Quantcast
PplWare Mobile

Análise: Samsung I8910 (Omnia HD) – O poder da alta definição

                                    
                                

Autor: Pplware


  1. rodrigo says:

    É um bom tlmvl, mas nao chega aos calcanhares do iphone (a nivel de SO), ou de um hd2..

    ja o tive, e fiquei :O, com aquelas cores..

    • Agatho says:

      Podes fundamentar essa do não chega as calcanhares do Iphone e HD2?

      Depois o que tem isso a ver com o que está a ser disponibilizado pelo Manuel Rocha?

      Conheces bem a Samsung?

  2. Marisa Pinto says:

    e preço?

  3. Angelo Brito says:

    Gosto mais do meu HD2, espetacular conjugação de qualidade de contrução com a rapidez e eficiencia de um processador SnapDragon a 1ghz. O software da HTC é simplesmente genial… tenho pena que o processador suporte TV-out e essa coisa venha bloqueada ao software da HTC, com esse poderoso processador certamente iria ter um tv-out a 720p o que era exelente.. espero que veja a ser desbloqueado por algum crazy 😀

  4. okapi ( UK ) says:

    Só chegou agora a Portugal? Que atrazo.
    É um bom equipamento ,mas nem de longe nem de perto chega ao Iphone.

    • rodrigo says:

      achas?
      ja chegou ah muito tempo lol

      acredita que portugal é um dos paises no topo tecnologico 😉

      • okapi ( UK ) says:

        Eu sei que PT é um país no topo tecnológico, estou bem a par das novidades. Da forma como o artigo foi posto é que levou-me a pensar que só tivesse chegado agora. A review está porreira mas, para ficar mais completa deveria ter a data de entrada no mercado. Mas tudo bem.

    • porconta says:

      Ò pá deixa de ser imigrante Portugal é muito bom se não os portugas ficavam por lá, mas como diz o António Feio vem cá todos bater com os costados.

      • okapi ( UK ) says:

        Deixar de ser imigrante, a que proposito. Se eu não nasci em PT porque razão eu haveria eu de aí ir bater com os custados. Portugal no topo do mundo numas coisas e noutras no fundo do mundo. Esse teu raciocinio e as palavras desse tal António Feio no meu caso e noutros não tem razão de ser. Se me perguntares se eu tenho saudades de PT digo-te redondamente que não, mas tive bons e maus momentos do tempo que aí vivi. Deixa-te de xenofobias parolas.

  5. DFC says:

    diz me la pk e que nao chega aos calcanhares, ja tive windows mobile e symbian, e em ambos consigo fazer as mesmas coisas… ha muitas aplicaçoes para ambos, nao sei o porque de dizerem tao mal da symbian. so nao comento acerca do iphone porque ainda nao experimentei.

    • rodrigo says:

      symbian é o software mais simples que existe.
      Adoro symbian, mas acredita que comparado ao iphone nada é..

      E em relação ao windows mobile, bem.. nao comento 😉

  6. Luís Artur says:

    Resistência a adversidades físicas: 10/10
    Não sei porquê mas não consigo acreditar que este telemóvel não dá para riscar com esse dito “uso normal” principalmente depois de ver o canto do teu HTC branquinho hehehe 😉
    Abraço

  7. Tal says:

    Não sei porque comparam tudo com iPhone.
    Nenhum terminal móvel vai chegar aos calcanhares do iPhone, e porque?

    Por exemplo este
    So: Symbian OS v9.4 S60 5th

    Enquanto estes sistemas não tiverem o iPhoneOS(também nunca vao ter) estarão num mundo á parte.

    Este samsung pode ter mais RAM e melhor processador, mas lembrem-se que o Symbian é feito para muitos telemoveis smartphones.

    O iphoneOS é feito para uma pequena quantidade de hardware.(mais optmização)
    Isto é faz a diferença.

    E claro a AppleStore 😉

    • viperbruno says:

      Gostas de pagar portanto. Tanto o HD2 como este Omnia HD sao melhores (hardware) e mais baratos. Depois o symbian é um arraso e tem aplicaçoes ate dizer nao, é preciso é ter acesso a forums em condiçoes se nao queres gastar €.

  8. Mariz says:

    Muito bem testado e muito bom telemóvel. Parabéns pelo tópico porque esta muito bom.
    Pena não terem a Analise do LG GT-505 pois é um telemóvel que se fala muito e é um telemóvel que eu estou a pensar em comprar.

  9. sergio says:

    a tabela não dá pra ver…

  10. aver says:

    FNAC (preço verde) € 479.
    Tenho um iPhone “jailbreaked” e gosto muito dele mas acredito que este seja um excelente smartphone e um bocado mais barato.

  11. Kekes says:

    Perfiro o HTC HD2 isso sim uma maquina exelente, bate qualquer uma em performace, qualidade é bonito, têm de fazer uma review a ele 😛

  12. andrius says:

    Estive a ver a tabela com alguma atenção e essas tabelas neste tipo de equipamentos é sempre MUITOO discutivel (e a tabela tem algumas falhas naquilo que respeita ao iPhone 3GS).. Isto é, por exemplo quando lá indica que o iPhone só tem leitor de PDF. Não é verdade! Se abrirmos um link com .doc, .xls (não sei mais tipos mas deve haver) ele abre! Apenas de leitura mas abre… O mesmo acontece com anexos de email. Depois excluíndo essa situação com as aplicações correctas podemos não só vizualizar como editar documentos do office. Que por acaso até é a mesma aplicação para ambas as plataformas (Symbian e iPhone OS) que é o QuickOffice…

    • Manuel Rocha says:

      Mas a tabela é relativa a informação fornecida pela GSMArena e relativamente ao que o equipamento consegue fazer de raiz sem recorrer a software de terceiros, mais propriamente dito, recorrendo a software que não vem de origem com o telemóvel. O que eu quero dizer é que a aprtir do momento que tiras o samsung da caixa consegues fazer e tens o eu está na tabela enquanto que no iphone só consegues fazer e tens o que está na tabela.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

      • Nuno Salgado says:

        Mas que lógica da batata.

        O iPhone é aquilo que é pela conjugação de dois factores: A típica qualidade que a Apple imprime em todos os seus produtos com a famosa (e continuadamente ignorada por quem não percebe nada disto) relação entre Software/Hardware, assim como, pela brilhante linguagem desenvolvida a pensar numa gigantesca Apple Store.

