Nigéria anuncia que também vai lançar a sua própria moeda digital
Para já não existe unanimidade em relação ao tema das criptomoedas. Se para uns não passa de um esquema fraudulento com o objetivo de se ganhar dinheiro fácil, para outros é o futuro no que respeita ao mercado e setor financeiro.
Desta forma, os países tentam lidar com este fenómeno da melhor maneira possível. Assim, a Nigéria anunciou agora que vai também lançar a sua própria moeda digital.
Como diz o ditado popular, "se não podes vencê-los, junta-te a eles". E é então assim que alguns países estão a reagir à dinâmica das criptomoedas. Em concreto, acabam por desenvolver as suas próprias moedas digitais, adaptando-se desta maneira à tendência da evolução e modernização do sistema financeiro.
Nigéria vai lançar a sua moeda digital
De acordo com uma notícia divulgada nesta quinta-feira (7), o Banco Central da Nigéria (CBN) vai lançar a eNaira, a sua própria moeda digital. O anúncio foi realizado pelo governador do banco nigeriano Godwin Emefiele durante uma videoconferência onde adiantou que a moeda chegará já dentro de alguns dias.
De acordo com o executivo, o lançamento desta moeda digital vai tornar a Nigéria "num dos primeiros países da África, e de facto do mundo, a adotar a digitalização da sua moeda nacional".
O Banco Central da Nigéria já havia anunciado os seus planos para o lançamento da sua própria moeda digital este ano depois que, em fevereiro, o país africano proibiu os bancos e as instituições financeiras de negociar ou facilitar as transações através de criptomoedas.
Anteriormente, Emefiele tinha referido que a moeda eNaira iria funcionar como uma carteira onde os clientes poderiam manter os fundos existentes nas suas contas bancárias, o que iria acelerar a inclusão financeira e permitiria também fluxos de envios mais baratos e mais rápidos.
O CBN nomeou para já a Bitt Inc, sediada em Barbados, como a sua parceira técnica para o desenvolvimento da moeda digital eNaira.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Reuters
Neste artigo: criptomoeda, moeda digital, Nigéria
100 – Comentários…..
vai ser irelevante!
Para os cépticos, façam uma pesquisa acerca de CBDC ou e-euro ou euro digital, já está a ser estudada na União Europeia.
Como é que vai fazer o príncipe da Nigéria depois???
Vai ter que emigrar
Não faz qualquer sentido, as cripto moedas fazem sentido por serem descentralizadas o euro digital não tem pés nem cabeça. O banco central vai abandonar a emissão de moeda física? Vão coexistir as duas moedas , sendo ambas centralizadas onde os bancos centrais detém o poder qual a vantagem ?
Pode ser centralizada e ter outras vantagens