Análise TMN A1 – O Android da TMN
Vindo ao encontro da aceitação que os modelos da HTC com Android têm obtido ao nível mundial, surge assim o TMN a1. A empresa líder na área de telecomunicações móveis nacional, reconhece o potencial e as oportunidades de negócio proporcionadas pelo sistema operativo open source.
Existem provavelmente duas questões na mente dos nossos leitores: será que existe um termo de comparação entre este a1 e por exemplo o Magic da HTC?
E será que compensa realmente a diferença de preço entre o a1 e o Magic?
Veja as suas dúvidas respondidas na nossa análise.
Caixa e acessórios
O a1, traz um conjunto de acessórios que já nos habituámos a ver em ofertas do género. Mas comecemos também pela caixa, que merece desde já uma nota positiva, é compacta, preta com uma abertura à base de ímanes que nos distancia dos velhos tempos em que comprávamos um telemóvel e este vinha envolto em verdadeiras "ampolas gigantes" feitas à base de plástico ou acrílico. De facto hoje em dia, a forma como o telemóvel vem embalado e entregue ao cliente, é também alvo de um cuidado dos fabricantes ou empresas de telecomunicações móveis.
Quanto ao conteúdo da caixa em si, poderá esperar desde o cabo micro usb habitual, até à inclusão de headphones 2.5 mm. A componente de software relativa ao PC Suite, guia de utilizador e Dial Up (para ligação do PC à internet), é assegurada em formato Mini CD. É ainda incluído um folheto de iniciação rápida ao NDrive e um carregador de viagem. O que achámos curioso, foi o carregador viagem não ser mais que um adaptador para o cabo micro USB incluído.
Veja em detalhe o vídeo seguinte, acerca daquilo que lhe espera assim que abrir a caixa do a1.
Hardware
O Hardware por detrás do a1 é quase igual ao encontrado no HTC Magic, com algumas excepções pontuais. Poderá esperar que este smartphone seja movido a um processador de 528 MHZ, câmara de 3.2 MP autofocus, Bluetooth 2.0 com A2DP, Wi-Fi 802.11 b/g, GPS, acelerómetro e mesmo a navegação por "trackball" está assegurada no a1.
Até no ponto de vista da construção, o a1 é em tudo semelhante ao Magic. Mesmo no pormenor de ter um revestimento a plástico brilhante, que é um autêntico íman de "dedadas", algo que já tínhamos observado na nossa análise ao HTC Magic. O azul escuro, como a cor predominante, dá um aspecto discreto mas ao mesmo tempo sóbrio ao a1 comparando com os tons de preto do Magic.
As diferenças no plano do hardware resumem-se ao a1 possuir um ecrã de 3.5 polegadas, uma vantagem, se não a grande vantagem, sobre o HTC Magic que apenas tem um ecrã de 3.2 polegadas. Como reparou referimos “apenas”, mas se estiver com os dois, lado a lado irá chegar à conclusão que se nota muito mais a diferença de tamanho de ecrãs do que o utilizador poderia esperar. Para albergar um maior ecrã, implica maior consumo de bateria e para manter o consumo ao mesmo nível dos seus rivais, o a1 traz uma bateria de 1500 mAh, comparada com a de 1340 mAh que traz o modelo da HTC.
Outra das diferenças existentes entre o a1 e o Magic é a memória interna. Enquanto o Magic tem 288 MB de RAM, o a1 tem apenas 190 MB. Se esta decisão foi uma forma da TMN, juntamente com a Huawei (o fabricante do a1), cortar nos custos e com isso poder oferecer um ecrã maior, compreendemos e aplaudimos. Caso contrário, não percebemos a razão porque o a1, não veio com pelo menos 256 MB de RAM, já que é natural que o Android como plataforma nos seus dias de infância, possa albergar cada vez mais aplicações, e estas aplicações podem ser mais pesadas e exigentes ao nível deste aspecto. Mas, sem querermos fazer futurologia, o TMN a1 neste aspecto será indicado para a maioria dos utilizadores no plano actual e a médio prazo.
O a1 orgulha-se ainda em incluir uma saída para auscultadores de 2.5 mm além da tradicional micro USB. Será importante? Bem, pode ser. Imagine que enquanto está a carregar o seu telemóvel, queria ouvir música no seu HTC Magic? Não podia, porque o único conector passível de ser usado para os auriculares era o da Micro USB. No A1 não terá felizmente este problema.
Do ponto de vista do Hardware, apenas temos ainda a realçar a disposição das teclas de controlo do Android. Para já, em vez do a1 se poder ligar pelo botão de desligar/rejeitar chamadas, utiliza um botão em separado na zona lateral esquerda. Nada temos contra esta disposição, mas se olharmos com atenção para a disposição das teclas, chegaremos à conclusão que faltam duas teclas, a tecla home e a tecla pesquisar.
Curiosamente são duas teclas que a Google recomenda que estejam disponíveis em todos os telemóveis Android (pelo menos aqueles que levarem estampados a marca Google). A HTC, Motorola por exemplo, cumpriram as recomendações, a Samsung e a TMN como intermediária da Huawei assim não o fizeram. Isto confunde o utilizador e prejudica a uniformização da experiência pelos vários telemóveis Android. Isto não é uma crítica à TMN ou aos outros fabricantes, mas sim à segmentação que por vezes o Android permite, devido à sua flexibilidade.
Ecrã
Um dos pontos fortes deste smartphone é o Ecrã. Contraste elevado, 320 x 480 pixels (HVGA), 65K de profundidade de cores com uma tonalidade adequada e 3.5 polegadas de tamanho, são argumentos de fazer inveja ao rivais da mesma gama.
O ângulo de visão está também ao nível dos ecrãs utilizados da HTC. O Ecrã é também bastante capaz no que toca à precisão no toque. Isto é, quer esteja a clicar no ícone de uma aplicação, a digitar uma mensagem SMS ou de Chat ou a escolher uma opção dos vários menus do Android, conte com uma sensibilidade e resposta elevada, mais uma vez ao nível dos modelos do mesmos segmento de mercado.