        Que raio de argumento é esse que o iPhone não trás aplicações de origem? É mesmo esse o objectivo… Pouca coisa de origem, mas centenas de milhares de aplicações (a maioria grátis) que se adaptam às necessidades dos seus utilizadores…

      • andrius says:

        Daí eu ter dito que ele com aplicações até edita, mas que de origem abre pdfs word excel e dve abrir mais, sem nenhuma aplicação extra.

      • andrius says:

        O que contraria a tabela que diz que de origem o iPhone só le pdf…

  13. oO Miguel Oo says:

    Está tudo a comprar com IPhone e não sei que mais este smart phone, eu já utilizei praticamente todos os sistemas que existe em telemveis, e digo-vos já que o IPhone não é assim algo do outro mundo para compararem com todos os telemóveis que apareçam, sim é giro, sim tem montes de aplicações etc etc mas comparado com um sistema symbian não vale nada, só ganha em questões de rapidez porque de resto…
    Se tivesse de escolher entre IPhone e este, escolhia sem a menor das duvidas este Samsung.

  14. racoq says:

    Este samsung é uma verdadeira máquina. Tenho pena é que traga o Symbian e não o Android.

    Agora a nivel de hardware este samsung está ao nivel dos melhores.

  15. IphoneShit says:

    Pouco mais de uma semana depois de ter sido lançado, o iPhone já é alvo de críticas e de sugestões de melhorias para o próximo modelo de Steve Jobs, Presidente Executivo da Apple, noticia o site JB Online.

    Em comparação com a versão anterior, o novo iPhone, com velocidade avançada de acesso à rede, melhor qualidade de som, navegação com sistema de localização e loja de aplicativos, não deixou dúvidas a quem esperou horas em filas para adquiri-lo.

    No entanto, mesmo os donos mais satisfeitos com o novo aparelho sugerem algumas melhorias e ambicionam por mudanças que permitam ao iPhone substituir outros «gadgets» como os «BlackBerrys» e os «laptops».

    HTC Diamond é de longe melhor que o iphone 3G se não vejamos, MMS? bateria não removivel? ecrã em pixels inferior? sem falar de que o HTC Diamond é o smartfone e o iphone uma imitação, e outra, a HTC fabrica telecomunicaçoes a bue de time

    Prefiro o meu antigo qtek s100 ao iPhone 🙂

    • André Jorge says:

      Tens Toda a Razão!
      Há muita fasquia pêlo iphone, no entanto não passa de uma imitação cheia de bugs.

      • Vítor M. says:

        o iPhone tem algumas coisas interessantes atenção: a iTunes Store! É uma mina para a Apple, uma mina para alguns criadores de apps e uma mina de inutilidades.

        Mas é um sistema funcional, foi criado para fazer dinheiro e para servir o mundo Mac… logo é um sucesso.

        Em relação ao restante do iPhone, posso-vos dizer por experiência que não vale mais de 300 euros, quem dá mais por ele vai passar o resto da vida útil do iPhone a chorar o dinheiro.

        Para terem uma ideia da indecência que é a Apple, há dias um colega meu que tem um iPhone da Optimus reclamou que a bateria não lhe dá mais do que uma hora, mesmo ligado em standby.

        A Apple “obriga” que seja recolhido o equipamento, cobrados 200 euros e um tempo de espera nunca inferior a 30 dias… isto sim é uma empresa inovadora e moderna!

        • viperbruno says:

          “isto sim é uma empresa inovadora e moderna!”

          Então não Vitor XD

        • Vitor Costa says:

          Ola boa tarde!

          Sempre a mesma discussão 🙂
          Sou possuidor de 3 tlm nokia com symbian e não chegam aos calcalhares do iphone! Sempre fui utilizador de windows mobile, qtek s100, qtek s200, htc etc, por outras palavras mudo de tlm quase todos os meses! levo os mesmos ao extremo! E nenhum até hoje tem a fluidez e a capacidade do iphone!
          É a minha humilde opinião, tenho no mínimo 150 aplicações instaladas e o tlm continua com a mesma fluidez!
          O mercado está cada vez mais abrangente, tlms novos todos os dias, com 1001 coisas, melhores processadores, ecran HD etc, mas a verdade é que o sistema operativo aplle faz a diferença toda! e um iphone hoje em dia não é assim tão difícil de obter, estamos a falar de tlms que rondam quase o preço do iphone! Possuo um 2G e o bicho é uma maravilha, para quem nunca usou acho que não devia sequer comentar sobre isso, no fundo todos queremos um produto apple e não possuímos dinheiro para o comprar 🙂

          concluindo, quando o tlm for tão fluido como o iphone, possuir um sistema de aplicações online, ter um calculo de virgula flutuante óptimo para gráficos 3d no tlm etc etc, para não falar da estética, less is more…

          • viperbruno says:

            “no fundo todos queremos um produto apple e não possuímos dinheiro para o comprar ”

            Essa não é para mim de certeza. Tenho amor ao dinheiro isso sim.

          • aver says:

            “Considera-se consumidor todo aquele a quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer direitos, destinados a uso não profissional, por pessoa que exerça com carácter profissional uma actividade económica que vise a obtenção de benefícios” – Lei 24/06 (Lei de defesa do consumidor)

            Eu entendo que se um utilizador doméstico ou uma empresa de contabilidade comprar um berbequim são ambos consumidores que vão dar ao bem uso não profissional (limitam-se a fazer uns furos na parede de vez em quando para pendurar uns quadros). Se uma empresa de construção civil comprar um berbequim vai-lhe dar uso profissional, dá-lhe uma utilização que lhe provoca um desgaste maior.

