Está a chegar um novo Android! Acompanhe o evento em direto
A Google reservou o dia 21 de agosto, dia de eclipse solar, para dar a conhecer ao mundo, finalmente, a sua nova versão do Android... que já é conhecida como Android Oreo.
Será que o nome é mesmo este? Quando chegará aos primeiros smartphones? Acompanhe este evento especial em direto e fique a conhecer o novo Android.
Ao contrário do que é habitual, a Google este ano irá apresentar o seu novo Android num evento transmitido em direto, numa quase celebração do eclipse total do sol. E o que é que acontece quando há eclipse total do sol? A luz dá lugar a uma "bolacha" preta...
Aquando do anúncio da data de lançamento, a Google revelou um pouco mais do que aquilo que era suposto, dando a entender que o Android O seria mesmo Oreo, um nome avançado há já algum tempo, mas a verdade é que só hoje iremos ter a confirmação desse nome, que historicamente até costuma ser revelado com mais tempo de antecedência.
Quando chega aos Google Nexus e Pixel é outra das questões que se quer ver respondida no evento de hoje... aguardando que esse dia seja mesmo hoje!
Android O em direto
O Android - o que já se sabe
Durante o Google I/O17, a Google deu a conhecer as principais novidades deste novo sistema que assenta em duas grandes áreas: Fluid experiences e Vitals. Muitas delas puderam já ser exploradas através das várias versões de teste, tendo sido a última lançada há menos de um mês.
- Picture-in-Picture: Para melhorar a experiência de uso do Android, a Google apresentou o PiP, uma ferramenta permite, por exemplo, sobrepor um vídeo no Youtube em ponto pequeno, permitindo abrir outra aplicação enquanto o vídeo corre, ou ver o calendário enquanto estamos numa videochamada.
- Notification dots: quando tínhamos uma notificação, apenas era possível observá-la na barra de notificações. Agora, com um toque longo no ícone de uma aplicação, podemos ter acesso direto às suas notificações.
- Autofill: Ao iniciar sessão numa aplicação, é necessário preencher formulários ou outras ações, o Android já consegue apresentar automaticamente sugestões de dados a inserir com base no nosso historial.
- Smart Text Selection: a seleção de texto passa a ser mais inteligente, utilizando o machine learning para identificar e selecionar automaticamente as palavras que estão relacionadas, como nomes, assim como sugere ações personalizadas para certos tipos de conteúdos, como a abertura de uma morada no Maps.
- Segurança: Para melhorar a segurança dos utilizadores, a Google apresentou o Google Play Protect que irá monitorizar constantemente as aplicações instaladas a partir da Play Store.
- Otimizações de sistema: O Android O passa a ser duas vezes mais rápido no arranque, tendo sofrido também uma melhoria na abertura e desempenho das aplicações. Para melhorar a autonomia, vai haver também um maior controlo das aplicações em segundo plano.
- Play Console Dashboards: Permite aos programadores acompanhar o desempenho das aplicações e identificar diversos problemas associadis. Além disso foram lançados novos perfis no Android Studio. A partir de agora, o Kotlin será também uma linguagem oficial de programação no Android.
Assista ao vídeo oficial do Android Oreo
No evento em direto, transmitido pelo através do canal do Android no YouTube, apenas se confirmou o que já era esperado, o nome do Android 8.0 e este chama-se Oreo... Seguro, inteligente, mais poderoso e doce de sempre!
Este artigo tem mais de um ano
Quando é que começa?
Basicamente o evento serviu apenas para mostra a nova estátua do Android e revelar o nome oficial.
enfim
Acho que @eachtime quis perguntar pela hora do evento…
A Nabisco autorizou o uso da palavra? xD
A Google tem isso coberto e não ia cometer essa falha de principiante
Com jeitinho, se calhar, até aceitam pagar algum pela publicidade.
No caso KitKat foi o mais uma situação win-win
Será que o o comercial do android oreo faz menção não somente ao eclipse, mas esta a mencionar o grande asteroide de 1 de setembro?
Off topic. Ainda não entendo a obsessão por doces e chocolates por parte da Google. Acho adolescente. Mas enfim gostos não se discute.