As novidades que a Google apresentou na I/O deste ano
O dia de ontem marcou mais um ponto alto na Google. A sua conferência I/O, deste ano, teve início e as novidades começaram a surgir.
Para além de várias que já se conheciam, surgiram algumas novidades de peso no Google I/O, que vão dar à Google uma presença forte em novos mercados.
O assistente da Google
Este assistente da Google é apenas de conversação, já que permite um diálogo contínuo entre o utilizador e a Google; a partir do qual compreende o mundo dos utilizadores e os ajuda a realizarem tarefas.
Torna mais fácil a compra de bilhetes de cinema enquanto o utilizador se desloca, encontra facilmente o restaurante perfeito para a sua família comer uma refeição rápida antes do filme começar e ajuda o utilizador a dirigir-se à sala de cinema. É a Google para si, feito por si.
O assistente funciona em todo o tipo de dispositivos e contextos para que o utilizador possa usufruir desta experiência independentemente do local ou contexto onde se encontra. O assistente Google foi construído tendo por base de anos a interpretar e a entender as perguntas dos utilizadores.
Google Home
Trata-se de um equipamento activado por voz, que leva o assistente Google para qualquer divisão da casa. Permite ao utilizador desfrutar do entretenimento, gerir as tarefas diárias e obter respostas do Google - tudo através da simples conversação com o aparelho.
Com um simples comando de voz, o utilizador pode pedir ao Google Home que ponha uma música, para programar o forno para uma determinada hora, verificar o status do voo ou mesmo até pedir para ligar as luzes. O Google Home foi desenvolvido para se enquadrar na casa do utilizador e tem bases personalizáveis e com cores e materiais diferentes. O Google Home será lançado nos próximos meses.
Allo e Duo
Allo é uma nova aplicação que vem completar o assistente Google, para que o utilizador possa interagir com o equipamento directamente a partir do chat, seja individualmente ou com amigos.
Pelo facto do assistente perceber o mundo do utilizador este pode pedir a agenda das suas tarefas diárias ou as fotos da última viagem. Caso o utilizador esteja a planear um jantar com amigos, pode também pedir ao assistente que sugira alguns restaurantes das redondezas - tudo no mesmo chat.
O Allo inclui também a funcionalidade de Resposta Rápida (Smart Reply) que sugere respostas a mensagens, tendo em conta o contexto e inclui opções para tornar o chat mais expressivo com emojis, stickers e fotos criativas. Também existe um modo incógnito que permite a encriptação fim-a-fim, notificações discretas e mensagens que expiram.
A Google apresentou também a Duo, uma aplicação para chamadas de vídeo. Com a Duo, o nosso objectivo é tornar as chamadas de vídeo mais rápidas e fiáveis, mesmo em ligações mais lentas. Vem com uma funcionalidade a que deram o nome de Knock Knock que permite ao utilizador ver quem está a ligar através de vídeo mesmo antes de atender a sua chamada.
O melhor de tudo é que ambas (Allo e Duo) estão baseadas no número de telefone do utilizador, para que possa comunicar com qualquer pessoa, independentemente do sistema operativo - iOS ou Android. Ambas as aplicações estarão disponíveis já este Verão. Saiba mais aqui.
Android N, Wear, VR, e Instant Apps
Na I/O houve a oportunidade de conhecer mais detalhes sobre as potencialidades do Android N, incluindo um melhor desempenho para gráficos e efeitos, redução do consumo da bateria e armazenamento, download de actualizações em "background", notificações optimizadas para que as possa visualizar rapidamente e o aparecimento de 72 novos emojis.
Com base no Android N, foi criada uma nova plataforma de realidade virtual para dispositivos móveis denominada por Daydream. Juntamente com os fabricantes Android, a Google está a trabalhar na criação de novos telefones e a partilhar projectos para tornar a experiência de Realidade Virtual realmente mais imersiva, confortável e intuitiva de utilizar.
As aplicações e jogos preferidos, bem como as aplicações da Google mais populares estarão também disponíveis na Daydream, incluindo o YouTube, StreetView, Play Movies, Google Photos e Google Play Store. Mais informação surgirá no próximo Outono.