            No caso de um iPhone, penso que um utilizador doméstico ou uma empresa lhe dão o mesmo uso (não profissional) – fazer chamadas e usar apps. Para mim a garantia de 2 anos estabelecida para os produtos elctrónicos de consumo aplica-se aos iPhones comprados por empresas (a menos que os usem, profissionalmente, para partir pedras ou pregar pregos na parede 😀 ).
            Cumprimentos

        • aver says:

          Vítor
          “A Apple “obriga” que seja recolhido o equipamento, cobrados 200 euros e um tempo de espera nunca inferior a 30 dias…” (numa reclamação à Optimus porque a bateria não dura mais de uma hora).
          Há aqui qualquer coisa que não bate certo, mas não sei o quê. O iPhone está na garantia ? O teu amigo confirmou com os serviços técnicos da Optimus ou ficou-se por uma loja de vão-de-escada ? (Uma vez fui a uma porque não conseguia activar o 3G e disseram-me que não valia a pena, porque o 3G não servia para nada).
          “Googlei” pelo assunto e tirando uma caso (pareceu-me de “loja de vão-de-escada”) não vi qualquer alarme quanto à troca (não há reparação) do iPhone com avaria no período da garantia.
          Acabando o período de garantia do iPhone, não sei – eventualmente pode-se mandar substituir a bateria. Nos iPods, depois do período de garantia, sei – é deitá-los fora porque não têm reparação (mesmo no caso dos iPod Touch).
          P.S. O período de garantia é sempre de doia anos, apesar da Apple referir um.

          • Vítor M. says:

            Mas a Optimus não dá no caso da bateria. e a contenda com ele e com a empresa dele neste caso é mesmo por isso… esquivaram-se da garantia por ser a bateria.

            Tudo tratado directamente com a optimus atenção… estamos a falar numa empresa com vários iPhones!

          • Manuel Rocha says:

            O periodo de garantia da Apple é mesmo 1 ano. Eles defendem-se por causa do apple protection plan e não podes fazer nada quanto a isso pois segundo os termos e responsabilidades deles a partir do momento que compras seja o que for deles aceitas que o produto só tenha 1 ano de garantia e aceitas que o mesmo só será extendido mediante a compra do apple protection plan. Está no site da apple e em qualquer manual de instruções da apple para quem tiver insónias de noite e não tiver nada para ler.

            É verdade, tenho um apple e o próprio gestor de conta da apple referiu isso.

            Cumprimentos,
            Manuel Rocha

        • aver says:

          Vítor e Manuel Rocha
          Para mim é claro que a garantia é de dois anos e cobre o defeito da bateria.
          Leiam a garantia (está em várias línguas incluindo o português):
          1 – PARA CONSUMIDORES QUE ESTÃO COBERTOS POR LEIS OU REGULAMENTOS DE
          DEFESA DO CONSUMIDOR NOS RESPECTIVOS PAÍSES DE COMPRA OU, QUANDO
          APLICÁVEL, NO PAIS DE RESIDÊNCIA, OS BENEFÍCIOS PREVISTOS POR ESTA
          GARANTIA SÃO ADICIONAIS A TODOS OS DIREITOS E RECURSOS CONFERIDOS POR
          TAIS LEIS E REGULAMENTOS DE DEFESA DO CONSUMIDOR. ESTA GARANTIA NÃO
          EXCLUI, LIMITA OU SUSPENDE QUAISQUER DIREITOS DO CONSUMIDOR
          DECORRENTES DE NÃO CONFORMIDADE COM O CONTRATO DE VENDA” – Logo, se a lei portuguesa obriga o fabricante a conceder uma garantia de 2 anos é de 2 anos (independentemente de os termos gerais da garantia da Apple se referir a 1 ano).
          2 – “Esta garantia não se aplica: (a) a partes consumíveis tais como baterias, salvo se o dano foi causado
          por um defeito em materiais ou mão de obra” – Logo, se ninguém abriu o iPhone o defeito na bateria está coberto pela garantia.
          Cumprimentos
          http://images.apple.com/legal/warranty/docs/070808_iphone_Warranty.pdf

          • Vítor M. says:

            Pois por “eles” concordarem com o que citas… e eles têm a mesma opinião, estão com um conflito com a Optimus, (vou ver se colo aqui a resposta da óptimus ao pedido deles).

            Mas a minha dúvida é se para empresas a garantia é igualmente de 2 anos!

          • Tomé Vardasca says:

            A garantia da de todos os produtos da Apple em Portugal é de 2 anos.
            Digo não só pelo que está na lei mas por experiência própria.
            Apesar do site da Apple dizer que o meu portátil não tinha garantia, levei a uma reparadora autoriza e foi só mostrar a factura, e como estava na garantia(o portátil já tinha mais de um ano e meio) a reparação foi de borla

            Cumprimentos

          • aver says:

            Com a confusão das respostas e contra-respostas a minha à questão colocada pelo Vítor “…Mas a minha dúvida é se para empresas a garantia é igualmente de 2 anos!” saiu lá mais para cima 😀
            http://goo.gl/jWKE

          • Manuel Rocha says:

            Atenção que na documentação da garantia eles indicam que só é aplicado o periodo de 2 anos se o produto for comprado no país em que a lei é aplicada:

            “PARA OS CLIENTES AO ABRIGO DE LEIS OU NORMAS DE PROTECÇÃO AO
            CONSUMIDOR NOS RESPECTIVOS PAÍSES DE COMPRA OU, SE DIFERENTE, O
            RESPECTIVO PAÍS DE RESIDÊNCIA, OS BENEFÍCIOS CONFERIDOS POR ESTA
            GARANTIA CONSTITUEM UM COMPLEMENTO A TODOS OS DIREITOS E SOLUÇÕES
            CONCEDIDAS POR ESSAS LEIS E NORMAS. ESTA GARANTIA NÃO EXCLUI, LIMITA OU
            SUSPENDE QUAISQUER DIREITOS DOS CLIENTES, RESULTANTES DE UMA NÃO
            CONFORMIDADE COM UM CONTRATO DE VENDAS. ALGUNS PAÍSES, ESTADOS E
            PROVÍNCIAS NÃO PERMITEM A EXCLUSÃO OU LIMITAÇÃO DE DANOS INCIDENTAIS
            OU CONSEQUENTES, BEM COMO LIMITAÇÕES SOBRE A DURAÇÃO DE UMA
            GARANTIA OU CONDIÇÃO IMPLÍCITA, PELO QUE AS LIMITAÇÕES OU EXCLUSÕES
            ABAIXO MENCIONADAS PODEM NÃO SE APLICAR AO SEU CASO. ESTA GARANTIA
            CONCEDE DIREITOS LEGAIS ESPECÍFICOS, PODENDO TAMBÉM TER OUTROS
            DIREITOS QUE VARIAM CONSOANTE O PAÍS, ESTADO OU A PROVÍNCIA. ESTA
            GARANTIA LIMITADA É REGIDA E INTERPRETADA AO ABRIGO DA LEGISLAÇÃO DO
            PAÍS EM QUE O PRODUTO FOI COMPRADO. A APPLE, QUE CONCEDE A GARANTIA AO
            ABRIGO DESTA GARANTIA LIMITADA, É IDENTIFICADA NO FIM DESTE DOCUMENTO,
            DE ACORDO COM O PAÍS OU REGIÃO EM QUE O PRODUTO FOI COMPRADO.”

