Rússia proíbe mineração de criptomoedas em várias regiões devido aos gastos energéticos
O governo russo anunciou a proibição da mineração de criptomoedas em dez regiões do país, medida que vigorará por um período de seis anos. A decisão foi justificada pelo elevado consumo de energia associado à atividade. A mineração de criptomoedas representando atualmente cerca de 2,5% do consumo energético total nos Estados Unidos.
Rússia proíbe a mineração de criptomoedas até 2031
Segundo a agência estatal Tass, a proibição entra em vigor a 1 de janeiro e estende-se até 15 de março de 2031. O Conselho de Ministros da Rússia indicou ainda que poderão ser implementadas restrições adicionais noutras regiões durante os períodos de maior procura energética.
Por outro lado, a medida também pode ser suspensa temporariamente ou ajustada em determinadas áreas, caso uma comissão governamental avalie mudanças na procura de energia e considere necessário.
A mineração de criptomoedas foi completamente legalizada na Rússia apenas em julho deste ano, embora o país tenha mantido uma relação conturbada com esta prática. Os mineradores são obrigados a registar-se junto do Ministério do Desenvolvimento Digital, e o consumo energético é constantemente monitorizado para evitar excessos.
Agora, essa permissão parece estar a mudar...
A Rússia já havia proibido o uso de criptomoedas como moeda legal em 2022, permitindo apenas pagamentos transfronteiriços. Este último ponto é amplamente interpretado como uma tentativa do país de contornar sanções impostas após a invasão à Ucrânia.
A Rússia não é o único país a restringir a mineração de criptomoedas devido ao elevado consumo de energia da indústria. Em 2022, o Kosovo proibiu a prática como medida para poupar eletricidade durante uma crise energética.
Em abril de 2024, a Angola adotou uma abordagem ainda mais rígida, tronando crime a mineração de criptomoedas. Vários países europeus, como a Islândia e a Noruega, também têm vindo a implementar regulamentações rigorosas devido à escassez de energia.
Leia também:
Vou vos contar um segredo, dizem por ai que as criptomoedas sao tudo um engodo mas toda a gente que investiu em cripto tem hoje casa e carros pagos e vive sem creditos e a maioria deles nem curso universitário tem. Va shiu, não acreditem pois e um engodo mas ainda ontem vendi uma parte e so em lucro entre o que la pus e saiu foi um saldo positivo de 3,7Milhoes de euros
Ser analfabeto financeiro/digital em 2025 é triste quando existe informação grátis por todo o lado, nos tempos dos nossos pais e avós era compreensível mas hoje não.
Partilha um pouco de conhecimento e algum troco para começar para que caso perca tudo não me falte para as minhas despesas fixas visto que de momento estudo e trabalho…
Duvido que essa desculpa pegue até porque uma farm de minieração faz contratos com produtoras de energia de forma a poder minerar com os excessos de energia que de outra forma iriam ser perdidos e por si só seria um prejuizo e se a rede nao puder satisfazer a grid, eles param de minerar.
Geralmente tem sido esse o contrato que fazem nao precisando de etar a espera de uma interrupção criada pelo governo.
As cripto estão a ser usadas para financiar o terrorismo na Russia..
Ainda hoje, foi atacada um navio civil Russo, ao pé de espanha no mediterraneo
e um avião foi derrubado por um missil, quando ia do Azerbaijão para a Chechenia, que foi desviado para o Kazakistão, não sei se foi ai, mas claro foi derrubado no kazakistão, por um missil…agora pensem.
E se calhar estes atentados que ocurrem esporadicamente aqui na EU, provavelmente são financiados com crypto também.
Até 2022, os Russos deslocavam-se a Georgia ou Ukrania para receber pelos atentados, mas com o bloqueio do sistema bancario, crypto é a unica opção.
Logo faz todo o sentido de bloquear crypto em algumas regiões que são mais frageis socialmente, e podem ser seduzidos a fazer ataques terroristas.