Também foi melhorado o Android Wear 2.0 ao incluir uma experiência de utilização renovada e aplicações independentes que funcionam no relógio independentemente da localização do telefone do utilizador ou até mesmo se o telefone está ou não desligado.
Finalmente, foi apresentado o Android Instant Apps - que permite ao utilizador usar, instantaneamente, as aplicações Android sem necessidade de as instalar.
Este artigo tem mais de um ano
Cortana Killer wannabe… 🙂
Resumindo: um upgrade menor ao Google Now, um Amazon Echo, uma cópia do iMessage/Facetime (até no ícone), e o Android Wear a fazer catch-up do WatchOS, Android a fazer catch-up do iOS.
Só inovação!
Onde está o instant App no ios?
Chama-se App slimming, App slicing e On-demand resources.
Coisas completamente diferentes “App slimming, App slicing e On-demand resources” é só para reduzir o tamanho das aplicações durante a instalação.
Instant App é corer uma app sem instalar é como ver um video por Streaming
Não, não é.
É usar a App enquanto essa é instalada.
A App não é instalada! É usar e deitar fora. Aliás a parte que é descarregada é apenas uma pequena parte da App que o developer deve implementar (módulos).
Não é exactamente a mesma coisa, mas a tecnologia por detrás é 99%.
Bela forma de espalhar malware!
Lá vão as pessoas seguir um link que vai-se a ver, instala malware!
É mais parecido com o Azure RemoteApp da Microsoft, ou talvez o App-V, que já existe há literalmente uma década.
lago da google cópia e lado da apple melhoria. sempre funciona esta frase
lado*
Tu tens alguma noção do que é Machine Learning? A Apple está a anos luz da Google nisso. E esta conferência baseou-se toda nisso. Os upgrades são enormes, acredita, podem não parecer ainda, mas são. Convém alargares um bocado mais a visão, para perceberes o impacto disto tudo a médio e longo prazos.
Banha de cobra.
O que é que vais fazer com esse “machine learning”?
Aquilo que vai fazer, é receberes mais ad’s no YouTube com coisas que andaste a pesquisar!
E já agora, com as fotos e mensagens do teu telemóvel!
Não sejas assim negativo, não há nada a ganhar com isso… Todas as marcas têm virtudes e defeitos.
Queres um bom exemplo de Machine Learning? Olha para os carros que se conduzem sozinhos. Detectam sinais de trânsito, padrões, comportamentos, entre muitas outras coisas. A sério, informa-te um pouco mais. Ah, e tem uma atitude mais positiva e construtiva, por favor 🙂
Abraço
A Google apresenta as coisas como se fosse a maior da história, mas está bastante atrás da Facebook, Microsoft e a mais avançada na área, a IBM.
O pior de tudo é que os fanboys defendem-na à força toda!
Olha os carros, andam há quantos anos a prometer um carro autónomo, e aposto quanto quiseres que não vai ser a primeira a por isso na estrada, quando poser, vai ser um fail.
Não sei se a IBM está assim tão à frente. O Watson é poderoso mas ao contrário dos sistemas da Google e da Microsoft não me parece ser tão flexível. Aliás, comparado com o ML da Microsoft acho que não há nada, porque qualquer pessoa pode usar e até testar de borla.
Primeiro, não tens de fazer nada com esse “machine learning”. A ideia é mesmo essa, teres de fazer cada vez menos e o telemóvel fazer cada vez mais por ti.
Segundo, não vais receber mais ad’s no YouTube. Quanto muito recebes melhores (i.e. mais direcionadas para o teu interesse)
Terceiro, as fotos e mensagens do telemóvel são pessoais e privadas, nenhuma empresa é estúpida ao ponto de, mesmo que tenha acesso, as divulgar.
Este bacalhau…
Ja lá vai o tempo em que a Apple inovava, que até os fanboys não sabem distinguir inovação real quando a vêem lol
Tudo o que a Google apresentou no Android, não foi mais que uma parte do que a Apple já tem feito!
Os fanboys não querem admitir.
Se a Apple fizesse esta apresentação, já havia 500 artigos sobre isso, e o preço das acções já está em -5%!
