Acer Iconia Tab A500 (Android) – Primeiras Impressões
Na semana passada apresentei o Acer Iconia Tab W500 e prometi para breve a apresentação seu irmão Acer Iconia Tab A500. Embora próximos na hierarquia , distinguem-se pelo seu sistema operativo, aparência e outros apetrechos. Este tablet vem equipado com o Android 3.0 Honeycomb e é mais fino e leve que o irmão. Mas as diferenças não ficam por aqui, basta comparar a usabilidade do Windows 7 face ao Android.
Leia em primeira mão as minhas primeiras impressões acerca deste gadget e veja o habitual vídeo de unboxing, antevendo uma análise completa para breve.
Com a "era dos tablets" procuram-se alternativas aos sistemas operativos típicos como o Windows, Linux e MacOS. Cresce a necessidade de os orientar ao "toque" e não ao "clique", dada a sua portabilidade inerente. O recurso ao multi-toque, o acelerómetro, o giroscópio e todos aqueles sensores de proximidade, luz e afins tornam-se extras quase obrigatórios, contribuindo para aquilo que se pede a um tablet, intituividade.
O Android 3.0 Honeycomb é o sistema operativo de eleição para os tablets criados fora do círculo da maçã e este Acer Iconia Tab A500 não é excepção.
Deixo-lhe as especificações técnicas deste tablet:
Unboxing e primeiras impressões
Aspecto geral
Peso
Embora bem mais leve que o seu irmão W500 (970g), os seus 730g ficam ainda aquém dos novos Samsung Galaxy Tab que se situam abaixo dos 600g. Estamos a falar da diferença de 100 ou 200 gramas, mas acredite: numa utilização mais ou menos prolongada, é essa pequena grande diferença que se sente. Se pousar o tablet com frequência não é um problema, este é um pormenor que poderá eventualmente ignorar.
Dimensões
Finalmente um tablet da Acer cujas margens não são exageradamente grandes. Só este aspecto faz com que as suas dimensões sejam significantemente menores que o W500 - e isto sem dúvida é um ponto a favor.
A sua espessura não espanta ninguém, mas mais uma vez, bem melhor que o W500 - aqui sentem-se os componentes bem acomodados no interior do chassis.
Qualidade de construção
Todo o tablet é revestido por um plástico com toque de alumínio, frio ao toque e que lhe dá um ar bastante robusto.
As extremidades de cima e baixo são arredondadas, dando um ar ergonómico à peça.
No entanto a entrada para dock sobressai e quebra a ergonomia do aparelho.
Mais uma vez, algo que me faz alguma "confusão". Porque não incluir pequenas portas de protecção às entradas/saídas do tablet? Já não basta o orifício dos auscultadores e do cabo de alimentação, temos ainda a porta USB, micro USB e mini HDMI para acumular pó.
Ecrã
O ecrã do Iconia Tab A500 é capacitivo e detecta um máximo de 10 pontos de toque, mais do que suficiente para acomodar as duas mãos.
A resolução deste ecrã chega aos 1280x800 pixels, ideal para visualizar conteúdo multimédia em HD e vem equipado com tecnologia LED. A rotação automática da imagem fica a cargo do Android, com a sua animação muito suave e agradável à vista.
Sistema
Sistema Operativo - Android 3.0 Honeycomb
Esta versão do Android é especialmente orientada aos tablets e isso nota-se na sua enorme usabilidade e intuitividade. Ao ligar o tablet é emitida uma pequena vibração, o Android é carregado como se de um smartphone se tratasse, demorando mais ou menos o mesmo tempo e é apresentado o ecrã do sistema operativo bloqueado.
É necessário deslocar o cadeado com o dedo para aceder a uma espécie de "ambiente de trabalho" do Android. Uma série de ícones predefinidos, um widget com a data e hora e algumas miniaturas de favoritos do navegador. Repare-se na barra inferior onde são emulados 3 botões principais: retroceder, início e lista de programas em execução. Do lado direito dessa barra está a área de notificação, a hora e ícones com informação acerca da ligação Wi-Fi e bateria.
O browser é altamente orientado ao toque, todos os botões são suficientemente grandes e o pinch-and-zoom e scroll são fluidos.
