Análise: Microsoft Surface RT
3 – O "conceito" Surface
Muitos dizem que o Surface RT é o tablet ARM que melhor desempenha o papel de PC... e eu concordo. Não há nenhum outro tablet ARM que, à saída da caixa, esteja tão bem preparado para uma diversificada quantidade de tarefas como o Surface.
A rapidez e facilidade com que se coloca uma capa para utilizar como teclado, a simplicidade com que se abre o Kickstand, a existência de uma porta USB para ligar o periférico preferido (como um rato, teclado, Webcam, impressora ou até um HUB com portas para tudo isso em simultâneo), o acesso permanente ao Ambiente de trabalho tal e qual é utilizado no PC, a suite de trabalho mais popular e completa de sempre - o Microsoft Office 2013, claro está - que está disponível em todo o seu esplendor... e como não poderia deixar de ser, o conjunto de aplicações nativas do Windows, que todos conhecemos.
Não me vou referir em detalhe ao Windows 8 RT. O Windows 8 é já amplamente conhecido, já publicámos dezenas e dezenas de artigos relacionados com esse sistema operativo, e o Windows RT não é mais que o Windows 8 compilado para processadores de arquitectura ARM. Tem algumas adaptações e restrições, está protegido contra instalação de aplicações provenientes de fontes desconhecidas e está limitado às aplicações que existem na Loja de aplicações online. Os conteúdos Flash, que anteriormente tinham algumas restrições e só alguns (poucos) sites eram suportados, desde o passado dia 12 de Março com a actualização do IE10, já correm sem problemas todos os conteúdos Flash.
O conjunto de movimento implementados, para interacção com a interface moderna, são um must para utilização com os dedos. Todos eles têm início numa das extremidades da moldura: extremidade inferior ou superior para abrir o menu; extremidade superior, desde o topo até à base, para fechar uma aplicação; extremidade lateral esquerda para alternar entre uma aplicação, colocá-las em multi-janela ou mostrar a barra lateral com as últimas 5 aplicações abertas; e a extremidade lateral direita, que mostra a Charms Bar.
Na verdade, todos estes movimentos estão disponíveis em qualquer Windows 8, desde que tenha uma interface táctil como entrada, ou em qualquer outro tablet com Windows RT. No entanto, fazemos referência aqui aos diferentes movimentos pois o Surface é, de longe, o mais popular dispositivo de interface táctil com o Windows 8.
4 – As aplicações
Quem é utilizador do Windows 8 já está familiarizado com as aplicações incluídas nesse sistema operativo. O Windows RT não é excepção. Inclui um conjunto interessante de aplicações de design moderno e depois as vulgares aplicações que acompanham o Windows, incluindo o Explorador do Windows, Painel de Controlo, Windows Media Player, Linha de comandos e todas as outras aplicações.
Actualmente, um dispositivo vive de aplicações, é isso que lhe enriquece a "alma", e cada utilizador tem um conjunto de aplicações adequado às suas necessidades. Mas... e se esse conjunto não satisfizer a exigência?!
Como já referido, a instalação de novas aplicações está dependente da Loja de aplicações do Windows. É certo que essa limitação é uma versão da receita de sucesso, que já existe no ecossistema Apple e Google, e onde a Microsoft está a trabalhar arduamente para ter também uma loja de aplicações competente e ao nível da concorrência.
Recentemente foi dado a conhecer que a Loja de aplicações Windows chegou às 50 mil aplicações, um número já bastante interessante mas longe da concorrência, essencialmente em variedade e riqueza de conteúdos.
Os programadores são bastante incentivados a apostar na plataforma, até com alguns valores monetários já oferecidos pela Microsoft, e é provável que brevemente a Loja Windows seja a metrópole da estreia de grandes aplicações... mas para já o que está à vista é que é uma Loja de aplicações modesta, pouco diversificada e em claro desenvolvimento.
Aplicações como Facebook, Instagram, VLC, Google Chrome, Flipboard, YouTube e todo um conjunto de aplicações mais que enraizadas nas outras plataformas, simplesmente ainda não existem na Loja Windows e, consequentemente, não poderão ser utilizadas no Windows RT. Recorrendo ao Jailbreak é possível correr algumas aplicações interessantes, de ambiente Desktop, que já foram compiladas para processadores de arquitectura ARM... o que é uma óptima notícia, embora não oficial.
