Análise: Samsung Galaxy Tab 10.1v
Honeycomb: sistema, Launcher, Widgets, Browser e aplicações dedicadas
Na primeira vez que liguei o tablet, introduzi o email da minha conta Google e em poucos segundos tive acesso ao email, contactos, perfis de rede (ligou imediatamente ao Wi-Fi sem sequer introduzir palavra-passe), marcadores do browser, álbuns do Picasa… entre outros. Enquanto verificava o que acabei de referir, decorria automaticamente e em background a instalação de cerca de 150 aplicações que utilizo nos meus dispositivos Android.
Em poucos minutos senti-me tal como se já usasse este tablet há semanas pois toda a minha informação, preferências e aplicações estavam ali, ao meu dispor, consequência apenas do login com a minha conta Google.
O sistema
O primeiro arranque foi rápido. Não sei precisar o tempo mas não deve ter ultrapassado os 30 segundos. Após todas as minhas aplicações instaladas, inerentes à minha conta, o tempo de arranque ficou exageradamente alterado, isto porque existe uma verificação das aplicações no arranque do sistema. Vejamos o vídeo abaixo.
Três minutos para iniciar um tablet com o "último grito" em hardware? Parece-me um grande exagero! O meu fraco smartphone Huawei U8230 com mais de 200 aplicações instaladas demora sensivelmente o mesmo, e todas as aplicações a serem lidas de um cartão microSD. No momento do teste o tablet tinha 113 aplicações instadas. Segundo o Vítor M., o iPad 2 com 117 aplicações demora cerca de 25 segundos para que possa ser introduzida a palavra-passe de acesso ao sistema.
São necessários alguns segundos adicionais para que exista fluidez no Launcher (ecrãs de homescreen e menu de aplicações). Não fluidez total, pois isso é mentira neste Launcher nativo do Android, mas sim a fluidez regular conseguida na utilização normal.
Lamentavelmente, aqui não existe "a mão" da Samsung na criação da interface TouchWiz já conhecida dos smartphones (e já existente nos novos modelos de tablets Samsung), desta vez adaptada obviamente aos tablets (como já existe no Galaxy Tab 7"). Segundo li, essa actualização está agendada para algures no Outono. Ora, lançar para venda um tablet com software e sistema inacabados? Má política...
Desde que recebi o tablet que espero a actualização oficial para a versão 3.1. Até hoje, nada...
O menu de definições está interessante e adequado a este formato. Está bastante funcional e organizado ao estilo Android.
Os 3 botões existentes no canto inferior esquerdo do ecrã são semelhantes aos botões físicos existentes nos smartphones: retroceder, Home, Aplicações recentes. No caso do botão para troca de aplicações, infelizmente são mesmo as mais recentes pois não é capaz de incluir mais de 5 aplicações naquela lista. Tal funcionalidade já existe na versão 3.1 deste SO.
Launcher e Widgets
Adoro o aspecto deste Launcher (nativo do Android 3.0). O tema e transições são bonitos, a forma de inclusão dos Widgets num qualquer ecrã é bastante fácil e intuitiva e as notificações, ao estilo Android, têm aqui a mesma facilidade de utilização e simplicidade existentes nos smartphones. Tudo poderia "acabar" em bem, não fosse a pouca fluidez de todos os movimentos inerentes a este UI.
No início, quando o Launcher apenas inclui os atalhos e Widgets pré-definidos (em pouca quantidade), tudo tem uma fluidez bastante razoável, diria até quase perfeita. À medida que os ecrãs vão sendo adaptados e preenchidos a gosto do utilizador, o caso muda radicalmente de figura onde nem o dual-core nem o Tegra 2 parecem ter algum efeito no desempenho deste Launcher.
Estranhamente, ainda para piorar as coisas, a fluidez é mais sacrificada sempre que o tablet não está na posição normal. Ao usar em qualquer outra posição, mesmo a de 180º, a fluidez é sacrificada. Dá ideia de tudo estar a ser processado duas vezes: na posição normal e depois é readaptado para a posição que realmente se encontra o tablet. Tudo isso pode ser visto no próximo vídeo.