Conte com toda a liberdade que o sistema operativo Android lhe oferece: se já é utilizador Android, a transição para o Honeycomb é ainda mais simples. Na análise completa focarei em detalhe as características deste Android para tablets.
Destaco ainda a possibilidade de actualização para a versão 3.1 do Android.
Processador, disco, memória e GPU
Processador Dual-core a 1GHz, 1GB RAM e GPU nVidia Tegra são componentes de luxo para um Android. Tudo corre com a máxima fluidez, mas é nos jogos que o poderio destes componentes se sente. Pode esperar uma longevidade a longo prazo bastante aceitável.
Botões
O tablet tem apenas 3 botões: um botão para ligar e desligar, um botão de volume e um botão que bloqueia bloqueia a orientação do ecrã do tablet.
Para aumentar ou diminuir o brilho terá de aceder ao pequeno widget de configurações rápidas no canto inferior direito do ecrã. Como este aparelho possui sensor de luz, poderá configurá-lo para ajustar automaticamente a luminosidade do ecrã.
Dados e Conectividade
É incluída a ligação Wi-Fi 802.11 b/g/n para que possa tirar partido da navegação na web, embora limitada às redes Wi-Fi existentes, mas poderá optar pela versão que inclui 3G. Foram incluídas as seguintes interfaces de conexão:
- Bluetooth: módulo de Bluetoothv2.1 com A2DP e EDR.
- Localização: O GPS embutido neste tablet é A-GPS, ou seja, GPS assistido pela rede de dados,quando o sinal é GPS é fraco.
- USB: Inclui 1 porta USB 2.0 e 1 porta micro USB 2.0.
- HDMI: 1 porta mini HDMI que suporta a reprodução de conteúdo multimédia a 1080p (Full HD).
- Cartões de memória: Suporta cartões de memória SD ou SDHC até 32GB.
Câmara
O Acer Iconia Tab A500 possui 2 câmaras embutidas, a traseira (principal) possui 5.0 megapixels, auto-focus e flash LED e a frontal (secundária) fica-se pelos 2.0 megapixels.
Na análise completa colocarei amostras de fotografias e imagens tiradas por ambas as câmaras.
Áudio
O som tem muito boa qualidade, com o selo Dolby Virtual Surround Sound. As colunas situam-se na traseira do tablet, uma em cada lado.
É claro que também é possível ligar os auscultadores à ficha de áudio de 3.5mm.
Acessórios incluídos
É incluído na embalagem um transformador de corrente com a ficha destacável, permitindo o encaixe das fichas próprias de cada zona do mundo.
É ainda incluído um cabo micro USB 2.0.
Preço
A versão WiFi está disponível desde 499€ e a versão WiFi + 3G desde 599€. A meu ver tratam-se de preços mais ou menos dentro do panorama dos restantes concorrentes no mercado dos tablets Android.
Conclusões
Fica prometida para breve uma análise detalhada da usabilidade deste Android, software incluído, desempenho e ainda uma avaliação final. Somando todos os aspectos visados, deixo o seguinte sumário de prós e contras deste Acer Iconia Tab A500.
Prós:
- Excelente qualidade do ecrã - 1280x800 pixels em10.1'' com tecnologia LED.
- Som verdadeiramente limpo e com surround virtual.
- Sistema operativo adequado às funções de um tablet.
- Boa conectividade - HDMI, USB, MMC/SD, 3G opcional,Bluetooth, WiFi.
- Reprodução via HDMI a 1080p.
- Câmara frontal de 5.0 megapixels com flash LED.
Contras:
- Mais pesado que a concorrência (Samsung Galaxy Tab, Apple iPad).
- Android em inglês e não em português - sem teclado "PT" nativo.
- Falta de protecção das porta USB, micro USB e HDMI.
- Espessura do tablet face à concorrência.
Espero que tenha gostado desta breve análise e espere a análise completa tendo em conta a performance, software e outros detalhes do A500, assim como a comparação deste tablet com o seu irmão Acer Iconia Tab W500, que inclui o Windows 7.
Homepage: Acer Iconia Tab A500
Acha que o Acer Iconia Tab A500 está à altura dos tablets Android das marcas concorrentes?
