Análise: Nokia Lumia 1020
4 – Interface
Mesmo com as várias restrições impostas pela Microsoft quanto à personalização da interface de utilizador, a Nokia tenta sempre acrescentar qualquer coisa que a diferencie de modelo para modelo.
O Lumia 1020 vem com uma nova actualização do Amber que acrescenta algumas características à versão anterior, nomeadamente o ecrã de relance, o suporte de rádio FM e uma nova aplicação câmara.
O ecrã de relance é activado sempre que o telefone está em espera e, por definição, apresenta as horas, bem como pequenas informações como o estado da bateria em carregamento ou a informação do som no telefone. O ecrã de relance gasta pouca energia, já que aproveita ao máximo a tecnologia AMOLED, utilizado apenas alguns píxeis necessários para apresentar a informação. Contudo, pode ser desligado ou utilizado apenas quando detecta movimento sobre o sensor de proximidade. Caso o modo nocturno esteja ligado, o brilho do ecrã é reduzido.
Depois do ecrã de relance surge o ecrã de bloqueio que aparece com duplo toque ou com um clique no Power. O ecrã de bloqueio apresenta as horas e o dia da semana e pode mostrar algumas notificações rápidas como das SMSs, chamadas perdida, emails, dependendo das exigências de cada utilizador, uma vez que são personalizáveis, e o controlo de música caso esteja em reprodução. O telefone pode estar protegido, no ecrã de bloqueio, apenas através de código numérico.
No Homescreen todas as aplicações podem ser escolhidas e redimensionadas em três tamanhos, sendo que muitas delas são interactivas, caso não estejam no tamanho mais pequeno. Nesse caso, só as que prevêem notificações como SMSs, chamadas ou redes sociais é que surgem com o aviso.
Com um deslizar para a esquerda tem-se acesso à lista ordenada de forma alfabética de todas as aplicações do telefone, sendo possível a pesquisa através da lupa no canto superior esquerdo do ecrã.
Ao contrário do Android, por exemplo, o WP8 está bastante limitado quanto a multi-tarefas, mas não é necessariamente pior. As apps em segundo plano estão, por norma, suspensas, a não ser que sejam acções como música a tocar.
Para trocar de aplicações pressiona-se o botão de retroceder que fará aparecer os snapshots em miniatura das aplicações abertas, depois é só correr e escolher a aplicação pretendida. Para fechar as aplicações basta ir tocando no mesmo botão, o que não é propriamente útil, já que se estivermos a falar do Internet Explorer, onde se esteve a navegar durante um bocado, se tem que retroceder tantas vezes quantas páginas foram pesquisadas (a não ser que se feche logo o separador). No update 3 que está prestes a sair já é possível fechar aplicações que foram abertas anteriormente, tal como no Android e iOS.
A lista de definições é, na minha opinião, muito desorganizada. Tem umas 40 definições que não estão nem por ordem alfabética, nem agrupadas por "tema". Para encontrar qualquer coisa é preciso andar para cima e para baixo à procura do que se quer. Outra falha relacionada é a falta de atalhos para activar/desactivar coisas como Wi-Fi, Bluetooth e GPS, o que obriga a percorrer todo o caminho das definições para o fazer, o que leva muitas vezes ao esquecimento de desactivação dessas opções, o que contribui para a perda de autonomia do sistema.
Com um toque mais longo no botão Windows é activado o comando de voz, que responde a 15 línguas diferentes, entre elas o português do Brasil. Contudo, em inglês são reconhecidas muitas mais acções, como fazer uma pesquisa no Bing, abrir o calendário ou outra aplicação e fazer chamada. Em português, ou por falta de pronúncia do Brasil, ou por não existir reconhecimento de algumas palavras, o comando não funciona tão bem como em inglês, mesmo que seja um inglês mal falado.
Outra funcionalidade que vem integrada no sistema operativo é a possibilidade de criação de uma sessão para as crianças, com aplicações escolhidas através da sessão principal: é a chamada Área dos Juniores. Com esta sessão, as contas de e-mail, redes sociais, a compra de aplicações e os contactos telefónicos ficam salvaguardados das mãos dos mais pequenos.
5 – Nokia Lumia 1020, a câmara fotográfica
A principal atracção do Lumia 1020 é a câmara de 41MP. A tecnologia do Nokia 808 PureView veio transportada para este dispositivo, com um design bastante melhorado e ainda tira vantagens pelo sistema operativo integrado.