Contudo, não deixámos de reparar na textura mais áspera que o ecrã táctil do a1 tem em relação ao Magic. Esta propriedade da textura do ecrã prejudica a navegação?
Não, é uma questão de hábito, para fazer o paralelo seria a mesma coisa que comparar algodão com seda. Ambos têm uma textura suave, mas a seda é mais suave. O acabamento mais rígido do ecrã do a1, nota-se em operações de “scroll” e “swipe” (ou se quiser arraste por toque). Para quem não está habituado, a eficiência no a1 nestas últimas operações é bem mais afectada com a acumulação de gordura no ecrã, do que o Magic. Por isso aos futuros possuidores deste smartphone, aconselhamos que andem sempre no bolso com um material de superfície lisa, para limpar o ecrã e manter a eficácia deste em níveis aceitáveis.
O Seguinte vídeo relata um pouco das nossas impressões do hardware e ecrã.
Altifalante e Som
Neste aspecto, tivemos experiências distintas. O a1 comporta-se bem em reprodução de vídeo e música, utilizando o altifalante interno do smartphone. O som é suficientemente nítido e a amplificação é adequada. É contudo nas chamadas que damos conta do "calcanhar de Aquiles" no a1, isto na nossa opinião. A nitidez do som em conversação não é a ideal já que tem um grau de susceptibilidade considerável ao ruído. A amplificação do sinal, curiosamente no decorrer de uma chamada não nos parece suficiente.
O som reproduzido pelos auscultadores incluídos na caixa do a1, não é também o ideal e mais uma vez surge o problema de pouca amplificação. Pior do que isso, é quando estávamos a reproduzir vários MP3 convertidos com boa qualidade ao colocar o volume do máximo, transparece uma degradação significativa na qualidade do som. No aspecto da qualidade de som das chamadas, não há a mínima dúvida, o Magic está no mínimo um passo à frente. Contudo, não podemos afirmar se será um problema que poderá ser resolvido com futuras actualizações do a1 ou é indicio de um problema de hardware.
Câmara
Quanto à câmara não temos muito a dizer, a imagem seguinte vale mais que mil palavras. O a1 produz imagens com um nível de saturação adequado e note-se que esta fotografia foi tirada num ambiente fechado com condições não ideais ao nível de iluminação.
E se tomarmos em consideração que o telemóvel não tem flash para melhorar a iluminação das fotografias, consideramos o resultado bastante aceitável. Neste caso o elo mais fraco foi mesmo o fotógrafo, que tem mãos de gelatina. A fotografia na sua resolução original, pode ser encontrada aqui.
Quanto à própria câmara, realçamos a resposta rápida da função de autofocus, na maioria das imagens que recolhemos. Quanto ao vídeo não se pode esperar muito deste smartphone ou mesmo outros do mesmo segmento com a câmara de 3.2 MP.
De qualquer forma apresentamos de seguida, um exemplo.
O único ponto menos positivo que temos a apontar é a tecla lateral que invoca a câmara. Por vezes, tem que se pressionar com alguma força para o software da câmara ser lançado, outras vezes nem com mais ou menos força conseguíamos que a tecla respondesse. Reconhecemos, que isto possa ser um pequeno problema de sensibilidade na parte do software do Android que possa ser corrigido em futuras actualizações.
Software
Como já referimos anteriormente, o a1 traz como coração do seu sistema operativo o Android, mais concretamente a versão 1.5. A Huawei como seu fabricante, não incluiu nenhuma personalização à interface gráfica do Android tal como a HTC fez no seu Sense UI, do qual somos bastante simpatizantes. Contudo, há uma evolução no teclado virtual utilizado, o acesso rápido a smileys com o botão pressionado na tecla "12.,", foi uma optimização preciosa que gostámos particularmente e bastante útil para mensagens de texto. Tem ainda simplificações como o teclado virtual da HTC, por exemplo a tecla "www.*.com" simplifica a tarefa chata que é estar sempre a escrever as partes invariantes de um endereço web.
Caso se mantenha qualquer uma das teclas do teclado alfanumérico pressionada, o utilizador pode ter ainda acesso aos números correspondentes, sem ter que carregar na tecla “12.,”. Quanto ao browser além da sua rapidez comprovada no vídeo anterior gostámos do seu sistema de separadores, misturando um pouco o conceito de Speed Dial, introduzido pelos browsers da Opera.
Relativamente às restantes aplicações, imagine o que aconteceria se pudesse substituir uma boa parte dos serviços Google por equivalentes do Sapo. O produto da sua imaginação é o a1, apesar dos serviços da Google estarem lá, o Sapo quando possível não deixou de apostar na prata da casa.
Destacamos a Banca Sapo, que já tínhamos apresentado aqui e da sua importância para qualquer pessoa se poder manter a par das últimas capas e notícias nacionais e internacionais. Além deste serviço a Google inclui ainda o Sapo Mobile, que não é mais do que um atalho para carregar a versão mobile do site do Sapo e inclui widgets de pesquisa no portal, um pouco à semelhança do widget padrão da Google. A banca do Sapo também inclui um widget que vai sendo actualizado com as capas do dia.
No seguimento da informação providenciada pela banca, o Sapo disponibiliza uma verdadeira aplicação obrigatória para os amantes de Futebol o Sapo Desporto. Esta aplicação permite-lhe obter informação do portal de desporto do Sapo, sobre as principais ligas europeias tendo sido recentemente actualizada com uma vertente de informação sobre o mundial 2010.
Finalmente realçamos uma aplicação bastante esquecida, mas não menos interessante, o TMN Pond. Embora já existam algumas soluções do mercado no género, o Pond faz de uma forma bastante simples aquilo que se propõe, isto é, agregar as feeds das principais redes sociais, tais como twitter, facebook e youtube, apenas numa única aplicação. É uma boa alternativa ao popular widget “Friendstream” dos modelos mais recentes de Android da HTC. É simples e intuitivo, talvez faltem por enquanto algumas funções mais avançadas de cada uma das redes sociais, mas é um projecto em crescimento que acompanharemos com atenção.