Este artigo tem mais de um ano
Muito bom Ana Narciso! Obrigado pela review!!!!!
Tem muito bom aspecto sim senhor. Gostei do conjunto. O unboxing ou análise… está fantástica… abrilhantou forte o tablet.
Boa Review Ana. Podes adiantar já algo sobre Windows vs Android? 🙂
Para a verdadeira utilização de um tablet o Android e iOS ganham ao Windows 7, de longe.
O Windows 7 é uma boa aposta apenas se o utilizador depender mesmo de certos programas apenas disponíveis para esta plataforma, ou seja, se pretender algo ainda mais portátil que um netbook. Mas claro, a utilização requer quase obrigatoriamente um teclado adicional, já que o teclado virtual do Windows 7 não está minimamente adaptado aos tablets – sobrepõe-se à zona de escrita, não aparece quando deve, etc. Também aconselho um teclado, porque se a utilização do Windows 7 para tablet irá contemplar software como o Office, ferramentas de desenvolvimento, etc., não há dedo que valha.
Esta é a minha humilde opinião de forma muito breve, mas podem esperar uma comparação mais aprofundada para breve. 🙂
acho que as portas já têm pó 😛 mesmo depois de sairem da box 🙂 heheheh
Também reparei logo, e nota-se ainda mais quando as fotografei em macro.
Podem argumentar dizendo que um portátil também não tem as portas protegidas, mas têm de se consciencializar que um tablet aproxima-se mais de um smartphone do que de um laptop. Ok, não é para andar desprotegido, mas mesmo assim… são pormenores.
Bom, se tiver umas portinhas minusculas como tem o Eee Pad Transformer não entra lá grande pó. As próprias colunas de som são uns buraquinhos minusculos aos lados. Não nas traseiras…
Para primeiras impressões a sua descrição está muito parecida com a minha opinião quando cheguei a casa e experimentei este tablet. Estou a usá-lo + ou – 2 semanas e fiquei agradavelmente surpreendido com o equipamento (tinha alguma relutância em comprar um Acer).
Já agora aproveito para informar que já está disponível a actualização para a versão 3.1, com a versão Android em português (nosso). Funciona tudo bem.
Eu também tive algumas dúvidas aquando da compra, mas afinal foi uma excelente compra e bem mais barato que os da concorrencia. Recomendado
Tenho de fazer essa actualização, como a fizeste? Ainda não investiguei sobre o assunto.
Vi que era possível actualizar, mas achei que não valia a pena para esta primeira análise. Na análise completa queria usar o 3.1 para que os benchmarks fossem o mais realistas possíveis.
Anteontem liguei o Acer e após aparecer o écran para desbloquear, “saltou” uma janela com o aviso que tinha uma actualização para uma nova versão (actualização OTA “over-the-air”).
Demorou um bocado de tempo, desligou e reiniciou normalmente. Fui conferir a versão e estava já na 3.1.
Boa analise, quanto aos contras da linguagem/”teclado” venha mas é mais barato que a concorrência que o pessoal resolve isso 😉
Ao que parece a actualização para o Android 3.1 resolve isso. Na próxima análise já será contemplada 😛
Bom Artigo! Muitos Parabéns 🙂
OFF-TOPIC: É o seguinte, no meu ubuntu, ao ver um filme não consigo ver correctamente, ou seja, tenho os padrões de cores trocados. Já instalei codec’s, troquei de player e não resolve. Fica assim : http://bit.ly/n17WOx
Peço desculpa, sei que não é o sitio indicado! :/
Cumprimentos.
Qual player que tas utilizar ? repara se no equalizador do reprodutor de vídeos tens bem equalizado as cores , também repara se tiveres utilizar a driver da Nvidia ou ati se tens as cores de video bem equalizadas, se tiveres mais duvidas vai ao forum do ubuntu, ubuntuforum-br.org
Vê estas imagens acho que isso seja das configurações da placa gráfica .
