Politécnico da Setúbal: Funcionário usava rede para minerar criptomoedas
A mineração de criptomoedas está na moda! É verdade que em Portugal não existe nenhuma lei específica, mas quem o fizer em determinados cenários pode estar a cometer vários crimes.
A Polícia Judiciária de Setúbal, identificou um homem, técnico de manutenção do Instituto Politécnico daquela cidade, a quem é imputada a prática de crimes de acesso ilegítimo, peculato de uso e abuso de confiança.
Criptomoedas: Homem já tinha arrecadado 20 mil euros...
De acordo com o comunicado da Polícia Judiciária, a atividade do suspeito consistia na mineração de dados (criptomoeda), para a qual aproveitava as redes energética e informática da instituição, em benefício próprio e à revelia do Politécnico.
No decurso da busca efetuada ao local foi possível localizar, em pleno funcionamento, oito equipamentos de mineração de criptomoeda e três routers, dissimulados sobre uma calha metálica, instalada a cerca de quatro metros de altura, no interior da Central Térmica.
Os equipamentos foram apreendidos, assim como três carteiras de Criptomoeda registadas nos domínios BlockFi, Coinbase e Blockchain, com ativos virtuais no valor estimado de cerca de €20 000.00, e o computador pessoal do suspeito.
O suspeito foi constituído e interrogado como arguido, ficando sujeito à medida de coação processual de termo de identidade e residência.
Este artigo tem mais de um ano
O pessoal que tem “baixadas” ilegais e nada pagam é que se calhar ainda não se lembraram… Ou falta conhecimento técnico.
Sabes que 70% da mineração mundial é de puxadas ilegais em países do terceiro mundo?
Cá os bairros sociais não são excepção, conheço ciganos que já fazem isso em habitações sociais.
Esta pratica também começa a ser comum em empresas, que o zé manel leva o portátil de gaming para a empresa e deixa lá durante o expediente a minerar.
70% da mineração mundial é de puxadas ilegais! mete ai o link doestudo!
Os países do 3º Mundo têm energia estável e funcional?
Azarado do homem foi logo apanhado, a quem roube o estado em milhões e nunca os apanham :/
Se sabes de algo em vez de mandar bocas deves fazer a denuncia na polícia judiciária.
E para quê?
Acontecer como aconteceu aos casos que vieram ao publico e no fim foram feitas tantas coisas que ficou tudo em aguas de bacalhau?
Milhoes que já nao sei quantos roubaram e que no fim nem 10% desse valor é repouso?
Adorei a piada
Koala, esses até aparecem na tv a gozar
A classe política é o espelho da sociedade.
Como é que se prende carteiras digitais de criptomoedas?
Tiras a “disquete” 🙂
se deixares a private key a mão de semear e lhe deitarem a mão, não te roubam a carteira, mas têm livre acesso agora e para sempre.
Claro, mas o gajo foi burro o suficiente para fazer isso? Eu não acho
Esta policia em portugal e mesmo estupida, devem é estar a sonhar o gajo mal sair da policia com as private keys recupera e desvia aquilo para outra conta a brincar.
Estúpido deves ser tu, a achar que uma das melhores polícias do mundo é rookie nisto…
Melhores policias do mundo?? Deixa me rir… Nao é má, mas ainda tem muito que suar para chegar aos patamares de muitos países. Deixa tar que o gajo ia lhes mesmo dar numa bandeja as private keys sem duvida estupido es tu por achares isso.
Se tivesse as carteiras online não lhe tocavam, enfim…. Foi anjinho…
Not your wallet not your bitcoin
“De acordo com o comunicado da Polícia Judiciária, a atividade do suspeito consistia na mineração de dados (criptomoeda), para a qual aproveitava as redes energética e informática da instituição, em benefício próprio e à revelia do Politécnico.
No decurso da busca efetuada ao local foi possível localizar, em pleno funcionamento, oito equipamentos de mineração de criptomoeda e três routers, dissimulados sobre uma calha metálica, instalada a cerca de quatro metros de altura, no interior da Central Térmica.” Como ?? Eu estou parvo.Isto só mesmo de um louco. 😐
Usar bens públicos para lucros privados.
Quantos e quantos… É denunciar para processar, multar…
Acho piada aos que acham que grande parte da “mineração” das crypto vem dos países de terceiro mundo. É necessária uma rede estável, com sistemas redundantes, dupla ou tripla, com geradores, como se fosse um datacenter. (tier II, III ou IV). Onde é que um país de terceiro consegue fazer isso sem ser uma estrutura governamental?
É só teóricos da conspiração por aqui. Muita sabedoria de Facebook e Whatsapp. Não admira que o Ch*ga tenha quase 9%.