E porque o Windows não é Windows sem o belo do "ecrã azul da morte" (ou BSOD - Blue Screen of Death), também isso é uma característica no Surface. Aconteceu enquanto copiava os screenshots para a Pen Drive USB.
Em relação ao Browser, o Internet Explorer, também aqui está disponível na versão de design moderno, adequada para utilização com os dedos, e a versão normal Desktop para utilização com o rato.
É lamentável a escassa configuração que é possível fazer no teclado presente no ecrã. Quando surge, ocupa imediatamente metade do ecrã, num tamanho enorme, sem possibilidade de o configurar. Há uma opção, que lança o teclado em menor dimensão e dividido ao meio (metade das teclas para cada lado), mas torna-se bastante pouco flexível e não existem, na Loja online, aplicações teclado tal como no Android. O reconhecimento da caligrafia, também parte integrante do mesmo teclado, funciona muito bem.
5 – Câmaras
Um tablet nunca foi, não é, e muito menos será apropriado para capturar fotos. Não deixa de ser relativamente vulgar ver algumas pessoas com o tablet nas mãos e os braços estendidos para posicionar a câmara e capturar a foto, ou vídeo. No Surface, é claro que também isso é possível mas o propósito das duas câmaras existentes não é claramente esse.
O Surface insere-se num propósito de trabalho, de ligação ao mundo e facilidade de comunicação. É esse o propósito da existência das câmaras, ambas de 1.2MP e vídeo a 720p. A vídeo-chamada é a verdadeira utilidade das câmaras, quer na câmara frontal (posicionada ao centro, no topo, na posição horizontal) quer na traseira.
Há um pormenor interessante que tem em conta o ângulo que o Surface faz com a vertical, enquanto é utilizado no Kickstand. São 22º de inclinação com a vertical e é esse mesmo ângulo que a câmara traseira faz com a horizontal. Confuso?! Não, é simples, basta pensar que o Surface, ao estar suportado com o Kickstand e consequentemente inclinado, tem a câmara a apontar exactamente para a frente, e não para a superfície onde o Surface está assente. Dessa forma, numa vídeo-conferência, as câmaras podem ser facilmente alternadas tendo em vista a vantagem em não ser necessário, sequer, mudar a posição do tablet para capturar ambos os planos.
Ainda assim, fiz questão de capturar alguns exemplos que deixo abaixo.
Resumindo, a qualidade das fotos é claramente má, mas não isso considero um ponto negativo. Definitivamente Um tablet não deve servir de máquina fotográfica.
Índice
« página anterior pág. 2/3 página seguinte »
Este artigo tem mais de um ano
Viva!
Desde que vi este equipamento que o ponderei para a minha cara metade substituir o seu netbook.
As tarefas a realizar são consulta de email (webmail do trabalho) e as ferramentas do office (em especial Word e Excel). E para este efeito é do que tenho visto que melhor se adequa, especialemente por causa da portabilidade, requisito que a minha esposa não abdica.
Por isso pergunto Hugo: para uma utilizadora mais que habituada ao windows (temos um tablet dos xineses em casa, mas ela pouco lhe liga) existe alguma coisa mais interessante?! Esta serve o propósito?
Abraços!
Olá Carlos,
Sim, serve perfeitamente para esse propósito, aliás, não há um que seja melhor que o Surface nesse aspecto. Talvez a capa Type Cover (com um teclado normal) seja preferencial nesse caso. Custa mais 30€ mas a comodidade e eficiência são claramente superiores… pelo menos enquanto não há prática de longa data com a Touch Cover (utilizei 3 semanas). Mas claro, tudo isso partindo do princípio que não haverá necessidade para fazer do Surface um verdadeiro PC, com a capacidade de instalação de aplicações que não constam da loja online.
Tenho um praticamente desde que saiu (comprei na FNAC do Vasco da Gama) e é um espetáculo.
E eu era um “cético do tablet”, mas a verdade é que hoje em dia quase só uso o PC de casa ou para jogos ou para trabalho a sério com o Visual Studio.
Seria ainda melhor se o Office tivesse o Outlook, ou se a aplicação de e-mail fosse decente. Desde o update de ontem que ficou melhor, mas ainda é bem fraca.
Por outro lado, toda a forma como o Windows 8 está concebido, os gestos, os charms, os live tiles, e a integração entre as aplicações realmente funcionam muito bem.
Ah, e o SoC Tegra3 deixa um bocado a desejar, é fraquito comparado com o do iPad mais recente ou com o do Nexus 10. Mas se lá para o fim do ano sair um com o Tegra4 e como “Blue”, vai ser brutal.