Na primeira imagem esta a forma incorrecta de configuração do equalizador das cores de video
http://imageshack.us/f/696/equalizadoralterado.png
Na segunda encontra-se como tudo fica correctamente
http://imageshack.us/f/52/normalmm.png/
É isso mesmo! 😀
Muito Obrigado! 🙂
(Peço desculpa pelo OFF-TOPIC)
Fazer 17 minutos de vídeo tudo de uma vez, de joelhos e ainda por cima com essa coerência de discurso é obra. Parabéns
Até que enfim que alguém repara… (estou a brincar).
Sim, ainda custa. De início ainda repito algumas vezes, mas depois começo a ganhar prática e vai tudo de uma vez.
Era para fazer um vídeo mais pequeno e não aprofundar tanto no software (fica para a análise completa), mas não resisti em mostrar os gráficos 3D 🙂
Obrigada.
Parabéns.
Fazer o vídeo até que é simples mas manter o discurso de forma coerente e perceptível é obra.
Miguel Goyanes
Boa Analise, parabens, interessante o aparelho, as a falta de proteção nas entradas do aparelho, e mesmo um ponto negativo.
Só uma mulher para depois de bater em todos os carros que lhe aparecem à frente dizer que está a correr melhor que o esperado…
Eu nem bati em nada… E se visses como estava a conduzir, estava de joelhos, o ecrã não estava virado para mim e estava a conduzir vendo a imagem reflectida no ecrã da câmara. Se isto não é pura habilidade, diz-me 😛
Eheh.
Fail Like a Boss – The Game
Joguem 😉
heliothegame.pt.vu
Thumbs ups! 😉
Como de costume isto já é uma “análise”
Este estava entre as minhas preferências. Teve o azar de primeiro sair o Asus Eee Pad Transformer !!!
E sobre as tampinhas nos USB e MiniHDMI eu até não acho ser aí o maior problema. O Galaxy Tab 7″ tem tampinhas e não são muito bonitas.
Mas reparem no boracão onde colocaram a ficha MiniHDMI, ver a foto (aqui precisava sim duma tampa e grande) e comparem com o boraquinho da mesma ficha no Eee Pad da Asus, quase nem se nota. Assim como no do microSD. Tudo depende da construção do aparelho.
E reparem na foto a ficha de miniUSB, está horrorosa quanto a mim (não me refiro ao pó).
Se eu o tivesse comprado se calhar nem notava estes detalhes, aqui a culpa é da foto que mostra isto em pormenor e muito bem.
Sim aqui a culpa é das fotos macro. Estive a ver um novo na mão e estes pseudo-defeitos nem se notam. É bem agradável. Se tivesse aparecido antes do Eee Pad…
Abaixo as Macros!!!
Teste um tablet de verdade, o Acer Transformer, 😀
Entretando, belo review
Acer Transformer ou Asus Transformer ?
Gostava de ver um comparativo entre este Acer e o Asus…
Em minha opinião não é preciso um comparativo, são muito semelhantes em características e qualidade. Vai pelo teu gosto pessoal, por aquele que te fôr mais agradável à vista que vais bem servido.
Só compro um tablet com telefone integrado (ex: Asus padfone). Se tiver o auricular sem fios integrado também, ainda melhor.
De qualquer maneira parabéns pelas análises, é um esforço de louvar…
Eu tenho um Galaxy Tab 7″ que tem telefone, só que não uso. Depende do cartão que se tem e do tarifário da operadora. No inicio vinha com um pré-pago as chamadas nem eram muito caras mas só 500 MB/mês de net a 1 Mb/seg e tinha-se que efectuar um carregamento inicial de 25€ não me interessava.
Como me interessava mais a Internet 3G a 7,2 Mb/s aderi a um tarifário “InternetPad” Voz+Sms+Net pós pago. Pago por 1 GB de plafonf 15 € mensais. Mas as chamadas chegam a ser a 0,42€ / min. Resultado nunca telefono. No meu UZO chego a pagar 0,08€ / Min.
Daí que o interesse de telefone num tablet é relativo…
Sou mais radical. Quem tiver um smartphone não precisa de um tablet com 3G, desde que consiga usar no tablet a internet 3G do smartphone. Poupa uma assinatura.
(Uso iPhone com MyWi do Cydia + iPad)
Foi o que eu fiz. Comprei o mais barato que encontrei com o 2.2, o Galaxy Mini, um cartão sms+net só para fazer dele um hotspot para o Eee Pad Transformer e outros notebooks que estejam presentes.