Também acontece, por vezes, ao sair de uma aplicação onde se fez uma rotação de ecrã, ser necessário esperar uns segundos e ver o Homescreen a recarregar os Widgets... 1GB de RAM não serão suficientes para ter o Homescreen sempre em memória?...
Existem ainda aplicações no Market que permitem adicionar Widgets interessantes de modo a melhorar a experiência. Funcionam muito bem mas nota-se, imediatamente, que a fluidez é sacrificada.
Browser
O browser nativo do Honeycomb é de topo. O desempenho é excelente, notando-se por vezes um ligeiro stuttering em páginas com muitas imagens e conteúdos flash. De resto, desde scroll até pinch & zoom, tudo é bastante fluido.
A forma de utilização dos separadores é bastante idêntica à existente num browser normal no computador e o modo de selecção de conteúdos para copiar ou partilhar está também bastante facilitado.
Dada a generosa resolução de ecrã, de 1280x800 pixéis, a aplicação DualWeb é capaz de colocar, lado a lado, duas janelas de navegação. Poderá ser bastante útil para diversas tarefas, tal como no computador. No vídeo abaixo poderá ser visto tudo isso.
Aplicações dedicadas
As aplicações existentes para o Honeycomb não são muitas. Não sei um número em concreto mas serão certamente apenas algumas centenas. Há já aplicações muito interessantes e adequadas ao formato. Uso as mais populares e as que considero úteis. Não vou detalhar cada uma delas, apenas apresentar duas imagens e uma breve crítica.
Gmail (de origem)
Esta aplicação é já bastante conhecida, fez parte de várias apresentações do Honeycomb. É bastante funcional e adequada, nada a apontar. Existe outra aplicação, "E-mail", onde se podem adicionar outras contas de email, dos mais diversos tipos, incluindo Exchange.
Calendário (de origem)
Aqui tudo pode ser organizado facilmente e sincronizado com a conta Google. O aspecto e funcionalidade são excelentes.
Youtube (de origem)
É uma aplicação excelente para assistir a conteúdos do Youtube. Tem alguns problemas com a reprodução de vídeos em HD onde, em ecrã completo e enquanto existem na imagem, juntamente com o vídeo, os controles de reprodução e afins, o vídeo reproduz mas apenas com metade dos frames.
Música (de origem)
Aplicação já esmiuçada aqui, cria uma óptima experiência na reprodução e organização de conteúdos musicais.
Gestor de ficheiros ao nível de um "explorador do Windows".
Facebook na versão tablet. São aplicações bastante bem conseguidas para este formato, diria até que são melhores, nalguns aspectos, que no browser no formato que todos conhecem.
Twitter ao seu melhor nível.
Aplicação de compra e leitura de revistas.
A meteorologia ao pormenor.
« página anterior pág. 2/4 página seguinte »
Este artigo tem mais de um ano
wow excelente trabalho! parabéns!
das maiores criticas que ouvi quando se compara qualquer tablet com o ipad é mesmo a velocidade do SO quer a navegar internamente de um lado para o outro quer a abrir aplicações.
Atenção que os valores foram cronometrados à milésima e repetidos várias vezes para não haver dúvidas. 🙂
#offtopic
ora aqui está um artigo interessante que poderiam publicar 😉
“Movie Industry Buries Study Results That Pirates Buy More DVDs Than Average”
http://www.megagames.com/news/movie-industry-buries-study-results-pirates-buy-more-dvds-average
Ola,
Como é que posso actualizar a versao do android?
Se for num tablet com Honeycomb é em Definições > Acerca > Actualização de software > Actualizar.
Por norma a existência de uma nova versão é verificada com alguma frequência.
Acho que mesmo assim, continuo a preferir o Asus Transformer, …
Mais uma vez, como não podia deixar de ser, uma excelente análise por parte do pplware, parabéns!!!
Grande análise Hugo, muito bom mesmo. Hoje devemos ter em mãos os novos, acabados de chegar ao mercado. Estão a chegar novidades 😉
GRRR isso de meter inveja tem de acabar 🙂
Nota-se um pouco a falta de fluidez. É fluído, mas não é perfeito. Comparando ao iPad, por exemplo, não tem uma experiência de navegação “fantástica”.
Não sou um Apple fanboy, aliás até tenho um Android, e no entanto também sinto a sua falta de fluidez.