A câmara inclui um estabilizador de imagem óptico (uma raridade entre os smartphones) que compensa algum movimento que se faça ao tirar a fotografia, ou a fazer um filme, evitando possíveis distorções normalmente associadas a esses movimentos. Esta tecnologia permite ainda um ajuste ISO mais baixo e menor ruído. O ruído também é menor com o novo sensor BSI, pelas melhorias que ele oferece em termos de sensibilidade à luz. Em relação ao modelo antecessor, existe uma melhoria em termos de abertura graças à introdução da lente Carl ZEISS de 26mm.
Os 41 megapíxeis
Na verdade, os 41MP anunciados, tecnicamente, não são reflectidos nas imagens capturadas pela lente. A superfície útil total do sensor tem uma resolução de 7728x5368 píxeis, o que equivale aos 41MP, contudo, dependendo do modo de captura, 16:9 ou 4:3, o número diminui. Em 16:9, a captura de imagem é de 7728x4354 píxeis, o que equivale a 34MP, em 4:3 a imagem é tirada com 38MP (7152x5368). A imagem a baixo detalha esta informação.
Fonte: GSMArena
Fotografia e Video
Nokia Pro Cam, Nokia Smart Cam e Panorama, são as três aplicações destinadas à captura de imagens exclusivas do Nokia Lumia. Contudo, a captura pode ainda ser feita através da aplicação Câmara padrão do WP8 e para leitura de códigos QR, pesquisa de imagens na Web e código de barras ainda traz a aplicação Bing Vision.
Nokia Pro Cam
Esta aplicação foi desenhada para o Lumia 1020 com uma interface bastante simples que permite a qualquer utilizador ajustar as suas configurações de forma intuitiva, quer para profissionais, quer para inexperientes. Contudo, para os inexperientes, o modo automático ajusta-se de forma bastante harmoniosa a qualquer tipo de fotografia.
Ao iniciar a câmara surgem logo as opções de ajuste de câmara, flash, balanço de brancos, foco, ISO, velocidade do obturador e compensação de exposição. Com um clique em cima deles surgirá um menu de alteração. Se o clique em cima do obturador for um deslizar para a esquerda, surgem todas as opções de ajuste ao mesmo tempo. Para focar a imagem pode carregar-se no obturador ou então no ecrã, sobre o objecto que se quer focado, isto em modo automático.
As imagens capturadas na Pro Cam são todas guardadas em dois formatos, sendo esta a grande vantagem da câmara. As imagens são guardadas em 5MP, para poderem ser partilhadas de forma rápida, e em 34 ou 38MP dependendo do formato (como já foi explicado) tirando partido da potencialidade dos 41MP. Contudo, como estas imagens são tiradas através da funcionalidade de dupla captura, existe uma "espera" de 4 segundos até se poder tirar nova foto.
Observando com atenção as fotografias capturadas através desta funcionalidade, repara-se que os contornos em 5MP são mais bem definidos que nas de alta resolução, possivelmente motivado pelo esbatimento de cores dado o elevado numero de píxeis (pode ser observado nas fotos disponibilizadas para download).
Uma das grandes qualidades desta câmara é sem dúvida o zoom. As fotografias podem ser ampliadas 3 vezes sem que se perca muito da qualidade original. Além do mais, que o zoom pode ser feito após a captura da imagem, mantendo mais ou menos as mesmas características.
Depois de capturadas, as imagens podem ser rapidamente editadas. Podem ser recortadas, ampliadas, rodadas e por fim guardadas ou directamente partilhadas.
Dentro da Pro Cam também é possível a gravação de vídeos, basta tocar no ícone respectivo. Para a captura de vídeo existem também algumas configurações como flash, balanço de brancos e foco (manual, automático ou infitito). Em modo de resolução 1080p o zoom pode ir até 4x e em 720p, até 6x.
Os dois microfones opostos, com tecnologia que inibe a distorção de som em ambientes ruidosos, permitem uma qualidade áudio de excelência nos vídeos.
Se a intenção for tirar apenas fotos com resolução de 5MP, então o ideal será utilizar a aplicação padrão da Câmara, já que permite a captura ligeiramente mais rápida que na aplicação anterior.
Nesta câmara a interface é também bastante simples, mas com um aspecto mais clássico, onde se podem encontrar opções como selecção de modo de vídeo, câmara secundária, flash ou alternância entre lentes. Nas definições de câmara podem ser ainda definidas as opções de ajuste, como na anterior.