Entretanto sempre vai no bolso para ligar o 3G quando precisar.
+1
Excelente mini review Ana 🙂
Boa máquina esta da Acer. Quem se farta de dizer mal da Acer e da falta de qualidade, veja este modelo. E já agora procurem um lado a lado na net com este tablet e o novo 10.1 da samsung. Tirando o ecrã que a samsung é inovadora da área, o Acer bate-se de igual com o Samsung e custa muito menos.
E para quem vier dizer que toshiba é que é bom.
A minha namorada teve um acer travelmate dos antiguinhos. Ainda hoje funciona sem qualquer defeito nas mãos da mãe.
Entretanto ela comprou um toshiba, sim é rápido tem um bom ecrã, etc… Primeiro, a construção dos toshibas actuais são uma treta. Plástico do mais fraco que pode haver, depois passado algum tempo, uma tecla saltou (o teclado é fraquissimo), e um dos botões do touchpad encravou. Mas isso nem é o pior, a realidade é que pouco depois dos dois anos passarem, a maquina só carrega quando lhe apetece a bateria, visto que tem problemas eléctricos. E não é do carregador porque já se mudou duas vezes em pouco tempo para testar…
Toshiba deste lado nunca mais…
Isto para deixar o aviso dos complexados das marcas. Não julguem o equipamento pela marca, mas sim pela robustez de equipamento, solidez, e claro performance.
Muito bom esse tablet.
Como nunca tive um tablet gostava de saber se tipo de maquinas aquecem nas mãos.
Este aquece pouco ou nada. É claro se jogares jogos que puxem pelo GPU ou ver filmes durante muito tempo, já se nota qualquer coisinha. É como se fosse um smartphone.
obrigado, mas também nuca tive um smartphone, 🙂
Ana apenas uma pequena correcção, sem importância:
“Processador, disco, memória e GPU
Processador Dual-core a 1GHz, 1GB RAM e GPU nVidia Tegra são componentes de luxo para um Android. ”
No texto dizes tegra, mas é tegra 2 (falta acrescentares o 2 no texto), até pq na lista de especificações está bem.
Óptima introdução.
Já agora, para a análise, experimenta carregar bem o Launcher, tanto com Widgets nativos como com do Wizz, apenas para saber se esse Launcher tem alguma optimização extra que o permita ser mais fluido. Experimenta também a fluidez nas outras posições de rotação. O Galaxy Tab 10.1v engasga-se bem 😉
Obrigada pelas sugestoes!
Boa noite!…
Boa apresentação ou análise, Parabéns!
Já agora permitam-me um pequeno off topic: Alguém sabe se o Android dispõe de alguma aplicação, nativa ou não, que permita a uma pessoa com baixa visão fazer zoom do que se passa no monitor tipo o full screen magnifier do Windows 7? E se as aplicações para leitura de ebooks permitem ler em letras grandes?
Muito obrigado!…
A primeira questão, desconheço. Quanto a aplicações para ebooks (livros e revistas), já usei umas quantas e todas permitem alterar o tamanho do texto, mas pressupõe texto corrido e que o conteúdo preveja essa funcionalidade.
Ana Narciso já tinhas feito um pré-unboxing antes de fazer o vídeo? É que jogar NFS com o tablet ao contrário é obra 😀 muitos parabéns!
Tinha altas expectativas sobre esse tablet e pelo que vejo não tem pouco ou nenhum lag, corre jogos exigentes e tem uma construção robusta. Espero pelo resto da review 🙂
Olá boa analise mas gostaria de saber mais info sobre o software e coisas mais interessantes. Estou indeciso entre este da Acer e o da Asus.
A review completa do Acer está para breve.
Fico a aguardar porque dependendo a sua analise irei decidir qual comprar, já agora não costumas fazer comparativos?
E que venha. E desculpa Ana pelos meus posts indicando anomalias visíveis por causa das macros. Estive a vêr um na mão e é bem agradável. Não levei nenhuma lupa para o vêr como nas fotos. Gosto sempre destas análises apesar de já estar servido.
E se para a review já houver a 3.2 era óptimo!