            Agora quando compras um produto pela site da Apple estás a comprar um produto fora de Portugal, sendo que a garantia de 2 anos não se aplica. É como se fosses à Irlanda do Norte comprar directamente, que é onde supostamente compras quando realizas uma compra no site da Apple de Portugal, e depois trazes para Portugal. O teu produto fica abrangido pela garantia da Irlanda do Norte e não de Portugal.

            Quando compras algo pela Apple Store, a factura imitida é imitida com o iva Português, mas assim que o produto é entregue em tua casa, eles imitem uma segunda factura sem o iva e devolvem-te o mesmo como fizeram comigo.

            Resumindo, os equipamentos Apple só têm dois anos de garantia se comprares na FNAC, WORTEN, lojas tmn, vodafone ou optimus, entre outras porque é comprado aqui em Portugal e eles são revendedores autorizados Apple. Se comprares a partir do site ficas abrangido pela Garantia da Irlanda do Norte.

            Deixo aqui o resto dos termos de Garantia da Apple para continuarem a ler:

            “As obrigações de garantia da Apple para este produto de hardware estão limitadas aos termos abaixo
            estipulados:
            A Apple, tal como definido abaixo, garante este produto de hardware da marca Apple contra defeitos de
            material e mão-de-obra, em condições normais de utilização, durante um período de UM (1) ANO a partir
            da data de compra na loja por parte do utilizador final (“Período da Garantia”). Caso surja um defeito de
            hardware e for recebida uma reclamação válida dentro do Período da Garantia, a Apple, aplicando o seu
            próprio critério e dentro do âmbito permitido por lei, efectuará (1) a reparação gratuita da avaria do
            hardware, utilizando peças novas ou equivalentes a novas a nível de desempenho e fiabilidade, (2)
            substituirá o produto por um produto novo ou equivalente a novo a nível de desempenho e fiabilidade e
            que seja, no mínimo, funcionalmente equivalente ao produto original ou (3) reembolsará o preço de compra
            do veículo. A Apple pode pedir que substitua peças com defeito por peças instaláveis pelo utilizador novas
            ou recondicionadas, que a Apple fornece ao abrigo das respectivas obrigações de garantia. Uma peça ou
            produto de substituição, incluindo uma peça instalável pelo utilizador que tenha sido instalada de acordo
            com as instruções fornecidas pela Apple, assume a garantia restante do produto original ou noventa (90)
            dias a partir da data de substituição ou reparação, a que fornecer um maior período de cobertura. Quando for
            efectuada a substituição de um produto ou peça, qualquer artigo de substituição fica propriedade do cliente
            e o artigo substituído fica propriedade da Apple. As peças fornecidas pela Apple em cumprimento das
            respectivas obrigações de garantia devem ser utilizadas em produtos para os quais é feito um pedido de
            assistência ao abrigo da garantia. Quando é emitido um reembolso, o produto para o qual é feito o
            reembolso deve ser devolvido à Apple, passando a ser propriedade da Apple.
            EXCLUSÕES E LIMITAÇÕES
            Esta garantia limitada apenas se aplica ao produto de hardware fabricado pela ou para a Apple que possa ser
            identificado pela marca “Apple”, nome comercial ou logótipo afixado. A garantia limitada não se aplica a
            qualquer produto de hardware ou qualquer software não-Apple, mesmo que embalado ou vendido com o
            hardware Apple. Os fabricantes, fornecedores ou editores que não a Apple podem fornecer as suas próprias
            garantias ao utilizador final, mas a Apple, no âmbito do permitido por lei, fornece os seus produtos “como
            estão”. O software distribuído pela Apple com ou sem o nome de marca Apple (incluindo, entre outros, o
            software do sistema) não está abrangido por esta garantia limitada. Consulte o contrato de licenciamento
            que acompanha o software para obter informações sobre os seus direitos de utilização.
            A Apple não garante que o funcionamento seja ininterrupto ou que não tenha erros. A Apple não é
            responsável por danos resultantes do não cumprimento das instruções relativas à utilização do produto.
            Esta garantia não se aplica: (a) a peças consumíveis, tais como pilhas, a não ser que tenham
            ocorrido dados devido a um defeito do material ou mão-de-obra; (b) a danos cosméticos, incluindo,
            mas não limitado, a arranhões, amolgadelas ou plástico partido nas portas; (c) a danos causados
            pela utilização com produtos não-Apple; (d) a danos causados por acidentes, abusos, má utilização,
            cheias, incêndios, terramotos ou outras causas externas; (e) a danos causados pela utilização do
            produto fora dos fins permitidos ou destinados, estipulados pela Apple; (f) a danos causados pela
            assistência (incluindo actualizações e expansões) efectuada por alguém que não um representante da
            Apple ou um Fornecedor de Serviços Autorizado Apple (“AASP”); (g) a um produto ou peça que
            tenha sido modificada para alterar a funcionalidade ou capacidade, sem a autorização escrita da
            Apple; ou (h) se qualquer número série da Apple tiver sido removido ou apagado.
            Importante – Não abra o produto de hardware. A abertura do produto de hardware pode provocar
            danos que não são abrangidos pela garantia. As reparações neste produto de hardware apenas
            devem ser efectuadas pela Apple ou um fornecedor de serviço autorizado.
            DENTRO DO ÂMBITO PERMITIDO POR LEI, ESTA GARANTIA E AS SOLUÇÕES
            APRESENTADAS ACIMA SÃO EXCLUSIVAS E SUBSTITUEM QUAISQUER OUTRAS
            GARANTIAS, SOLUÇÕES E CONDIÇÕES, ORAIS, ESCRITAS, ESTATUTÁRIAS, EXPLÍCITAS
            OU IMPLÍCITAS. DE ACORDO COM O PERMITIDO PELA LEGISLAÇÃO APLICÁVEL, A APPLE
            DECLINA ESPECIFICAMENTE QUALQUER RESPONSABILIDADE SOB TODAS AS GARANTIAS
            IMPLÍCITAS OU ESTATUTÁRIAS, INCLUINDO, SEM LIMITAÇÃO, GARANTIAS DE
            ADEQUAÇÃO A UM DETERMINADO FIM E GARANTIAS CONTRA DEFEITOS OCULTOS OU
            LATENTES. SE A APPLE NÃO PUDER DECLINAR RESPONSABILIDADE DE FORMA LEGAL AS
            GARANTIAS ESTATUTÁRIAS OU IMPLÍCITAS ATÉ AO MÁXIMO PERMITIDO POR LEI, TODAS
            ESSAS GARANTIAS DEVEM SER LIMITADAS AO NÍVEL DA DURAÇÃO DA GARANTIA
            EXPRESSA E AO SERVIÇO DE REPARAÇÃO OU SUBSTITUIÇÃO, TAL COMO DETERMINADO
            PELA APPLE, APLICANDO O SEU PRÓPRIO CRITÉRIO. Nenhum revendedor, agente ou funcionário
            da Apple está autorizado a efectuar qualquer modificação, extensão ou complemento a esta garantia. Se
            qualquer termo for considerado ilegal ou não aplicável, a legalidade e aplicabilidade dos termos restantes
            não deverá ser afectada ou impedida.
            EXCEPTUANDO O INDICADO NESTA GARANTIA, E ATÉ AO ÂMBITO PERMITIDO POR LEI, A