Nokia Smart Cam
À semelhança de outras aplicações de captura de imagem, a Smart Cam é destinada a imagens em movimento. Basta ter a máquina parada e disparar sobre qualquer coisa que mexa. Depois é explorar qual das opções favorece a situação fotografada.
- A melhor imagem - depois de capturadas as várias imagens o sistema prevê que se possa escolher a foto que mais o agrada
- Focagem em movimento - é adicionada desfocagem para realçar os movimentos
- Modo de sequência - aglomera todas as imagens para mostrar uma acção
- Remover objectos em movimento - os objectos em movimento pode ser eliminados da imagem
- Alterar rostos - ideal para aquelas fotografias em grupo, em que há sempre alguém que é apanhado com os olhos fechados ou a falar. Os rostos são detectados e um clique em cima de cada um vai alterando a imagem até ao sorriso perfeito
Os efeitos podem ser aplicados imediatamente ou, guardada a sequência, podem editar-se mais tarde.
O modo de captura panorama é básico, primeiro deve tocar-se no ecrã para iniciar a captura e depois surge uma linha que deve ser seguida para iniciar nova captura e por fim é feita a montagem da imagem.
Nokia Cinemagraph e Nokia Nokia Creative Studio
Estas duas aplicações permitem editar as imagens de uma forma mais “profissional”.
No Cinemagraph é possível capturar uma imagem e dar-lhe vida, como se de uma imagem em movimento se tratasse.
No Creative Studio, através das imagens da galeria, podem fazer-se diversas edições, desde recorte, seleccionar uma área de focagem, destacar cores, fazer montagens com várias imagens ou simplesmente alterar as cores das imagem (como se faz corriqueiramente no Instagram, por exemplo).
Download: Exemplos de fotos capturadas com o Nokia Lumia 1020 [142 MB]
Índice
«página anterior pág. 2/3 página seguinte »
Este artigo tem mais de um ano
Boa review.
Já agora como posso ter uma fita dessas que esta atada à pen? 😛
É que ficava muito bem na minha chave de casa 😛
Comprei o meu no sabado e estou adorar. Antes tinha o samsung galaxy note 2 e mudei para este e estou bastante satisfeito. Mas comprei o meu na cor preta, pk o branco não gostei muito e o amarelo não havia na loja. Estou contente com a minha nova compra. Para quem gostar de tirar fotos, aconselho. E já agora os meus parabéns a equipa da pplware pelos excelente trabalho que faz e a forma como faz chegar ate nos a informação…
Aqui em Portugal como sempre, infelizmente só há as cores preta e branca, infelizmente é o normal. 🙁
Há alternativas À compra em Portugal e com preços melhores…
http://www.getgoods.de/search?sCoreId=af6ipaqksfvr7b0dnpulgmcc44&sCategory=183972&sSearch=lumia+1020
Review Fantástica! Parabéns.
Consegue-se ler de inicio ao fim sem ficar aborrecido (como a maioria das reviews que andam ai pela net) =)
Grande PPLWARE como sempre.
A qualidade da camara é excelente, mas é um telefone feio, fica horrivel com a camara saliente.
Façam ao L1520 e 1530 quando estiver disponível, um QC com wp8 deve ficar imbatível.
O tamanho da camará não é muito bonito no smartphone
As definições estão postas de forma a que as mais comuns estejam mais acessiveis ao utilizador de forma rápida sem ter de fazer swipe no ecrã para as encontrar. Ate gosto dessa forma de organizar o ecrã. Nao faz sentido as definições de ecrã estarem a frente das definições de wi-fi por exemplo, eu pessoalmente ligo e desligo o wifi mais vezes do que ajusto a saturaçao da cor.
Isso não altera o facto que é uma organização confusa.
E devia dar para colocar atalhos para as definições no ecrã de início, falam tanto de se poder fazer isso nas aplicações e depois aí não dá.
O que vale é que há várias aplicações para isso, a minha preferida é a Toggle.
Isto sim é um smartphone =D
pena é não ter $ para comprar um! =(
O acesso rápido às configuraçoes da rede wireless e móvel é facilmente resolvido com a aplicação networkswitcher com tile no ecra principal, utilizo desde o meu 1o lumia ainda 7.8, acede rápido a wifi, cellular data, Bluetooth e airplane mode
Vénia ao Rei. Pena o preço e a falta do carregamento wireless.