Boa análise, os meus parabéns!
No entanto, a minha opinião difere da opinião do autor do artigo visto que acho que um tablet “de topo” como este, deve ter uma câmara à altura. Um tablet não deve substituir uma máquina fotográfica (por isso não faz muito sentido ter flash), mas a qualidade deve ser razoável para dois usos muito comuns que aumentam a produtividade:
-digitalizar códigos QR com facilidade
-fotografar documentos em papel para os enviar por email
De resto, não podia mais concordar com os pontos fortes e fracos deste tablet.
Parabéns pelo artigo.Tenho que comprar um!
era um bom equipamento, não fosse entretanto já estarem a aparecer os primeiros problemas graves de fabrico… já começam a sair os reports no site de suporte da microsoft, com dezenas de queixas relativas ao wireless, a tendência é ir aumentando.
usam chips marvell e depois querem que o produto seja viável, seriously lol…
aparte disso, vamos ver quais as soluções da microsoft, pois o equipamento é esteticamente bonito, é rapido… mas problemas como o que referi e como o o teclado sofrer um desgaste brutal e ficar danificado com pouca utilização, são defeitos inadmissiveis.
Acho que a Microsoft devia dedicar-se apenas a SO e software. e perceberem que User experience touch é uma coisa e Desktop outra. Há muito que sei que nao vai ter sucesso.
Então à muito que estás enganado 🙂
É um excelente tsblet pc sem duvida, muito simples e fácil de utilizar, apenas não gosto por ser demasiado recente tem poucas apps.
Gostos não se discutem, mas para mim a gama Surface está muito pontos acima da concorrência no que toca à qualidade do material e ao design.
“Poderá eventualmente dever-se ao Kernel do Windows RT, que poderá carecer ainda de alguma optimização”
O sr. Herbert Sutter (um dos cromos do C++ e do kernel do Windows) já disse isso mesmo, que o compilador da Microsoft para CPUs ARM ainda é de 1ª geração e tem muito por onde melhorar.
“Necessidade de reiniciar para instalar actualizações – tal como num PC”
E até diz “Não desligue O PC!” 🙂
Mas no geral só é preciso reiniciar o sistema quando são atualizações do firmware. Por outro lado, acho que em todas as atualizações até agora houve atualizações do firmware…
Com o kernel de linux, com certeza que seria mais rápido. A M$ como gosta de fechar tudo ou quase, não tem a flexibilidade da central de programas, que existe há muito tempo. O LibreOffice para 99% das pessoas serve e sobra, pelo que o M$Office não é necessário comprar.
Tens tanta flexilidade com o kernel linux que ninguém lhe pega…Bem como o libreOffice
Bom trabalho Hugo. Gostei de ver alguns pormenores que me escaparam 😉
Está muito boa a análise, comparado com o que já li noutros sites.
Dadas as minhas necessidades, continuarei à espera da versão Pro, que teima em não chegar a Portugal =/
Já agora, como são pessoas ligadas às tecnologias, sabem de alguma noticia ou rumor, sobre a data de lançamento do Pro no nosso mercado?
Uma pergunta de bolso.
Eu tenho no meu PC o Windows 8, comprando o Surface RT ao atualizar supúnhamos, um tile no Pc, fazendo um download de uma app, quando ligo o Surface RT é automaticamente atualizado e vice-versa?
E para os documentos que coloco no PC, aparecem logo no Surface?
Boas questões.
O Windows RT funciona exactamente como um Windows 8 normal, em termos de sincronização de definições na mesma conta. Entre esses PCs com Windows 8 são actualizados alguns parâmetros, mas poucos:
– tema do ecrã Iniciar
– imagem do ecrã de bloqueio
– posição da barra de tarefas no ambiente de trabalho
– eventualmente mais qualquer pormenor que agora não me lembro
As aplicações que são instaladas num PC, não são instaladas automaticamente no outro mas surgem na lista “As suas aplicações” na Loja de aplicações. Aí é possível escolher o PC onde foi instalado e aceder directamente à lista de aplicações correspondente ou então aceder à lista de todas as aplicações existentes na conta MAS não instaladas no referido PC (ou tablet).
Em relação aos documentos, a sincronização possível é apenas com recurso ao SkyDrive.
Obrigado Hugo.Ainda não está tão avançado como pensava…
Boa análise, parabéns.