Novidades da review ?
Foi com um problema , que declarar nem existe…. não consigo ler um disco externo que ligo na porta usb!?queria ver um filme a partir dó disco…será possível ?
Tv vou ter outro problema daqui por uns dias, pois vou para angola e queria ligar a placa usb que uso lá?será que vou conseguir?ajudas agradeço…
Tenho o mesmo problema…o Tablet não me reconhece nem o disco usb, nem os cartoes… será que há alguma “coisa” bloqueada?
Já descobri o que se passa….Todos os dispositivos de massa via USB terão obrigatóriamente que vir formatado em FAT32 para serem reconhecidos…Depois é só utilizar um programa que existe gratuitamente no android market para servir de explorador e já está….Mas mesmo importante é ser formatado em FAT32
Quero saber se há atualização em portugues para o A500
Golstaria de saber como faco para imprimir atraves dele, obrigado
Viu, alguem ai sabe se A500 continua com problemas pra reproduzir filmes e videos e etc..? E se da pra editar documentos nele , fazer trabalhos ou é limitado?
aLguem me pode dizer onde fica o micro, ob
Chegou ontem a actualização 4.0 (Ice Cream Sandwich) para o meu a500 (desbloqueado)
Tenho uma duvida? Este equipamento tem mesmo GPS? Ou será só A-GPS? Se alguém me poder responder agradecia? É que o Toshiba AT100 sem 3G têm mas a versão 3G removerão o GPS. É que já pesquisei varias lojas e nenhuma faz referencia ao GPS do Acer quer na versão wifi ou 3G.
Sim, tem mesmo módulo GPS com A-GPS (caso exista uma ligação de rede).
Desde já obrigada pela a resposta… Existe aplicativos com mapas offline para tablets? Ser o google maps?
O Google Maps (Navigation), embora tenha opção de guardar em cache determinada área escolhida (é possível activar nas opções do Labs), necessita sempre de uma ligação de dados para fazer a navegação. Nesse caso seria necessário usar um smartphone com rede de dados móveis como hotspot.
Há várias aplicações para navegação offline (a maioria pagas). Eu sugiro o TMN Drive HD que é gratuito.
Obrigada… Adquiri a versão 3G mas vinha com defeito vou amanhã trocar. Sempre que ligava o carregador ouvia-se um zumbido no tablet com o ecrã ligado… Não aconteceu a ninguém isso?
Grande review eu adquiri um a semana mas ainda não chegou e até agora foi o melhor review que li ! Parabens.
Eu tenho um blackberry bold 9780, dá para utilizar o meu bberry como modem de dados, para o gps ou caso queira aceder ao browser pelo 3g ? O 3g do meu bberry é bom e rápido mas o ecra do tablet é maior e mais comodo de ler.
Obrigada João,
Quanto à tua questão, precisas de saber se o teu Blackberry consegue servir de ponto de acesso. Ou seja, partilhar a ligação 3g por wifi. Assim o tablet já se ligava lá.
e como é que eu consigo saber se ele serve de ponto de acesso ?
obrigado.
Investiguei um pouco sobre o assunto e parece que tal não é possível. É possível partilhar a ligação 3G com um PC/Mac, mas com um tablet Android, não.
Fontes:
http://blackberryemailsetup.com/tether-blackberry-android-honeycomb-tablet
http://supportforums.blackberry.com/t5/BlackBerry-Bold/HELP-Can-BlackBerry-Bold-9780-set-and-use-as-Wifi-Hotspot/td-p/1425367
http://forums.crackberry.com/blackberry-bold-9780-f219/bb-9780-wifi-hotspot-658266/
pelo que li nao serve de wifi hotspot, mas e se eu o ligar por usb não funcionara como modem ?
http://junefabrics.com/blackberry/index.php
Há este software, mas não me parece que haja muitos casos de sucesso no Blackberry…
http://www.galaxytabforums.net/forum/galaxy-tab-10-1-help/336-tethering-blackberry-bold.html
Gostaria de saber como actualizou o Iconia A500 Android para Windows 7?
OS vídeos do W500 tinham o título como A500, tal já foi corrigido. Obrigada.
Belo trabalho ,Ana Craque.