Espero que o futuro 929 seja melhor compromisso entre tamanho do sensor (20MP) e a ergonomia do telefone.
E por favor com carregamento wireless de série.
.À semelhança de alguns dispositivos Android, a actualização de informações pessoais nas redes sociais são também actualizadas na descrição do contacto.”
Por acaso é ao contrário, o Windows Phone sempre fez isso, ainda os senhores da Google achavam que o Google+ iria suplantar o Facebook e o Android não fosse a aplicação feita pelos senhores do Facebook teria zero suporte ao Facebook.
Boa review.
Já uso este telefone desde Setembro e devo dizer que não só a questão da camera atrás deixa de ser um problema rapidamente como também até dá um certo jeito para segurar no telefone. Agora quando segundo num telefone que nao tem aquela saliência sinto que falta ali qq coisa que dê alguma segurança ao segurar no telefone.
Como venho do Lumia 920 o telefone além de não me parecer grande, é mais confortável de usar porque é bastante mais leve.
Deixo aqui algumas notas:
“O Nokia Lumia 1020 vem equipado com um processador Qualcomm Snapdragon S4, dual-core de 1.5GHz, tem 2GB de memória RAM e 32GB de memória interna, com mais 7GB na Sky Drive.”
Existe uma versão de 64gb para algumas operadoras. Não sei se alguma das nossas operadoras vai adoptar essa versão. venda desbloqueado só mesmo de 32gb. Já agora, os 7gbd e Skydrive depende da conta que se tenha. A minha por exemplo tem 25gb devido à promoção que a MS fez na altura para clientes existentes em que podiam fazer o upgrade para 25gb.
“Porém, se visualmente a câmara até pode estar integrada de forma agradável, é muito pouco agradável ao segurar. ”
Discordo plenamente desta afirmação. Não só é muito confortável porque a mão assenta que nem uma luva e os dedos por traz acabam por ter um “suporte” extra como também a forma como colocamos a mão faz com que raramente se toque no elemento da camera frontal evitando assim as dedadas na camera.
“Pior ainda é quando se tem que pousar o telemóvel, já que nunca fica assente em nenhuma superfície.”
Mais uma vez discordo. Para mim até é uma vantagem porque com o Glance tenho sempre o relogio visivel e com a ligeira inclinação melhora a visualização quando esta ali na secretária.
“A solução para ele ficar assente seria colocá-lo com o ecrã para baixo, mas… ganha pequenos riscos no ecrã com muita facilidade.”
Nao tenho um unico risco no ecrã. mas também nao o meto de ecra para baixo porque para ja tenho o Glance e depois porque gosto de ter o ecrã inclinado na minha direcção.
“O design em mono-bloco não permite a remoção ou troca da bateria, o que é uma desvantagem clara face à autonomia do aparelho.”
É um trend cada vez mais em voga em todos os smartphones de topo de gama. Não gosto por acaso.
“A falta de armazenamento expansível é outra das falhas em termos de hardware. ”
Mais uma coisa que nao gosto realmente. Mas como já uso isto à mais de um mês o que posso dizer é que normalmente não é problema se descarregarem as fotos high-res de vez em quando e as removam do telefone. Podem sempre deixar as de baixa resolução que ocupam 1/5 do espaço.
“Existem mais alguns problemas que se podem apontar, nomeadamente a textura do telefone, que como já foi referido é meio aveludada (se assim se pode dizer). Esta textura faz com que o telefone não adira às mãos e, por mais que uma vez no período de teste, quase caiu ao chão por causa deste aspecto.”
Nunca me aconteceu e deve-se em grande parte a forma como uso a camera saliente como auxilio a segurar no telefone.
Entretanto comprei uma capa na ebay de 5 euros :))
“A forma como o smartphone encaixa neste acessório é péssima! Nem tanto pelo encaixe, mas mais pelo desencaixe, pois é precisa muita habilidade para tirá-lo “às primeiras” (como poderá ver no vídeo).”
Eu acho é que é mais falta de habituação. O encaixe tem de ser firme porque se fosse facil de remover o telefone facilmente este sairia do adaptador e cairia ao chão quando estivesse num tripé por exemplo. Um encaixe destes quer-se seguro e resistente. E depois é uma questão de habito para o desencaixar. Já agora faltou falar do encaixe do tripé. Infelizmente nao esta centrado com a camera, mas também tal sería dificil de fazer sem aumentar a altura do adaptador. Fica no punho mas é muito bem vindo.