Existe ainda um serviço do Sapo que não pudemos testar e é outras das bandeiras deste a1, o MEO Mobile. Se quer ter acesso a canais do pacote MEO da PT no seu telemóvel e ver por exemplo as notícias da RTP, esta é uma aplicação para si. Infelizmente como não possuíamos um plano de dados 3G, não podemos testar esta aplicação, já que não funciona em redes Wifi com acesso à internet.
Veja no seguinte vídeo as nossas impressões no campo do software.
Conectividade e Bateria
Reparou que não referimos uma das bandeiras deste a1? Falamos da licença vitalícia do software de navegação GPS NDrive com a inclusão do mapa de Portugal. Bem, isto porque mais do que dizer que ele existe, decidimos fazer um pequeno "test drive" ao a1 para ver como se portava com o NDrive. O pequeno teste que fizemos foi bastante satisfatório e indicador de uma boa experiência de navegação. Não perdemos em nenhuma altura do percurso o sinal GPS, mantendo-se o comportamento do NDrive no a1, bastante estável e generoso em actualizar regularmente a posição.
O Software é tão preciso e prestável que nos chegou a dar indicações com bastante antecedência (4000 metros) para virar para o nosso destino. Também a combinação a1 / Ndrive, mostrou-se bastante paternal ao nos avisar inúmeras vezes quando estávamos a ir na direcção errada, oferecendo-se sempre para propor alternativas ou ajustá-las conforme o percurso que estávamos a fazer. Mais uma vez notámos algumas inconsistências no som do a1, algum ruído e desta vez não havia problemas de amplificação de som.
Ao nível da bateria, apesar de estarmos a falar de uma capacidade acima dos dispositivos concorrentes, esta tem um ecrã bastante maior para alimentar. Com os testes que fizemos, com utilização de Wifi sempre ligado, para de vez em quando ver vídeos no YouTube, navegar na internet, chat e sms e ocasionalmente algumas chamadas, conseguimos que durasse um dia sem grandes problemas, às vezes um dia e meio dependendo do uso mais ou menos intensivo de GPS. Com uma utilização moderada de qualquer um dos recursos e com uma redução de algum brilho desnecessário nas definições do ecrã, foi possível conseguir dois dias de autonomia. Mais uma vez neste aspecto, a autonomia do a1 em nada fica a dever à dos modelos equivalentes da HTC.
Falta nesta parte referirmos o comportamento da ligação à internet e principalmente do seu browser. Achámos-lo bastante rápido, aliás mais rápido do que julgávamos inicialmente. Por isso, para tirar as teimas de que velocidade estamos a falar e de modo a fazer um teste de acesso a uma rede sem fios, aproveitámos para fazer um frente a frente do a1 e o Magic (com uma Rom do Sense UI) a carregar o site PPLWARE.COM, vejam o resultado no seguinte vídeo.
Observações finais
Um dos objectivos da TMN que reservou para o seu A1, foi satisfazer um segmento do mercado português, que há algum tempo pedia um smartphone Android mais acessível à maioria da população portuguesa. E de facto conseguiu-o. Este a1 está à venda por um preço base de 199.90 euros. São 100 euros a menos que o HTC Magic.
Concluímos que o a1 traz algumas valias em relação aos modelos do mesmo segmento da HTC. São elas um ecrã maior e com um contraste muito bom, um sistema operativo Android que responde rápido em todas as operações que fizemos e uma qualidade de construção que até a nós nos surpreendeu. Onde a nossa opinião foi mais ou menos neutra, foi na textura do ecrã um pouco mais áspera, mas é uma questão de hábito, alguns botões como o da câmara nem sempre respondiam mas reconhecemos que possa ser um problema de software.
Onde nos mantemos um pouco mais cépticos é no som, que fica atrás do que nos é oferecido pelos dispositivos da HTC, dos testes que fizemos as limitações do auscultador do a1, transpareceram em mais ou menos grau. Desde situações de boa amplificação a reproduzir vídeos, distorção nas indicações de voz no Ndrive, até à deficiente amplificação do som em algumas chamadas. Torna-se difícil de aferir se existe um problema na própria qualidade do auscultador ou de software. De qualquer das formas, será um factor que a TMN mais o seu parceiro Huawei, terão que prestar atenção, já que se trata de um aparelho onde uma das suas principais funcionalidades é efectuar/receber chamadas.
Chegando à altura de optar entre o a1 ou no Magic... qual será a nossa escolha?
Da nossa perspectiva, se utilizar um smartphone com Android, para organizar as suas actividades no calendário, ver email, navegar na internet, mandar SMS e ocasionalmente telefonar ou receber chamadas, com o bónus de ter uma solução acessível de navegação GPS, pensamos que o a1 será capaz de desempenhar esta tarefa, com o grande incentivo de em breve a Huawei lançar a actualização para o Android 2.1 e além de ter como bónus um ecrã maior ficará com um sistema mais completo.
Se a condição financeira não for problema para si e um smartphone for antes de mais uma ferramenta para realizar tarefas à base de voz, seja efectuar ou receber chamadas via GSM ou VOIP, que seja uma ferramenta para utilizar todas as funcionalidades do Android (menos o MEO mobile e o Ndrive) e não se preocupar com um ecrã maior, os modelos da mesma gama da HTC merecerão uma ponderação da sua parte.
Deixamos os cordiais agradecimentos à TMN por nos ter emprestado uma unidade do a1 para análise.
Observação: Apesar de a informação avançada pelo site da TMN sugerir que o a1 tem 190 MB de Ram, como o utilizador Gonçalo Silva aferiu através de uma aplicação do Android, este trás mais memória Ram. Fica o reparo, embora não afecte a essência do artigo e as suas observações finais.
Este artigo tem mais de um ano
parece-me uma excelente aposta a um grande preço. Há coisas que faltam certamente e a gestão de energia ainda é um ponto a rever (android v2.2 só) mas pelo preço não há muito a pedir! Claro está que me parece que as marcas continuam a cobrar demais por aparelhos com este SO já que é gratuito e o bluebelt 2 ou silverbelt com windows pago tem hardware idêntico. Mas é bom ver que pelo menos a tmn aposta em grande!