Creio que Android ainda tem muito onde ser melhorado.
Na versão 3.1 é um dos pontos onde se nota uma boa diferença. Felizmente nesse aspecto a Asus bateu a Samsung e já disponibilizou o Update há mais de 1 mês, praticamente coincidente com o lançamento em Portugal.
Se não és um Apple funboy, serás um Android funboy? 🙂
que mania de por rótulos nos outros… agora somos todos funboys de algo! LOL
Quanto à analise, parabéns pelo texto. Não percebo muito bem porque é que um equipamento tem de ir ao congelador para reparar defeitos de fabrico. Pelo valor que se paga por um equipamento destes, no mínimo devia de vir perfeitinho!
Sim, concordo, está na hora de deixarem de rotular as pessoas pelo que gostam, é ridículo.
Não estou a falar concretamente do Pedro, é apenas um apelo generalizado.
E estás a falar com experiencia em que dispositivo? É que isso no android conta e muito
Também não senti fluidez no browser, que deveria ser regra pra todos esses tipos de aparelhos. O celular Galaxy S2 por exemplo é absurdamente rápido, fluidez sincronizada com a velocidade do pensamento. Outra coisa, achei tosca a qualidade da imagem do LCD do Galaxy Tab 10.1. Pra mim não existe tablet perfeito ainda, iPad2 dentro do que oferece tem qualidade, mas devido as imposições/barreiras tocas da Apple não compro de jeito nenhum. Vou esperar o próximo Galaxy com melhor resolução.
Excelente review. Parabéns.
Tenho um Eeepad/transformer e noto que alguns dos problemas aqui referidos, por exemplo, leitura de algumas sites se torna “arrastado” fazendo-me lembrar os velhos tempos da gráficas que demoravam algum tempo a fazer/montar a imagem no monitor. Contudo a minha maior queixa é com o leitor de video e legendas. Não consigo ver filmes legendados e o que é mais irritante, se umas vezes até se vêm, outras diz que o ficheiro não pode ser aberto … enfim coisas de algumas máquinas, mas que o Ipad2 lá de casa nunca me fez.
moboplayer, vplayer, etc.
Parabens pelo teste. Excelente
Agora, digam se estiver errado, os tablets não são telemoveis em formato xl que não dão para telefonar???
Acho que mais uma vez a Microsoft foi apanhada a dormir. Pois um equipamento destes com software windows já daria para substituir, não um portátil, mas um netbook.
Continuem o vosso excelente trabalho. Não passo um dia ser vir cá dar uma “olhada” e encontro sempre informações interessantes/importantes.
É nestas coisas que a Apple não facilita… Não mandam coisas a pressa para o mercado… mandam quando estão prontas. Mesmo assim às vezes há problemas, como o caso do Iphone 4(antena) agora imaginemos com aparelhos que são “engenheirados” a pressa construidos a pressa, testados a pressa… :s e depois saiem para o mercado aos mesmos preços praticamente. :S A mim faz-me confusão.
Bom dia , excelente analise , este Ipad é um retrocesso em relação ao de 7” que tinha entrada para micro SD , a qualidade de construção também piorou , e de facto estava a espera de melhor neste Honeycomb , pode ser que o 3.1 resolva alguns dos problemas aqui demonstrados com toda a clareza , o tempo de boot é super exagerado após a instalção das ditas 115 aplicações , não vejo de facto que se esteja a tirar partido deste hardware que a partida deveria ter muito maior poder ara lidar com o SO , os arrastamentos são irritantes e se ele faz reboot por dá aquela palha , então tirem-me deste filme , que grande tiro no pé , eu tenho 1 de 7” que nunca me fez nada disto e até estou contente porque tudo funciona e fluido .
Mais uma vez os meus parabéns pela analise detalhada e isenta efectuada .
Cumprimentos
desculpem onde se le ”Ipad” deverão ler tablet , as minhas desculpas
CUMPRIMENTOS
Não sei bem o motivo mas o browser não me parece tão fluido como o do ipad.
tudo tem bom aspecto mas a fluidêz do ipad continua a surpreender-me.
isto deve-se ao facto do IOS ser um sistema operativo muito refinado e polido. muitos dos updates lançados juglo terem o objectivo de implementar pequenos “tweaks” no comportamento de algumas particularidades da navegação.