            APPLE NÃO É RESPONSÁVEL POR DANOS DIRECTOS, ESPECIAIS, ACIDENTAIS OU
            CONSEQUENTES RESULTANTES DE QUALQUER QUEBRA DA GARANTIA OU ESTADO, OU
            AO ABRIGO DE QUALQUER OUTRA TEORIA LEGAL, INCLUINDO, ENTRE OUTROS, A
            IMPOSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO; PERDA DE RECEITAS; PERDA DE LUCROS REAIS OU
            ANTECIPADOS (INCLUINDO A PERDA DE LUCROS EM CONTRATOS); PERDA DA
            UTILIZAÇÃO DE DINHEIRO; PERDA DE POUPANÇAS ANTECIPADAS; PERDA DE NEGÓCIO;
            PERDA DE OPORTUNIDADES; PERDA DE BOA-VONTADE; PERDA DE REPUTAÇÃO; PERDA
            DE, DANOS OU CORRUPÇÃO DE DADOS; OU QUALQUER PERDA OU DANOS INDIRECTOS
            OU CONSEQUENTES SEJA POR QUE CAUSAS FOREM, INCLUINDO A SUBSTITUIÇÃO DE
            EQUIPAMENTO E PROPRIEDADE, QUAISQUER CUSTOS DE RECUPERAÇÃO,
            PROGRAMAÇÃO OU REPRODUÇÃO DE QUAISQUER PROGRAMAS OU DADOS UTILIZADOS
            COM O PRODUTO APPLE E QUALQUER FALHA EM MANTER A CONFIDENCIALIDADE DOS
            DADOS GUARDADOS NO PRODUTO. A LIMITAÇÃO ACIMA MENCIONADA NÃO SERÁ
            APLICADA ÀS RECLAMAÇÕES SOBRE MORTE OU FERIMENTOS PESSOAIS, OU QUALQUER
            RESPONSABILIZAÇÃO ESTATUTÁRIA POR ACTOS E/OU OMISSÕES INTENCIONAIS OU DE
            EXTREMA NEGLIGÊNCIA. A APPLE NÃO AFIRMA ESPECIFICAMENTE QUE SERÁ CAPAZ DE
            REPARAR QUALQUER PRODUTO AO ABRIGO DESTA GARANTIA OU QUE PODERÁ
            EFECTUAR UMA SUBSTITUIÇÃO SEM RISCO OU PERDA DE PROGRAMAS OU DADOS.
            OBTER UM SERVIÇO DE GARANTIA
            Aceda e consulte os recursos de ajuda online referidos na documentação que acompanha este hardware, antes
            de pedir qualquer assistência ao abrigo da garantia. Se o produto continuar a não funcionar correctamente
            após utilizar estes recursos, contacte os representantes da Apple ou, se aplicável, uma loja de retalho da
            Apple (“Loja Apple” ou Fornecedor de Serviços Autorizado Apple, que pode ser localizado utilizando as
            informações fornecidas na documentação. Quando contactar a Apple através de telefone, poderão ser
            aplicadas outras taxas, consoante a sua localização. Quando efectuar o contacto, um representante Apple ou
            um Fornecedor de Serviços Autorizado Apple ajudará a determinar se o seu produto necessita de assistência
            técnica e, em caso afirmativo, dará informações sobre a forma como a Apple a irá fornecer. Deve ajudar no
            processo de diagnóstico do seu produto e seguir os processos de garantia da Apple .
            A Apple poderá limitar o serviço ao país onde a Apple ou os respectivos distribuidores autorizados
            venderam originalmente o produto e fornecer o serviço de garantia (i) numa loja Apple ou num Fornecedor
            de Serviços Autorizado Apple, onde serviço puder ser prestado nas referidas instalações, ou a Loja Apple
            ou Fornecedor de Serviços Autorizado Apple poderão enviar o produto para um serviço de reparação da
            Apple, para que sejam prestados os serviços; (ii) através do fornecimento de uma embalagem de transporte
            pré-pago (e poderá fornecer material de embalagem se o cliente já não tiver a embalagem original) para que
            o cliente envie o produto para um serviço de reparação da Apple, para ser reparado; ou (iii) através do envio
            de peças novas ou recondicionadas, a serem instaladas pelo próprio cliente, de forma a permitir que o
            cliente repare ou realize trocas no seu próprio produto (“Serviço DIY”). Após a recepção do produto ou da
            peça para substituição, o produto ou peça substituídos passam a ser de propriedade da Apple e o cliente
            concorda em seguir instruções, incluindo, se necessário, o envio atempado do produto ou da peça original
            para a Apple. Ao fornecer o Serviço DIY em que seja necessária a devolução do produto ou da peça
            original, a Apple pode solicitar como garantia uma autorização de transacção com cartão de crédito referente
            ao preço de venda do produto ou da peça de substituição, juntamente com os custos de expedição. Se
            seguir as instruções, a Apple cancelará a autorização de cartão de crédito, para que não seja cobrado o valor
            do produto ou da peça e os respectivos custos de expedição. Se não seguir as instruções e não devolver o
            produto ou peça substituídos, a Apple irá cobrar no cartão de crédito a quantia autorizada.
            As opções de assistência, disponibilidade de peças e tempos de resposta serão diferentes consoante o país
            em que a assistência é pedida. As opções de serviço estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. Pode ser
            responsável pelos custos de expedição se o produto não puder ser reparado no país onde a assistência é
            pedida. Se procurar assistência num país que não o de aquisição do produto, irá cumprir com todas as leis e
            regulamentações de exportação aplicáveis e ser responsável por todos os direitos alfandegários, IVA e outras
            taxas associadas. Para serviço internacional, se disponível, a Apple poderá reparar ou trocar produtos e
            peças com defeito por produtos e peças equiparáveis que estejam em conformidade com as normas de
            regulamentação locais. De acordo com a lei aplicável, a Apple pode necessitar que forneça um
            comprovativo de compra e/ou cumpra os requisitos de registo para poder receber assistência técnica ao
            abrigo da garantia. Consulte a documentação fornecida para obter mais informações sobre estes e outros
            assuntos, para obter assistência ao abrigo da garantia.
            A Apple conservará e utilizará os dados dos clientes de acordo com a Política de Privacidade dos Clientes
            da Apple, disponível no endereço http://www.apple.com/pt/legal/privacy.
            Se o seu produto for capaz de armazenar programas de software, dados e outras informações, deverá proteger
            os respectivos conteúdos contra possíveis falhas operacionais. Antes de enviar o seu produto para
            assistência ao abrigo da garantia, é da responsabilidade do utilizador manter uma cópia de segurança
            separada dos conteúdos, bem como desactivar quaisquer palavras-passe de segurança. OS CONTEÚDOS
            DO PRODUTO SERÃO ELIMINADOS E O SUPORTE DE ARMAZENAMENTO
            REFORMATADO DURANTE O SERVIÇO DE GARANTIA. O produto será devolvido com a
            configuração de compra original, sujeita às actualizações aplicáveis. Será responsável pela reinstalação de
            todo os programas de software, dados e palavras-passe. A recuperação e reinstalação dos programas de
            software e dados de utilizador não são abrangidas por esta garantia limitada.
            Está disponível uma lista de distribuidores autorizados no seguinte endereço:
            http://images.apple.com/legal/warranty/docs/iPhoneAuthorizedDistributors.pdf