PS: excelente review!
Concordo… Excelente análise…. 😉 😉 😉
Muito bom !
Acho que no comparativo deviam de ter comparado o HTC Tattoo devido ao target de mercado serem os mesmos e consequentemente os preços também (240€ nas lojas fisicas, online é mais barato). Tirando isso foi uma boa analise. Obrigado pplware.
Boas. Tenho 2 amigos com o A1 e segundo o feedback que tenho recebido por parte deles, podiam estar mais contentes do que estão com o terminal. Segue-se a lista de bugs relatados:
– Frequência do aparecimento de caracteres chineses nas sms superiores a 160 caracteres;
– Fraca sensibilidade ao toque nos 4 cantos do ecrã;
– Problemas de renderização do ecrã, levam por vezes ao surgimento de latências imprevistas, no ponto de vista do utilizador.
– Versão antiga do sistema operativo (inadmissível. pelo menos podiam ter a donut 1.6).
Minha opinião: neste momento não é possível comparar este equipamento a um terminal Android da HTC.
(analogia fraca: seria como comparar um Volkswagen a um Dacia)
Entretanto um dos meus colegas detentores do A1, está a preparar um texto/review do seu A1, relatando a sua experiência. Se não houver incovenientes colocarei assim que possível o link cá.
Abraços.
Paulo, óptimo comentário.
É necessária essa informação mais detalhada, pois o Rui apenas teve a experiência, embora numa utilização intensiva, no espaço de pouco mais de uma semana.
Quanto à comparação, obviamente que o Rui e na minha opinião muito bem, comparou com um equipamento que o mercado já conhece e que ele conhece muito bem.
Não podemos fazer uma análise a um equipamento se não conhecermos o ambiente onde está inserido, lembro que o Rui possui material Android e tem uma vasta experiência neste sistema operativo.
No entanto, aceito esse texto/análise dos utilizadores, proprietários dos TMN a1, amigos do Paulo.
Volto a referir a importância destes comentários para que se possa ter a noção exacta da qualidade do equipamento.
Pois não há bela sem senão mas apenas referi o HTC Tattoo pois no artigo foram feitas enumeras vezes referencia ao HTC Magic, apenas por isso.
E por mais 40€ ia para o Tattoo sem duvidas alguma (apesar do problema da resolução), mas como cada um tem os seus prós e contras gostava de ver a analise a ser abordada dessa forma.
Mas comparar o Tatoo ao A1 é de alguma forma injusto, é para mim de outra estirpe.
O ecrã do A1 é apenas comparável com o do magic / Hero, embora leve sempre vantagem o a1 por ter ecrã maior . O tatoo nem tem sequer ecrã capacitivo. Não fazia sentido comparar um ecrã resistivo com um capacitivo!
Eu escolhi o Magic para comparar, devido a ser o que mais se aproximava a nivel de hardware do A1 e pesa também o facto de já termos feito uma análise no pplware, é mais fácil as pessoas compararem.
Olá Paulo Costa. Obrigado pelo contributo da tua experiência.
quanto aos teus pontos vou discuti-los um a um.
– Frequência do aparecimento de caracteres chineses nas sms superiores a 160 caracteres;
Não pude testar a questão dos sms tão intensivamente, como o vitor disse e bem, em termos práticos apenas tive 1 semana (não mais) para testar todas as funcionalidades do telemovel.
– Fraca sensibilidade ao toque nos 4 cantos do ecrã;
Isto não é só no a1, acontece no htc magic (testei isso) e Hero e possivelmente no tatoo. É uma consequência da evolução que ainda é necessária nos ecrãs a toques
– Problemas de renderização do ecrã, levam por vezes ao surgimento de latências imprevistas, no ponto de vista do utilizador.
Não consigo perceber a que te referes, não tive problemas nesse aspecto, contactei também com um amigo que tem um a1 e a nivel de ecrã, não têm nada a dizer. Aliás, a reproduzir vídeo notei mais do que adequado o A1. Será defeito de fabrico do a1 do teu colega?
– Versão antiga do sistema operativo (inadmissível. pelo menos podiam ter a donut 1.6).
Verdade! Como refiro no texto, vem com o 1.5, mas poderá ficar muito melhor quando a Huawei lançar a actualização para o Android 2.1 para este telemóvel (que está confirmada quer pela própria TMN, quer pela Huawei como fabricante individual do modelo original)
Espero então pelas impressões do teu colega, aqui 😉
Isso da actualização é que é mesmo obrigatório!! Se actualizarem o bicho para uma versão 2.x e tiver multitoque então acho fica já bastante bom.
O chato em todos os smartphones é que têm sempre muito pouca autonomia.. É algo que me fez ainda não adquirir um mas tão cedo não criam baterias que revolucionem isso..
Excelente análise Rui, muito esclarecedora. Fiquei com uma opinião totalmente contrária à que tinha deste equipamento.
“…chegaremos à conclusão que faltam duas teclas, a tecla home e a tecla pesquisar. Curiosamente são duas teclas que a Google recomenda que estejam disponíveis em todos os telemóveis Android (pelo menos aqueles que levarem estampados a marca Google).A HTC, Motorola por exemplo, cumpriram as recomendações, a Samsung e a TMN como intermediária da Huawei assim não o fizeram.”
O meu Samsung Spica tem as teclas de Home e Pesquisa, pelo que a afirmação não é totalmente verdadeira.
De resto, só tenho a dizer que é uma excelente review! Um verdadeiro exemplo!
Aqui está um equipamento que merece também uma review, o Samsung Spica!!
Bom trabalho
Segundo a T3 não é grande espingarda mas se houver disponibilidade por parte do pplware será bem vinda a analisa.
É uma sugestão que podemos ver sim. Obrigado.
Por acaso e tendo em conta a diferença entre o A1 ser de apenas +35€ acho que é muito melhor, só a qualidade do material exterior… Para não falar de já android 2.1
Também gostaria de ver um review ao Spica
Caro, certo que o que tenhas tenha uma tecla home.