“O ecrã de relance é activado sempre que o telefone está em espera e, por definição, apresenta as horas, bem como pequenas informações como o estado da bateria em carregamento ou a informação do som no telefone”
É por isso que eu acho que a inclinação do telefone na mesa até é uma “feature” que me agrada,
“Nesse caso, só as que prevêem notificações como SMSs, chamadas ou redes sociais é que surgem com o aviso. ”
Atenção que qualquer aplicação pode mostrar notificações em qualquer tamanho de tile. Tem é de ser implementado pelo programador.
“No update 3 que está prestes a sair já é possível fechar aplicações que foram abertas anteriormente, tal como no Android e iOS.”
Para quem é programador ou tem conta registada no App Builder da Microsoft já pode instalar o Update 3 como preview de desenvolvimento.
“Outra falha relacionada é a falta de atalhos para activar/desactivar coisas como Wi-Fi, Bluetooth e GPS, o que obriga a percorrer todo o caminho das definições para o fazer”
Concordo que as definições podiam ser melhor organizadas. Mas já eu no Android muitas vezes ando lá aos papeis em menús e sub menús a procura das coisas. Em relação aos atalhos há aplicações que permitem colocar os atalhos para Wifi, Dados, GPS, Bluetooth, Rotação de Ecrã (este último uma nova features do update 3) etc no home screen.
“Outra funcionalidade que vem integrada no sistema operativo é a possibilidade de criação de uma sessão para as crianças, com aplicações escolhidas através da sessão principal: é a chamada Área dos Juniores”
Sinceramente acho esta uma das funcionalidades mais diferenciadoras e de grande utilidade do Windows Phone. Merecia uma analise um pouco mais detalhada. Isto para quem tem filhos é fantastico.
“Nokia Pro Cam, Nokia Smart Cam e Panorama, são as três aplicações destinadas à captura de imagens exclusivas do Nokia Lumia.” Atenção que o Pro Cam e Smart Cam foram fundidas numa unica app chamada Nokia Camera que saiu recentemente.
“Contudo, como estas imagens são tiradas através da funcionalidade de dupla captura, existe uma “espera” de 4 segundos até se poder tirar nova foto. ”
É mais cerca de 2 a 3 segundos mas não deixa de ser um pouco. Ou talvez porque eu uso o formato 16:9 que é de 34mp?
“Observando com atenção as fotografias capturadas através desta funcionalidade, repara-se que os contornos em 5MP são mais bem definidos que nas de alta resolução”
Acho que aqui convem ler um pouco acerca da tecnologia. As imagens de 34 e 38mp não têm por objectivo serem usadas a essa resolução. O que se pretende com este tamanho é ter a possibilidade de reduzir a foto para tamanho mais em linha com o normal e com isso tudo o que é ruido e imprefeições quase que desaparecem. Chama-se a isto downsampling. Ao mesmo tempo ter um sensor com este tamanho permite fazer zoom sem ter de recorrer a redimensionamento da imagem capturada. Qualquer imagem que tenha um certo tamanho quando reduzida o efeito é um esbatimento de imperfeições e uma melhoria da “definição”.
“De uma forma geral, com uma utilização básica, ou seja, algumas chamadas, sincronização de e-mail activa, Wi-Fi ligado, algumas fotos e SMSs, o telefone contou com cerca de 11/12 horas de autonomia, durante um ciclo de bateria. ”
O meu dura-me em media 17-19 horas e uso muito mesmo.
Já agora o preço nao pode ser um ponto negativo.
Veja-se quanto custa um iPhone com 32gb de memoria.
Algumas coisas que não foram faladas é o NFC por exemplo. Que até consegue interagir para algumas tarefas com Android e Windows 8 tablet.
Mais um conjunto de aplicações diferenciador da concorrencia tem a haver com a suite HERE com o Drive e Maps. E já agora o Nokia Music que permite ter Mixs offline para ouvir sem consumir dados,d e forma gratuita.
Os reparos servem apenas para adicionar algo a review que foi só por si bem estruturada.
Obrigada pelo comentário e pelo contributo à análise!
Estou quase com 30 anos, e não paro de me maravilhar, pela posivita e negativa, pela evolução da tecnologia nestes últimos 20 anos.
Admito que fui um míudo mimado com gadgets quando era pequeno. Tive o meu primeiro telemóvel com 13 ou 14 anos, e dos caros. Tive o primeiro telemóvel a cores da Nokia no dia em que saiu (não me recordo do modelo), tive a minha Playstation e PS2 nas datas de lançamento. E não estou a dizer isto para me gabar.