            Atenção de que este é o termo de garantia de um iPhone.

            Como podem verificar neste website a Apple reconhece que qualquer comprar realizada no seu website é realizada na Irlanda do Norte:

            http://images.apple.com/legal/warranty/docs/warranty_obligor_table.pdf

            Para mais informações de garantia podem ver aqui:

            http://images.apple.com/legal/warranty/docs/Apple_Parts_Portuguese.pdf

            http://images.apple.com/legal/warranty/docs/cpuwarranty.pdf

            Cumprimentos,
            Manuel Rocha

          • aver says:

            Manuel Rocha
            Penso que nas compras on-line de produtos de electrónica de consumo se aplica também a garantia dos 2 anos.
            Senão a garantia da Apple não dizia: “PARA OS CLIENTES AO ABRIGO DE LEIS OU NORMAS DE PROTECÇÃO AO CONSUMIDOR NOS RESPECTIVOS PAÍSES DE COMPRA OU, SE DIFERENTE, O RESPECTIVO PAÍS DE RESIDÊNCIA (…)”. Pode é ser mais difícil fazer cumprir a garantia.

    • André Meireles says:

      Ainda melhor que o Diamond, é o meu Touch Pro.. Sim, o ecrã não é tão grande como o HD, mas para quem quer um telemóvel mais para trabalho do que para entretenimento (o que mesmo assim é possível), este teclado qwerty é excelente!
      E não entro em picardias de IPhones vs. o resto porque cada um sabe de si..

      Abraços

    • viperbruno says:

      lol tive com um s100 a tempos e foi um aparelho que me surpreendeu-me muito pois para um telemóvel de 2004 ter um processador tão bom (430 MHz Intel). Foi voltar aos velhos tempos lol

    • Quim Zé says:

      ahahhaha pobre é aquela coisa… ne?
      O iPhone é uma maravilha, quem nao tem, nao faz ideia do que ele pode fazer.
      É limitado? sim. mas isso é culpa
      do software. Logo logo voces irão ver o poder de fogo da criança.
      Até!

  16. Lucas says:

    ver filmes HD num ecrã a 360×640?
    é mesmo palermice =|
    samsung não presta 😀

  17. Luís Pereira says:

    Viva!

    Sou um assíduo visitante deste sítio. Gosto dos artigos que fazem e acredito que sejam feitos com a melhor das intenções. Só podem acusar o ppwlare de uma coisa: contribuir para a evolução dos seus leitores.
    Antes de comentar este artigo, informo que tenho um iphone3G (iPhone OS) e um N95(Symbian OS). De facto, todas as análises a smartphones acabam por incluir uma comparação com o iphone. Ainda não sei bem porquê, mas é inevitável! O iphone é de facto um telemóvel extraordinário. Design excelente, comportamento fluido e aplicações a perder de vista. Mas, outros smartphones existem com características extraordinárias. o N95 foi e é um deles. Quando surgiu era o melhor que existia. Lindo, sublime e com um funcionamento espectacular. Mas a vida é assim! O tempo foi passando e surgiram outros com características mais atraentes, com tecnologia actual, que rapidamente fazem esquecer aparelhos altamenente sofisticados e, por vezes, ainda excelentes. Este Samsung Omnia HD é espectacular! Mas outros aparecerão nos próximos dias (Janeiro ou Fevereiro) melhores do que este. Quanto ao iphone, julgo que devem deixar de comparar o incomparável. Podem surgir dezenas de aparelhos com mais funcionalidades e maiores capacidades (RAM, processador, câmara, …), que nenhum deles (pelo menos nos próximos tempos), terá o carisma que a APPLE marca nos seus aparelhos. Querer afirmar que os iphone-dependentes compram o iphone apenas pelas suas características extraordinárias, é querer, no mínimo, enganar as pessoas. Eu comprei o iphone pela mística, pela simplicidade, pela MAÇÃ. E isto, tal como cada característica de cada aparelho, vale dinheiro! No caso da Apple, vale muito dinheiro! Na minha opinião, se compararmos as característcas técnicas do iphone3GS com o HD2, por exemplo, o HD2 é vencedor destacado. Aliás, muito destacado! Mas, afinal o que faz o iphone3GS vender mais, ser mais comentado, ser tão comparado?? Afinal é o smartphone mais caro e não inclui todas as tecnologias existentes em aparelhos do género!
    A minha resposta é: A MAÇÃ!