Mas o Samsung galaxy que tem android ao que tenho conhecimento, não tem tecla home.
Quanto ao resto, obrigado pelo elogio à análise 😉
Olá Rui,
Fiz o comentário porque o Spica tem Android, mais propriamente a versão 2.1 (Eclair)
Quanto ao Galaxy original, que tinha a versão 1.5, sinceramente desconheço se tem as tais teclas…
Excelente review!!
Parabéns!
Eu como dono de um htc magic dês do 2º dia em que ele chegou ao mercado poderia começar aqui a descascar no A1 a torto e a direito mas de momento vejo aqui algumas coisas importantes de salientar, a primeira é ter um GPS de topo por 200€ que faz chamadas e permite ligar-se a net, em tempo de crise isto faz imenso sentido. para que comprar um gps (eu por acaso já tinha) mas para quem não tem, para que compra-lo. carregador de isqueiro, ventosa e siga.
A bateria aquece? azar…. 🙂
Agora o lado negativo, eles conseguiram cortar 100€ e fizeram o ecrã maior, o utilizador comum não repara e fica contente, mas eu compraria o magic denovo.
O ecrã mais aspero e menos memória nativa não deve permitir por exemplo colocar a rom do Hero como eu fiz com o meu magic, que corre lindamente. PS: a não ser que a rom deste menino já seja superior às actuais roms do hero, aí mais vale tar quieto. e claro, isto é uma observação que só vai interessar a menos de 5% dos utilizadores visto a maioria nem quer saber de mudar roms nem de fazer o que quer que seja
Boas, que ROM estas a usar?? e se tiveres link para o tutorial para update, agradecia, thanks
HTC HERO
Firmware 1.5
versao do kernel 2.6.29-myhero
versao de software 1.0.0.A6288
em relaçao ao tutorial e facil procurares no google de preferencia em ingles “myhero rom” htc magic ou coisa parecida
Ok estive a ver uns videos do magic com a rom do hero, eu neste momento tenho instalado o Firmware 1.5 do magic com o kernel 2.6.27 e compilação 3.05.401.3 ja com o sence UI, sabes se existem grandes diferenças em relação ao q estas a usar?? Abraço
devem ser poucas. as coisas mais engraçadas que reparei eram do tipo carregar num botao e falar para ele procurar contactos etc. tambem havia algumas modificações para ele suportar multi-touch, nada de muito espetacular e novo visto algumas aplicações já o suportarem tipo google maps e as proprias fotos do telemovel
Sugeria a seguinte review para o SonyEricsson Xperia X10.
Hmmm, também não acho que seja difícil conseguir esse telefone para analisar, vamos ver se há disponibilidade de alguém na equipa para o fazer… vamos ver!
Obrigado pela sugestão.
Sem a tecla home, como é que trocas de task?
vê o segundo video
Já tentei ver o vídeo. Aliás estou a tentar desde ontem mas o vídeo chega a determinada altura e pára..
1/2 offtopic
Deixo aqui um video não sobre um smartphone mas sim sobre muitos:
https://www.youtube.com/watch?v=jvridy2d6uk&feature=player_embedded
fabuloso!
cortejo de coimbra ftw
Caro pplware e Rui Oliveira,
O TMN a1 tem 256 MB de RAM.
O TMN a1 é uma versão modificada do Huawei U8230 que realmente tem 190 MB de RAM. Infelizmente quando alguem procura na internet informação sobre este TMN a1 encontra sempre o U8230…
Espero ter ajudado 🙂
Isso é importante sim…
Acho que o rui já está em cima do assunto.
Obrigado por esse reparo, acho que a TMN deveria elucidar bem esse ponto.
Ora viva. Segundo as especificações que estão disponíveis no site da TMN e que tivemos acesso de facto o a1 tem 190 MB como referimos no artigo.
Há alguns sítios na internet que de facto apontam para o modelo da huawei com mais memória, mas neste caso tivemos que confiar nas especificações disponibilizadas pela própria TMN, já que nenhum facto em concreto indica o contrário, logo assumimos que tenha sido um modelo em específico encomendado propositadamente pela TMN com menos memória.
O que de facto seria interessante é a TMN ter optado pelo modelo genérico da Huawei e ter apostado nos 256 MB de ram, algo que referimos no artigo 😉
Obrigado de qq forma pelo teu contributo, que espero ajude a esclarecer muitos outros utilizadores.
Rui,
será possivel disponibilizar o link TMN onde consta essa informação? podes enviar para o meu e-mail: alexbb@sapo.pt
Obrigado
Claro! Aqui fica na loja da TMN > equipamentos!
http://www.tmn.pt/portal/site/loja/menuitem.1ed531b0dc8102f2d0a8be30851056a0/?vgnextoid=673bd7944ab87210VgnVCM1000005401650aRCRD&vgnextchannel=acf3ef0e22fe2210VgnVCM1000005401650aRCRD
Memória interna de 190MB
Rui,
A informação é “memoria interna de 190MB” que é referente ao espaço disponivel para o utilizador para instalação de programas.
A memoria RAM do telefone é 256MB.
Já pedi para actualizarem a informação asap.
pois eu compreendo, mas isso ultrapassa-nos, apenas referimos ao de leve as especificações que o fabricante, ou neste caso a operadora nos disponibiliza.
Se reparares a referência à memória interna é um pouco ambíguo, e à falta de informação nesse aspecto considerámos que fosse a memória RAM, por isso colocámos essa informação.
Caso a TMN actualize a informação, tentaremos rectificar essa informação no artigo, mas é como digo algo que nos ultrapassa.
@Claudio
Outra coisa, vê este link:
http://pdadb.net/index.php?m=specs&id=1948&view=1&c=huawei_u8230
Não poderás estar a confundir memória RAM com ROM? Aparentemente o modelo original tem 128 de RAM e 256 de ROM.
Se assim for ambos estaremos enganados.
Os dados na net são dispares… encontras menções a 190 MB de RAM, 128 MB e até já vi 228.