Apoio o objectivo do android, mas respeito a qualidade do IOS.
Não me surpreende que o ponto fraco seja o software, mas ha uma coisa que tem que ser salientada. é fácil dizer que e o android que é fraco. Na verdade, quem o preparou e programou foi a samsung, que esta farta de dar mostras que software não é a praia deles.
No galaxy s, o software de stock feito pela samsung e o mais lento que se consegue ter. A prova disto esta na quantidade de roms personalizadas existentes feitas por grupos de pessoas que nada tem a ver com a samsung que fazem do telemóvel uma autêntica potência tirando muito mais partido do material. como melhor exemplo temos o touchwiz, o interface gráfico da samsung. pouco prático, pouco fluido e nada de especial principalmente comparado com outras alternativas, como p ex o launcherpro.
Ou seja, não tenho dúvidas de que como hardware até esteja bem construído mas a samsung definitivamente não sabe optimizar software. de certeza que vai aparecer uma rom não oficial para tirar todo o partido da bomba de hardware que isso e, e era para isto que eu apontaria se tivesse a pensar comprar um. Com estas limitações, o preço e que e um todo nada inadmissível. Cerca de 600e por um producto claramente inacabado, nao obrigado.
O TouchWiz UX implementado no novo modelo está interessante e traz várias vantagens. Aparentemente foi feito um esforço adicional na sua implementação, pelo menos em relação ao que se costuma ver nos smartphones.
Hugo, estou querendo comprar um desses no final do ano. Você acha que até lá o Android será atualizado?
A propósito, não ficou totalmente claro para mim, o que o torna “inferior” à versão anterior em relação aos vídeos é por causa do Android?
O modelo GT-P7510 tem entrada para cartões SD? Tem o mesmo problema em relação aos vídeos?
– Só acho sacanagem criarem um modelo novo com uma câmera inferior… =/
A Samsung garantiu que lançava o Update para o 3.1 até meio de Agosto.
Será muito bem vindo. Esperemos que continue a suportar este tablet ao mesmo nível que suportará o novo modelo… para bem de quem o comprou.
Supondo que com “versão anterior” te referes ao Galaxy Tab 7″, não quero dizer necessariamente que seja a versão do Android que influencie na qualidade de reprodução dos vídeos. A aplicação que os reproduz (e codecs inerentes) é que não é adequada e suficientemente abrangente, no caso deste Galaxy Tab 10.1v.
O novo modelo também não tem slot para microSD, apenas com adaptador pela porta de 30pinos. Quanto aos vídeos não sei…
Poxa, até me desanimou um pouco para comprar. Você acha que o Xoom vale mais a pena? Ou o iPAD (mesmo sem flash).
Tenho um pendrive de 32 GB e estou achando pouco. Consumo muita mídia e este é o porque de querer um tablet. Seria legal se tivesse entra para cartões SD.
Queria um tablet com uma tela razoável. Até acho legal o tablet de 7″, mas 10″ faz uma boa diferença. Além disso geralmente procuramos a última versão dos gadgets, não faz sentido nem a câmera inferior e nem o suporte a vídeos inferior.
Realmente estou na dúvida, de qualquer modo aceito sugestões até novembro! =)
Compra o iPad… esquece lá isso do flash homem 😀 hoje em dia os serviços estão a migrar para HTML5 e o flash se já não eram problema agora nem é sequer uma lembrança.
Para já os tablets com Android ainda não são uma opção, lá virá o dia que serão uma boa escolha, estou para ver hoje o que a Samsung nos traz, a Ana Narciso está no evento e logo já devemos saber mais pormenores, mas mesmo assim arrisco-me a dizer-te que tão cedo o iPad não terá concorrente à altura.
Quando sair o iOS 5… aí então chapéu! 😀
Opa, valeu!
Tenho um Samsung i5500 com Android 2.3, até que funciona legal, mas a tela é pequena demais. Não acho que vale a pena pagar plano de internet, já um tablet a história é outra.