    Porque será que Mercedes vende mais do que a Toyota, quando esta fabrica carros de elevada qualidade, com mais funcionalidades e mais baratos?
    A minha resposta é: A ESTELA!!
    Até os porta-chaves com uma estrela vendem mais!

    Bom ano de 2010 para todos!

    • Manuel Rocha says:

      Estou plenamente de acordo contigo.

      A maçã é o que faz vender.

      Se leres com atenção a análise o objectivo não foi comparar o iPhone com este telemóvel mas sim tentar fazer com que o pessoal o deixe de fazer. Na realidade não há nada a comparar até porque, como coloquei na análise, são dois equipamentos a combater em áreas diferentes.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

      • Luís Pereira says:

        Tenho que te pedir desculpa, pois consegui escrever tantas palavras e nenhuma foi de agradecimento pelos excelentes artigos que vens realizando. Parabéns!

    • viperbruno says:

      Gostei do comentario principalmente da parte em que falas do markting/vendas. Se fosse o chinoca a vender o Iphone queria ver se vendia tanto, se fosse preciso nem prestava…

  18. Mario says:

    De certeza que o iphone é feito e montado na china não estou a ver a apple pagar custos a enviar as peças para a china só para montar.
    Devem é ter um conjunto de normas a cumprir,alías uma empresa Canadiana fez um estudo sobre o preço das peças de que é composto um Iphone e chegou a conclusão de ser pouco +/- de 100$ isto revela os lucros abismais que o iphone representa para a Apple.

  19. Mario says:

    Agora falando deste Samsung tambem fiquei de boca aberta á uns meses atras quando tive este telemovel na mão, tem uma imagem fabulosa.

  20. mmick says:

    Quanto a este telemóvel, é um dos meus favoritos e se tivesse dinheiro seria o sério candidato. O grande problema é que a gravaçao de video a 720p nao é estável a 24fps (em D1 sim que é super fluido) e notam-se alguns “cortes” em cenas de maior movimento. Além disso é um AMOLED que sao um pouco maus à luz do dia. Tirando isso está impecável ainda mais se colocarem o OPERA como browser.
    Relativamente ao iPhone/Apple: também possuo um (além dum 5800XM) e a Apple tem um UI e uma filosofia muito além do hardware. É um show usar um iPhone, é tudo rápido, simples e directo, já para nao falar da excelente qualidade e quantidade de apps e jogos que há. Sem dùvida que hà outros terminais (HD2, i8910, etc) que à sua maneira sao muito bons também mas, pessoalmente, nao trocaria um iPhone 3GS por um N97 ou i8910.

    • Manuel Rocha says:

      Nem estamos a dizer o contrário nem a considerar que esta seria um alternativa ao iPhone.

      Quanto ao que te referes relativamente à gravação de video a 720p não notei o que disseste. Gravei com ele um filme em plena auto-estrada e ele portou-se às mil maravilhas.

      Esse problem, viste relatado em algum lado ou testas-te com algum equipamento?

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

  21. Raul says:

    Com respeito a apple cortar-se na garantia, era uma boa opção se calhar apresentar queixa na UE, se a lei é de 2 anos concerteza que a apple não está acima das leis.Estas empresas têm de perceber que as leis com que se regem nos USA não são as mesmas da UE.

  22. okapi ( UK ) says:

    OFF Topic:
    E já que se fala em telemoveis, o novo NEXUS ONE da Google surpreende na sua velocidade e softwares que o acompanham deixo só aqui as specs

    Estas serão as especificações mais importantes do Nexus One, segundo a informacão conseguida pela Gizmodo:
    Só temos que esperar a sua chegada ao mercado, provávelmente nos 1ºs dias do novo ano.

    Nexus One

    * Sistema operativo Android 2.1
    * Display WVGA AMOLED de 3,7 pulegadas
    * Memoria: 512MB ROM, 512MB RAM
    * Cartão MicroSD de 4 GB MicroSD (máximo 32GB)
    * Camara de 5-megapixeles, com autofocus e zoom digital 2X, flash LED
    * UMTS 1/4/8 (2100/AWS/900)
    * HSDPA 7.5Mbps, HSUPA 2Mbps hasta 5.76Mbps
    * GSM/EDGE 850/900/1800/1900
    * WiFi (802.11 a,b,g,n), Bluetooth 2.1+EDR, A2DP stereo Bluetooth
    * AGPS, bússula, acelerómetro
    * Peso: 130g com batería
    * Dimensiones: 119mm x 59.8mm x 11.5mm
    * Cubertura traseira com revestimento de teflon
    * 3.5mm jack para audio fonos
    * Segundo micrófone
    * Sensor de proximidade, sensor de luz
    * Batería 1400 mAH

    Fuente: http://gizmodo.com/5432678/google-nexus-one-hands-on

  23. DLC says:

    Acabei de ler o artigo e na minha opinião acho que é um equipamento com futuro. A Samsung tem vindo a melhorar nos últimos tempos e se continuar assim vai deixar muita gente satisfeita.
    O que não comcordo complecatmente é que se façam comparações entre Symbian,WM e Android. Todos estes sistemas têm algo em particular que os destaca e para quem os já experimentou, sabe que todos eles de alguma forma permitem utilizar as mesmas coisas, mesmo que com recurso a software de terceiros. Mas há sempre aquela questão de este ou aquele ser mais rápido e etc… Eu penso que um bom telefone é aquele que escolhe o sistema que melhor se adapta às caracteristicas do equipamento e que consegue tirar partido desse mesmo sistema.
    O que define este smartphone, que já tive oportunidade de experimentar, é que a Samsung soube conjugar o útil e o agradável.
    Neste momento tenho um HTC Touch Pro2 (Dá-me muito jeito o teclado), e quando tive nas mãos este telefone fiquei impressionado. Tudo o que tenho disponivel no WM, também existe para este smartphone.