Houve partes que o iOS copiou do Android, todos copiam as partes boas um dos outros. Quem não copiar que atire a primeira pedra. Alias a primeira cópia foi da Apple que foi buscar à Xerox…
Engraçado que só uma das coisas que disseste está no IOS. Imagino que a Apple deve ter um VR fantástico… ups, não tem
O que é que não está no iOS?
Vulkan? Chama-se Metal e já tem 2 anos
MultiWindow? Já temos no iOS 9
Night Shift? Bela cópia do iOS 9.3!
Quick Reply? Já temos desde o iOS 8!
Informação de emergência no lockscreen? Já temos desde o iOS 8
Definir o Wallpaper do Lockscreen? Já temos desde o iOS 4
Allo = cópia do iMessage, mas com data mining e influências do Facebook!
Duo = cópia do FaceTime
Sim, a Apple não tem VR, e a Google tem o quê? Não apresentou nenhum VR! E quando apresentar, vai ser das piores coisinhas, se hoje é preciso placas gráficas das mais potentes de PC’s, e acessórios de mais de 500€, quero ver isso num telemóvel! A Apple não manda lixo cá para fora!
Só apresentou “ideias”! Na realidade vai ser mais falhado que o Google Glass!
Até o Google Home, supostamente o ponto forte da Google, só agora é que tem reservas de mesas nos EUA, a Apple já tinha o OpenTable!
Grande parte do que foi anunciado não foram produtos, foram capacidades da Google. E aí ganham aos pontos. Informa-te sobre Machine Learning, pode ser que percebas melhor o que foi apresentado ontem.
Nem produtos, nem capacidades novas, só a correr atrás do iOS!
Ao fim ao cabo, é triste, porque nem 1% vai ter isto nos primeiros 6 meses!
Luís, não adianta mostras aos cegos, principalmente quando não querem ver 🙂
Pior é o que não quer ver, do que o que não vê 🙂 Sempre ouvi dizer.
Vulkan e mais celho que o metal.
Multi Window e so para iPads (para tablets e do pior multitasking que ha).
Quick Reply ja existe no android. Não sei poque e que parece que so eu e que tenho.
Night Shift, lockscreen info, mudar wallpaper do lockscreen já faz o meu velho ZTE x850.
Allo e o iMessage não passam de simples apps de messaging que existiam muito antes do iPhone e o FaceTime é um cópia do Skype.
A apple nunca inventou nada só faz umas melhoriazitas a algo que ja existe chama deles e cobra 800€ por algo que custa 80€ a produzir.
E garanto que quando a Apple entrar no mercado de realidade virtual vai ser chamada de revolucionaria e inovativa.
“Multi Window e so para iPads (para tablets e do pior multitasking que ha).”
A tua opinião!
LOL!
“Vulkan e mais celho que o metal.”
Só agora é que está a sair!
“Quick Reply ja existe no android. Não sei poque e que parece que so eu e que tenho.”
Ai sim? Então porque é que estão a apresentar este ano?
“Night Shift, lockscreen info, mudar wallpaper do lockscreen já faz o meu velho ZTE x850.”
Não, não tens, estão a apresentar agora!
“Allo e o iMessage não passam de simples apps de messaging que existiam muito antes do iPhone e o FaceTime é um cópia do Skype.”
Pois já existiam há muito, mas a Google está agora a copiar a Apple…
“A apple nunca inventou nada só faz umas melhoriazitas a algo que ja existe chama deles e cobra 800€ por algo que custa 80€ a produzir.”
A isso se chama de inveja!
Hombre, que o multiwindow do iOS só funciona nos iPads não é uma questão de opinião, é um facto.
E também é um facto que a forma como funciona não só não é óbvia como a apresentação de *todas* as apps numa lista não é lá muito funcional quando se tem muitas apps instaladas.
Aliás, toda a interface do iOS sofre dessa complexidade desnecessária, por só ter um botão que tem de servir para tudo.
vulkan é mais recente que o metal. Deves estar a confundir com o Mantle da AMD.
como é que o FaceTime é uma cópia do Skype? O FaceTime é uma evolução do iChat da Apple que antes do Skype aparecer já suportava chamadas audio e video, para além das mensagens.
O iChat foi anunciado em 2003 e lançado em outubro de 2003 o Skype foi lançado em agosto de 2003.
Por isso o Skype apareceu primeiro.