Teremos antes de actualizar o artigo, obter a confirmação da TMN porque a configuração pode variar conforme o que foi acordado entre TMN e Huawi.
Mas até agora o link que postei parece-me o site com informação mais sólida e completa.
Aqui está.
Instalei o Memory Booster no a1 e tirei o print screen http://tinypic.com/r/zx7io3/5
Aqui confirma-se que o TMN a1 tem 256 MB RAM.
Quem tiver duvidas sff instale o dito programa do market 🙂
São 228 Mb de Ram!
Instalei o Memory Booster como o Claudio disse. São esses 228 e não 256. Mas não são os 128!
O tele é desbloqueado ou bloqueado?
Tipo eu sei que é uma comparação um bocado estúpida, mas acham que a relação preço/tele do a1 é melhor do que a relação preço/tele do desire?
Obrigado!
Bloqueado à TMN!
Comprei um e até agora é 5 estrelas! Nunca reparei nesse problma do som de que se fala na review! Estava em dúvida exactamente entre esses dois, porque vários amigos têm o Magic. Arrisquei neste e não me arrependi nada! Recomendo!
Esqueci-me de mencionar um dos pontos que mais me maravilhou… a velocidade de navegação no browser é estonteante!!
Verdade! Já viste no artigo o vídeo de comparação dos browsers do A1 e do Magic 😉 ? Recomendo 🙂
Tipo se se comprar online da para eles desbloquearem?
ou compras-te com plano de fidelizacao?
Eu comprei na loja, normalmente. E continuo a usar o cartão que usava. O moche + internet + meo mobile.
Quanto a desbloquear há aí uns sites que são só disso, pagas 17€ ou por aí, e que dizem ser 100% legal e que não perdes a garantia. Mas não faço ideia se será bem assim. Na TMN se pagares também to devem desbloquear.
Obrigado 😉
podes-me so explicar uma coisa? tipo no site deles com plano de fidelizacao rede t flat s, tem que se pagar 15€ mes mais 15€ de net é? ty
Não faço ideia. Não conheço os planos de fidelização. Nunca tive. Mas não sei se planos de fidelização compensam… é fazer as contas, ver como se vai usar o telemovel, e escolher bem o plano.
planos de fidelização normalmente não compensam a menos que queiras mesmo aquela rede e ser um utilizador “preso” à operadora.
ha sites por aí que desbloqueiam o magic a partir de 14€ tal como desbloqueei o meu. das o imei e passado algum tempo é enviado para o teu e-mail o código de desbloqueio, o telemóvel fica imediatamente desbloqueado.
o outro método que não conheço bem é uma cena qualquer tipo cartao sim que se mete no telemovel, nao sei se é um sim de copia pirata ou coisa parecida que arranca em qualquer telemovel que esteja bloqueado, faz um “fake” de rede e arranca.
a vantagem mais obvia é nao mexer em nada no telemovel, nao ha registo de desbloqueio e funciona com qualquer operadora.
mais informaçoes é ir ao google
não, não é legal. lê as condições do serviço e terás essa dúvida esclarecida
Até ao momento, é sem dúvida a melhor análise que encontrei sobre o A1. Parabéns 🙂
Perguntinha: o A1 suporta ou irá suportar multi-touch ?
Boas..
Excelente review..
Uma questão relativamente ao modo como funciona o calendário no telemovel/smartphone.
Tem de se ter sempre uma ligação á net para aceder ao google calendar, ou também funciona em modo offline?
E o GPS da N-Drive, como funciona?
Apanha bem sinal, muitos satélites?
Ou demora bastante?
Se funcionasse como o GPS da Novia (OVI)
Já era bem bom.
Ainda sobre o GPS, é integrado certo? Com antena dedicada? Não necessitando assim de se ligar à net p/a utilizar o GPS N-Drive?
Apanha bastante rápido, este a1 conjuntamente com o ndrive, é uma verdadeira unidade de recepção e navegação GPS de baixo custo 😉 Garanto que dificilmente te perdes em portugal 😉 Vale a pena nesse aspecto!
Também estou satisfeito =)
Excelente análise. Parabéns.
Existe alguma limitação nas aplicações no A1 quando se vai o android market do tipo o meu droid apenas tem a versão 1.5 mas a aplicação requer já a versão 2.0 do android!
Há já uns tempos que ando para comprar um bichito destes e este como esta mesmo em conta, tenho certas preocupações em relação á versão do android ser algo “antiga” neste A1.
Infelizmente sou Vodafone.
A TMN não desbloqueia isto a troco de dinheiro?
Penso que sim, que todas as operadoras móveis por lei são obrigadas a disponibilizar essa opção, via pagamento
Caros,
Queria apenas dizer-vos que o meu A1 tem 224MB de RAM, segundo o “Quick System Information”.
Se tem 224mb de ram então quanto é que tem de ROM para instalar o android? A minha preocupação é estes telemóveis são baratos, mas têm de ter alguma manha…. é que já estou a ver meteram a versão 1.5 do android e vai na volta nem sequer tem espaço para meter a versão 2.1 do android. :S Estou um bocado reticente em comprar algo desactualizado, não sei se compreendem o meu ponto de vista.
O a1 vai ter update para 2.1 oficial ainda antes do verão.
Confirmo, segundo o “Quick System Information” tem 222Mb de memória interna, 70Mb de cache e 224Mb de RAM.
O “Android System Information” dá-me 222.37Mb de memória interna e 223Mb de RAM.
Eu tive um bluebelt, e uma das coisas qe eu nao conseguia fazer era aceder a internet por wi-fi, o bluebelt ligava se automaticamente a internet por gprs. neste isso nao acontece ?
nem por isso , comigo isso não acontece, e so estou a usar wireless na brooooooaa.
Sempre acabei por comprar um e estou como é que hei-de dizer “maravilhado” com isto …. se isto está assim numa versão 1.5 assim as versões daqui para frente só podem ser ouro sobre azul.
A google quando mete as mãos…. espetáculo, estou sem palavras para a funcinalidades que isto tem.
Isto faz-me lembrar o ubuntu com os repositórios de aplicações de confiança.