    OK…. Acabei de escrever um testamento!!!! 😀

    • Manuel Rocha says:

      Acho que te vamos convidar para escrever as próximas análises.:P

      Concordo contigo quando dizes que não devemos comparar os sistemas operativos. Actualmente penso que os telemóveis estão a seguir o mesmo exemplo que os computadores convencionais, isto é, equipamentos com um sistema operativo que vai responder às necessidades de cada um. Penso que esse rumo já está a ser tomado e já está basicamente definido. Para o pessoal que trabalha com aplicativos office temos o Windows Mobile, para aqueles que o seu dia a dia é telefonar, um Symbian chega e sobra, para aqueles que gostam de boa música, bom filme e estilo iPhone OS é que está a dar e para aqueles que gostam de marcar a diferença e ser fieis ao bom Linux ficam-se pelo o Android que a meu ver, para quem é ainda muito novo nas andanças está muito bem avançado. Na realidade não encontrei outra relação possível para o Android a não ser o facto de ser linux.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

  24. mario says:

    200€ por uma bateria, então e de quantos kilates é essa bateria, por esse preço só pode.
    A isso chama-se roubar mas descaradamente.

    Vale´+ fazer

    http://www.ifixit.com/Guide/Repair/Installing-iPhone-3GS-Battery/1545/1

  25. mario says:

    Aqui está quanto custa uma bateria nova.

    http://www.ifixit.com/iPhone-Parts

  26. mario says:

    Aqui está quanto custa uam bateria nova.

    http://www.ifixit.com/iPhone-Parts

  27. Agatho says:

    Por mais que o IPhone seja um bom telefone, falta-lhe a camera frontal.. 3,5 G. O equipamento vale por um todo, a minha opinião, não significa que se utilize a chamada em 3G, todos os dias, mas com os tarifários tipo moche, Tag etc, isso já é mais apelativo. Por isso ao gastar-se uma pipa de massa num equipamento, ao menos que venha completo. Sobre este samsung está muito bom. Pelo menos completo.
    Mas se o IPhone tivesse o que eu pessoalmente gostaria, era perfeito, pois é mais bonito.

  28. Alexandre says:

    Parece que a samsung tem vindo a evoluir muito, mas o software para mim continua muito pouco “intuitivo”, comparando as principais concorrentes sony ericsson, android “Gphone” e iphone.

  29. The Duke says:

    Tem um ecro mt grande mas sem resolução. O Milestone (dimensões menores, mas maior resolução de ecrã) consegue ser melhor.

    • Manuel Rocha says:

      Na realidade o Milestone tem um ecrã com as mesmas dimensões que este Samsung, ambos têm um ecrã de 3.7”. Relativamente à resolução, tens razão o samsung tem uma resolução inferior ao do Motorola mas em contra partida tem um ecrã de LEDs de alta definição enquanto que o motorola tem um misero ecrã TFT WVGA. Se formos a ver bem o Samsung tem mais resolução que o milestone pois é HD.

  30. Gabriel says:

    Ola boas! venho aki fazer uma pergunta bastante basica, gostava de saber se o telemovel tem os menus em portugues. n consigo encontrar nenhum site a confirmar. E se komprando o telemovel noutro país a mesma opçao de menu portugues estara valida. se alg poder me responder mt obrigado.

    • Manuel Rocha says:

      Caro Gabriel,

      A verdade é que no momento da análise o telemóvel não tinha sequer a linguagem portuguesa.

      A única versão que encontrei em Portugal foi na FNAC mas foi a versão inglesa. Até à data que realizei a análise não havia indicações de o telemóvel ter sido lançado em Portugal e a verdade é que a fnac é suspeita porque eles importam tudo de França.

      Provavelmente já existe, mas que tenhamos conhecimento a resposta é não.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

  31. Lucy says:

    I recently came across your blog and have been reading along. I thought I would leave my first comment. I don’t know what to say except that I have enjoyed reading. Nice blog. I will keep visiting this blog very often.

    Lucy

    http://cellularaccessoriess.com

  32. lucas says:

    quero ser um espiao

  33. Maraduxo says:

    Metam os Iphones no pacote, se existe aberrações, essa sera certamente a apple e espero que muitos iphones rebentem e queimem para os parolos que usam essas porcarias.

    Tenho esse Samsung e só estou triste por a Samsung tardar em lançar um firmware para melhorar o video e as fotos.

    Já agora alguem que tenha este telemovel me pode confirmar se veio com cabo de tv?

    • Manuel Rocha says:

      Caro Maraduxo,

      Antes de mais agradecia que moderasse a forma como fala. A escolha de usar um determinado equipamento cabe a cada um e não é por uns não gostarem que os outros vão deixar de usar. O que para ti pode ser a pior coisa do mundo para outros pode ser completamente o contrário.

      Relativamente à sua pergunta este equipamento vem com cabo de tv, aliás esse é um dos acessórios que a samsung faz questão que este telefone tenha e vem mencionado no manual de instruções a sua existência na embalagem. Caso o seu manual de instruções não mencione que o seu equipamento se faz acompanhar dele é porque na realidade o lote do modelo em questão não traz caso contrário reclame onde o comprou.

      Cumprimentos,
      Manuel Rocha

  34. HÉLIprosom says:

    caros amigos deicho meo comentario não que seija novidade mas porque ninguem como eu sabe que será dificil a samsung superar este 18910 hd,pela simples rasão de o ter feito bom demais e agora em 2011 as nuvidades são piores ou tem camera boa ou o sistema é bom mas a camera uma desgraça.Agora eu tenho ´desde 2009 foi comprado usado e ate agora nem trucaria por nenhum de cualquer marca em termos de jogos o muvimento é jestual e o som em termos de comparasão com a iphone,a iphone tem o ampleficador mais fraco e desafio cuaiquer um a me provar o contrario pois tenho um iphone de ultima jeração e não vale o preço que custa 6oo€ contra os 200€ da samsung.Isto não é falar mal simplesmente é a realidade testem-nos antes de os comprar,lembremse que de som ninguem me engana abraços a todos.:)

  35. sqqbiswua says:

    people”s ? altered ? only ? list ? confirm

  36. admjlrivo says:

    trimming ? they ? choose ? you ? currently

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.