Vamos ver o que rola até o final do ano. De qualquer jeito, acesso o Pplware todos dias e agora que estou com o Outlook 2010 comecei a assinar o Feed. Aliás, podiam fazer uma matéria falando como configurar o Feed no Outlook 2010 hehehe (não que seja difícil).
Continuem o bom trabalho e o retorno rápido com os leitores! Abraços!
Estou de acordo. Mas infelizmente há ainda bastantes conteúdos flash, alguns deles importantes demais para que os possamos dispensar, havendo então a obrigatoriedade de usar um PC para quem tenha um iPad.
No meu Galaxy Tab 7″ tenho sempre os conteúdos flash desactivados inicialmente. Após a página carregada aparece um símbolo em forma de seta sobre cada conteúdo flash. Para o ver basta premir sobre ela. Desta forma temos ambas as faces da moeda: nem sacrificamos constantemente o desempenho do browser nem perdemos conteúdos sempre que os queremos ver.
Boas,
Posso estar enganado mas se a versão 3.1 do honeycomb passa a suportar usb host deverá ser possível ligar qualquer pendrive ou mesmo disco externo ao tablet, é certo que não é a solução ideal em termos de portabilidade.
Sim, será possível com um adaptador.
Fraca qualidade para o preço que tem. Ora bolas Android é grátis e o aparelho está caro na mesmo. O que fará se levasse Windows7…
Vou optar pelo Ipad2 bastante mais fluído e com todas as ferramentas que necessito.
Obrigado pela review
O argumento de ser grátis é incerto.
O android é grátis para quem quiser ir ao site e descarregar as fontes, certo. Mas não é directamente aplicável no aparelho, tem que ser trabalhado e isso é responsabilidade da marca que o faz (a excepção são os aparelhos google tipo o nexus s). É válido pensar que a marca possa estar a querer cobrar algo pelo trabalho investido a trabalhar o software (por pior que o resultado seja), embora não saiba se isso possa ser feito legalmente. Suponho que sim.
Tenho o prazer de ter este menino e só posso falar bem dele 🙂
É muito boa compra!
excelente review, das melhores q já li, incisiva, nao mto longa mas completa.
parece q este tablet deixa mto a desejar, e pelo preço? apple mto acima da samsung nas 10″
Putz, com uma materia dessas desanimei de comprar um qndo a sams lançasse aqui. Eu pedi uma analise dessas a um mes atras, mas obrigado, desanimei mesmo nos pontos positivos e negativos, os negativos levaram a melhor.
Mas esquenta mesmo, muito mesmo ? pq aqui no Brasil, em tempo de calor, com médias de 28º a 41º fica muito dificil de usar algo que esquente, e ai é preferido usar o ipad2.
Seria bom um combate do ipad 2 com o tablet 2, e o sams de 7 q ainda pode ser encontrado para vender.
Enfim, não é dessa vez que terei alguma coisa com android 🙁 pena, mas valeu e muito a matéria.
absss
Uma dúvida: Esse Galaxy Tab é aquele que foi apresentado antes do iPad 2, e após as comparações com o dispositivo da Apple foi modificado? É que internacionalmente falam de um dispositivo muito mais fino, com câmara de 3MP e esse têm de 8 MP. E mesmo em termos visuais nada se parecem. Então temos um equipamento que foi descontinuado?
Ah1 Isso não invalida a análise, que está 5 estrelas. Parabéns pelo trabalho.
Tudo correcto nesse comentário, é mesmo isso, mas também expliquei isso na análise, mesmo no primeiro ponto “Notas iniciais”.
O que falas foi hoje apresentado oficialmente em Portugal e está neste artigo.
A pergunta é: Vale a pena esperar pelo novo? É mais fino e tal, mas a câmara tem menor resolução. Dizem também que parece mais frágil que esse. Qual a sua opinião?
Eu ainda não tive o prazer de experimentar o novo… Mas eu não hesitaria em escolhê-lo em detrimento deste. Será o “preferido” para ter actualizações e acessórios…
Mas o meu conselho é, se puder, experimentar ambos.
Excelente trabalho Hugo!!! Parabens
Muito completa esta análise.
Quanto ao cabo do Galaxy 7″, RCA é analógico. Os pinos dos sinais digitais HDMI não serão os mesmos, terá de haver outro cabo. Na era do digital não terão previsto uma ligação analógica a uma TV, neste Tab.