O Bluebelt deve ser Windows Mobile 6.1 não? O meu HTC Diamond também faz isso 😡 muito fraco. O A1 não. Se tenho o wireless ligado, é sempre por wireless… se desligas o wireless fica por gprs. Abraço.
Poderia alguém confirmar qual a versão do NDrive que tem este equipamento (a mais recente é a 10) e a sua autonomia numa utilização “normal”?
Entenda-se uma utilização “normal” como fazer e receber uma a duas dezenas de chamadas diárias com uma duração média de 2 a 3 minutos e envio de outras tantas SMS.
Parabéns pela análise e pela partilha de informações por parte dos utilizadores.
Agradecendo antecipadamente as vossas respostas.
Cumps,
JC
a versao nao sei mas deve ser a ultima.
no meu magic o gps porta-se bem, cabe miraculosamente no meio do tablier na minha megane 2, entre as rotaçoes e o velocimetro, parece que foi feito para estar ali encaixado. não sai do sitio, é mesmo uma questão de jeito.
tenho um tomtom one iberia actualizado e arrumei-o numa caixa. prefiro o Ndrive de longe.
o unico defeito até agora é que nao sei como aumentar o volume pk mesmo no máximo parece que a menina do gps tem asma. ele não está a usar altavoz de certeza. mas isso tambem pouco me interessa, o mapazito é que é do melhor.
a autonomia, bem digo-te ja que 20 chamadas por dia de 2 minutos cada + sms, é uma utilização um pouco acima da média para mim, mas o meu magic com utilizações frequentes de gps, chamadas diarias, joguinhos, etc, aguenta-se quase 2 dias. sendo o A1 uma cópia do magic as tantas a autonomia será identica
Não esquecer que o visor do a1 é maior que o do magic, mas a bateria também é maior.
A mim dura-me um dia a bateria, mas também como é novidade, eu não paro quieto com ele e está 24h por dia ligado à net, wireless ou 3G.
Olha outro com o mesmo “problema” que eu, sempre a meter o dedo no android 😀 😀 já somos dois, na dás descanso ao telele 😀 😀 😀
Boas!!
E possível, ou será, actualizar o A1 para o android 2.1??
Já é possível, sim!
Procura na comunidade Android de Portugal que encontras.
Estou indeciso quanto à aquisição do A1.
Tenho dúvidas no que diz respeito às seguintes funcionalidades:
Sincronização com o googlecalendar no que diz respeito aos calendários secundários. A maior parte dos sistemas só permite a sincronização com o calendário primário, no android funciona sem problemas?
Tenho um automóvel com bluetooth que sincroniza e funciona lindamente com o telemóvel que tenho agora. No caso do A1, que tal funciona?
duvida, sincroniza com exchange??
já saiu a actualização para o 2.1 oficial
Disponível no site da Tmn
boas.
tenho uma dúvida.
fui ao site da tmn para ver o TMN Soft Stone e do lado direito da pagina quando carrego em cima do telemovel diz que requer uma ligaxao permanente á internet. Fui á pagina do A1 e dizia a mesma coisa. Tenho de estar sempre ligado á internet se comprar o telemovel?
Olá, não!!
O telemóvel funciona sem internet, agora o que é que acontece… O Android é famoso pela sua loja online de aplicações gratuitas (mais de 100 mil aplicações), e para tal é necessário ter uma conexão à internet. No entanto, o softstone possui Wireless, logo aquando conectado a uma rede, poderás usufruir das regalias do Android.
O Android, é um SO direccionado não só para a loja, mas para a navegação, portais sociais, etc, e para tal é necessário conexão à internet. Mas tens aí a solução.
Espero ter ajudado,
Bem haja.
pessoal sabem m dizer se a1 tmn tem Speech To Text?????
Comprei recentemente um A1 e noto os seguintes problemas:
– fotos tiradas pela camera muito fracas;
– formato de video mto limitado (mpeg4 ou 3gp)
– o botao lateral nao deveria existir
de resto o telemovel e soberbo para o preço, ja intalei o 2.1 e funciona mto bem, e e rapido nos processos mais comuns.
noto um prblema no 2.1 que e o acesso a eduroam com uma configuraçao diferente que têm no artigo adiante, em que as settings crasham.
lanço uma pergunta: vai ser possivel ter multi touch no A1? ou em termos de hardware e impossivel?
bom artigo!
Como feliz proprietário de um HTC Hero (desde a primeira semana de venda a nível mundial), sou algo suspeito em analisar este telemóvel, que foi adquirido por outro membro da minha família.
Embora concorde com a review na sua generalidade, eis que encontrei estes prós e contras:
Prós:
– Ecrã (muito bom)
– GPS (Rápido, e com a licença vitalícia do NDrive, 5 estrelas)
Contras:
– Software (MAU, MUITO MAU. O telemóvel já veio com a 2.1, e o processo android.phone está sempre a crashar).
– Camâra (Fraca)
– Bateria (A gestão podia ser melhorada)
Pelos problemas que tenho tido com o software, a minha análise é: Fujam. Não vale o dinheiro.
podem m dizer como é que se faz o root ao meu a1????
obrigado!!
Boas 🙂
Já venho tarde, mas em boa hora (eheh).
Para quem tenciona adquirir este equipamento tenho 3 recomendações:
1ª- Quando comprar, adquira um seguro. (Worten tem. – No caso de no dia a seguir te cair o telemóvel para o chão, e vier um carro e te passar por cima, o seguro cobre. Se der para reparar, muito bem. Se não, dão-te um novo. Entre outras hipóteses)
2ª- Se o telemóvel vier com o fw 1.5 favor fazer o upgrade para o 2.1, porque certos “BUGS” que possam avistar no equipamento, irão desaparecer. Tanto na rapidez, como na fluidez do mesmo.
3ª- Fazer ROOT ao telemóvel, colocar uma rom nova, recomendando a FLB (Faster Lighter Better!), que revolucciona completamente o significado de ter um A1, e também apostar no Apps2sd, que possibilita instalar as aplicações do Android Market no cartão, deixando a memória do A1 livre para correr na PERFEIÇÃO a generalidade das opções que podemos ter neste terminal.