O ichat apareceu em 2002 e a versão beta com video em junho de 2003 uns meses antes da primeira versão beta pública do Skype. A versão não beta do iChat com video é que saiu em Outubro de 2003.
Já agora o skype só teve video uns anos depois, em 2005
O problema do Vulkan não é a idade, é só ser suportado a sério pela Google.
Isso pode não parecer um problema, mas como mais de 90% dos utilizadores de Android ainda estão a usar uma versão do Android que não é a última (a 4.4 ainda é de longe a mais comum) isso significa que os developers não têm nenhuma motivação em usar o Vulkan em vez do OpenGL, senão terão de ter 2 versões diferentes dos jogos para atingir a maior audiência possível. Coisa que conseguem tendo só a versão OpenGL.
Do lado do Metal, como o pessoal da Apple tem mais tendência a, e sobretudo possibilidade de, atualizar os iDevices e os Macs, faz sentido usá-lo.
Do lado do DirectX 12, Xbox One e está tudo dito. (Que todos os PCs com o Windows 10 também o suportem é só um bónus).
Multiwindow já existe desde do Marshmallow, só não está activa.
Já agora, possibilidade de mudar de teclado… Copiado, já existia no Android
Possibilidade de mudar e personalizar o homescreen… ainda não existe
Atalhos para mudar activar ou desactivar funções na barra… copiado, já existia no Android
Existe outros exemplos, mas fica sabendo que todos copiam ou outros, incluindo a Apple. As boas ideias são sempre copiadas com alterações ou melhorias para não dizer que são copias chapadas…
Wtf?? Lol
Não podes comparar , ou achas que o Metal é igual ou até melhor que o Vulkan?? se achas estas errado amigo!! Vocês fanboys estão tao longe da realidade, e enquanto não assumirem isso vao continuar a pagar balurdios por aparelhos que nem metade valem 🙂 Daqui a uns anos falamos, ja que a Google não evoluiu a vossos olhos, o tempo o ditara! fica a dica caro amigo
é pior que o Vulkan porquê?
Pessoal, não vão começar com essas atitudes de criança. Se querem comentar, comentem com alguma coisa de útil, em vez de comentar em estilo “fanboy”.
Cópia isto, cópia aquilo… o mercado das tecnologias está a ficar saturado, e todas as marcas querem o mesmo…
E sinceramente utilizo os dois sistemas e estou farto de ver pessoal a mandar vir porque a Apple isto, a Google isto…
Lembro-me de ter visto a pouco tempo um Huawei com duas câmaras; também ouvi a pouco tempo que se especula que o iPhone 7 terá duas câmaras… mas como sempre, nesses tópicos da Apple não se vê pessoal a mandar vir com tanta frequência, e no entanto aí está, uma cópia. Seja como for, eu não gosto de atirar culpas para ninguém, mas o que é certo é que o pessoal que mais manda vir (que começa as discussões), são os fanboys da Apple, que pensam que são riquinhos, ou que gastaram um ordenado para comprar um Apple. Amigos, para vocês, parabéns! Agora, começem a comentar algo de produtivo, em vez da mesma balela de sempre.
e mesmo deles o e copiado?
“A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros.”
Alguns comentários aqui são difamatórios, ofensivos, caluniosos e podem ser prejudicial (à imagem de) terceiros. Porquê por regras se são para ignorar?
Filipe, e onde é que não está a ser cumprido? Se reparares, não há comentários caluniosos. Pode haver alguns “sem noção”, mas isso… ignorem.
Tanto fã da maçã com problemas com as novidades da Google? Estariam à espera de grandes novidades para se mudarem?
Os cães ladram e a caravana passa… e a Apple vai caindo…
Eu estava à espera que o coletivo de engenheiros de topo que é a Google tivesse arranjado uma solução para o facto de o Marshmallow ter sido anunciado há 1 ano e ainda só ir com 7,5% de utilizadores…
A google não tem nada a haver com isso, só tem de responder pelos nexus. O resto é com os fabricantes. Isto é um sistema operativo flexivel que pode ser instalado em qualquer aparelho.
O ios é feito pela apple para o hardware da apple e estamos a falar em meia duzia de modelos. Não podes ir por ai pois não tem comparação possível.