multilanguage rom” (ou seja, não oficial). A questão é a seguinte, consigo facilmente mudar da rom não oficial para a rom global oficial (eu sei que não tem PT-PT) sem fazer o unlock ao bootloader? Obrigado,
Aguardo o meu Mi5s versão internacional da Gearbest e não sei que ROM trará….se a chinesa ou a global.
Nunca mudei ROMs a telefones em todo o caso estou a ver tutoriais de como fazer e de preferencia sem desbloquear o bootlooader
https://www.youtube.com/watch?v=0RtvK9d-85k
http://www.htcmania.com/showthread.php?t=1270478
http://androidphoria.com/desarrollo/descargar-instalar-rom-global-oficial-xiaomi-mi5s
mas os entendidos em mudar ROMs devem perceber melhor 🙂
uma questao apenas se comprarmos pela fnac online, não tem de nos dar os dois anos de garantia normal? o resto obviamente presumo que nao pague quaisquer portes nem taxas….
A FNAC online não vende smartphones Xiaomi. Infelizmente o MarketPlace Fnac é facilmente confundível com a própria loja, levando muitos utilizadores a comprar a um terceiro a pensar que está a comprar à própria FNAC. Como é natural, a FNAC não tem qualquer responsabilidade sobre essas vendas, que não têm necessariamente que ter garantia de 2 anos, pois isso depende do vendedor, onde deve ser visto caso a caso.
Mais informação:
– http://www.fnac.pt/CondicoesVenda-Marketplace
A câmera frontal do xiaomi mi 5 s tem flash porque tirei uma foto de noite e piscou uma luz branca na tela agora não consigo ativar de novo obrigado……
Boas. Neste momento sendo a diferença de preços do mi5 para o mi5s de 40 euros, qual irá compensar comprar? Estou com bastantes dúvidas. Obrigado
está em flash sale a 264 euros.
http://www.gearbest.com/cell-phones/pp_602058.html