Todos estes processos são FÁCEIS, e EFICAZES. Apenas basta seguir os tutoriais à letra, e ficarão com um equipamento bestial.
Como deverão ter o seguro feito, não perdem nada em arriscar. Caso ele não ligue depois… Bem, usem a imaginação e accionem o seguro 🙂
Qualquer coisa, disponham.
Um aparte:
> A minha bateria durava 1 dia completo (24h). Após fazer essas modificações, chega a durar 1semana (3G/OFF; WLAN/OFF/; GPS/OFF – Função de telemóvel – , caso pretendam navegar na internet, pode durar até 3 dias, dependendo da utilização )
> O A1 tem uma particularidade. Quando ligado à corrente, poderão retirar a bateria, que ele funciona na mesma. Bastante útil para quando o utilizarem como GPS no carro. Assim, a bateria não vicia, e podem disfrutar do bom GPS que possúem.
Bem haja.
Boas!!
Tem uma semana que comprei o Samsung Spica I5700 por 230€, no expositor da loja TMN anunciavam que tinha camara fotografica 3.2mbpxcom flash led, o que é um engano!
Quando me apercebi que fui enganada, voltei á loja que disseram que iam ver um equipamento android 2.1 eclair e com camara 3.2 flash led (as caractyeristicas principais que me levaram a comprar o equipamento).
O unico que iria de encontro seria o SaMsung Galxy S, mas eu teruia que pagar a diferença q são +170€, o que me recuso!!
Como tal resta-me a 2ª opção que me deram, que será a devolução!
Estou a pensar aceityar fazer a devolução do Samsung Spica i5700, porque não vai de acordo com as caracteristicas que me venderam , mas como não encontro androids 2.1 com camara e flash pelo valor que comprei , acho que vou para a opção do A1.
Podem dar-me a vossa opinião??
Fico melhor com o Samsung Spica I5700 ou com o A1?
Agradeço a vossa atenção,
cumprimentos a todos 🙂
Alexandra
Olá! O que eu acho é o seguinte… Qual a finalidade que queres dar ao teu android?
O A1 é uma marca branca da TMN, o que sugere a falta de acompanhamento técnico a nível de acessórios, entre outros.
A Samsung não tem falta de acompanhamento técnico.
O A1 é mais barato e faz tudo o que o Samsung faz.
O Samsung é mais leve, e digamos, mais bonito.
Podia continuar …
A questão aqui é: Se não te importas com a marca branca, vai para o A1.
Se te importas, vai para o Samsung.
Agora vamos saltar os preconceitos…
A nível de especificações técnicas, estão os dois muito equivalentes. No entanto a câmara Samsung é provável que seja superior ao do A1. Este deve ser o único ponto a apontar. A nível de qualidade de material.. O A1 parece-me menos frágil, que o Samsung. O Samsung como é mais leve, dá sensação que se irá quebrar mais cedo que o A1. Mas nada como experimentares o A1 antes de o comprares a sério.
O Samsung pode ser um bocado mais fluido que o A1. Mas não confirmo esta afirmação, apenas suponho.
Conclusão:
A única diferença é o preço… Quanto a mim, ficava-me pelo A1, que é mais barato e tem tudo o que o Samsung tem.
Espero ter re-ajudado.
Bem haja.
Boas!!
Tenciono adquirir um telele novo mas estou indeciso entre estes dois:
LG GT540 e o A1
Sei que o LG GT540 apresenta características inferiores mas tive oportunidade de explorar um e gostei.
O A1 aparentemente parece melhor mas estou com medo de ter que o levar inúmeras vezes para a garantia.
Qual será a melhor escolha? Agradecia a vossa ajuda
Obrigado pelo comparativo.
Estou a ponderar comprar um dos 2 equipamentos e este texto ajuda bastante nessa decisão.
Boa noite,
Eu comprei um tmn a1 e a 1ª vez que tentei fazer a sincronização com o Microsoft Office Outlook correu bem. Mas depois como estava a gastar muita bateria retirei algumas opções de funcionamento, até porque não utilizo a internet no telemovel.
Agora já não consigo fazer a sincronização, pois o tmn a1 PC Suite não reconhece o telemóvel. Já tentei activar tudo outra vez mas continua a não dar. Alguém me pode ajudar? É que preciso de passar o calendário do computador para o telemóvel.
Obrigado
Bem vai ao site da tmn e faz um backup primeiro
Depois voltas a instalar o android.
No site da tmn tem para fazer download
Vai haver atualização para o Android 2.2
Comprei um a pouco tempo…
espero que sim pois o 2.1 tem uns bloqueios marados. Pior ainda é não poder instalar aplicações no cartão. sim só uso roms
oficiais
Pois mas depois deve vir ai um programa que desbloqueia tudo
Mas é bom que eles ponham a 2.2 senão é chato um telemovel novo não ter actualizações
Olá a todos!
Ando de olho num A1 da tmn mas sou da rede vodafone. Será que alguém já o desbloqueou e o usa na vodafone? Como funciona? Tem dado problemas?
Um abraço e feliz 2011 a todos.
Pessoal ando à procura do widget da bateria do novo SAPO A1 em que aparece um saco de soro verde no background e que vai descendo conforme o consumo de bateria!
Alguem sabe o nome do widget e onde o posso sacar?
thanks
Boa tarde,
o problema do som do a1 n~´ao fica resolvido com actualização do software, bem pelo contrário, o telefone quando é colocado no volume máximo perde a qualidade do som. a equipa técnica da TMN diz que isto característica do telefone e não um defeito
Alguém sabe remover o simlock deste telemóvel?
Obrigado.
ola, eu tenho o a1 desde janeiro e ate agr tou mais do que satisfeitaaa, adoro! tenho tentado meter uma aplicaçao que de p tirar fotos do ecram screen shot penso q e isso, mas diz q n da por qualquer coisa q tem a ver c ROOT, alguem me explica sff? dava-me imenso jeito, obrigada! xxx