Pelos vistos não, mas que dá jeito, lá isso dá 😉
E as TVs de topo continuam ainda com essa interface que já vai fazer 35 anos!!
Olá Hugo
Acabo de descobrir uma saída HDMI para o Galaxy Tab 7″ no link:
http://www.codi-tek.com/CabosCarregadores-Galaxy-Tab/Samsung-ECR-D980BEGSTD-Multimedia-Desktop-Dock-Galaxy-Tab-P70020.html
E para o de 10,1″ neste link:
http://www.codi-tek.com/CabosCarregadores-Galaxy-Tab/Docking-Station-EDD-D1B1BEGST-Samsung-Galaxy-Tab-101-P88538.html
Mas não consigo perceber se este também saída HDMI.
Olá.
Sim, já conhecia para o Galaxy Tab 7″. Na altura que comprei o cabo 30pinos -> RCA (por $4.50) vi toda a oferta nessa área e não me pareceu haver vantagem de desembolsar tanto € para isso. É um conversor de analógico para digital (pelo menos no caso do GT7″) e, como ainda todas as TVs têm a interface RCA/SCART, não vejo grande vantagem.
Qual é o calendario que estão a utilizar naquele print screen que ocupa quase metade do ecrã? O original que vem só apresenta o dia corrente!
Se te referes a este então é um widget que faz parte da aplicação Wizz widget que disponibiliza vários widgets suplementares.
É isso, já consegui instalar….parece que era necessário reiniciar!
Outra pergunta, é possível abrir documentos do Google docs através do browser e também da aplicação do Google mas por exemplo quando se trata de uma folha de cálculo é muito estranho porque podemos editar os campos mas se tiver lá uma célula com uma fórmula já complica tudo! Alguém conhece alguma aplicação melhor para o efeito?
Já agora aproveito para deixar outra hehe,
Alguém conhece alguma aplicação que abra documentos de excel codificados?
Obrigado
No tablet (ou até smartphone) é possível abrir documentos no Docs tal e qual como se fosse no browser do PC. Dá para o fazer escolhendo o tipo de vista ou então alterando o User Agent (é possível no Dolphin Browser por exemplo). Experimenta o Documents to Go ou QuickOffice.
Agora o resto, não sei.
Desculpa la tantas perguntas, 🙂
Qual é aquele teclado com setinhas? Qual o melhor? Experimentaram o swiftkey?
Quanto ao browsee, sem dúvida que o original é muito bom embora crache umas vezes… Mas isso vai acontecendo aqui e ali e vamos nos habituando… Já experimentei alguns mas nunca consegui instalar o flash player para esse respectivo browser! Alguma sugestão?
Mais uma vez obrigado e Parabéns pelo artigo
Já experimentei todos os teclados do market. O que usei na análise é o Thumb Keyboard, é o que melhor se adapta a tablets, quer de 7″ quer de 10.1″.
Quanto a browsers no Honeycomb, experimenta este, ainda em versão beta.
Na altura que tive o tablet (porque já não tenho) só usei o original.
Olá Pessoal!
meu Novo Galaxy Tab 10.1 apresentou o problema de mancha na tela. . . consegui solucionar o problema de uma forma absurda por conta e risco, (levando em conta que meu aparelho é importado não tenho garantia nacional)colocando o aparelho por 40 minutos no freezer. logicamente não liguei o aparelho de imediato, Agora ta tudo bem a mancha embora não afetava em nada no sistema operacional, mas incomodava pelo fato de ser um produto de ponta. AVISO O TABLET SAIU CONGELADO SO LIGUEI POR SEGURANÇA DEPOIS DE 05 HORAS. DUVIDAS CONTAT: gilmar.pereira@bol.com.br
Depois de feito isso a mancha não voltou a aparecer? O meu as vezes aparece essa mancha e fica por bastante tempo.
boa Noite estou com um Samsung Galaxy Tab 10.1v GT-P7100 16GB
ele esta tendo problemas no android dele, ele atualiza mas os aplicativos fica dando erro ou parando de funcionar, estou precisando de ajuda, em saber qual androide devo colocar nele