Estive há poucas horas a mexer num (cerca de 15 minutos).
Inicialmente estranhei a falta de feedback mecânico no teclado, mas depressa me habituei a este factor (na verdade mais depressa do que previa).
Infelizmente não me ocorreu tirá-lo da mesa (nem sei se daria) para poder “ver” a qualidade de construção e a sensação de o utilizar desta forma.
Gostei do OS, acho que faz todo o sentido neste tipo de plataforma.
Tal como referido no artigo, o ponto que me deixou um pouco decepcionado foi a fluidez do Sistema (sou utilizador de um iPhone5 e de um iPad (2nd Gen)).
Pareceu-me sempre um pouco “engasgado”, mesmo em comparação ao meu iPad.
É claro que isto pode vir a melhorar com actualizações.
Fiquei agradavelmente surpreendido com o Word e Excel.
Não sei se têm todas as funcionalidades da versão desktop, pelo menos o que procurei estava lá tudo.
Parece-me um excelente começo para a MS.
Cumps…
só esse reflexo da tela ja desanimei
Demorou a vir essa analise…Deve ser por não se chamar Ipad.
Olá o meu marido deu-me o meu Surface à um mês e claro que não percebo disto como a maior parte dos senhores mas a minha pergunta é não consigo ligar a minha pen móvel da net será que tenho de instalar alguma aplicação e qual é ou não dá mesmo a internet de pen ? Obrigada
Cristina,
Não sei qual a rede que utiliza mas só a Vodafone tem uma aplicação na Loja Windows (Vodafone Mobile Broadband) que permite utilizar as Pens de Internet móvel no Windows RT (sistema operativo que equipa o Surface).
Se a sua necessidade for para utilização em casa, existem routers com suporte para rede móvel, o que permite ter sempre um ponto de acesso em casa sem a necessidade de contratação de um serviço de rede fixa.
Se por outro lado necessita de internet fora de casa e em pontos não fixos, e caso não seja cliente Vodafone, então a solução é utilizar um smartphone para fornecer internet ao Surface.
Boa tarde. Tenho um surfasse rt e estou bastante satisfeito com o meu equipamento, tenho é apenas uma duvida e gostava que me ajudassem a resolver a mesma que é a seguinte: qual o nome do programa que tenho que sacar na loja para poder jogar por exemplo o pokerstars no meu surface? Ficava imenso grato se me conseguissem explicar. podem também me esclarecer esta duvida enviando o que devo fazer para o meu e-mail fabioteixeira1988@hotmail.com cumprimentos.
Comprei o equipamento em questão e tenho uma pen da vodafone mas não consigo ter internet para ir à loja Windows para adquirir a aplicação. No entanto tenho um smartphone como posso utilizá-lo no tablet?
tenho um surface RT e a tela do ecrã esta escura e não consigo mudar isso, alguém sabe o que fazer?
Bom dia, alguém me sabe dizer se é possível ver filmes online ou televisão online, como por exemplo nos sites onde transmitem os jogos de futebol?
Boa noite,
Tenho um surface com Windows RT 8.1 pelo que gostaria da saber com fazer para instalar uma pen net móvel, pois o surface não permite a instalação do software do dispositivo.
Alguém sabe dizer?
Att.
AOliveira
Para TMN e Vodafone basta recorrer à loja online do Windows e procurar pelas aplicações Banda Larga PT e Vodafone Mobile Broadband, respectivamente. Para a Optimus não conheço.
Bom dia Hugo,
Excelente trabalho sem dúvida. Tenho uma questão, eu gostaria de usar GPS neste tablet, posso comprar um módulo externo que se liga facilmente por bluethoot, a minha questão é, há programas na loja online da windows de gps para este modelo? Ou o módulo que eu comprar já tem que vir com o software necessário? Estou um pouco perdido aqui, e esta questão é crucial para a compra do tablet.
Obrigado.
como posso instalar a minha pen da net
.o meu irmão ofereceu-me o surface windows RT, no entanto tinha perdido o carregador, como é que o posso pôr a carregar? obrigado
O meu irmão ofereceu-me o surface RT, no entanto tinha perdido o carregador, 1- como é posso entretanto carregá-lo? 2- onde comprar outro carregador?
E agora o meu surface rt avariou e…. não há ninguém que tente a reparação!
Resposta da Microsoft: se for um problema físico, como já não está na garantia, a Microsoft não repara.
Ou seja, é LIXO.
Nunca pensei ser possível.