Neste momento eu tenho um smartphone de gama baixa. E tenho-o porque procuro um telemóvel para fazer chamadas ou para jogar uns 5 minutos, tal como fazia quando era míudo. Não entendo o porquê de actualmente se incluir tudo e mais alguma coisa em poucos centímetros. Quase todas as pessoas com Galaxys, Iphones, etc que conheço dizem-me o mesmo: São muito bons pah, quando não se apanha um bug e lá vai uma reposição de fábrica.
Só falta tirarem cafés. Não quero dizer que seja contra a tecnologia, mas quando olho para o mundo de hoje, sobretudo os jovens, só se ouve falar de Facebooks, telemóveis, e passam horas agarrados à consola etc etc etc…
Não estou a dizer que são todos assim. Claro que não, mas tenho exemplos na família e amigos.
Estes dias vi uns putos a jogar à bola e pensei para mim: “Bem, ainda há esperança…”
A tecnologia é boa. E sim, se me oferecessem um telemóvel topo de gama, se calhar também acabaria por ceder. E tenho forte admiração pelos técnios que desenvolvem tal tecnologia e que, quando não trabalham mal, tornam a vida das pessoas mais fácil.
Mas não posso deixar de pensar que no futuro, estaremos mais interessados na tecnologia, a olhar para um ecrã, a vivermos a vida através de um ecrã… é deveras um futuro que não me agrada.
Desculpem lá o desabafo. Mas façam um favor a vocês mesmos: se por acaso passarem mais de metade do vosso dia agarrados a computadores ou telemóveis, por motivos de trabalho ou entertenimento, esqueçam-os por um momento, olhem pela janela, deiam uma caminhada, brinquem com os vossos filhos, cães, gatos ou esposas/namoradas. Aproveitem a vida, porque só se vive uma vez 🙂
Hoje em dia uso o smartphone tanto para trabalhar como para entretenimento. Talvez por isso se justifique tanta tecnologia neles. Eu no comboio ou no almoço tenho sempre a possibilidade de estar contactavel quer por telefone, quer por email, quer em redes sociais. Isto permite-me fazer mais no mesmo tempo que tenho entre cada dormida 🙂
Há quem ache que no comboio joga-se é um jogo não se responde a um email de trabalho. Quem vai almoçar quer é ter o telefone desligado. cada um tem as suas formas de pensar e agir. Pessoalmente gosto de poder fazer mais com o meu tempo.
Concordo perfeitamente. O que quis dizer refere-se áquelas pessoas que não largam os gadgets nem por nada. Também uso o meu smartphone de gama baixa para trabalho e para estar contactável.
Mas já vi situações que me deixam de queixo caído. Os Shoppings têm wireless á borla. Tudo bem. Também as uso. Já cheguei a ir com a minha noiva ao Shopping ter com uns amigos que já estavam lá a nossa espera. Estamos a falar de um grupo de 10 pessoas, entre eles 2 casais. Pessoas essas amigas há anos, mas só nos vemos 1 ou 2 vezes por mês.
Estavam lá à nossa espera há 20 minutos. Nem deram por nós. Estavam todos calados, agarrados ao telemóvel a ver filmes no Youtube, jogar ou sabe-se lá o quê. Não estavam chateados uns com os outros. As raparigas iam ao WC juntas (o normal), mas a postar no Facebook. É aí que eu quero chegar.
Já não sei as vezes que estranhos se esbarram contra por irem distraídos, e ao olhar para trás noto que estão a andar a postar no Facebook ou afins.
Por outro lado, também já vi jovens a interagirem uns com os outros, enquanto um mostrava um vídeo. Isto considero normal. Mas noto que os telemóveis de hoje, e facilidade de acesso derivadas deles, se tornaram num fenómeno semelhante ao primeiro rádio ou primeira TV. Nessas épocas, o pessoal ficava sentado ouvir rádio ou a ver TV. Era um acontecimento para o bairro todo lolol.
O problema dos smartphones é que oferecem tudo isso, e algumas pessoas, vá lá, a grande maioria das pessoas, não sabem lidar com isso. E acabam por se perder neles.
A minha tia tem 40 e poucos anos, e se se esquece do smartphone (e ela só o usa para chamadas e jogar, mais nada), fica uma fera. lol
Boa review!